Problemas com jogos online
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?
NOS não é grande coisa para jogos online, especialmente se forem competitivos ou ligados aos esports, o melhor é mesmo mudar para a Vodafone, têm uma infraestrutura imaculada nesse aspecto.
Ui, ja vi que isto tá a ficar manhoso.
Vou já avisar que contactei a PCmedic e devolveram-me a equipa necessária da NOS.
A PCmedic nao fez nada e gastei mais de 15euros em chamada. Quiseram fazer coisas que eu já tinha feito e ainda fiz mais do que eles fizeram no final de contas.
O Routeamento é o problema.
A equipa necessária da NOS que me contactou depois da PCmedic disse que no lado deles os testes foi acusados 20 ish de ping e estava tudo correto.
Para não falar que o senhor que me atendeu disse que pesquisou isto não sei aonde na internet e disse que é um problema normal e comum. Disse que jogou competitivamente ha cerca de 10anos atrás e sabia do que estava a falar.
Um grande yikes é o que tenho a dizer. Aposto que o departamento que me atendeu não fez nada e nem é um departamento da parte da network de servers da NOS.
Já disse a vocês amigos, a unica maneira de resolver é VPN ou mudarem de Operadora. Não há nada a fazer porque eles estão-se bem cagando, é uma palhaçada.
E aqui no forum é so de Copy-pastas Control+v e control+c Lol é mesmo a gozar com as pessoas

Anyways, não há nada a fazer.
Se fossemos mais a ligar e a pedir para resolverem, quando digo mais é pelo menos umas 200+ pessoas, mas infelizmente não somos muitos. Eles não ajudam.
Abraço e bom dia para vocês amigos.
Bom dia
Compreendemos o que refere e lamentamos o transtorno, no entanto, a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS.
Diga-nos, por favor, se nota alguma dificuldade com o serviço sem que esteja a fazer utilização de jogos online.
Obrigado
Mário, se são vocês (leia-se NOS) que fornecem o serviço, decidem o routing, etc, etc, o problema, ou a culpa será de quem? Nós como consumidores temos escolha sobre que backbones usar e afins? Ou são vocês (leia-se NOS outra vez) que decidem isso com acordos e contractos do vosso lado (leia-se NOS de novo)? O problema não é só vosso, mas nosso não é certamente, quando não temos poder de decidir ou contactar quem vocês usam para fazer esses routings, ou é? O tempo do “já desligou e voltou a ligar?” já vai longe Mário… Agora já há mais pessoas com capacidades de identificar o que vocês (a NOS) fazem mal, e que vos ajudam, de borla, e ainda assim não querem saber… Ou seja, caso ainda não tenhas reparado, há aqui muita gente que não come gelados com a testa, como vocês (lê NOS, ou tu, não sei) acham. Se não sabes, ou se não consegues ajudar, reporta este problema a quem de direito, à vossa equipa interna, à empresa parceira que poderá resolver isto por vocês, porque as respostas que tu tens vindo a dar (+ os teus colegas), ajudam 0, ou pior, só servem para frustar mais quem já está frustrado com estas situações. Vocês têm N de reclamações, mais uma já agora que é a minha (no meu caso é World of Warcraft, que volta e meia fica com +2000ms no jogo, e quando faço speed tests tenho pings vossos de 40/50 - nada normal como já vi aqui dizerem, mas enfim...), sobre estas situações, e descartam-se com estas respostas programadas que te dão a ti para dares aqui no fórum. O feedback é dado, e nada é feito com o mesmo. O que eu leio mais é vocês a perderem clientes, e em Agosto (tá quase) vão perder mais um, porque vocês (a NOS) simplesmente não querem saber... Têm um serviço que funciona a arames aparentemente, em termos de rede e cobertura nacional são dos piores que ai andam, as vossas boxes são um pavor (para não dizer nenhuma asneira aqui), a net é o que é ultimamente, e quando há tráfego elevado em zonas como a minha (Sintra), é o ai jesus, e aqui andamos, a pedirem para fazerem diagnósticos online na app que funcional mal grande parte das vezes, ou se notamos dificuldades sem ser a jogar, quando basta ler os comentários…
Enfim… Do meu lado têm até Agosto para isto estabilizar, isto é se eu não me passar antes e não fizer queixa vossa por incumprimento, porque não estão a cumprir com o serviço que dizem que entregam, e terminar o contracto indo assim para a concorrência.
Se não te incomodar muito, passa este, e os diversos feedbacks para a vossa equipa interna, ou para a vossa empresa parceira, ou para alguém que consiga arranjar isto depois de todo o feedback que vos foi, e é dado, de borla, e arranjem este “circo” duma vez por todas.
Um abraço Mário!
Bom dia
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção.
Faça, por favor, um teste de velocidades, por cabo, ligado ao Router NOS.
Obrigado
Isso que pedes não vai acontecer. Como ele diz .. o ping pode não ser provocado pela operadora. E estas questões internamente eles constantemente verificam. Não há nada a reportar por dizeres que tens ping em um (1) jogo.
Já experimentei tudo, as únicas soluções são:
1- Usar uma VPN paga;
2- Mudar de vez para outro operador com melhor qualidade de serviço;
Obrigado e até um dia destes!
situações de ping não são verificadas pelo suporte técnico. É uma questão de ir experimentando.
O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...
Olá,
Venho por este meio reportar um problema real de latência na ligação aos servidores da Europa do Final Fantasy XIV para PC, após uma larga análise consegui testar o ping através da net fixa NOS ao servidor 195.82.50.10 que está a devolver resultados na casa dos 220ms, o mesmo teste feito na net móvel da Vodafone e MEO devolveu um resultado na média dos 80ms.
Isto está a causar problemas muito graves na jogabilidade deste jogo, têm de verificar qual a rota que os vossos serviços estão a fazer para devolver estes resultados, isto começou a acontecer no final da semana passada.
Neste momento a alternativa passa por usar a net móvel da Vodafone nas alturas em que jogo este jogo, relembro que este problema está isolado aos servidores deste jogo, o restante funciona tudo normalmente, incluindo servidores de outros jogos.
Resultado do tracert para ajudar na investigação, problema está garantidamente do lado da NOS:
C:\Users\shark>tracert 195.82.50.10
Tracing route to 195.82.50.10 over a maximum of 30 hops
1 3 ms 3 ms 3 ms routertecnico.home [192.168.1.1]
2 15 ms 17 ms 13 ms 10.5.63.254
3 14 ms 15 ms 12 ms 10.137.199.113
4 16 ms 15 ms 16 ms 10.255.48.82
5 17 ms 21 ms 14 ms ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
6 115 ms 122 ms 119 ms if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
7 115 ms 114 ms 119 ms if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
8 112 ms 115 ms 113 ms if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
9 * 115 ms * if-ae-18-2.tcore1.l78-london.as6453.net [80.231.130.4]
10 117 ms 117 ms 117 ms if-ae-66-12.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.214]
11 111 ms 111 ms 114 ms 63.243.186.19
12 116 ms * 116 ms nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
13 181 ms * 183 ms ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.112.245]
14 219 ms 222 ms 220 ms prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
15 221 ms 221 ms 221 ms ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
16 218 ms 225 ms 232 ms ffm-b10-link.ip.twelve99.net [62.115.137.211]
17 223 ms 222 ms 221 ms kddi-ic301630-ffm-b10.ip.twelve99-cust.net [62.115.32.110]
18 229 ms 219 ms 222 ms 195.82.60.29
19 224 ms 221 ms 217 ms 195.82.61.14
20 221 ms 230 ms 223 ms 195.82.50.230
21 222 ms 220 ms 219 ms 195.82.50.10
Trace complete.
Boa tarde
A informação que existe sobre o assunto aqui.
“(...) A utilização do serviço de acesso à Internet implica a aceitação e cumprimento das regras de utilização dos serviços constantes do documento “Política de Utilização Aceitável”, disponível para consulta em http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-‐da-‐oferta-‐de-‐servicos/Documents/condicoes_especificas_servico_internet_movel.pdf
A NOS Madeira não restringe o acesso, aos seus Clientes deste serviço, a qualquer tipo de aplicações globais, protocolos ou portos utilizados no IP. (….)”
Obrigado
Boa tarde
Lamentamos o transtorno.
Para um acesso mais estável a servidores de videojogos, sugerimos a configuração de portas dedicadas para o efeito no router.
Saiba como o fazer:
Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Isso que pedes não vai acontecer. Como ele diz .. o ping pode não ser provocado pela operadora. E estas questões internamente eles constantemente verificam. Não há nada a reportar por dizeres que tens ping em um (1) jogo.
Guimas, se pensares um bocadinho no que acabaste de escrever, vais perceber que não faz sentido. Eu reporto num jogo, que é o jogo que eu jogo, outros, como sabes porque és dos users mais activos nesta thread, reportam noutros jogos, jogos diferentes, e em diferentes plataformas, não é só no PC. Se pesquisares nos fóruns, vais ver outras threads parecidas, com reports parecidos. Logo, não é nada a reportar porque tenho ping num jogo, como escreveste.
“O Ping pode não ser provocado pela operadora” - Certo, é o que eles dizem de certa forma quando nos respondem “bla bla bla não depende unicamente de nós.”, mas sinceramente, isso não me interessa, porque de mim, não depende de certeza, e a palavra chave ali é “unicamente”. Eles providenciam o serviço, publicitam que o garantem, e não o garantem. Se depende deles, ou dos parceiros com quem fazem contractos, é um problema deles, que eles têm de resolver, ponto final. O utilizador final é, em grande parte dos casos, completamente alheio a isto, e não pode ficar a pagar por um serviço que lhe foi garantido funcionar, e que não funciona muitas vezes. Eu, e os outros todos não pagámos para ter um serviço que funciona de forma intermitente. Problemas existem, e são normais, o que não é normal é haverem problemas identificados, há meses, e a NOS tentar descartar-se da responsabilidade de os ter de arranjar, ou no mínimo agilizar com quem de direito a resolução desses problemas. Se os parceiros deles não correspondem, arranjem outros, mas no final do dia, é a responsabilidade de quem providencia o serviço, não de quem o usa.
Boas,
Começa a ser ridículo a quantidade de vezes que a net me vai abaixo, mas somente em alguns programas, o que é inédito…
Uma vez por hora, a net vai abaixo 2 a 5 minutos apenas no LOL e no Discord, de resto consigo continuar a utilizar Twitter e Twitch como se nada tivesse acontecido. Isto já decorre a cerca de 2 semanas, e sei que não é só a mim que acontece, a pergunta é, será que alguma vez a NOS se dará ao trabalho de resolver este problema? É que não é a primeira vez que acontece, mas durante tanto tempo e tantas vezes ao dia como tem acontecido ultimamente é completamente inaceitável.
Boa tarde
Lamentamos o transtorno.
Para um acesso mais estável a servidores de videojogos, sugerimos a configuração de portas dedicadas para o efeito no router.
Saiba como o fazer:
Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Obrigado, mas não resolve o problema, não existe qualquer problema ao nível do router, a questão é mesmo no routeamento dentro do datacenter da NOS, o problema só pode ser resolvido pelos vossos administradores de redes, eu trabalho nessa área numa grande empresa em Portugal, e só não consigo resolver o problema, porque como é óbvio não trabalho para vocês logo não tenho forma de resolver o problema, esta questão tem de ser mesmo encaminhada para a vossa equipa de gestão de redes, o bottleneck está mesmo do vosso lado.
A firewall do router NOS não tem nada a ver com esta questão, o workaround do port forwarding só é ideal para fazer o bypass em consolas de jogos como é o caso das Xbox e Playstation, em jogos de PC também pode ocorrer essas situações mas nesse caso o sintoma é nem sequer se conseguir fazer login no jogo, a situação que relatei tem a ver com a latências, que em Portugal só acontece no vosso ISP.
Por acaso é um jogo que nunca joguei mas tendo gigarouter não tenho problemas de ping noutros.
Nesta situação não vai valer de nada reportar a NOS, vai ter de ser á pcmedic :/
Mesmo problema. E sabe que mais? Abrir portas não faz nada. Continuam bloqueadas.
Arranjem o vosso serviço. Não é só uma pessoa com este problema, não sabem ver que é problema vosso porra?


Boa noite
A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”
Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”
Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:
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Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.
-
Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.
-
Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.
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Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.
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Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.
Boa sorte
PS - Este tópico tem 5 anos 😃
Tenho verificado que desde há um ou dois meses a conexão com alguns servidores do jogo Rocket League têm tido um ping por volta dos 150ms(normalmente anda por volta dos 60ms), sempre com cabo de rede e em servidores da Europa. Eu sei que o problema é exclusivo da NOS, e até diria que é exclusivo do router “GIGA Router” porque sempre que eu tenho esse ping alto um amigo que joga comigo e que tem também o “GIGA Router” tem também o ping alto. Pessoas com quem jogo e não são da NOS têm um ping normal nestas situações. Inclusive ja apanhei portugueses aleatorios no jogo com uma ping por volta dos 150ms e quando questiono se são da NOS a resposte é sempre um sim.
Dúvido que alguém te leve a sério com base em asserções feitas ‘a olho’ quando falamos em milisegundos. Podes arranjar uma ferramenta qualquer para medir, latência e packet loss para o servidor a que te ligas, assim como um traceroute para esse IP. Não acredito que alguém da NOS vá testar seja o que for sem dados em concreto.
Isto verifica-se com certos servidores, normalmente no jogo a seguir o ping está normal, mas quando se verifica dura o jogo todo com um ping alto e constante, tornando a experiência de jogo horrível. Parece que por alguma razão aleatoria o GIGA router decide atrasar o trafico de pacotes com alguns servidores deste jogo.
Gostaria que esta situação fosse resolvida porque sinceramente é inaceitavel em pleno 2020 alguém não poder entrar num jogo sem saber se vai ter um ping decente ou não.
Devias ver a thread do reddit do Rocket League. Parece que os clientes da NOS no Reino Unido, Suécia e outros países da Europa também andam com o mesmo problema há 6 meses (pelo menos) ;)
É dificil acreditar que ainda peçam para reiniciar os equipamentos, quando claramente o problema não é do equipamento do cliente, mas sim vosso. Ainda hoje tive de parar de fazer stream porque o upload passou para os 0.1mbps, o que acho ridículo…. Passado quase meio ano parece que isto está mais perto de ficar pior do que ficar resolvido. Deviam era de reembolsar os vossos clientes por não conseguirem manter um serviço em condições.
Também me aconteceu. Parece ser generalizado na NOS. A unica coisa que podemos fazer é deixar a situação descrita aqui. O apoio não tem meios de interferir nestes casos.
Maravilha, já não bastava precisar do VPN para conseguir jogar este jogo por causa da incompetência da NOS, agora também preciso do VPN para ver streams na Twitch!! O vosso serviço está todo, desculpem a expressão, NA xxxxx!!! E não venham com coisas de reiniciar o router ou alterar configurações no PC porque nada resulta, só mesmo usando o VPN. Mais pessoas que teem NOS estão agora com este problema de não conseguir ver streams, e é só na vossa operadora, as outras funcionam normalmente. Venham dizer agora que não teem nenhum problema, só para tornar esta situação ainda mais ridícula do que já é.
Boa tarde
Agradecemos o vosso testemunho.
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Obrigado
Eu tenho exatamente o mesmo problema e fiz um posto acerca disso a minutos atrás.
Não faz sentido. De certamente eles estão cheios de problemas. Tenho de usar um VPN para o Final fantasy, Estou cheio de problemas com a twitch. Nem portas consigo abrir porque continuam bloqueadas.
Lindo serviço.


Boa noite
Editámos o seu comentário por conter um linguajar impróprio, violando os termos e condições do Forum NOS.
Não temos conhecimento de que exista uma indisponibilidade, individual, da NOS, na utilização de Twitch.
Muito obrigado
Comentário
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