Header
Respondido

Lag com pouco ping e velocidades baixas na PS4



Mostre a primeira mensagem

192 Comentários

Reputação 1

Luís,

As velocidades nos testes de rede da PS4 não são de confiar; Não és apenas tú que tens esse problema. 

Ligando a PS4 directamente ao equipamento da NOS com NAT Tipo 2 (usando o legalês da Sony), tenho velocidades mais baixas (entre 10 a 20% ao valor contractado), CAT7a. Ligando a PS4 em modo bridge, fico com as velocidades identicas ao contratado. Isto leva-me a pensar que o modem tem QoS juntando ao que disse mais acima, nao podes confiar nos testes da PS4.

Finalmente, se meter pelo meio um powerline (utilizando cablagem, nao WiFi), fico para aí com ¼ da velocidade contratada.

Esta é a minha experiencia pessoal… 

Relativamente ao ping é sempre uma questão complicada de analizar, passando pelas rotas que os operadores utilizam, pela tecnologia utilizada pelos jogos (ex: P2P), etc… O meu router de jogos tem funcionalidade avançada como deep packet introspection, eu consigo ver onde estão as pessoas que participam no meu jogo, quem é o host da sessao, etc (jogo Destiny 2 que é P2P)… E a unica coisa que posso dizer é que é um esparguete brutal :)

20 de ping é muito bom, é um valor que nao tenho… normalmente tenho entre 30 a 60 para a Europa, 230 para a costa este, uns 300 para a costa do pacifico, etc… parecem-me numeros normais e muito aceitaveis.

Tens que ter em consideração (sobretudo com tecnologia P2P) que o pessoal, nomeadamente o HOST, pode estar a utilizar mecanismos de lag artificial que influenciam a sessao dos restantes jogadores de forma a ter vantagem sobre os restantes. Isto é o pao nosso de cada dia dos try hards.

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente com razão

Tenho a certeza que limitam o tráfego pois sinto o mesmo. Apenas 2Mb/s nos downloads dos jogos na Ps4. Ligado por cabo cat6, teste de ligação a 120Mb/s mas os downloads não passam dos 2Mb/s. Já chega, não terei outra hipótese senão mudar se isto continuar, eu e todos os meus familiares.

Eu tenho um plano de 200Mb/20, e exatamente nas mesmas circunstâncias, utilizando um cabo CAT 6, os testes de ligação muitas vezes nem chegam aos 120Mb/s… é ridículo mesmo

Boas,

 

Isto é tema a mais de 1 ano e nada foi feito pela NOS.

Tenho um plano com  1gb/100 mb e ja me mudaram mais de 5x de router este ano dado o quão fraco é a estabilidade da rede.

Apesar de ter 100mb de upload a consola num dia bom chega a 7mb.

As vezes consigo ter mais velocidade de upload a fazer do meu telefone um hotspot do que por cabo Ethernet ligado ao router da NOS.

Já liguei a minha consola a outras redes e tenho quebras de 5% no máximo da velocidade contratada.

Só existe efetivamente uma solução para este problema e é mudar de operadora.

Mesmo no computador deveria ter com cabo de rede 200 mb ou perto de download e só tenho no máximo 100. Acha que isso tem a ver com o fato de a ligação ser de 10/100?

Senhor,

em primeiro lugar confirme o pacote que tem para saber efetivamente a velocidade, e se é este que está ativo.

por ter 200/20 num pacote isso não significa que vc vá ter essa velocidade no real, segundo o que sei a NOS só lhe garante uma percentagem dessa velocidade e isso dependerá de factores de rede podem ser 200 ou não, teóricamente devia ser mas isso não quer dizer seja.

Se vc quiser saber se o problema está do lado da consola ou ligação é tentar ligar a PS4 em outro local, e se fosse a si começaria por isso, assim despista logo isso.

Agora outro ponto, na sua consola convém ver coisas como:

Portas, se por acaso alguma não lhe está a limitar a velocidade e pelo que li na PS4 tem Ethernet 10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T×1.

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_test.html 

cabos rede, testou o cabo? sabe se este está ok?

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/basic/install.html

definições DNS (teste com outros) e como vc diz que joga com Sony o mais rentável talvez fosse ter DNS’s da Sony, saliento que vc pode ter por exemplo um DNS num pc, outro no Router e outro da PS4 ou seja eles podem ser diferentes, mas só após testar é que vc consegue ver qual e o que resolve melhor e mais rápido.

Definições consola, desconheço o que a PS4 possa ter, tente um factory reset. 

 

Vc tem ainda “update system software” e “rebuild database”.

Agora vamos passar a outro ponto, imagine que por alguma razão tem efetivamente alguma coisa que lhe baixa a velocidade e comecemos por sinal, imagine que na sua ligação tem atenuação em cabos ou repartidores sinal, convém verificar.

já agora a sua ligação é o quê? cabo coaxial? hfc? fibra? outro? e qual o router que tem? tentou ligar em todas as portas do router?

vc têm mais equipamentos ligados por cabo ao router a usar largura de banda?

Após tudo isto, se quiser, sugeria que fizesse um reset ao seu router e testasse depois ligar PS4.

Pode mesmo ser do lado da Sony pois o NunoRev indica ter baixa velocidade.

Se puder, contacte a Sony e pergunte como deve colocar a configuração de rede da consola, eles certamente lhe podem indicar melhor.

Veja isto 

 

 

E veja o estado serviço rede https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_psn.html

 

A sua consola tem porta gigabit mas as portas do router são 100?

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Guida Correia
Estamos aqui para ajudar. 

Diga-nos, por favor, se efectuar um teste de velocidades por computador ligado directamente ao router, nota alguma dificuldade? 

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o cabo que tem ligado à ps4 e ao router?

Reputação 1

MFPower,

Se as coisas fossem assim tão simples ;)

Em primeiro lugar não existe transparencia nas redes da Sony (e se pensar no hack de 2011 posso especular um pouco), mas uma coisa que já reparei (tenho mais de 200 jogos comprados sem contar com as cenas do plus) é que alguns jogos fazem download a velocidade muito superior a outros. Eu verifico isto, porque na maior parte dos casos quando ha um update grande eu apago o jogo e volto a fazer download que é mais rapido que sacar o update e instalar.

Isto leva-me a pensar que algumas editoras podem ter tecnologia Akamai ou semelhante para distribuirem os seus produtos…

 

Relativamente às velocidades, pega aí num cabo decente e de confiança (eu uso CAT7a, foi o que os tipos das redes me arranjaram no trabalho) e liga a PS4 em modo bridge ao router da NOS. Diz-me se faz alguma diferença ;) Estou curioso…

A minha ligaçao é suposto dar 200/100 Mbit; Em modo bridge no teste da PSN da aproximadamente 180 de download e 80/86 de uplink. Sem modo bridge o uplink cai para aproximadamente metade; Se meter um powerline pelo meio cai um bom bocado, mas isso também nao é problema da NOS :)

Testa isso com a PS4 em modo bridge e conta-nos coisas.

Reputação 2

Olá, não sei especificar, é um cabo de rede comum. Daqueles amarelos. :) 

Reputação 3

Por aqui não tive essa sorte, eles continuam parecendo baratas tontas, não sabem o que fazer e encaminham para equipas tecnicas, mesmo já dizendo que não tem nada a ver, eu vou continuar o tempo que for preciso

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Luis_MM,

Não temos conhecimento de que existam questões técnicas gerais na utilização do serviço e, por isso, sempre que necessário encaminhamos esta questão às áreas especializadas.

Quando assim é, pedimos que nos enviem mensagem privada com os dados necessários, para conseguirmos ajudar.

Obrigada

Tal e qual, tenho net contratada de 500mbps, nos ditos testes chego a essas velocidades, no PC consigo sacar tudo normalmente, quando o tento fazer na Playstation é uma completa miséria e vergonha.. faça o que fizer, lan, wireless, mudar dns, abrir portas do router etc, a velocidade NUNCA passa dos 2mbps! NUNCA! Excepto em raros dias,por volta das 2/3h da manhã,  em que parece que se faz luz e chega a uns fantásticos 20mbps.

Isto não pode continuar assim, horas ao telefone e não resolvem nada, nem os experts da PCLINIC fazem o que quer que seja expecto limpar me o saldo do móvel.

 

Não posso rescindir o contrato por justa causa devido a esta prática danosa ?

Reputação 6
Crachá

Olá, está ligado através de cabo de rede ou wifi?

Reputação 3

Olá, a questão é que de facto não conseguem considerar as velocidades por ps4, já testaram diretamente com um cabo de rede ligado ao pc? 

 

Mas porque não ves as respostas atrás da malta antes de fazeres esse tipo de perguntas? 

Já foi testado tudo e mais alguma coisa, com cabo ou sem cabo.. apenas uma VPN quebra as limitações da NOS, porque claro que emula o sinal de outro lado qualquer

Se estiver pela NOS é um degredo, os downloads da Playstation network só vão a 2mb, com outras operadoras, ou em outros downloads não á problema algum, apenas na NOS com a playstation network

Reputação 2

Boa tarde a todos, 

Estamos aqui para ajudar. 

No entanto, para o fazermos, precisamos que cooperem connosco. Conforme indicado é necessário verificar um teste de velocidades, por cabo, ligado a um computador.

@Luis_MM, diga-nos, por favor, existe alguma dificuldade no teste de velocidades ligado a um computador?

Obrigado 

Eu também estou aqui para ajudar, já ajudei 3 clientes a rescindir com a nos e mudar de operadora.

 

Reputação 2

MFPower,

Se as coisas fossem assim tão simples ;)

Em primeiro lugar não existe transparencia nas redes da Sony (e se pensar no hack de 2011 posso especular um pouco), mas uma coisa que já reparei (tenho mais de 200 jogos comprados sem contar com as cenas do plus) é que alguns jogos fazem download a velocidade muito superior a outros. Eu verifico isto, porque na maior parte dos casos quando ha um update grande eu apago o jogo e volto a fazer download que é mais rapido que sacar o update e instalar.

Isto leva-me a pensar que algumas editoras podem ter tecnologia Akamai ou semelhante para distribuirem os seus produtos…

 

Relativamente às velocidades, pega aí num cabo decente e de confiança (eu uso CAT7a, foi o que os tipos das redes me arranjaram no trabalho) e liga a PS4 em modo bridge ao router da NOS. Diz-me se faz alguma diferença ;) Estou curioso…

A minha ligaçao é suposto dar 200/100 Mbit; Em modo bridge no teste da PSN da aproximadamente 180 de download e 80/86 de uplink. Sem modo bridge o uplink cai para aproximadamente metade; Se meter um powerline pelo meio cai um bom bocado, mas isso também nao é problema da NOS :)

Testa isso com a PS4 em modo bridge e conta-nos coisas.

 

Então eu tenho muito azar, porque de todos os jogos que faço download nenhum passa dos 2 megas. DOIS MEGAS!!! lol… Já em casa do meu vizinho com meo, sem truques nenhums e com a mesma consola e mesmo cabo, é vê-lo a fazer os downloads a 20/30 megas… o mesmo jogo... obrigado pelas sugestões mas já estou farto… os técnicos da nos não conseguem resolver não vou ser eu a andar aqui com aventuras, mudo para a meo e está resolvido.. carta está feita é só ir entregar amanhã numa loja.

 

Obrigado.

Reputação 2

Olá, mas verificam que as velocidades garantidas não são dadas através de acesso por cabo? 

 

Tony.. Tu sabes ler?

 

@Babus, manda-me mensagem privada que eu ajudo te a mudar para a meo ou vodafone se quiseres. 

Meu contrato está quase a acabar e não vou renovar. Há meses que tenho upload miseravel na minha Playstation. No telemovel e computador tenho 400mb e 100 upload e na playstation tenho 4mb upload !!

E não o problema não é da playstation !!

 

Reputação 6
Crachá

Olá, experimente falar com os moderadores através do @Fórum talvez ajude

Reputação 6
Crachá

Olá, já verificou a sua internet? Pode não ser traffic shaping 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite a todos,

Lamentamos o transtorno @Babus e @Castnunes.

Para que possamos analisar essa situação, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o número de cliente, através do perfil @Fórum por favor.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mfpower

Nota alguma dificuldade no tráfego através de um computador?

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Quando faço um speedtest na minha PS4, os tempos tanto de download como de upload aparecem semelhantes ao de sempre. Porém, quando ponho para instalar um jogo, o que demoraria normalmente 1 hora, demora agora bem mais de 10.

Tenho dois amigos com que jogo e também têm NOS com o mesmo problema.

QUe se passa?

Uma hora para carregar, quantos gigabytes tem um desses jogos ? 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mfpower
Confirme-nos, por favor, se o seu equipamento tem uma placa de rede superior a 10/100. Pedimos ainda que verifique qual a categoria do seu cabo. Pode consultar esta informação nas letras inscritas numa das extremidades do cabo.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mário Andrade

Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se nota alguma diferença de valores ao efectuar um teste de velocidades, por cabo, com um computador. 
Obrigado

Reputação 2

Sou cliente UMA e da nos desde Maio/2020 e estou satisfeito. Na altura analisei e foi a melhor opção dentro da oferta nacional.

500mb nunca se atinge e viver numa zona urbana, num 10° andar, com muito tráfego não espero tal coisa. PC download WiFi ou cabo de rede top. PS4 é claramente abaixo. Com o mesmo cabo de rede que ligo a um PC que é excelente.

Não obstante como é recente procurei erros semelhantes mas sendo o problema da PS4, nunca da nos, nunca coloquei tal possibilidade associando essa lentidão à nos. Andava pelos foruns da PlayStation a entender qual o erro da consola ou da nuvem da sony.

Mas de facto ligar com o mesmo cabo de rede noutra operadora a velocidade triplica. Traffic Shaping só pode e acredito que depende muito da zona/localidade. É pena porque até agora tirando um ou outro percalço tudo tem sido excelente na nos. Nem estou a pensar em mudar só por uma consola em fim de vida ter 2mb de velocidade, tenho a paciência em esperar mais para um download. Sou do tempo da happy hour de madrugada em bandas largas por isso não tenho problemas.

Reputação 1

Bom dia a todos,

 

Para não alongar, e porque tudo já foi dito, provado e mais que provado, sou mais um cliente NOS com HFC a ter a limitação na PSN. Um entre muitos, ao que parece.

 

Portanto, e seguindo as indicações já aqui dadas por outros clientes, vou entrar com uma queixa na Provedoria do Cliente para acabar com a fidelização (que está em vigor até março de 2022) e proceder à troca de ISP, provavelmente Vodafone, onde não tenho este problema.

 

Tanta areia atiram, tanta água sacodem, que algum dia acaba-se-vos a praia.

 

Tenho dito.

Comentário