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Router Wifi - wireless isolation



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Isto é estranho… 

Telemóvel ligado na rede WiFi 5Ghz → faz PING sem perda de pacotes a uma camara ligada na rede WiFi 2.4Ghz…

Telemóvel faz PING com 50% de perda de pacotes a uma TV ligada na rede WiFi 5Ghz

Telemóvel NÃO detecta a TV para efectuar PLAY de videos (ex: YouTube) - esta funcionalidade estava disponível com o ROUTER 4!

No entanto, entre a rede ETHERNET e a TV não há problemas… a TV acede a um PC na rede, e o PC acede à TV…

O meu router é o da geração anterior (instalado em 2012), tem um spin off de Linux como OS. Acedo ao router por ethernet, para o configurar .
É nesse 'Zon Hub management console' que não consigo encontrar a opção de suspender a 'wireless isolation'.
O link https://aminhanet.nos.pt/ ,fica para uns mikes parado em https://aminhanet.nos.pt/# e depois cai para login.nos.pt ou algo assim, que acaba por deixar-me em https://cliente.nos.pt ... hélas

Já vi que vou ter de tirar o Netgear da reforma...

Obrigado pela ajuda
Ok, entendo a decisão, considerando o pesadelo que seria para o suporte, a disponibilização da opção.

De qualquer modo, fui ao armário buscar o NETGEAR WNDR3700, um fóssil de 2011, e nem me lembrava que tambem emitia em 5GHz a/n.
Win/Win, right? Passar CAT6 pela casa toda para usar o NAS? Hell no!

thx anyway
FB
Se estás a falar do Power Router 4, o mesmo tem de estar registado na área de cliente e o acesso é feito através de um endereço https://aminhanet.nos.pt/
sou eu que tenho de registar o router ou é a NOS que o faz?
é que eu consigo fazer tudo na minha conta, mas nao tenho acesso ao router, nem pelo endereço nem pela APP

Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

 

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Liguei para a NOS. Não trocam o router se não fizer um novo contrato com aumento na mensalidade.

Recusei, pois o problema do router 5.0 v1 nao era expectável tendo em consideração que o router 4.0 permitia ligar colunas de som SONOS e ligar dispositivos wifi entre si.

Após a minha recusa, sugeriram que liga-se para una linha de apoio externo paga ao minuto.

Sendo esta a solução que me apresentaram, penso que não resta outra opção senão pedir a reversão ou rescisão do contrato ao abrigo do período legal

 

 

Enviaram-no para a PCMEDIC (que nada resolve!) como é costume! Isso para mim é quase CRIME e publicidade gratuita a uma empresa de serviços (que neste caso nada resolve, pois o problema é do EQUIPAMENTO da NOS!)

 

REVERTA o contrato antes que seja tarde. Se tiver problemas, exponha o caso à PROVEDORIA NOS.

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Estou com o ROUTER 5 há cerca de uma hora!

NÃO EXISTE WIRELESS ISOLATION.

Os meus 3 equipamentos WiFi (1 na rede 2.4 e outro na rede 5hgz) comunicam ENTRE SI e também acedem à REDE ETHERNET (como tal, faço, por exemplo, STREAMING de um televisor ligado à rede 5GHZ, que vai buscar os dados a um disco externo ligado a um PC ligado por CABO ao ROUTER)

 

Aqui ficam os dados do ROUTER

 

youtube screen mirror

e consegues enviar videos do youtube para o youtube da smart tv? eu deixei de ter a opção. 

Eu depois de algumas tentativas para me resolverem os problemas da net, finalmente meteram aqui em casa o 5.0, que durante 1 semana que teve cá em casa, não houve problema algum, mas deixei de poder fazer isso. 

No entanto continuo a conseguir enviar ficheiros para a impressora que recebe só através da rede e que esta ligada ao 5.0

 

Um UPDATE para dizer que o ROUTER 5 v2 TEM esta funcionalidade activa!!

A NOS não chegou a dizer claramente porque razão esta funcionalidade NÃO está activa no ROUTER 5 v1. É uma confusão geral

 

A propósito do ROUTER 5 v2, não é um mar de rosas… resolve esta falha mas a nível de capacidade de resposta, está muito aquém do ROUTER 5 v1: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880?postid=122249#post122249

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Ninguém respondeu à minha questão… isto acontece em TODOS os ROUTER 5 ou depende do firmware?

A MELHOR RESPOSTA dá a ideia que esta limitação foi introduzida no ROUTER 5 como algo benéfico (segurança!), mas não está a ter em conta o outro lado: a limitação imposta na funcionalidad da REDE criada entre devices WiFi e CABO!

 

Os clientes subscritores de serviços de internet fixa (que não é o meu caso atualmente e dificilmente será, pelo que se vai lendo...) devem exigir um esclarecimento oficial sobre o assunto, para que atuais e futuros clientes possam decidir pela utilização de equipamentos próprios nas suas redes privadas ou optar pelos serviços de operadores que não coloquem idênticas restrições.

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Os clientes subscritores de serviços de internet fixa (que não é o meu caso atualmente e dificilmente será, pelo que se vai lendo...) devem exigir um esclarecimento oficial sobre o assunto, para que atuais e futuros clientes possam decidir pela utilização de equipamentos próprios nas suas redes privadas ou optar pelos serviços de operadores que não coloquem idênticas restrições.

 

É que para além desta questão, existe mais uma série deles que são “NOVIDADE” no ROUTER 5!!!!

Problemas de protocolo VOIP, devices WiFi que não se registam… etc...

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Sendo o firmware comum a todos os equipamentos esta situação é transversal a todos os GIGAROUTER.

Mandaram um técnico a minha casa trocar o Gigarouter (por outro igual), escusado será dizer que o problema mantém-se. Andam a brincar com isto...

Aos meses que esta situação acontece NÃO SE PERCEBE O PORQUÊ DE NÃO ESTAR JÁ RESOLVIDA.

OS ENGENHEIROS E PROGRAMADORES DA NOS MORRERAM???

PAZ ÀS SUAS ALMAS

É altura de contratar novas pessoas para ocupar os “lugares vazios”.

 

Eu vou ser a próxima COBAIA… vou-me arrepender, certo? :D

Quarta feira tenho cá um técnico com o ROUTER 5… mas vou testar o Wireless Isolation na HORA… ele não sai daqui sem que as redes comuniquem entre si…

Estive ao telefone com o departamento de apoio ao cliente que autorizou a instalação do ROUTER 5 (serviço IRIS 100 - não é normal, mas será para resolver os problemas do Router 4), e eu expliquei tudo o que se passa com o Router 5 (problemas de equipamentos a ligar ao WiFi, Wireless Isolation, etc), e o que me foi dito é que, no que toca ao WiFi apenas UM EQUIPAMENTO SAMSUNG revelou problemas na ligação, e quanto ao WIRELESS ISOLATION, EXISTE OPÇÃO PARA CONFIGURAR no INTERFACE do ROUTER através de https://aminhanet.nos.pt/!!!

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

Em que ficamos? Porquê tamanha confusão?

O Router 5 não me parece equipamento para “ficar”… foi a tal aposta para suportar velocidades de download megalómanas, e vai morrer por aí?

Esperemos por quarta!...

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Estou com o mesmo problema, instalaram agora o router 5.0 V1 e desde aí que não consigo colocar os dispositivos a funcionar na mesma rede Wi-Fi

Antes usava o YouTube na smart TV ou as colunas por Wi-Fi e não consigo sincronizar os aparelhos estando na mesma rede Wi-Fi

Algum moderador pode dar, ou tem, previsão de quando possa este bug estar ultrapassado?

Obrigado

 

Infelizmente a NOS não diz nada sobre o assunto… nem justifica a impossibilidade dos devices comunicarem entre si na REDE WiFi (excepto com uma desculpa sem nexo, que está seleccionada como “melhor resposta”)

 

Dito isto, o meu conselho é: expor esta limitação do ROUTER 5 v1 à provedoria e pedir a troca para o ROUTER 5 v2 (que não sofre desta limitação)

No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

 

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

 

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

 

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

 

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

 

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

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No meu caso a NOS não aceitou trocar o meu router para  a versão 2. Propos trocar para o router 4.0. out seja, um downgrade que nao aceitei.

O que fiz foi pegar num router ASUS que tinha cá em casa e ligar a porta LAN 4 do router 5.0 da NOS em modo bridge.

Funciona muito bem (na minha opinião) pois o router da NOS continua a funcionar tanto o WiFi como as restantes portas LAN. Testei velocidade de internet e não notei redução.

Neste momento uso o WiFi 2.4 Ghz do router ASUS para ter todos os dispositivos Smart home (Lâmpadas, câmara de segurança, termostatos, etc) e media (TV, Vox android, disco de rede, etc) ligados entre si. E a banda 5 Ghz do router 5.0 da NOS uso para os PCs, smartphones terem conexões rápidas a internet. 

Desliguei as restantes bandas WiFi para diminuir a radiação e consumos de energia cá em casa.

É uma solução imperfeita porque obriga a trocar de rede WiFi cada vez que desejo enviar um vídeo do smartphone para a TV (por exemplo). Para já resolve o problema. Só não desliguei totalmente o WiFi do router da NOS porque a sua cobertura que tem em 5 Ghz é muito melhor que o ASUS (modelo de entrada).

 

Pena é a NOS não ter um router isento de problemas. Qualquer um deles tem algo que não satisfaz totalmente as necessidades dos clientes.

 

Imperfeita e introduz OUTRA limitação do ROUTER 5 v1: a VELOCIDADE em MODO BRIDGE!! https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-5-0-limitado-em-modo-bridge-13150

 

Portanto, o cliente está “sempre” tramado…

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Olá @pedrojflourenco e @C24XXXX201

@pedrojflourenco iremos ajudá-lo da melhor forma, após analisar a sua situação. Para isso, tal como o moderador @Tiago C. solicitou, é necessário que nos indique o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Desculpem o off-topic... E a porta USB? "Eles" tambem conseguem que funcione?

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Olá @marcolopes@Goncalo Dias e @C24XXXX201

@marcolopes a funcionalidade de wi-fi isolation não está presente na minhanet/App NOS NET.

Quanto à falta de acesso a equipamentos ligados à mesma rede interna, verifique os seguintes campos: 

  • têm o nome da rede wi-fi visitantes igual à rede principal? 
  • está a tentar comunicar entre equipamentos ligados na mesma rede cabo vs cabo, wi-fi vs wi-fi ou cabo vs wi-fi? 

Sugerimos ainda que coloque passwords diferenciadas em ambas as bandas e teste novamente. 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

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Olá @pedrojflourenco,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

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Se estás a falar do Power Router 4, o mesmo tem de estar registado na área de cliente e o acesso é feito através de um endereço https://aminhanet.nos.pt/
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Bem Vindo ao Fórum NOS@BuckFush 🙂

A opção que quer activar, não é apresentada ao cliente, por uma questão de segurança.

Com a opção de isolamento, todos os user’s conectados à rede Wi-Fi serão impedidos de se comunicar com outros dispositivos na rede local.

Exemplo: Se tiver algum equipamentos ligado ao Router, com ficheiros que contenham informação confidencial, com o modo de isolamento ficam sempre seguros.

....

Perguntei “Então os clientes não conseguem encontrar a opção de configuração, e vão para o fórum reclamar??” Ao que me foi respondido que quanto mais não seja eles conseguiam configurar!!!

....

 

Bem me queria parecer... tudo uma questão de boa vontade para com clientes exigentes. Já o tinha sugetido num outro tópico…  sem sucesso porque pelos vistos o cliente teve de se desenrascar como pôde...

 

Funcionalidade de interesse para uma minoria de clientes. Daí não a terem inserido no layout dos novos equipamentos.

Duvido que alterem o layout a pedido, mas poderá tentar que excepcionalmente configurem com os dados que lhe interessam, mesmo sem que estes fiquem visíveis nas configurações.

Alternativa obvia será adquirir um router e passar a usar o do operador no modo bridge.

.

 

Como posso desativar esta opção wireless isolation, no router? na versão anterior dava!

A segurança da rede é da responsabilidade do cliente.

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