Header
Respondido

Quebras no serviço de internet


Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

icon

Melhor resposta por J_Santos 16 January 2021, 13:20

Ver pergunta inicial

97 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá @J_Santos,

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Bom dia

 

Felizmente as reclamações à Provedoria da NOS ainda funcionam e fui contactado.

Foi agendada uma intervenção técnica para hoje, 25/01/2021. Apesar de explicar toda a situação, que são falhas aleatórias e que normalmente o sinal está ok sem ser possível detetar a falha/problema, a colaboradora da NOS insistiu em enviar um técnico “apenas” para medir os sinais no interior da casa.

E foi isso que o técnico fez… entrou cá em casa, desligou o carro do router, ligou ao equipamento dele mediu e disse que o sinal estava ok. Ainda esperou um bocado e não detetou nada. Mais do mesmo…

Quando voltar a falhar a net, volto a ligar para o Apoio e vamos andar nisto, eu sem serviço em condições e a NOS a ficar farta do cliente.

 

O interessante é que faço testes de estabilidade (fiz um antes da chegada do técnico e outro com ele cá) e continuo com perdas de pacotes… disse isso ao técnico mas ele não podia fazer nada porque isso não lhe aparece na medição de sinais dele. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @J_Santos,

Respondemos à sua mensagem.

Obrigada

Boa tarde

Hoje as falhas na net voltaram com força e as (não)respostas da linha técnica da NOS continuam…

 

1ªfalha por volta das 15:50, quando recupera faço um teste no site da NOS e tenho 24mb de download… Ligo para o Apoio, explico a situação e dizem-me que hoje até às 18h iria receber uma chamada da linha especializada. São 20:50 e nada… mais uma vez, já é a 4ª situação seguida…

Mais umas falhas durante a tarde e entretanto liga-me a Provedoria a indicar que tinham recebido o relatório do técnico de hoje a dizer que estava tudo resolvido. Resolvido? Lá expliquei que os problemas continuam… (tenho de gravar um ficheiro áudio com a explicação, é mais fácil...). Ok, diz que me vai passar o telefonema para a área técnica mas enquanto esperava a chamada foi abaixo.

 

Aqui começa mais uma situação fantástica com a NOS!!

Ligo para o Apoio, explico que estava com a chamada a ser transferida quando esta caiu e o vosso colaborador diz que não pode fazer nada, tenho de esperar a chamada, que o mais tardar seria feita até amanhã. Mais uma explicação que as ultimas 4 chamadas da linha especializada nunca aconteceram, incluindo a de hoje, mais uma resposta que não pode fazer nada. Peço para falar com o superior dele e, ele já a ficar chateado, diz-me que não é possível, repete o mesmo depois da minha insistência e numa atitude de completa arrogância põe-me em espera na chamada (onde já estou à mais de 30 minutos). Não desliga, mas põe-me em espera.

A NOS só pode estar a gozar com a minha cara...

 

Afinal ao fim de 40 minutos desligou a chamada.

O Apoio da NOS, a qualidade no seu melhor!!!!

Boa tarde

 

Continuação… em resultado da falha na net ontem e do contacto para o Apoio deveria ter recebido uma chamada até à 18, o que não aconteceu. Depois da linda situação com o Apoio ao final do dia, recebo às 21:30 um contacto do Supervisor da NOS a dizer que vai averiguar o que se passou e que eu iria ser contactado pela linha técnica especializada até hoje, 26/01/2021, às 13:22h. Mais uma vez não aconteceu…

Ligam-me às 14:22h da linha técnica (milagre) a perguntar o que se passa com os meu serviços (acho que nem se dão ao trabalho de ler o histórico, todos os relatórios que no final até me confirmou que lá estão) explico toda a situação. Fazemos uns testes no pc por wifi e no pc ligado por cabo e as velocidades por wireless estava a 373/28 na rede 5, e por cabo  517/97 (ok). Diz que a net está ok e que eu não tenho nenhuma anomalia no meu serviçol!!!

Qual é a dificuldade em perceber que se são falhas aleatórias durante o dia, como é vão encontrar a falha em 2 testes num espaço de 5 minutos?

Tento explicar isso com calma à técnica mas nem sei para que tive o trabalho… a resposta é sempre a mesma e sai automática: o teste que acabamos de fazer está com os valores normais, o seu serviço não tem nenhuma anomalia.

Faço mais um teste por cabo, a velocidade do upload desce para os 85 e entra uma novidade, a técnica diz-me que por cabo desde que tenha 50mb o serviço está ótimo!!! A NOS desceu o minino de 400/80 para 400/50 (no serviço 500/100) e não informa os clientes?

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde

 

Continuação… em resultado da falha na net ontem e do contacto para o Apoio deveria ter recebido uma chamada até à 18, o que não aconteceu. Depois da linda situação com o Apoio ao final do dia, recebo às 21:30 um contacto do Supervisor da NOS a dizer que vai averiguar o que se passou e que eu iria ser contactado pela linha técnica especializada até hoje, 26/01/2021, às 13:22h. Mais uma vez não aconteceu…

Ligam-me às 14:22h da linha técnica (milagre) a perguntar o que se passa com os meu serviços (acho que nem se dão ao trabalho de ler o histórico, todos os relatórios que no final até me confirmou que lá estão) explico toda a situação. Fazemos uns testes no pc por wifi e no pc ligado por cabo e as velocidades por wireless estava a 373/28 na rede 5, e por cabo  517/97 (ok). Diz que a net está ok e que eu não tenho nenhuma anomalia no meu serviçol!!!

Qual é a dificuldade em perceber que se são falhas aleatórias durante o dia, como é vão encontrar a falha em 2 testes num espaço de 5 minutos?

Tento explicar isso com calma à técnica mas nem sei para que tive o trabalho… a resposta é sempre a mesma e sai automática: o teste que acabamos de fazer está com os valores normais, o seu serviço não tem nenhuma anomalia.

Faço mais um teste por cabo, a velocidade do upload desce para os 85 e entra uma novidade, a técnica diz-me que por cabo desde que tenha 50mb o serviço está ótimo!!! A NOS desceu o minino de 400/80 para 400/50 (no serviço 500/100) e não informa os clientes?


continua 400/80 na mesma. Obviamente que não é pelos testes que chegam a essa conclusão, verificam primeiro o sinal nos ultimos dias da internet. se não houver problemas passam para os testes. Oscilações da velocidade muitas vezes é do próprio equipamento que as provoca.

Tenho acompanhado o teu problema e também estou na mesma situação... Uma pergunta! Alguém me consegue dizer como chamar o auditor a casa com um técnico da Nos? 

Tenho acompanhado o teu problema e também estou na mesma situação... Uma pergunta! Alguém me consegue dizer como chamar o auditor a casa com um técnico da Nos? 

Bom dia,

Eu fiz reclamação na pagina da Provedoria e eles decidiram enviar cá um auditor, mas já antes a linha técnica tinha falado nisso porque não conseguiam descobrir a origem dos problemas.

Como posso contactar a provedoria sem ser em uma loja Nos?

Como posso contactar a provedoria sem ser em uma loja Nos?

Neste link:

https://provedor.nos.pt/provedoria/

Continuação da minha história:

Anteontem, dia 26/01/2021, recebo mais uma chamada da Provedoria. Dizem que estiveram em contacto com a linha técnica e que como não conseguem detetar a origem do meu problema então que cancelaram a minha fidelização, a qualquer momento posso cancelar o meu contrato com a NOS.

Um pequeno detalhe, a informação que tive da NOS em final de Novembro, quando estava a terminar o período de livre resolução, foi que a fidelização só entrava em vigor quando o serviço estivesse 100% funcional visto estar continuamente com problemas. Sendo assim, não estaria ainda fidelizado.

Mas ok, como a NOS não consegue resolver os problemas das suas instalações, pelo menos dá ao cliente a hipótese de procurar outro fornecedor de serviços. Mas como o período de faturação termina a dia 30 de cada mês tenho de enviar o pedido de rescisão por escrito até ao dia 20. O dia 20 deste mês já passou, tenho de ficar com a NOS pelo menos mais 1 mês.

Ah… outro detalhe… conforme indicado pela Provedoria, as velocidades da internet garantidas pela NOS podem ter uma quebra de 10% das velocidades contratadas, fazendo as contas daria 450/90mb (de 500/100), mas mesmo considerando o mínimo “normal” de 400/80mb está longe de ser os 50mb de upload que a linha técnica especializada tentou impingir-me.

Ainda pensei em já que vou estar com os serviços pelo menos mais um mês vou continuar na esperança que a NOS consiga resolver o problema. Vamos ver…

Ontem às 21:50 tive mais uma quebra em que perdi a videoconferência em que estava de anfitrião. Entre tentar recuperar e voltar a entrar, já eram praticamente 22h, já não me apeteceu ligar para o Apoio. Hoje, 28/01/2021, reunião por Teams às 9h da manhã. Às 9h e pouco falha a net, recupera mas quase às 10h volta a falhar, e depois novamente uma falha. Em todas estas falhas tento fazer testes mas o site da NOS não reage, só passado cerca de 1 minuto consigo fazer o teste e aí já tenho download nos 500 mas o upload abaixo dos 50, em todos os testes!

Mais um telefonema para o Apoio, analisaram… o sinal está ok... preciso aguardar o contacto da linha especializada...

 

Boa tarde

Mais um dia, mais um telefonema da linha técnica que não aconteceu…

Mais uma quebras na internet e na ultima decido ligar o Apoio. Fui atendido, fizeram testes e tudo ok. Verificou o router, tudo ok. Esteve a ver os vários relatórios e foi dando várias possibilidades para as quebras até que o router deu uma erro (finalmente um erro do router enquanto estava a ser analisado pela técnica do Apoio!!!). Pelo vistos apareceram mensagens NOC na leitura dos dados do router (às 21:24 de 29/01/2021) e passado um bocadito voltou ao normal.

Vamos lá ver se com isto conseguem alguma coisa.

Mas infelizmente não me consegue agendar uma visita técnica (o sistema não deixa) porque a minha situação está a ser tratada pela linha especializada. Tenho de aguardar o contacto no prazo de 48 horas… mais uma vez...

Que tal estas velocidades:

Teste feito imediatamente após uma quebra na net: download a 333 mb e upload a 0 mb

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Lamentamos a demora e o transtorno causado. 

@J_Santos e @D. Carvalho, pedimos que nos enviem uma mensagem privada com o vosso contacto e o melhor horário para ligarmos, através do @Fórum, por favor. 

Obrigada

Boa tarde

Mais um telefonema da linha técnica da NOS que não aconteceu, o prazo terminou ontem. Ainda esperei toda a manhã de hoje, 01/02/2020, a ver se me ligavam mas nada…

Cerca das 13h as quebras na net voltam em força. Começo a ver os valores de TX e RX e SNR do router. Sim, isto de ser cliente da NOS obriga-nos a tirar “cursos online” para poder ensinar os colaboradores da linha técnica da NOS o porquê dos meus problemas e quais são os sinais adequados nas infraestruturas norma DOCSIS 3.1em que estamos ligados.

Ligo para o Apoio, passa para a linha técnica, começa a conversa de que está tudo correto com os meus serviços, os sinais estão dentro dos parâmetros, até que eu começo a falar de parâmetros e das falhas que tenho à minha frente na leitura dos valores do router. Mais uma leitura da técnica e afinal “realmente tem um valor fora dos parâmetros”… mais uma verificação pela técnica e ela chega à conclusão que os sinais não estão conforme…

Mas admito que assim que percebeu a falha, houve muita vontade de ajudar a resolver. Conseguiu agendar a vinda de um técnico para hoje até às 18h para substituir o router. Isto porque será o router a fazer leituras incorretas dos sinais.

Ainda expliquei aquilo que descobri, que o router 5 V2 é muito sensível às flutuações das frequências, e é isso que tem acontecido com vários clientes da NOS, mas alguns tem conseguido fazer a substituição pelo router 5 V1, que não é tão sensível, e tem, para já, resolvido os problemas com a instabilidade e quebras na net. Mas não resultou, ficou troca por equipamento idêntico.

Passado cerca de 1 hora cá estava o técnico para substituir o router. Fez a substituição, verificou que estava tudo ok. Enquanto cá estava explicou o que estava a ser feito pela NOS para resolver estas situações (já conhecidas pela NOS) e disse que ia acompanhar a minha situação nas próximas 48h horas. Finalmente um técnico preocupado e, pela conversa e repostas às minhas perguntas, sabe o que faz. Caso os problemas se mantivessem, ele iria propor a substituição do meu router 5 V2 pela versão anterior a 5 V1 que ele é da opinião que parece ser bem mais estável em diversas situações.

Vamos esperar, a ver se é desta...

Bom dia

Ponto de situação em 02/02/2021 depois de 20h de utilização do “novo” router 5.0 V2:

Entre a 00:01 e as 00:15 o wifi desligou-se 3 vezes. Na ultima fiquei completamente sem net (wifi e cabo) e box UMA craxou… Reiniciei o router.

Hoje de manhã a partir das 9h a minha esposa começou as aulas e começaram logo os problemas de quebras na net. Alguns testes e apanho a net a 350/17 mb (por cabo).

Valores de RX próximos do máximo e valores de TX abaixo dos parâmetros.

Ligo para o Apoio, fazem os testes e dizem que tem de ser a linha especializada a ligar-me. Interessante que o colaborador diz-me que o prazo máximo para me ligarem é de 24h (perguntei novamente para confirmar) e a mensagem que recebo de seguida no tlm diz 48h.

Resumindo, a situação continua igual, ou pior porque parece que tenho o novo problema do wifi “desaparecer”.

Só para dar uma ideia como está a estabilidade da internet cá em casa:

Teste continuo durante 1h20 (a fazer leituras só até aos 20/10mb, só mesmo para ver as falhas totais). Durante este tempo tive 2 falhas: a primeira o download máximo foi de 0,17 a 0,94 mb e o upload bateu no fundo 0 mb; a segunda tanto o download como o upload bateram no fundo, fiquei sem serviço de internet.

Isto apenas durante 1h20.

Boa tarde

Hoje, 03/02/2021, passadas 48 horas desde a substituição do router ligaram-me da linha técnica para verificar como estava o serviço, e propuseram um teste para tentar resolver. Propuseram substituir o router 5.0 V2 pelo 5.0 V1 para testar se consegue mais estabilidade na ligação.

Estou agora a aguardar que me voltem a ligar para agendar a vinda do técnico em conjunto com um auditor da NOS para a substituição do router.

Boa noite
Hoje de manhã, 04/02/2021, esteve cá um técnico da NOS e um Auditor. O auditor estava com pouca vontade de substituir o router pelo 5.0 V2 mas a folha de serviço tinha lá a indicação e então lá fez a substituição.
Antes ainda andou a rever toda a instalação, mandou o técnico substituir um splitter e os cabos que iam até à box UMA.

Depois de instalar o router 5.0 V1 ainda ficou cá a verificar os sinais. Passadas mais de 2h lá foram embora e eu fiquei, finalmente, com o 5.0 V1. Depois de 3 routers 5.0 V2 a dar problemas, vamos ver se desta os problemas se resolvem

Estou em testes contínuos há 10 horas e já fiz algumas horas de videoconferência e até agora ZERO problemas.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @J_Santos

Lamentamos a demora e transtorno causado. 

Agradecemos o seu feedback!  :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Boa tarde

Hoje, 07/02/2021, estou sem problemas. Estou desde quinta-feira com o router 5.0 V1 e sem quaisquer quebras. Parece que os meus problemas ficaram resolvidos.

Só foi pena terem demorado 80 dias para chegarem à solução, e ser preciso o cliente trabalhar bastante para a solução ser encontrada. Espero que entretanto a NOS consiga um firmware que funcione no 5.0 V2.

Outro pormenor interessante: Tenho verificado os sinais e encontro os mesmos sinais que tinha no V2 mas como o V1 não é tão sensível não falha a net; o engraçado é que os técnicos diziam que os valores dos sinais que estavam errados era culpa do V2 que fazia leituras erradas. Então este também faz leituras erradas e o equipamento do auditor também...

Resumindo, a infraestrutura exterior da NOS está uma desgraça, o que resulta em oscilações das frequências e, consequentemente, quebras na internet para quem usa o router 5.0 V2 porque este é demasiado sensível às oscilações.

Espero que num futuro próximo a infraestrutura exterior seja remodelada, ou melhor substituída para fibra (fibra real FTTH, não a falsa HFC). Pelo menos se querem que os atuais clientes continuem clientes.

Meu Deus… Estava tão bem com a internet 120/10… Desde 6ª Feira estou com 500/100 com o novo modem 5 v2 e tem sido um filme de terror.

 

E amanhã começam as aulas do meu filho e eu em reuniões a manhã inteira… Vai ser giro.

Reputação 7
Crachá +5

Meu Deus… Estava tão bem com a internet 120/10… Desde 6ª Feira estou com 500/100 com o novo modem 5 v2 e tem sido um filme de terror.

 

E amanhã começam as aulas do meu filho e eu em reuniões a manhã inteira… Vai ser giro.

Pois é, faz lembrar a história da galinha do vizinho, é sempre mais gorda. Ligue 16990 opção 3 para que os técnicos verifiquem se há alguma coisa desconfigurada.

10 de upload para 2 pessoas trabalhar e 1 criança em aulas online não dá, mas sempre é melhor que zero.

Tenho de ver esta situação amanhã de tarde sem falta.

Comentário