Header
Respondido

Quebras no serviço de internet


Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

icon

Melhor resposta por J_Santos 16 January 2021, 13:20

Ver pergunta inicial

97 Comentários

Reputação 2

A única solução é solicitar a troca do router V2 que está com  problemas de firmware pelo Router 5.0 V1 que neste momento é o equipamento mais estável para quem está em teletrabalho e utiliza por exemplo o teams, o zoom ou mesmo vpn da empresa.

Liguei hoje para o Apoio, dizem que existe um constrangimento exterior. Vou aguardar a ver se fica resolvido e depois partilho aqui o resultado.

Nem me digam nada.. estou na mesma situação desde que mudei para a UMA de 10 em 10 minutos fico sem internet. E A NOS NÃO RESOLVE ESTE PROBLEMA QUE JÁ DURA há mais de 2 MESES!!!!!!!!!!!!!!!

Boa noite
Hoje de manhã, 04/02/2021, esteve cá um técnico da NOS e um Auditor. O auditor estava com pouca vontade de substituir o router pelo 5.0 V2 mas a folha de serviço tinha lá a indicação e então lá fez a substituição.
Antes ainda andou a rever toda a instalação, mandou o técnico substituir um splitter e os cabos que iam até à box UMA.

Depois de instalar o router 5.0 V1 ainda ficou cá a verificar os sinais. Passadas mais de 2h lá foram embora e eu fiquei, finalmente, com o 5.0 V1. Depois de 3 routers 5.0 V2 a dar problemas, vamos ver se desta os problemas se resolvem

Estou em testes contínuos há 10 horas e já fiz algumas horas de videoconferência e até agora ZERO problemas.

@J_Santos É essa explicação dos factos que tem de ser reportada aos moderadores para que os mesmos a possam endereçar ao departamento técnico responsável, que por sua vez deverá encontrar as razões que provocam esse estranho comportamento dos router’s. Não sou moderador do Fórum, sou um cliente que se disponibiliza para ajudar, logo me é vedada a possibilidade de emitir opiniões pessoais, acerca deste ou daquele equipamento, a moderação, vai certamente ter em conta os motivos da sua reclamação e vai ajudá-lo a resolver nem que para isso seja necessário voltar ao router Wifi 4.0

Essa informação já é do conhecimento dos técnicos e dos auditores na NOS (já cá estiveram 4 auditores este ano). Também é do conhecimento aqui no fórum pois nas 4 paginas deste tópico está a descrição do que se passou desde o inicio. Infelizmente já estou com problemas desde novembro de 2020, e está difícil de resolver… Por exemplo, já foi reportado pelos auditores que cá estiveram em janeiro e fevereiro a existência de ruido nos sinais mas até à data de hoje nada foi feito para eliminar esses ruídos, conforme foi confirmado pelo auditor que esteve cá no dia 03/08/2021. A instalação exterior continua a mesma, nem os TAPs que apresentam saídas queimadas (e por isso podem ser a origem dos problemas) foram substituídos.

Desde já agradeço a disponibilidade para ajudar, pois o fórum é mesmo para isto, haver entreajuda para resolver os problemas.

@RUIPINHEIRO alguma novidade?

 

Do meu lado acabou vindo um técnico da NOS no qual ele fez o downgrade da versão do modem, eu tinha o V2 e ele mudou para o V1 (cilindro), ele disse que houve muitos reports nessa nova versão, na propria morada dele ele teve que fazer o downgrade, estou testando a 3 dias e até então não tive mais quedas

 

OBS: Me impressionou que só a troca de um modem resolveria, mas ainda estou avaliando, se o modem/router em si apresenta problemas a NOS já deveria fazer recall do mesmo para não termos dor de cabeça.

 

 

Boa tarde

Hoje, 07/02/2021, estou sem problemas. Estou desde quinta-feira com o router 5.0 V1 e sem quaisquer quebras. Parece que os meus problemas ficaram resolvidos.

Só foi pena terem demorado 80 dias para chegarem à solução, e ser preciso o cliente trabalhar bastante para a solução ser encontrada. Espero que entretanto a NOS consiga um firmware que funcione no 5.0 V2.

Outro pormenor interessante: Tenho verificado os sinais e encontro os mesmos sinais que tinha no V2 mas como o V1 não é tão sensível não falha a net; o engraçado é que os técnicos diziam que os valores dos sinais que estavam errados era culpa do V2 que fazia leituras erradas. Então este também faz leituras erradas e o equipamento do auditor também...

Resumindo, a infraestrutura exterior da NOS está uma desgraça, o que resulta em oscilações das frequências e, consequentemente, quebras na internet para quem usa o router 5.0 V2 porque este é demasiado sensível às oscilações.

Espero que num futuro próximo a infraestrutura exterior seja remodelada, ou melhor substituída para fibra (fibra real FTTH, não a falsa HFC). Pelo menos se querem que os atuais clientes continuem clientes.

Podes tirar uma foto a esse router 5.0 v1? A 2 meses trocaram me para o v2 como tinhas e foi a partir daí que começaram os meus problemas de quebras de net por cabo e o wi-fi desliga se... Penso que seja o mesmo problema que eu tenho!

Boa tarde

Hoje, 07/02/2021, estou sem problemas. Estou desde quinta-feira com o router 5.0 V1 e sem quaisquer quebras. Parece que os meus problemas ficaram resolvidos.

Só foi pena terem demorado 80 dias para chegarem à solução, e ser preciso o cliente trabalhar bastante para a solução ser encontrada. Espero que entretanto a NOS consiga um firmware que funcione no 5.0 V2.

Outro pormenor interessante: Tenho verificado os sinais e encontro os mesmos sinais que tinha no V2 mas como o V1 não é tão sensível não falha a net; o engraçado é que os técnicos diziam que os valores dos sinais que estavam errados era culpa do V2 que fazia leituras erradas. Então este também faz leituras erradas e o equipamento do auditor também...

Resumindo, a infraestrutura exterior da NOS está uma desgraça, o que resulta em oscilações das frequências e, consequentemente, quebras na internet para quem usa o router 5.0 V2 porque este é demasiado sensível às oscilações.

Espero que num futuro próximo a infraestrutura exterior seja remodelada, ou melhor substituída para fibra (fibra real FTTH, não a falsa HFC). Pelo menos se querem que os atuais clientes continuem clientes.

Bom dia

Mais uma vez silencio por parte da NOS! Disseram que ligavam ainda ontem sem falta e nada!

Os vossos serviços de 2ª linha ou estão muitos ocupados com a quantidade de problemas que a NOS tem para resolver (talvez por colocar no mercado serviços com infraestruturas que não estão devidamente preparadas) ou são simplesmente ociosos.

 

Hoje faço testes de velocidade da net e em vez de 500/100 tenho 500/50mb.

 

Será que a NOS vai acertar com a qualidade dos serviços algum dia??

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

Lamentamos a demora na resposta.

@RUIPINHEIRO, agradecemos a partilha da informação. Caso surjam questões, estamos disponíveis para ajudar.

@Rafael Custodio, respondemos-lhe aqui:

 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @J_Santos

Estamos aqui para ajudar. 
No entanto, para o podermos fazer e conseguir intervir, precisamos que coopere connosco. Deste modo, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

Meu Deus… Estava tão bem com a internet 120/10… Desde 6ª Feira estou com 500/100 com o novo modem 5 v2 e tem sido um filme de terror.

 

E amanhã começam as aulas do meu filho e eu em reuniões a manhã inteira… Vai ser giro.

Reputação 7
Crachá +5

Meu Deus… Estava tão bem com a internet 120/10… Desde 6ª Feira estou com 500/100 com o novo modem 5 v2 e tem sido um filme de terror.

 

E amanhã começam as aulas do meu filho e eu em reuniões a manhã inteira… Vai ser giro.

Pois é, faz lembrar a história da galinha do vizinho, é sempre mais gorda. Ligue 16990 opção 3 para que os técnicos verifiquem se há alguma coisa desconfigurada.

10 de upload para 2 pessoas trabalhar e 1 criança em aulas online não dá, mas sempre é melhor que zero.

Tenho de ver esta situação amanhã de tarde sem falta.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @J_Santos

Confirme-nos o melhor horário por mensagem privada para lhe ligarmos, por favor. 

Obrigada 

Boa tarde

Hoje as falhas na net voltaram com força e as (não)respostas da linha técnica da NOS continuam…

 

1ªfalha por volta das 15:50, quando recupera faço um teste no site da NOS e tenho 24mb de download… Ligo para o Apoio, explico a situação e dizem-me que hoje até às 18h iria receber uma chamada da linha especializada. São 20:50 e nada… mais uma vez, já é a 4ª situação seguida…

Mais umas falhas durante a tarde e entretanto liga-me a Provedoria a indicar que tinham recebido o relatório do técnico de hoje a dizer que estava tudo resolvido. Resolvido? Lá expliquei que os problemas continuam… (tenho de gravar um ficheiro áudio com a explicação, é mais fácil...). Ok, diz que me vai passar o telefonema para a área técnica mas enquanto esperava a chamada foi abaixo.

 

Aqui começa mais uma situação fantástica com a NOS!!

Ligo para o Apoio, explico que estava com a chamada a ser transferida quando esta caiu e o vosso colaborador diz que não pode fazer nada, tenho de esperar a chamada, que o mais tardar seria feita até amanhã. Mais uma explicação que as ultimas 4 chamadas da linha especializada nunca aconteceram, incluindo a de hoje, mais uma resposta que não pode fazer nada. Peço para falar com o superior dele e, ele já a ficar chateado, diz-me que não é possível, repete o mesmo depois da minha insistência e numa atitude de completa arrogância põe-me em espera na chamada (onde já estou à mais de 30 minutos). Não desliga, mas põe-me em espera.

A NOS só pode estar a gozar com a minha cara...

 

Boa noite

São 19:10 horas e a linha técnica não ligou… pela 3ª vez seguida…

Enviei mais uma reclamação à Provedoria e amanhã, se não tiver nenhum contato, vou fazer uma reclamação oficial.

A pergunta de ontem mantem-se: é este o Apoio que a NOS dá aos seus clientes?

Afinal ao fim de 40 minutos desligou a chamada.

O Apoio da NOS, a qualidade no seu melhor!!!!

Reputação 7
Crachá +5

Olá a todos.

Agradecemos o seu testemunho @Rafael Custodio.

Bem vindo ao Fórum @DSS12313123

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum, por favor.

Obrigado

 

 

Até à passada sexta feita tinha o vosso serviço IRIS com velocidade 200/20. Após renegociação contratei serviço UMA e internet com velocidade 500/100. Na maioria dos testes que faço tenho as velocidades contratadas.

No entanto, desde a instalação do serviço que tenho constantes quebras no serviço de internet, falhas diárias e diversas vezes por dia. Sou utilizador frequente de serviço de videoconferência e antes com o serviço de 200/20 não tinha qualquer problema mas desde a instalação do serviço 500/100 que tenho falhas com a indicação (no Zoom) de ligação instável, frezes, e por vezes perco a ligação da reunião de videoconferência.

Depois de várias falhas decidi abrir  no segundo ecrã o Gestor de tarefas / Desempenho / Ethernet para monitorizar a ligação e verifico que quando estes problemas acontecem o gráfico cai no fundo, ou seja perco o serviço de internet, apesar de no modem estar tudo Normal (luzes).

O computador está ligado por cabo 5E ao modem, e não existiu qualquer alteração ao meu sistema com a alteração do serviço de internet. É um computador de topo com um i7 e 16gb de ram,...

Já experimentei ter também o pc portátil ligado (por wireless) ao mesmo tempo que estou no computador principal, e acontece exatamente o mesmo problema nos 2 computadores simultaneamente.

Que se passa? contratei um serviço melhor e fiquei com pior qualidade do que tinha num serviço inferior?

Exatamente o que eu fiz, mudei de serviços porque prometeram ser melhor!!!! Antes nunca tinha tido qualquer problema com internet!!! Faço imensas videochamadas porque estou a trabalhar em casa e não consigo fazer uma chamada completa sem ter uma falha de internet!!! A NOS passados 2 MESES NADA FEZ PARA RESOLVER ESTA SITUAÇÃO!! VOU A FORUNS E TODA A GENTE QUE FEZ ESTE '’UPGRADE DE PACOTE'’ ESTÁ COM ESTE PROBLEMA E NINGUÉM ARRANJA UM SOLUÇAO, JÁ AVISEI A NOS QUE SE EM 2 SEMANAS NÃO RESOLVE O PROBLEMA VOU PASSAR A RESCISÃO POR JUSTA CAUSA. 

Boa tarde

Hoje, 03/02/2021, passadas 48 horas desde a substituição do router ligaram-me da linha técnica para verificar como estava o serviço, e propuseram um teste para tentar resolver. Propuseram substituir o router 5.0 V2 pelo 5.0 V1 para testar se consegue mais estabilidade na ligação.

Estou agora a aguardar que me voltem a ligar para agendar a vinda do técnico em conjunto com um auditor da NOS para a substituição do router.

Boa tarde @J_Santos,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

Boa noite.

Enviar mais uma mensagem privada para o perfil @forum??? Não vale a pena… seria só mais uma a juntar às que já enviei

Resumindo (até porque já tinha mais alguns episódios muito tristes para contar sobre o serviço de Apoio e o serviço técnico da NOS...):

Ao final de 1 ano de dores de cabeça, em que os últimos 4 meses foram para esquecer, a única forma de resolver os problemas foi rescindir o contrato com a NOS e contratar os serviços de outra operadora.

Fica a solução para quem tiver este tipo de problemas!!!

Boa tarde

Mais um telefonema da linha técnica da NOS que não aconteceu, o prazo terminou ontem. Ainda esperei toda a manhã de hoje, 01/02/2020, a ver se me ligavam mas nada…

Cerca das 13h as quebras na net voltam em força. Começo a ver os valores de TX e RX e SNR do router. Sim, isto de ser cliente da NOS obriga-nos a tirar “cursos online” para poder ensinar os colaboradores da linha técnica da NOS o porquê dos meus problemas e quais são os sinais adequados nas infraestruturas norma DOCSIS 3.1em que estamos ligados.

Ligo para o Apoio, passa para a linha técnica, começa a conversa de que está tudo correto com os meus serviços, os sinais estão dentro dos parâmetros, até que eu começo a falar de parâmetros e das falhas que tenho à minha frente na leitura dos valores do router. Mais uma leitura da técnica e afinal “realmente tem um valor fora dos parâmetros”… mais uma verificação pela técnica e ela chega à conclusão que os sinais não estão conforme…

Mas admito que assim que percebeu a falha, houve muita vontade de ajudar a resolver. Conseguiu agendar a vinda de um técnico para hoje até às 18h para substituir o router. Isto porque será o router a fazer leituras incorretas dos sinais.

Ainda expliquei aquilo que descobri, que o router 5 V2 é muito sensível às flutuações das frequências, e é isso que tem acontecido com vários clientes da NOS, mas alguns tem conseguido fazer a substituição pelo router 5 V1, que não é tão sensível, e tem, para já, resolvido os problemas com a instabilidade e quebras na net. Mas não resultou, ficou troca por equipamento idêntico.

Passado cerca de 1 hora cá estava o técnico para substituir o router. Fez a substituição, verificou que estava tudo ok. Enquanto cá estava explicou o que estava a ser feito pela NOS para resolver estas situações (já conhecidas pela NOS) e disse que ia acompanhar a minha situação nas próximas 48h horas. Finalmente um técnico preocupado e, pela conversa e repostas às minhas perguntas, sabe o que faz. Caso os problemas se mantivessem, ele iria propor a substituição do meu router 5 V2 pela versão anterior a 5 V1 que ele é da opinião que parece ser bem mais estável em diversas situações.

Vamos esperar, a ver se é desta...

Boa noite

Só mesmo para atualizar… Hoje é dia 13/10/2021 e os problemas continuam, sem sinal de serem resolvidos. 

Neste espaço de tempo (mais de 1 mês) já cá vieram mais técnicos só para confirmar mais uma vez que existem problemas no exterior, já tive mais promessas de contacto que nunca aconteceram, etc

E já vamos em quase 4 meses seguidos nisto...

Comentário