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Pergunta

Quebra sinal no acesso a VPN do emprego


Boa Tarde

 

Estou com muitas quebras no acesso á VPN do trabalho e estou a dias em contacto com a linha de apoio tecnico e nada me resolvem, agora mandam me esperar mais 48h e estou a ser prejudicado pois quando não estou ligado á VPN tenho 250mb, quando me ligo fico com 30mb e a ligação cai constantemente

A experiencia foi feita em casa de um colega de trabalho durante 2 horas e sem quebras numa internet de 100mb o minimo que deu foi 85mb, e o operador a Vodafone

O que posso fazer para rescindir o contrato dado que ja passaram dias a ligar para o apoio e nada é feito, mexem muito no modem e nada, e agora tenho de esperar mais 48h

não estou a concluir as tarefas designadas pela empresa e isto não pode ser

 


40 Comentários

Reputação 5
Crachá

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Boa tarde, 

Esse problema é bem conhecido nesse router, problemas causados pelo seu processador intel puma 7, e a única solução mesmo é a substituição pelo router 5v1 já que é mais estável e consegue lidar com serviços VPN. 

Terá de tentar com o apoio ao cliente via 16990 que façam esse despite e posterior substituição ou então com a ajuda dos moderadores do fórum enviando uma mensagem privada para @Fórum.

Reputação 2

Boa noite.  Ou trocam pelo router 5.0 V1 ou a situação não é resolvida.  Ninguém tem como monitorizar as suas quebras pois acredito que o router não perca o registo. Depois de tantas participações neste forum acerca deste tema e deste router e nada parece estar a ser feito....

Boa noite.

Mesmo após a substituição do Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5) - o mais recente, pelo Router 5v1 anterior,  Modelo HW TCG310J (tipo cilindro) a situação não melhorou muito, nem ficou logo resolvida (Acesso VPN, Protocolo IKEv2). Continuou a dar problemas de acesso e estabilidade de ligação.

Só após alguns telefonemas e apoio técnico ficou finalmente resolvido, com a instalação da última versão de firmware (Versão SW: 1.1.12.1 e Versão da App 2.8.1), informação essa visível na página de configuração do router em aminhanet.nos.pt (Manutenção Router->Informação->Sistema).

Espero que esta informação ajude os técnicos da NOS e principalmente os clientes!

Cumprimentos.

Boa noite

Ja fui contactado as 19h.30 e o problema ao que parece e vosso pois tem a ver com os parametros da rede quando chega ao meu router, foi me dito que estam irregulares e amanha vem ca um tecnico resolver 

Reputação 6
Crachá

Olá, conseguiu resolver? Trocaram o seu router?

Nada de nada, continua tudo na mesma, na sexta feira deram outravez 48h para me contactarem, e fazem o mesmo que da ultima vez...dizem que me telefonaram e que nao atendi, ainda por cima sao mentirosos

 

Se nao conseguem resolver o problema, rescindo com justa causa

 

Hoje as 18.30h liguei me ao trabalho e esta igual, ate tirei 18 fotos de quando se ia abaixo, o firmware que tenho nao resolve pois é sistema da nos reduzir velocidade nos vpns e a malta que trabalha é que se lixa, isto é ilegal

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @pmvso,

Lamentamos a demora na resposta e o transtorno.

Envie-nos por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum. Vamos ajudar. 

Agradecemos a compreensão

Reputação 7
Crachá +2

Olá @pmvso,

Agradecemos o seu feedback.

Estamos disponíveis para qualquer questão.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Consegue ver na página interna do router o firmware atual e colocar aqui? Já não vejo ninguém queixar-se de quedas de vpn nos ultimos tempos.

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Boa Tarde, as novidades do que se passa

 

O tecnico vei cá e nada pode fazer pois esta tudo ok com a net, e esteve a falar com um engenheiro da empresa que disse para eu comunicar que a VPN está bloqueada na NOS e que tem de ser a NOS a resolver o problema internamente e desbloquear e que não era preciso mais intervenção técnica, pois tem de ser a NOS a resolver...o problema..

 

Isto não é ilegal? bloquear as 2 VPNs que tenho do trabalho e porque bloqueam as mesmas?

Pelo que sei só se bloqueiam acessos por ordem judicial….

 

Cumprimentos

Pedro Oliveira

Boa Tarde, as novidades do que se passa

 

O tecnico vei cá e nada pode fazer pois esta tudo ok com a net, e esteve a falar com um engenheiro da empresa que disse para eu comunicar que a VPN está bloqueada na NOS e que tem de ser a NOS a resolver o problema internamente e desbloquear e que não era preciso mais intervenção técnica, pois tem de ser a NOS a resolver...o problema..

 

Isto não é ilegal? bloquear as 2 VPNs que tenho do trabalho e porque bloqueam as mesmas?

Pelo que sei só se bloqueiam acessos por ordem judicial….

 

Cumprimentos

Pedro Oliveira

 

Se não for indiscrição que tipo de VPN a sua empresa usa (ovpn, pptp, outra)?

Mas isso não me faz sentido novamente, se a VPN se liga mas em quebras não me parece bloqueio nenhum.

Eu penso que poderá ser o MTU size, provavelmente a VPN responde com packets maiores que o suportado pelo Router e ai faz drop que causa a queda da VPN.

Sou eu a especular, já tentou perguntar ao departamento de IT da empresa qual a causa para as quedas?

Eles são servidor logo tem registos, ou se não tem, pode activar para perceber isso, igualmente do lado do cliente (seu) pode ser feito.

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Boa tarde, 

Esse problema é bem conhecido nesse router, problemas causados pelo seu processador intel puma 7, e a única solução mesmo é a substituição pelo router 5v1 já que é mais estável e consegue lidar com serviços VPN. 

Terá de tentar com o apoio ao cliente via 16990 que façam esse despite e posterior substituição ou então com a ajuda dos moderadores do fórum enviando uma mensagem privada para @Fórum.

Obrigado pela explicação.

Vou contactar a NOS através do fórum ou irei a uma das suas lojas. Se o problema é conhecido, creio q não vale a pena contactar a PCmedic.

Cumptos

Entao so 3 da malta da nos em 60 pessoas na empresa que se queixam, pois é estranho, fui a casa de um colega com Vodafone 100 megas e sem problema e quando estou ligado a vpn no meu portatil da me 86 megas de media (tive la um dia inteiro de trabalho)

 

Em casa no portátil tenho 313 megas e quando ligo a vpn passo para 28 megas e depois veem as quebras durante o dia, o tecnico viu eu entrar na vpn, etc e ate quando caiu

Eu posso ter referido mal quando disse bloqueada, mas devia ter dito que esta com bloqueios mas do lado da NOS,

Tenho um colega que ainda tem o router antigo da nos com 100megas e trabalha bem sem problemas,  posso é ir la experimentar e deixar aqui a experiência 

Bom dia a todos

 

Passadas 48 horas e nada, nao fui contactado e continua tudo na mesma, e nem aqui dizem nada...

Entao so 3 da malta da nos em 60 pessoas na empresa que se queixam, pois é estranho, fui a casa de um colega com Vodafone 100 megas e sem problema e quando estou ligado a vpn no meu portatil da me 86 megas de media (tive la um dia inteiro de trabalho)

 

Em casa no portátil tenho 313 megas e quando ligo a vpn passo para 28 megas e depois veem as quebras durante o dia, o tecnico viu eu entrar na vpn, etc e ate quando caiu

Eu posso ter referido mal quando disse bloqueada, mas devia ter dito que esta com bloqueios mas do lado da NOS,

Tenho um colega que ainda tem o router antigo da nos com 100megas e trabalha bem sem problemas,  posso é ir la experimentar e deixar aqui a experiência 

 

Cada vez aponto mais para o MTU.

 

Penso que é exatamente este mesmo problema →

 

Pergunte ao IT da empresa qual o MTU que estão a usar e depois pode testar o MTU maximo suportado pelo router usando o comando abaixo no CMD line

 

C:\>ping google.com -f -l 1400

Pinging google.com [xxxxx] with 1400 bytes of data:
Reply from xxxxx: bytes=68 (sent 1400) time=17ms TTL=114
Reply from xxxxx: bytes=68 (sent 1400) time=18ms TTL=114

 

C:\>ping google.com -f -l 1500

Pinging google.com [xxxxx] with 1500 bytes of data:
Packet needs to be fragmented but DF set.
Packet needs to be fragmented but DF set.

 

No meu caso a partir de 1473 o packet é fragmentado, mas como o ICMP adiciona 28 ao header, significa que o MTU maximo suportado é 1500!

Fragmentar pacotes causa limitações, como buffering, perda de velocidade, etc

 

 

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Consegue ver na página interna do router o firmware atual e colocar aqui? Já não vejo ninguém queixar-se de quedas de vpn nos ultimos tempos.

Número de Série:

251211060272

Modelo HW:

CHITA-Hub5

Versão SW:

7.2.4.7.1b1

Tempo ligado:

9 dias, 12 horas, 3 minutos

Hora Local:

2022-08-24 18:56:31

CM MAC:

74:9B:E8:F5:C4:50

Reputação 2

Bom dia. Tirando a troca do router que devia ser efetuada não creio em mais nenhuns comentários para resolver uma situação conhecida de todos.

Reputação 7
Crachá +2

Ok já tem a ultima versão. Não será problema da própria VPN? Se acha que não envie mensagem para @Fórum com os seus dados e detalhe da situação.

Boa tarde

 

Ja veio o tecnico e pos filtros para reduzir o ruido da rede

Em relacao a vpn e como o tecnico constatou e escreveu na folha de servico, mantem se as quebras que é devido ao router ter incompatibilidades com vpn

Dito isto esta tudo como antes e agradecia que me contactem

Bom Dia

Obrigado pela indicação mas não parece ser o caso…

Hoje ja por duas vezes que a VPN vai abaixo e fico tambem sem net no computador principal e o mesmo só volta a ter net se eu desligar o acesso VPN no endpoint

Boa tarde

 

Ja veio o tecnico e pos filtros para reduzir o ruido da rede

Em relacao a vpn e como o tecnico constatou e escreveu na folha de servico, mantem se as quebras que é devido ao router ter incompatibilidades com vpn

Dito isto esta tudo como antes e agradecia que me contactem

 

Router incompativel com VPN, essa é nova para mim.

 

De todas as formas, tenho o V1 500Mb e consigo mais de 300Mb na VPN da empresa.

Pois, foi o melhor que arranjei para explicar, eu ia dizer muito pior mas para nao ofender ninguem foi melhor assim

 

Velocidade sem estar ligado ao vpn, 256m

Ligado ao vpn, 28m

O tecnico que ca veio viu a experiência 2 vezes e relatou que o problema e do router....mais nao digo senao sai asneira....

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @JMira

Lamentamos a situação. 
Agradecemos a partilha de certo que ajudará outros utilizadores. 

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Comentário