Header
Pergunta

Quebra sinal no acesso a VPN do emprego


Boa Tarde

 

Estou com muitas quebras no acesso á VPN do trabalho e estou a dias em contacto com a linha de apoio tecnico e nada me resolvem, agora mandam me esperar mais 48h e estou a ser prejudicado pois quando não estou ligado á VPN tenho 250mb, quando me ligo fico com 30mb e a ligação cai constantemente

A experiencia foi feita em casa de um colega de trabalho durante 2 horas e sem quebras numa internet de 100mb o minimo que deu foi 85mb, e o operador a Vodafone

O que posso fazer para rescindir o contrato dado que ja passaram dias a ligar para o apoio e nada é feito, mexem muito no modem e nada, e agora tenho de esperar mais 48h

não estou a concluir as tarefas designadas pela empresa e isto não pode ser

 


40 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Ana Karolina

Não temos conhecimento de que a dificuldade com as VPNs se mantenha com a versão que refere. 

No entanto, confirmamos a recepção da sua mensagem privada, vamos analisar e responder o mais rápido possível. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Ok já tem a ultima versão. Não será problema da própria VPN? Se acha que não envie mensagem para @Fórum com os seus dados e detalhe da situação.

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Consegue ver na página interna do router o firmware atual e colocar aqui? Já não vejo ninguém queixar-se de quedas de vpn nos ultimos tempos.

Número de Série:

251211060272

Modelo HW:

CHITA-Hub5

Versão SW:

7.2.4.7.1b1

Tempo ligado:

9 dias, 12 horas, 3 minutos

Hora Local:

2022-08-24 18:56:31

CM MAC:

74:9B:E8:F5:C4:50

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Consegue ver na página interna do router o firmware atual e colocar aqui? Já não vejo ninguém queixar-se de quedas de vpn nos ultimos tempos.

Bom dia, Passo pelo mesmo problema há mais de um ano e tenho me aguentado. Entretanto trabalho 3 ou 4 dias por semana de casa e já não tenho paciência para as quedas da VPN. Acontece a dia todo, a meio de reuniões e tudo mais. Pelo o que vi nos fóruns, o problema pode ser o Router 5 v2 que tenho e pergunto a NOS se já há solução para o caso? Obrigada

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @JMira

Lamentamos a situação. 
Agradecemos a partilha de certo que ajudará outros utilizadores. 

Se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Boa noite.

Mesmo após a substituição do Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5) - o mais recente, pelo Router 5v1 anterior,  Modelo HW TCG310J (tipo cilindro) a situação não melhorou muito, nem ficou logo resolvida (Acesso VPN, Protocolo IKEv2). Continuou a dar problemas de acesso e estabilidade de ligação.

Só após alguns telefonemas e apoio técnico ficou finalmente resolvido, com a instalação da última versão de firmware (Versão SW: 1.1.12.1 e Versão da App 2.8.1), informação essa visível na página de configuração do router em aminhanet.nos.pt (Manutenção Router->Informação->Sistema).

Espero que esta informação ajude os técnicos da NOS e principalmente os clientes!

Cumprimentos.

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Boa tarde, 

Esse problema é bem conhecido nesse router, problemas causados pelo seu processador intel puma 7, e a única solução mesmo é a substituição pelo router 5v1 já que é mais estável e consegue lidar com serviços VPN. 

Terá de tentar com o apoio ao cliente via 16990 que façam esse despite e posterior substituição ou então com a ajuda dos moderadores do fórum enviando uma mensagem privada para @Fórum.

Obrigado pela explicação.

Vou contactar a NOS através do fórum ou irei a uma das suas lojas. Se o problema é conhecido, creio q não vale a pena contactar a PCmedic.

Cumptos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

O @Ricardo Card prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @JMira. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 

Reputação 5
Crachá

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Boa tarde, 

Esse problema é bem conhecido nesse router, problemas causados pelo seu processador intel puma 7, e a única solução mesmo é a substituição pelo router 5v1 já que é mais estável e consegue lidar com serviços VPN. 

Terá de tentar com o apoio ao cliente via 16990 que façam esse despite e posterior substituição ou então com a ajuda dos moderadores do fórum enviando uma mensagem privada para @Fórum.

Boa tarde.

Desde que substituí, por indicação da NOS, o Router Wifi 4.0 pelo Router Wifi 5.0 (hitron CHITA HUB5), tenho vido a constatar frequentes perturbações na conexão e estabilidade da ligação VPN (Protocolo IKEv2), que necessito quase diariamente para poder trabalhar (teletrabalho).
Por vezes, pouco depois de ligar a VPN, a conexão à internet «quebra» e só é retomada quando desligo a VPN. Isto sucede no portátil do serviço, quer seja por cabo ou por wifi, embora não afete «aparentemente» as ligações wifi dos restantes equipamentos: smartphones e laptop pessoal.

Pelo que apurei junto do departamento de informática da Entidade empregadora, não houve qualquer alteração e/ou problema nos equipamentos e/ou serviços informáticos por esta disponibilizados,  tendo esta informado a ocorrência de problemas semelhantes com outros utilizadores da NOS.
Pergunto se existe alguma atualização que resolva o problema ou se não será preferível a troca por outro router, nem que seja o anterior Router Wifi 4.0, visto que esse, apesar de tecnologicamente menos avançado, não costumava dar qualquer problema nesse aspeto.
Obrigado pela atenção que puderem dispensar.
Cumprimentos,
José Mira

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @pmvso,

Lamentamos a demora na resposta e o transtorno.

Envie-nos por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum. Vamos ajudar. 

Agradecemos a compreensão

Lixo 5.0 versao 2.0

Reputação 6
Crachá

Olá, recorde-me qual é o seu Router, mesmo?

Bom Dia

Obrigado pela indicação mas não parece ser o caso…

Hoje ja por duas vezes que a VPN vai abaixo e fico tambem sem net no computador principal e o mesmo só volta a ter net se eu desligar o acesso VPN no endpoint

Entao so 3 da malta da nos em 60 pessoas na empresa que se queixam, pois é estranho, fui a casa de um colega com Vodafone 100 megas e sem problema e quando estou ligado a vpn no meu portatil da me 86 megas de media (tive la um dia inteiro de trabalho)

 

Em casa no portátil tenho 313 megas e quando ligo a vpn passo para 28 megas e depois veem as quebras durante o dia, o tecnico viu eu entrar na vpn, etc e ate quando caiu

Eu posso ter referido mal quando disse bloqueada, mas devia ter dito que esta com bloqueios mas do lado da NOS,

Tenho um colega que ainda tem o router antigo da nos com 100megas e trabalha bem sem problemas,  posso é ir la experimentar e deixar aqui a experiência 

 

Cada vez aponto mais para o MTU.

 

Penso que é exatamente este mesmo problema →

 

Pergunte ao IT da empresa qual o MTU que estão a usar e depois pode testar o MTU maximo suportado pelo router usando o comando abaixo no CMD line

 

C:\>ping google.com -f -l 1400

Pinging google.com [xxxxx] with 1400 bytes of data:
Reply from xxxxx: bytes=68 (sent 1400) time=17ms TTL=114
Reply from xxxxx: bytes=68 (sent 1400) time=18ms TTL=114

 

C:\>ping google.com -f -l 1500

Pinging google.com [xxxxx] with 1500 bytes of data:
Packet needs to be fragmented but DF set.
Packet needs to be fragmented but DF set.

 

No meu caso a partir de 1473 o packet é fragmentado, mas como o ICMP adiciona 28 ao header, significa que o MTU maximo suportado é 1500!

Fragmentar pacotes causa limitações, como buffering, perda de velocidade, etc

 

 

Entao so 3 da malta da nos em 60 pessoas na empresa que se queixam, pois é estranho, fui a casa de um colega com Vodafone 100 megas e sem problema e quando estou ligado a vpn no meu portatil da me 86 megas de media (tive la um dia inteiro de trabalho)

 

Em casa no portátil tenho 313 megas e quando ligo a vpn passo para 28 megas e depois veem as quebras durante o dia, o tecnico viu eu entrar na vpn, etc e ate quando caiu

Eu posso ter referido mal quando disse bloqueada, mas devia ter dito que esta com bloqueios mas do lado da NOS,

Tenho um colega que ainda tem o router antigo da nos com 100megas e trabalha bem sem problemas,  posso é ir la experimentar e deixar aqui a experiência 

Boa Tarde, as novidades do que se passa

 

O tecnico vei cá e nada pode fazer pois esta tudo ok com a net, e esteve a falar com um engenheiro da empresa que disse para eu comunicar que a VPN está bloqueada na NOS e que tem de ser a NOS a resolver o problema internamente e desbloquear e que não era preciso mais intervenção técnica, pois tem de ser a NOS a resolver...o problema..

 

Isto não é ilegal? bloquear as 2 VPNs que tenho do trabalho e porque bloqueam as mesmas?

Pelo que sei só se bloqueiam acessos por ordem judicial….

 

Cumprimentos

Pedro Oliveira

 

Se não for indiscrição que tipo de VPN a sua empresa usa (ovpn, pptp, outra)?

Mas isso não me faz sentido novamente, se a VPN se liga mas em quebras não me parece bloqueio nenhum.

Eu penso que poderá ser o MTU size, provavelmente a VPN responde com packets maiores que o suportado pelo Router e ai faz drop que causa a queda da VPN.

Sou eu a especular, já tentou perguntar ao departamento de IT da empresa qual a causa para as quedas?

Eles são servidor logo tem registos, ou se não tem, pode activar para perceber isso, igualmente do lado do cliente (seu) pode ser feito.

Boa Tarde, as novidades do que se passa

 

O tecnico vei cá e nada pode fazer pois esta tudo ok com a net, e esteve a falar com um engenheiro da empresa que disse para eu comunicar que a VPN está bloqueada na NOS e que tem de ser a NOS a resolver o problema internamente e desbloquear e que não era preciso mais intervenção técnica, pois tem de ser a NOS a resolver...o problema..

 

Isto não é ilegal? bloquear as 2 VPNs que tenho do trabalho e porque bloqueam as mesmas?

Pelo que sei só se bloqueiam acessos por ordem judicial….

 

Cumprimentos

Pedro Oliveira

É rescindir por justa causa, e eu estou no mesmo caminho

o problema é do router 

alem de ter esse problema com vpn  tambem não funcionar o espelhamento da app youtube , netflix ou qualquer app para as smart tv´s

eu tenho o mesmo problema á 6 meses e não querem trocar o router.

 

Pois, foi o melhor que arranjei para explicar, eu ia dizer muito pior mas para nao ofender ninguem foi melhor assim

 

Velocidade sem estar ligado ao vpn, 256m

Ligado ao vpn, 28m

O tecnico que ca veio viu a experiência 2 vezes e relatou que o problema e do router....mais nao digo senao sai asneira....

Boa tarde

 

Ja veio o tecnico e pos filtros para reduzir o ruido da rede

Em relacao a vpn e como o tecnico constatou e escreveu na folha de servico, mantem se as quebras que é devido ao router ter incompatibilidades com vpn

Dito isto esta tudo como antes e agradecia que me contactem

 

Router incompativel com VPN, essa é nova para mim.

 

De todas as formas, tenho o V1 500Mb e consigo mais de 300Mb na VPN da empresa.

Boa tarde

 

Ja veio o tecnico e pos filtros para reduzir o ruido da rede

Em relacao a vpn e como o tecnico constatou e escreveu na folha de servico, mantem se as quebras que é devido ao router ter incompatibilidades com vpn

Dito isto esta tudo como antes e agradecia que me contactem

Reputação 7
Crachá +2

Olá @pmvso,

Agradecemos o seu feedback.

Estamos disponíveis para qualquer questão.

Obrigada

Comentário