Header
Respondido

NOS acaba a 5/12 com o roaming nos tarifários de banda larga móvel e Kanguru



Mostre a primeira mensagem

103 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @tiagosgd

Compreendemos a situação. 
Sim, em dezembro de 2022, houve a descontinuação de trafego em roaming. 
Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Já não há para os tarifários de internet móvel, para os tarifários de telemóvel sim 

Significa que já não há roaming no estrangeiro???

Sendo assim desejo terminar com o meu contrato. Para ser rápido, vou ligar já para o serviço de apoio. Obrigado

(No entanto, devo dizer que antes do serviço terminar, não tinha internet no estrangeiro no router novo, só no antigo)

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @tiagosgd

Movemos o seu comentário para o artigo onde um utilizador questionou quanto à descontinuação do serviço de Roaming para os tarifários de internet móvel. 

Assim, garantimos a boa organização da informação. Desde de 5 de dezembro de 2022, os tarifários de internet móvel deixam de prever o Roaming. 
Obrigado

Boa tarde.

Tenho um TP-LINK M7000 como router móvel.

Em Portugal não tenho problemas em usar a minha net móvel. Mas sempre que vou ao estrangeiro fico sem internet.

O equipamento tem a opção roaming ativada.

Segundo o suporte da TP-LINK preciso de colocar o APN da rede de Portugal. Eu acho estranho, porque em Portugal funciona bem.

Podem ajudar-me por favor?

No passado, o suporte da NOS disse que estava resolvido, que fizeram qualquer coisa. Mas nunca funcionou... (só funciona com o router original da NOS da Alcatel, mas esse tem a bateria estragada).

Obrigado

Tiago

Boa noite @Mário P. 

 

Obrigado (uma vez mais).

 

Muito bem, mas aquele é o tarifário que está anunciado no site a 1 Gbps. Não faz sentido anunciarem no site 1 Gbps e o documento dizer 500 Mbps...

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @CP001

Agradecemos o seu feedback. 

Endereçámos a sua questão. No entanto, segundo o regulamento de velocidades, na página 9, publicada no site NOS, tem a indicação de que os valores podem diferenciar consoante o género de contratação. É, no entanto, que este seja anunciado. 

Obrigado 

@Mário P. posso dizer e até me vou alongar, como é costume 😄 150 Mbps não está correto… A velocidade do tarifário é 1 Gbps mesmo após 31 de março

 

 

 

Nos modelos de resumo dos contratos também há vários erros

  • A largura de banda máxima é 1 Gbps e não 500 Mbps
  • “condições detalhadas em nos.pt/polRoaming” ? Para quê dizer isto se o tarifário não tem roaming?
  • “Kanguru XL com todo o tráfego nacional incluído” ??? Tráfego nacional? Isto é um erro de palmatória! O que a NOS devia dizer era só “Kanguru XL com todo o tráfego incluído. Dados roaming não disponíveis.” 

Tráfego nacional neste mercado em Portugal sempre foi tráfego para servidores nacionais, como comprova este printscreen do vosso site do ano de 2008. Já não se usa falar em tráfego nacional e não é o que querem dizer.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

@CP001, bom dia. 

Pedimos desculpa, mas pode, por favor, detalhar-nos a questão?  

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Why? Acho que estão a fazer isso apenas para cativar os clientes a usar o 5G para depois quando terminar o tempo de experiência pagarem para ter 5G

Obrigado @Mário P. !

 

Pelo que acabei de verificar a informação do 5G e do Roaming já resolveram, mas faltou corrigir as velocidades 1 Gbps e 150 Mbps

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @CP001
Muito obrigado pelo seu alerta. 
Endereçámos o pedido de correção da informação de Roaming como, também, da informação do 5G nos tarifários com mais de 10GB. 
Obrigado

Voltámos ao mesmo. Esta página tornou a indicar que a NOS tem roaming na Internet móvel Kanguru https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/pos-pagos.aspx

 

 

Roaming

Consulte aqui informações sobre limites à utilização do serviço em roaming.

 

 

Afinal tem ou não tem? 

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @pgfct
Se houver novidades quanto à utilização ou politicas de utilização iremos informar. 
Obrigado

Bom dia @pgfct

Os operadores podem aplicar uma sobretaxa  aos consumos dos clientes, em roaming, no Espaço Económico Europeu e Reino Unido, sempre que, nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:

  1. Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  2. Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Fale connosco se surgirem questões. 

Obrigado

Obrigado. Realmente se o regulamento de refere ao reino unido como outra coisa que não seja um país terceiro em matéria de telecomunicações, precisa de actualização. 

 

E continuo a pensar que uma das melhores soluções para os consumidores que usem mais dados é usarem um cartão sim ou melhor ainda. esim que permita roaming de dados ilimitado na UE, como por exemplo o Holafly. Mas há muitos outros... 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Elizaveta Afanaseva

Movemos o seu comentário para um artigo onde o tema da descontinuação do trafego de dados móveis, em roaming, em tarifários pós-pagos foi descontinuado. 
O seu tarifário é por carregamentos? Os tarifários de internet móvel por carregamentos (pré-pagos) não disponibilizam ou disponibilizaram esta possibilidade. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pgfct

Os operadores podem aplicar uma sobretaxa  aos consumos dos clientes, em roaming, no Espaço Económico Europeu e Reino Unido, sempre que, nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:

  1. Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  2. Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Fale connosco se surgirem questões. 

Obrigado

Boa tarde!

tenho kanguru XL pré-pago já 7 anos.

Tenho o problema com os dados movies agora em Espanha. Experimentei com APN (umts, myconnection), mas sem sucesso. 
queria perguntar o que pode fazer. 
 

obrigada,

Elizaveta

Compreendemos o que nos indica, @pgfct

Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. 
Obrigado

Parece bastante claro que esta política de “Sem roaming” implementada agora pela NOS viola claramente o Regulamento (UE) 2016/2286 que obriga as operadoras a disponibilizarem serviços de dados ela política conhecida como “Roam Like Home”. Pelo menos uma parte dos dados adquiridos têm que ser disponibilizados no EEE pelo preço doméstico.
Além de que é também um retrocesso à idade da pedra das operadoras móveis, será possível a NOS não ter dinheiro para pagar a troca de dados com outras operadoras móveis europeias?

Estou de acordo com o que diz, é o regresso à idade da pedra. A sua observação final é muito acertada, os clientes que têm um contrato de 24 meses com a NOS como eu não deviam ver as condições alteradas do nada.

Em relação ao segundo comentário que fez, a política de roaming de limitar aos 2 meses é uma obrigação europeia. O “pacotes de dados abertos” é um ilimitado. Faria pouco sentido que um cliente com dados ilimitados tivesse menos dados para usar em roaming do que um cliente que pagasse o mesmo, mas com um pacote de dados limitado. Com todo o respeito, não acompanho o que disse no segundo comentário.

Pelo que vi no site da UE ha tolerância quanto aos dados serem limitados foram do país onde o pacote é comercializado e ser limitado aos Gb corrrespondendo ao custo por euros divdido por 0,9. 

 

Não sei se a legislação europeia correntement engloba o tipo de situação e se determina que constituiria uma obstrução à livre circulação de pessoas.

 

Mas efectivamente o que as operadoras estão a fazer é limitar a concorrência transnacional no mercado europeu. 

 

A solução é os consumidores usarem outros serviços que contratam com as operadoras europeias, tipo holafly, usando esims. Pena que estes ainda não incluam empresas da UE: 

 

Reputação 7
Crachá +6

Já esclarecemos a sua questão no comentário anterior, @Alberto Caeiro Oitavo

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 3

A NOS cumpre na integra as diretivas e a legislação portuguesa, @Alberto Caeiro Oitavo

De acordo com o regulamento que refere os operadores não são obrigados a fornecer roaming. No entanto, se estes, decidem que o tarifário tem roaming temos obrigação de disponibilizá-lo como em Portugal, dentro da união europeia. 

Muito obrigado 

Claro que refere:
Este limite apenas pode ser fixado para tarifários que obedeçam a determinadas condições, tarifários classificados como “pacotes de dados abertos” e tarifários pré-pagos tarifados por unidade de consumo.
Os tarifários pós-pagos da NOS não se enquadram em nenhum dos dois tipos de tarifários que podem ser limitados, no caso dos pós-pagos com volume de dados limitado, como é o caso de todos os tarifários da página que enviou a NOS é obrigada a aplicar o RLH.
Se o regulamento foi feito para os consumidores não serem discriminados quando viajam dentro do EEE não faz qualquer sentido que agora simplesmente fiquem sem internet porque a NOS não quer pagar as ligações aos outros operadores europeus.
Claro que todos percebem que os concorrentes são grupos de comunicações globais e que não têm que pagar ligações com a maioria do EEE mas isso não faz com que a NOS não esteja obrigada prestar o serviço.

Reputação 7
Crachá +6

A NOS cumpre na integra as diretivas e a legislação portuguesa, @Alberto Caeiro Oitavo

De acordo com o regulamento que refere os operadores não são obrigados a fornecer roaming. No entanto, se estes, decidem que o tarifário tem roaming temos obrigação de disponibilizá-lo como em Portugal, dentro da união europeia. 

Muito obrigado 

Reputação 3

Compreendemos o que nos indica, @pgfct

Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. 
Obrigado

Parece bastante claro que esta política de “Sem roaming” implementada agora pela NOS viola claramente o Regulamento (UE) 2016/2286 que obriga as operadoras a disponibilizarem serviços de dados ela política conhecida como “Roam Like Home”. Pelo menos uma parte dos dados adquiridos têm que ser disponibilizados no EEE pelo preço doméstico.
Além de que é também um retrocesso à idade da pedra das operadoras móveis, será possível a NOS não ter dinheiro para pagar a troca de dados com outras operadoras móveis europeias?

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que nos indica, @pgfct

Verifique, por favor, as condições da oferta e a opção “Roaming”. 
Obrigado

Comentário