Header

ISP NOS utiliza CGNAT?


Bom dia,

 

 

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

 

Obrigado


88 Comentários

Reputação 7

Bom dia @CP001,

Vou responder-lhe ponto a ponto.

“Tradicionalmente quando é ligado o modo bridge na porta 4 de router NOS (porta 3 em modelos com apenas 3 LAN físicas) é atribuído um IP externo distinto ao equipamento que ligue a essa porta (idealmente um segundo router com firewall ativa). Para quem se lembra do Zon Hub 1.0-3.0, esta funcionalidade está disponível iniciando o router com as credenciais home_admin e zonnetadmin. Quando em 2018 foi lançado o router 4.0 essa foi uma das funcionalidades escolhidas para integrar o aminhanet.nos.pt, hoje nosnet.pt”

  • Em modo bridge, a firewall do router está desativada para essa ligação especifica.

“Depois deste anúncio da NOS de que se achava no direito de aplicar CGNAT a qualquer contrato fixo, acho que é perfeitamente possível o que diz o @Olaf se existir algum nível de programação ou configuração estrambólica na página de gestão NOS NET desenhada pela NOS para o router reiniciar quando se ativa alguma das configurações avançadas ou quando se liga o bridge na porta 4 e ser nesse reinício atribuído um novo IP externo livre, sem aplicação de CGNAT. Já vi tanta coisa na NOS que nada me admiraria. Por isso @Jorge C seguindo este raciocínio acho perfeitamente possível o que diz o @Olaf. Não sabemos se é mesmo isso que acontece, mas é uma possibilidade visto desta forma.

Seria uma forma de a NOS sinalizar “Ei, estamos perante um cliente exigente. Será melhor desativar-lhe o CGNAT! (no IP externo normal e no segundo IP externo atribuído em bridge)”

  • As outras portas do router que não foram configuradas para o modo bridge permanecem no modo normal, com as suas funções habituais, como routing, firewall, NAT, QoS, entre outras, conforme a configuração.

“O @Jorge C acho que está a partir do pressuposto de que os routers da NOS são normais e têm sobretudo uma gestão local. No entanto, não nos podemos esquecer de que desde 2017 a gestão é perfeitamente centralizada e a NOS tem uma gestão das funcionalidades do router também esta centralizada e qualquer alteração nas funções do router, input do cliente, pode gerar uma instrução automática que por sua vez despolete um novo IP atribuído, sem CGNAT. É uma questão de um pouco de código, nada mais.

Na rede móvel (Kanguru XL em 4G, perfil 151) é assim que acontece – só é necessário um telefonema para a NOS para desligar o CGNAT e nesse sentido na rede fixa existir uma sequência de instruções via NOS NET que despolete algo semelhante julgo não ser estranho…”

  • Acredito que a NOS possa pontualmente criar exceções para contornar dificuldades de alguns clientes mas não existe qualquer evidência que ativar o modo bridge mude o ip cgnat para um ip público normal. Se assim fosse cada vez que fosse alterado para bdrige, a NOS teria de atualizar os seus sistemas e tabelas de routing para encaminhar o tráfego para o novo endereço ip público do router o que não me parece muito expedito.

Obrigado

Bom dia, @Jorge C,

 

Porque é que eu falei num segundo router com firewall ativa ser o ideal para usar no modo bridge? 
 

Precisamente por isso que afirmou, porque como tenho dito repetidamente aqui no fórum NOS ao longo dos anos, o modo bridge não tem firewall. Tenho chamado muitas vezes a atenção dos clientes para esse aspeto.

 

Repare que eu não contraponho nada do que referiu nesse comentário ou o comentário anterior. Está correto.

 

Mas tal não invalida que o que o @Olaf disse possa estar também correto.

 

Está a ver isso de um ponto de vista de um router tradicional e de como funcionava até aqui a rede da NOS.

 

O que o @Olaf disse é que passou a funcionar de maneira diferente, devido a uma programação engenhosa feita recentemente pela NOS, que atribui um IP externo sem CGNAT de cada vez que o cliente ativa uma funcionalidade avançada.

 

Se eu tenho a certeza que é assim que a NOS está a funcionar? Não tenho, mas é perfeitamente possível programar centralmente do lado da NOS para isto acontecer.

Reputação 7

Bom dia, @Jorge C,

 

Porque é que eu falei num segundo router com firewall ativa ser o ideal para usar no modo bridge? 
 

Precisamente por isso que afirmou, porque como tenho dito repetidamente aqui no fórum NOS ao longo dos anos, o modo bridge não tem firewall. Tenho chamado muitas vezes a atenção dos clientes para esse aspeto.

 

Repare que eu não contraponho nada do que referiu nesse comentário ou o comentário anterior. Está correto.

 

Mas tal não invalida que o que o @Olaf disse possa estar também correto.

 

Está a ver isso de um ponto de vista de um router tradicional e de como funcionava até aqui a rede da NOS.

 

O que o @Olaf disse é que passou a funcionar de maneira diferente, devido a uma programação engenhosa feita recentemente pela NOS, que atribui um IP externo sem CGNAT de cada vez que o cliente ativa uma funcionalidade avançada.

 

Se eu tenho a certeza que é assim que a NOS está a funcionar? Não tenho, mas é perfeitamente possível programar centralmente do lado da NOS para isto acontecer.

 

Certo! Mas veja as coisas por um prisma meramente comercial, em geral, um IP público costuma ser mais caro do que um IP CGNAT, pois os IPs públicos são recursos limitados e requerem alocação direta de endereços IP exclusivos, enquanto um IP CGNAT permite que vários clientes compartilhem um único endereço IP público através da tradução do endereço de rede (NAT).

Portanto acho altamente improvável a situação apresentada.

Obrigado

@Jorge C é verdade, mas é precisamente por esse motivo que eles fazerem isso a quem ative uma certa funcionalidade, na consola de gestão, acaba por fazer sentido. 
 

Uma minoria de clientes usa as funcionalidades avançadas do router. Assim sendo, faz sentido que pelo menos para essa minoria a NOS esteja a reservar IPs sem aplicação de CGNAT. Ou melhor, faz sentido que a NOS esteja a pensar nisso.

Reputação 7

@Jorge C é verdade, mas é precisamente por esse motivo que eles fazerem isso a quem ative uma certa funcionalidade, na consola de gestão, acaba por fazer sentido. 
 

Uma minoria de clientes usa as funcionalidades avançadas do router. Assim sendo, faz sentido que pelo menos para essa minoria a NOS esteja a reservar IPs sem aplicação de CGNAT. Ou melhor, faz sentido que a NOS esteja a pensar nisso.

 

Faria sentido no entanto tenho quase a certeza que não, pelo menos nos que verifiquei.
Fiquei com uma certa curiosidade em saber a origem dessa história 😅

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

@Jorge C, se bem sei apenas acontece isso no equipamento que estiver na porta 4, certo? 
 

aquilo que estou a tentar dizer é que se ativar a funcionalidade na nos net, mesmo que não tenha nenhum equipamento na porta 4 o CGNAT fica inativo. Faça uso ou não de um equipamento da porta 4

 

Não! Os ips são atribuídos pelo ISP, não existe modo algum do router que mude esta situação.

Obrigado

 

Nem mais! Não entendo o cenário “em modo BRIDGE o CGNAT fica inactivo”!

Reputação 7
Crachá +2

@Jorge C é verdade, mas é precisamente por esse motivo que eles fazerem isso a quem ative uma certa funcionalidade, na consola de gestão, acaba por fazer sentido. 

Uma minoria de clientes usa as funcionalidades avançadas do router. Assim sendo, faz sentido que pelo menos para essa minoria a NOS esteja a reservar IPs sem aplicação de CGNAT. Ou melhor, faz sentido que a NOS esteja a pensar nisso.

 

E a NOS está a “pensar” nisso? É que eu já fiz todas as perguntas possíveis neste tópico e NADA foi afirmado / esclarecido!

Reputação 7

 

Não! Os ips são atribuídos pelo ISP, não existe modo algum do router que mude esta situação.

Obrigado

 

 

Nem mais! Não entendo o cenário “em modo BRIDGE o CGNAT fica inactivo”!

 

 

Boa noite @marcolopes,

Esse cenário bizarro foi introduzido neste comentário aqui 🙄

Obrigado

 

Não! Os ips são atribuídos pelo ISP, não existe modo algum do router que mude esta situação.

Obrigado

 

 

Nem mais! Não entendo o cenário “em modo BRIDGE o CGNAT fica inactivo”!

 

 

Boa noite @marcolopes,

Esse cenário bizarro foi introduzido neste comentário aqui 🙄

Obrigado

Foi introduzido pela NOS que passou essa informação pelo Apoio Técnico a um cliente que é super user do fórum. 
Bizarro, estranho, isso seria seguramente, mas com programação básica faz-se isso.

 

Agora a NOS é que tem de vir confirmar de que forma é que faz essa gestão e a melhor forma seria explicar aqui no fórum ou no site.

Reputação 7

 

Não! Os ips são atribuídos pelo ISP, não existe modo algum do router que mude esta situação.

Obrigado

 

 

Nem mais! Não entendo o cenário “em modo BRIDGE o CGNAT fica inactivo”!

 

 

Boa noite @marcolopes,

Esse cenário bizarro foi introduzido neste comentário aqui 🙄

Obrigado

 

Foi introduzido pela NOS que passou essa informação pelo Apoio Técnico a um cliente que é super user do fórum. 
Bizarro, estranho, isso seria seguramente, mas com programação básica faz-se isso.

 

Agora a NOS é que tem de vir confirmar de que forma é que faz essa gestão e a melhor forma seria explicar aqui no fórum ou no site.

 

Bom dia a todos,

O Fórum tem gestores da comunidade da NOS que caso entendam, podem esclarecer.

Por um ponto de vista comercial, não faz sentido oferecer um IP dinâmico público que é mais caro do que um IP CGNAT, pois os IPs públicos são recursos limitados e requerem alocação direta de endereços IP exclusivos, enquanto um IP CGNAT permite que vários clientes compartilhem um único endereço IP público através do NAT.

Quando cliente liga o router o sistema de autenticação verifica a identidade do cliente. Isso pode ser feito através de autenticação baseada em hardware (por exemplo, endereço MAC do dispositivo) ou outros métodos de identificação.

Na minha opinião não faz sentido, o que me leva a questionar a credibilidade dessa informação.

Obrigado

 

Não! Os ips são atribuídos pelo ISP, não existe modo algum do router que mude esta situação.

Obrigado

 

 

Nem mais! Não entendo o cenário “em modo BRIDGE o CGNAT fica inactivo”!

 

 

Boa noite @marcolopes,

Esse cenário bizarro foi introduzido neste comentário aqui 🙄

Obrigado

 

Foi introduzido pela NOS que passou essa informação pelo Apoio Técnico a um cliente que é super user do fórum. 
Bizarro, estranho, isso seria seguramente, mas com programação básica faz-se isso.

 

Agora a NOS é que tem de vir confirmar de que forma é que faz essa gestão e a melhor forma seria explicar aqui no fórum ou no site.

 

Bom dia a todos,

O Fórum tem gestores da comunidade da NOS que caso entendam, podem esclarecer.

Por um ponto de vista comercial, não faz sentido oferecer um IP dinâmico público que é mais caro do que um IP CGNAT, pois os IPs públicos são recursos limitados e requerem alocação direta de endereços IP exclusivos, enquanto um IP CGNAT permite que vários clientes compartilhem um único endereço IP público através do NAT.

Quando cliente liga o router o sistema de autenticação verifica a identidade do cliente. Isso pode ser feito através de autenticação baseada em hardware (por exemplo, endereço MAC do dispositivo) ou outros métodos de identificação.

Na minha opinião não faz sentido, o que me leva a questionar a credibilidade dessa informação.

Obrigado

Bom dia,

 

Entendo-o
 

Não diria que não faça sentido @Jorge C, diria antes que seria algo muito pouco usual, de facto.

 

A NOS podia esclarecer aqui que pacotes de internet fixa têm aplicação de CGNAT e que pacotes não têm e quais os critérios.

 

A questão do preço não sei como será, porque na realidade desde a fundação a NOS nunca cobrou pelo IP público dinâmico, sem aplicação CGNAT. Seria sempre algo novo, uma prática nova que, caso tenha entrado em vigor, na rede fixa só deve ter entrado em vigor muito recentemente.

Reputação 7

Boa tarde @João H.,

Agradeço que assim tenha disponibilidade, esclareça a informação do apoio técnico aqui.

Caso seja uma informação exata, com toda a certeza os clientes ficariam satisfeitos.

A minha opinião já foi expressa várias vezes neste tópico.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas.

Estamos a acompanhar este tema internamente com as equipas responsáveis NOS. 

Logo que tenhamos mais informações serão partilhadas pelos meios habituais. 🙂

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário