Header

ISP NOS utiliza CGNAT?


Bom dia,

 

 

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

 

Obrigado


88 Comentários

Reputação 1

Penso que não possam, se a NOS utiliza em algumas ofertas faz sentido que a gestão seja deles e não pretendam alterar 

Exacto, pelo que não faz qualquer sentido estarem-me a dizer para falar com a PC Medic.

Agora a questão é: eu tinha no meu serviço a possibilidade de reencaminhamento de portas, e estava a funcionar lindamente até meados de dezembro. De repente sem qualquer aviso deixa de funcionar. 

Ora, eu não mudei de tarifário nem fiquei a pagar menos do que antes. Porque raio é que passei a ter pior serviço?

A solução tem sempre de vir da NOS, já que foram eles a criar o problema. E dizerem-me para ir a uma APP que não funciona com o router que eles me atribuíram, ou a ligar (e pagar) a uma empresa externa que não tem autonomia para fazer o que precisa ser feito não é solução, é passar para o cliente a responsabilidade de um problema que eles causaram.

Querem alterar as coisas quando terminar a fidelização? Óptimo, força nisso. Cá estarei para decidir se quero continuar a ser cliente.

Fazerem-no a meio de um contrato é que não.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @nunopicado

Lamentamos a situação. Não temos conhecimento de que existam dificuldades no encaminhamento de portos.

Diga-nos, por favor, qual o Router que tem instalado.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @nunopicado

Lamentamos a situação. Não temos conhecimento de que existam dificuldades no encaminhamento de portos.

Diga-nos, por favor, qual  o Router que tem instalado.

Obrigado

O meu router pessoal é o Asus RT-AX55, mas mesmo repondo o de origem da NOS, o Hitron GVE-39321, está a falhar.
O meu IP publico é diferente daquele que o router reconhece como IP WAN, fazendo crer que a NOS aplicou CGNAT ao meu serviço.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @nunopicado.

Para uma ajuda personalizada em questões de micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a pcmedic, através do 16991.

Saiba mais através do site NOS.

Obrigado

Reputação 1

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @nunopicado.

Para uma ajuda personalizada em questões de micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a pcmedic, através do 16991.

Saiba mais através do site NOS.

Obrigado

 

Boa noite João.
Aproveito a oportunidade para agradecer a imensa ajuda que está a dar.
Demorar 3 dias para dizer a um cliente para ligar para a PC Medic depois do cliente dizer que já trabalhou com a PC Medic e o caso nada tem a ver com eles, é de valor. Dizer para ligar para uma empresa externa para resolver um problema causado pela NOS internamente, é preciso coragem.

Caro amigo, eu não fiz contrato com a PC Medic. Fiz contrato com a NOS. A NOS mudou as regras do jogo a meio do contrato, durante a fidelização. A PC Medic não vai fazer o milagre de reconfigurar os servidores da NOS, ou vai? A PC Medic tem autonomia para remover o CGNAT dos clientes? Algo me diz que não. Fazemos assim, ligam vocês para a PC Medic, perguntam como resolver, e depois deles vos dizerem, e com razão, que não têm nada a ver com o assunto, vocês falam com a vossa equipa interna para resolver o problema do VOSSO cliente que eles próprios criaram. Pode ser assim?
 

Mas não há problema algum, está tudo na maior paz.
Maio termina a fidelização, pelo que um dia destes um ou uma colega estará a ligar com aquela conversinha de “por apenas mais uns euros fica com um serviço fantástico, mantendo a mesma nódoa de tvbox com 10 anos, o mesmo router que precisa ser reiniciado dia sim, dia não, e uma internet que agora já não funciona para nenhum utilizador que queira mais do que aceder às redes sociais, e ficando mais 24 meses fidelizado”.

Nessa altura, a minha resposta será dada.
Talvez não fosse pior deixarem em sistema que é melhor não ligar...

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

 

BOMBA!!!

Já tinha muito se tinha especulado sobre este tema devido aos enormes problemas em configurar o PF nos ROUTERS “NOS”

Afinal, constatou-se que eram apenas “BUGS” de firmware…

Agora, cai a BOMBA! “a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra (leia-se HFC ou FTTH) ou Satélite

Portanto… PODE!

E como é que o cliente sabe?

E existe possibilidade do cliente não ser afectado por esta monstruosidade?

Reputação 1

E existe possibilidade do cliente não ser afectado por esta monstruosidade?


Ouvi dizer que se ligares à PCMedic eles fazem lá umas rezas e o CGNAT vai para o inferno.
/s​​​​​

Reputação 7
Crachá +2

E existe possibilidade do cliente não ser afectado por esta monstruosidade?


Ouvi dizer que se ligares à PCMedic eles fazem lá umas rezas e o CGNAT vai para o inferno.
/s​​​​​

 

A NOS deveria ser processada por tentativa de BURLA ao remeter os clientes para uma empresa de assistência PAGA, quando estão em questão simples pedidos de informação técnica sobre o serviço, FALHAS de configuração devidas a BUGS, LIMITAÇÕES, IMPOSIÇÕES e ou SIMILARES!!!

É da responsabilidade da NOS prestar todas as informações técnicas sobre o serviço vendido!

Se NÃO suportam funcionalidades, se REMOVEM funcionalidades, etc etc, devem-no dizer CLARAMENTE!

Reputação 7
Crachá +2

Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router… (agora não tenho paciência para testar o PF - a NOS tomou a iniciativa de me fazer RESET das regras!!! - mas logo que possível vou fazer um este de acesso via FTP)

 

Reputação 1

É o hábito de lidar com clientes que não percebem nada de informática, e muito pouco dos seus direitos.
Esquecem-se é que o mercado está a mudar, e cada vez mais o cliente se começa a informar. Numa altura onde o teletrabalho é comum, a net em casa é usada para muito mais do que aceder a sites de redes sociais.

Cobrar todos os meses é muito giro, mas segurar o cliente atualizando o serviço para melhor? Nahhh, não vale a pena.
Isso são todos, diga-se, mas a NOS vai mais longe e atualiza o serviço para pior!

É uma alegria ter clientes com períodos de fidelização e fazer-se o que se quer.
Um dia destes acaba essa mama, aí sim vão ter de se virar para manter o cliente.

Reputação 1

Uma coisa é certa… o meu IP público comunicado ao NO-IP não tem nada a ver com o IP público declarado pelo router… (agora não tenho paciência para testar o PF - a NOS tomou a iniciativa de me fazer RESET das regras!!! - mas logo que possível vou fazer um este de acesso via FTP)

 

É, a NOS anda muito fã de “tomar a iniciativa”, no que toca a perturbar o funcionamento das redes dos clientes.

Reputação 1

Se NÃO suportam funcionalidades, se REMOVEM funcionalidades, etc etc, devem-no dizer CLARAMENTE!

 

“Caro cliente:
A partir de dia x do mês y, quando termina a fidelização do seu contrato connosco, o seu serviço irá passar a ser fornecido com recurso à tecnologia CGNAT, que faz de si um mero peão no que toca ao serviço pelo qual nos PAGA, e impedindo-o de ter acesso a muitos recursos que hoje toma como certos, sendo certo que a NOS nos dá jeito para poupar-mos uns troquitos - não se preocupe, a si continuaremos a cobrar o mais que seja possível.
Foi escolhida essa data para que possa decidir se quer mesmo continuar a dar-nos o seu dinheiro.”

Era dizer algo assim, mas a transparência podia fazer cócegas, e melhor não tentar...

Reputação 7
Crachá +2

Bem… depois de uma configuração de PF ao Router, não sei porque razão, o IP reportado ao NO-IP actualizou…

Tudo a funcionar correctamente no Router 5v2 HFC

PF para FTP Server configurado (ATENÇÃO AO BUG!!!)

Porta 21 aberta correctamente

BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF: https://forum.nos.pt/app-nos-net-108/como-configurar-regras-de-port-forward-no-router-em-nosnet-pt-13802?postid=261475#post261475

Reputação 7
Crachá +6

@nunopicado, as configurações que está a tentar realizar está a ser na NOS Net ou na página de gestão do Router? 

Recordamos que o Router Wi-Fi, as configurações são realizadas ao aceder a http://192.168.1.1

@marcolopes, a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores cabendo à NOS decisão de aplicação ou não.​​​​​​​

Obrigado, 

Reputação 1

@nunopicado, as configurações que está a tentar realizar está a ser na NOS Net ou na página de gestão do Router? 

Recordamos que o Router Wi-Fi, as configurações são realizadas ao aceder a http://192.168.1.1

@marcolopes

Eu não estou a tentar realizar configurações nenhumas. Se estivesse , seriam no router, já que a app NOS Net não permite no meu serviço a abertura de portas. As configurações que já estão feitas estavam a trabalhar lindamente até aplicarem o CGNAT.

 

@nunopicado

@marcolopes, a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores cabendo à NOS decisão de aplicação ou não.

Sem dúvida, terem colocado o CGNAT no meu serviço vai servir para me garantir a máxima qualidade de serviço... Tem é um delay até o fim da fidelização, mas assim que ela acabar, realmente, creio que o meu serviço vai melhorar.

Reputação 7
Crachá +2

​​​​​@marcolopes, a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores cabendo à NOS decisão de aplicação ou não.

Obrigado, 

 

Lá está… pode… quando quiser… como quiser… se quiser… Não há informação sobre onde o faz… os clientes que DEPENDEM da um IP público (ainda que não fixo) ficam totalmente dependentes das vontades da NOS.

É claro que grande parte dos clientes não tem qualquer interesse nesta matéria… mas a NOS deveria implementar uma política completamente diferente! Esta é uma questão de IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL para uma parte dos clientes, ainda que possa ser pequena… portanto, a NOS deveria implementar uma política que garantisse a NÃO implementação de NAT por cliente.

E agora pergunto: É POSSÍVEL garantir a um cliente NOS que não lhe será aplicada esta grave limitação na gestão de IP’s públicos? Ou esta implementação não está pensada por forma a ser possível configurar CLIENTE a CLIENTE?

Reputação 7
Crachá +2

Sem dúvida, terem colocado o CGNAT no meu serviço vai servir para me garantir a máxima qualidade de serviço... Tem é um delay até o fim da fidelização, mas assim que ela acabar, realmente, creio que o meu serviço vai melhorar.

 

O que a moderação quis dizer foi “a NOS pode, sim, recorrer à utilização do CGNAT para garantir a máxima QUANTIDADE de CLIENTES suportados pela rede NOS, sem que tenha de adquirir novas gamas de IPs,  COMPROMETENDO de forma GRAVOSA a QUALIDADE de SERVIÇO dos utilizadores, nomeadamente a IMPOSSIBILIDADE de utilização de uma gama de serviços que dependem da atribuição de um IP por cliente”

Reputação 7
Crachá +6

Essa gestão é da responsabilidade da NOS e, por conseguinte, se tiver algum problema na utilização do serviço que possa estar relacionado com a utilização de CGNAT, entre em contacto connosco para ser despistado e corrigido, @marcolopes

Muito obrigado

Reputação 1

Essa gestão é da responsabilidade da NOS e, por conseguinte, se tiver algum problema na utilização do serviço que possa estar relacionado com a utilização de CGNAT, entre em contacto connosco para ser despistado e corrigido, @marcolopes

Muito obrigado


Estás a ver, @marcolopes. Afinal é fácil.
Se te puserem o CGNAT, entras em contacto com a NOS, e resolve-se tudo… 
Dizem-te para ligares para a PCMedic, vais ver, fica logo tudo a funcionar.

 

Mário, a sério, a culpa não é tua, estás só a fazer o teu trabalho, mas aqui entre nós que ninguém nos ouve, para dar essa resposta mais valia fingir que não tinhas visto a pergunta.
Dizeres ao @marcolopes para entrar em contato para resolver uma coisa que nesta mesma thread a NOS, por vosso intermédio, provou que não tem intenção de resolver, é realmente qualquer coisa...

Reputação 7
Crachá +2

Essa gestão é da responsabilidade da NOS e, por conseguinte, se tiver algum problema na utilização do serviço que possa estar relacionado com a utilização de CGNAT, entre em contacto connosco para ser despistado e corrigido, @marcolopes

Muito obrigado

 

Volto perguntar: É POSSÍVEL NÃO aplicar o CGNAT a um cliente se ele contactar o SUPORTE da NOS com essa finalidade? Sim, porque ESSA é uma ÚNICA possibilidade de resolver as limitações impostas pela introdução do CGNAT!

Reputação 1

Volto perguntar: É POSSÍVEL NÃO aplicar o CGNAT a um cliente se ele contactar o SUPORTE da NOS com essa finalidade? Sim, porque ESSA é uma ÚNICA possibilidade de resolver as limitações impostas pela introdução do CGNAT!

 

Reputação 7
Crachá +2

Estás a ver, @marcolopes. Afinal é fácil.
Se te puserem o CGNAT, entras em contacto com a NOS, e resolve-se tudo… 
Dizem-te para ligares para a PCMedic, vais ver, fica logo tudo a funcionar

 

A NOS remete para a PCMEDIC sempre que não sabe como resolver os próprios problemas que cria!

 

Reputação 7
Crachá +2

Que eu tenha conhecimento o apoio da NOS não tem de momento nenhuma informação relativamente  a utilização de cgnat e não tem meios nenhuns para prestar apoio. Vou verificar melhor amanhã

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Guimas e @marcolopes, a NOS pode definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. A NOS pode, ainda, se necessário, aplicar medidas de gestão de tráfego mais gravosas, quando tal resulte da necessidade de implementar ordens judiciais, de autoridades administrativas ou dar cumprimento a atos legislativos, preservar a integridade e segurança da rede, prevenir congestionamentos iminentes da rede e atenuar efeitos de congestionamentos excecionais ou temporários. Conforme estabelecido nas Cláusulas Gerais Contratuais como, também, na condições especificas do serviço

Esclarecido quanto à legitimidade, questionamos se têm dificuldades com o serviço de internet, se sim, por favor, partilhem. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 

Obrigado, 

@Mário P. com CGNAT o cliente fica com um IP público partilhado com vários outros clientes. A NOS passou a fazer isso na rede móvel tal como os outros operadores, mas o que nos assustou foi o facto de o @Mário P. ter dito que era possível a NOS aplicar o mesmo a clientes de internet fixa, algo que é inaudito em Portugal nas operadoras NOS, MEO e Vodafone desde a sua fundação. Até hoje na NOS nunca tal me foi aplicado e terei de mudar de mudar de operador se isso acontecer.

 

Existe ainda a agravante de, segundo é público, a NOS não disponibilizar ainda IPv6 a todos os clientes.

 

Um cliente que queira ter um servidor doméstico e aparelhos a comunicar com o exterior fica com a vida muito complicada com esta decisão da NOS, apesar de como tudo na internet existirem algumas alternativas mas bastante mais complexas de configurar.

Comentário