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Giga Router Wi-Fi 6 HFC testado por Diogo


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Fotografias: @Diogo 

Olá Comunidade ☀️,

 

Nesta celebração dos 100 MIL users trago-vos a review do router 6.0 Wi-Fi 6 para tecnologia HFC.

Todo o vosso feedback seja ele críticas construtivas, pedido de adição de info ou questões respeitando, claro, o tema são absolutamente bem-vindos a qualquer altura. Eu ou outro colega da Comunidade iremos responder-vos prontamente.

Maltinha, descredibilizem possíveis intervenções desordeiras ou spam reportando com a finalidade de mitigar, de alguma maneira, esses comportamentos.

 

Comecemos pelo elefante na sala, shall we?

 

O que é o Wi-Fi 6?

 

Com a norma 802.11.ax consegue ser mais eficiente, rápido e sobretudo dar um reforço exponencial através do protocolo WPA3.

Consequentemente poderás ter até uns 100 equipamentos em simultâneo ligados à tua rede aos atuais 50 do router antecessor (5.0 v2). O único senão é a necessidade de equipamentos com Wi-Fi 6 integrado.

 

Significa velocidades superiores?

 

Podes crer! Expande a banda de Wi-Fi dos 80Mhz até 160Mhz para velocidades incríveis e constantes numa utilização intensa potencializada pela tecnologia OFDMA.

Mesmo permitindo-me optar pelos 20/40Mhz na rede 2.4Ghz a opção não fica guardada pelo endereço *http://192.168.1.1/

O ping nas ligações Wi-Fi 6 (cabo e sem fios) manteve-se nos 10-12 e em Wi-Fi 5 (sem fios) variava entre os 15 até um máximo de 23. Quanto menor melhor principalmente para os gamers.

 

Curiosidade: A Playstation 5 é a primeira consola doméstica com Wi-Fi 6.

 

*Dados para login:

utilizador: admin

password: password

 

Como me asseguro que estou ligado à rede Wi-Fi 6?

 

Neste exemplo, no símbolo habitual do Wi-Fi no smartphone é incorporado um 6.

 

Consciencioso e admirador do ambiente

 

Desenvolvido com 100% plástico reciclável consegue ainda melhor durabilidade da bateria dos vossos dispositivos conectados pela tecnologia “Target Wake Time”. Só haverá comunicação com o router nos momentos em que se justifique, não sendo preciso transformam-se numa espécie de belas adormecidas sem a necessidade de tocar no fuso de uma roca. 💤

 

Porquê só agora uma review de um router?

 

Bem, o 5.0 v2 gerou muito dissabor em mim.

Quando me foi instalado em 2020 tornou-se um pesadelo aparentemente sem fim à vista.

Sucediam-se quebras repetitivas ao longo do dia, não conseguia usufruir corretamente da NOS TV na Apple TV. Acumulavam-se chamadas atrás de chamadas para o Apoio e chegou a vir um auditor com pedidos para as equipas de exterior. Não fui o único, houve dezenas de relatos com os mesmos sintomas alterando a culpa entre valores desfavoráveis na instalação do serviço ou no chip utilizado pela Hitron.

Felizmente com atualizações muito necessárias, foi estabilizando e os reboots durante a madrugada gerados pela própria NOS era a minha única crítica.

 

 

Podias ter pedido downgrade, porque não o fizeste?

 

Ótima questão. Não o fiz porque acreditava no potencial do equipamento e a seu tempo averiguei isso mesmo, mas essencialmente pelo alcance superior do Wi-Fi pelas divisões da casa.

Por exemplo, na casa onde moro hoje em dia o v2 nunca tinha gerado quebras momentâneas.

 

Posto o v2 de parte, o que nos espera o 6.0 segundo os teus testes?

 

A nível de hardware estas são as especificações:

  • 2.4 (máximo a nível teórico 1.2Gbps) e 5Ghz (4.8Gbps);
  • 3 portas Ethernet 1Gb para acesso à internet por cabo;
  • 2 entradas para conectarem os telefones fixos;
  • Porta USB 2.0;
  • Botão WPS (a password deixa de ser necessária para se ligarem à WWW);
  • Ligação para o cabo coaxial;
  • Entrada power destinada ao transformador;
  • Orifício destinado ao reset manual na base;
  • Interruptor ON/OFF

 

Eu não costumo entrar em tecnicalidades ou testes exaustivos de todas as potencialidades do router, pois faço uma utilização a meu ver comum à maioria dos clientes jovens.

 

A nível de ¹velocidades e alcance é idêntico ao v2.

As ²velocidades são, por norma, acima dos 300/100 em ligações Wi-Fi ou + de 500s/100 por cabo. Infelizmente permanece com alcance insuficiente para cobrir a área da minha residência, mas complementa-se extraordinariamente com os Super Extenders para preencher essa lacuna.

Com os Super Pods (não em todas as divisões) verifico velocidades superiores a 400 megas com sinal “Excelente” posicionando-me relativamente perto.

Até à data não cheguei a esses valores com o Wi-Fi do router pelo meu smartphone Samsung com norma ax.

Zero reboots ou quebras desde janeiro (mês do seu envio). 🤞

 

¹Desliguem a rede Wi-Fi da Plume para testes mais precisos e justos evitando qualquer interferência.

²Ao usarem uma VPN o aumento do Ping e descida de velocidade durante um speedtest será normal.

Mas se prejudicar de, alguma forma, a utilização reportem junto do Apoio.

 

Conhece o Wi-Fi Total aqui.

 

IPV6?

 

IPV4 ativo para já. A NOS disponibiliza o IPV6 no router 5.0 v1. Vamos aguardar.

 

Instalação agilizada

 

Easy cakes. Deslindam bem este processo mesmo que entendam pouco ou quase nada sobre.

Com algum cuidado desconectam todos os cabos do router anterior e ligam-nos ao 6.0 com o transformador correspondente (tirem uma fotografia se necessário para saberem em quais entradas inserir).

Na parte detrás encontram o interruptor devendo alterar para ON e a luz irá se acender.

Localizam as passwords ou QR codes num autocolante por baixo da base.

E está feito, acreditam?

 

Ao enroscarem, de novo, o cabo coaxial (branco) certifiquem-se da sua correta posição. Nos primeiros minutos a net ia abaixo por estar mal posto.

 

E para efetuar essas configurações?

 

Façam as vossas *configurações habituais pela APP NOS Net, NOSNet.pt ou APP NOS.

 

*Escolhendo a mesma senha e nome de rede todos os restantes dispositivos terão automaticamente acesso à net sem intervenção manual.

 

O telefone fixo deixa de funcionar assim que o router é expedido.

 

Se por ventura ficarem aflitos durante o processo o Apoio Técnico estará lá para vocês em 931699000 24 p/dia ou não sendo muito urgente especifiquem o sucedido neste ou noutro tópico correspondente.

 

Looks

 

Lembra-me uma mini torre de computador fixo, semelhante ao v2 mas sem as luzes intermitentes a piscar na vertical. Ganha alguma altura com um led azul florescente que vai piscando (não é estática) na base servindo de luz de presença no meu caso. Se vos incomodar devido ao local onde se encontra instalado podem sempre recorrer a um pedaço de fita preta ou posicionem-no de maneira a não incidir nos vossos olhos. Não achem que é uma espécie de holofote. 🔦

 

 

Adoro a conveniência do interruptor ON/OFF. Pode, desta forma, ter o transformador ligado à parede/tomada e mesmo assim estar totalmente desligado. Continua a ser necessário um palito ou clipe à mão para um ¹reset ao equipamento.

Poderia ser tão estreito quanto o 6.0 FTTH, mas não está nada mau. Confesso olhar só para ele quando o limpo. 🧽

 

 

¹Definições de fábrica

Orifício na base (junto ao autocolante com as passwords. obrigado @/huguito96 via Zwame por apontares essa descoberta. está seriamente camuflado), APP NOS NET ou NOSNET.PT

Passos:

 

Diogo, devo efetuar o upgrade? Posso sequer fazê-lo?

 

Podes se o teu pacote tiver ¹1Gbps de velocidade.

Se tiveres menos terás de iniciar o processo de renegociação ou adquirir à parte por ²4,99€ mensais.

Verifica por ti própri@ se valerá a pena consoante a situação em que te encontras e os equipamentos com a norma Wi-Fi 6 que tens em tua posse. Eu próprio tenho poucos (Apple TV 4K, smartphone e laptop).

Se o que tiveres estiver a entregar o que necessitas deixa-te estar por mais algum tempo, pois nada te garante que terás uma experiência super smooth e, pelo contrário, poderá afetar o teu trabalho ou utilização doméstica.

 

¹Não é garantido o upgrade gratuito a pedido do cliente mesmo tendo 1Gbps.

²Percebo a indignação quando falamos de cobranças extra, mas desta forma evita a escassez do stock do equipamento e pedidos aleatórios para substituição. Por norma, é complicado fazer upgrade dos equipamentos sem alterações contratuais e, assim, em princípio, querendo muito será possível obtê-lo na altura pretendida.

 

Confuso com tantos Giga Routers em circulação?

 

Esta página descreve-os a todos e podem aceder aos manuais de cada um deles.

 

🏆 100 MIL de NOS

 

Um shoutout especialíssimo nesta celebração aos meus colegas Pilares, os “Super Users”, por todo o companheirismo, sabedoria transmitida e corações bondosos.

Temos o coração no lugar certo, isso é meio caminho andado para percebermos a importância naquilo que nos propomos a fazer neste espaço. 🫶

Não abdico de ti, @Fórum. Obrigado à equipa por me fazer sentir indispensável. ❤️

 

Queres que organize algum artigo sobre um outro tema?

 

Envia-me mensagem privada com as tuas ideias, recomendações e pontos a aperfeiçoar.

 

Sabias da minha página de Youtube "@ArtigosDiogo"?

Convido-te a assistir a uma breve demonstração da sala ScreenX e a ouvir um cover da música da campanha “NOS Natal 2022: O Carrossel”.

 

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, experiências, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.

Compete-me a mim tomar a decisão de partilhá-las convosco. Este é o único local onde publico o meu conteúdo.

 

2023 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local, por favor.

 


58 Comentários

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Boa tarde @Jleite
O @Diogo S. deu uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu resolver. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. 
Obrigado

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Tenho o ruter Wi-fi6 e quando na app nos net mudo para banda 160 MHz fico sem internet na rede 5Gz , tenho voltar para banda 20/40/80MHz gostaria de saber se é normal 

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Olá @Jleite,

Qual é a versão do firmware do router? 

O sintoma que descreve é atípico. Acabo de testar a rede Wi-Fi 5Ghz nos 160Mhz sem quaisquer restrições.

Já experimentou reiniciá-lo? Se não, dentro da APP NOS Net escolha o separador "Mais" e, de seguida, "Reiniciar" ou em último recurso "Repor definições".

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Boa tarde, @Jleite.

Agradecemos a sua mensagem. O @Diogo deu uma boa ajuda.

Confirme-nos, por favor, se ao seguir estes passos a situação ficou resolvida.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado

Boa tarde. Sabem dizer se esse router já está finalmente disponível. Estou aguardar a 9 meses mais informações sobre o mesmo. Obrigado 

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Olá @Marco Paiva,

Refere-se ao router deste artigo? 

Poderá iniciar o processo de renegociação de maneira a incluir o aluguer gratuito do equipamento ou adquiri-lo por 4,99€ mensais.

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Boa tarde. Sabem dizer se esse router já está finalmente disponível. Estou aguardar a 9 meses mais informações sobre o mesmo. Obrigado 

 

Boa tarde @Marco Paiva,

Pelo site aparece apenas este aqui, no entanto sugiro que ligue verifique neste outro site.

https://www.nos.pt/net/melhorar-a-minha-net colocando o seu contacto.

Obrigado

Reputação 7
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Boa tarde @Marco Paiva

Podes trocar o router atual pelo Giga Router Wi-Fi 6 mediante aluguer mensal de +€4,99/mês.

Quanto à disponibilização do equipamento em Loja, infelizmente, não conseguimos responder, uma vez que não temos acesso ao stock destas.

Obrigado 

Hoje contactei a NOS para saber qual a tecnologia que iria ter na nova morada depois de muitos anos com fibra óptica! Tem HFC! 
Claro que para dar lucro inventam estes aparelhos  em vez de colocarem fibra óptica ! Numa cidade como Aveiro a vender casas caríssimas como noutras cidades a CMA licencia estes prédios com  esta tecnologia do sec passado  em bairros nobres da cidade?  Então não é a cidade dos 5G ? Cidade smart city?  
Ora se é tão importante a fibra ótica e tecnologia do futuro este aparelho só serve para enganar os clientes menos informados ou a tecnologia HFC  é igual a  HFFT? 

Ou como referiu o técnico nem nota a diferença porque é tudo igual !????

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Olá @JOÃO EMÍDIO,

O que pretende dizer ao certo com "este aparelho só serve para enganar os clientes"? 

Há, também, um router Wi-Fi 6 para clientes NOS FTTH. Verifique aqui

Está bem explícito neste artigo a tecnologia a que se destina o router (HFC - cabo).

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Hoje contactei a NOS para saber qual a tecnologia que iria ter na nova morada depois de muitos anos com fibra óptica! Tem HFC! 
Claro que para dar lucro inventam estes aparelhos  em vez de colocarem fibra óptica ! Numa cidade como Aveiro a vender casas caríssimas como noutras cidades a CMA licencia estes prédios com  esta tecnologia do sec passado  em bairros nobres da cidade?  Então não é a cidade dos 5G ? Cidade smart city?  
Ora se é tão importante a fibra ótica e tecnologia do futuro este aparelho só serve para enganar os clientes menos informados ou a tecnologia HFC  é igual a  HFFT? 

Ou como referiu o técnico nem nota a diferença porque é tudo igual !????

É tudo igual

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Boa tarde @JOÃO EMÍDIO

O @Diogo e o @Guimas deram uma boa ajuda. 
Caso tenha alguma questão concreta, por favor, detalhe-nos a mesma. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado 

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Boa tarde @JOÃO EMÍDIO,

Vou esclarecer a diferença entre as tecnologias HFC (Hybrid Fiber-Coaxial) e FTTH (Fiber to the Home):

  • HFC (Hybrid Fiber-Coaxial): Esta tecnologia utiliza uma combinação de fibra ótica e cabos coaxiais para fornecer serviços de Internet, TV e telefone. A fibra ótica é utilizada até um ponto próximo da residência do cliente, enquanto os cabos coaxiais são utilizados no último trecho, geralmente para ligação ao equipamento do cliente. Embora seja uma tecnologia eficiente e que oferece largura de banda significativa, a velocidade pode ser ligeiramente inferior à da fibra ótica pura (FTTH).

  • FTTH (Fiber to the Home): É uma tecnologia onde a fibra ótica é estendida diretamente até à casa do cliente. Isso permite uma conexão de alta velocidade, sem perda de sinal significativa. Geralmente, oferece velocidades de internet mais rápidas e uma experiência mais estável, devido à menor interferência e degradação do sinal.

Resumindo, embora a tecnologia HFC utilize uma mistura de fibra ótica e cabos coaxiais, oferecendo uma boa largura de banda, a FTTH proporciona geralmente uma maior eficiência em termos de velocidade e estabilidade, devido à utilização exclusiva de fibra ótica até à casa do cliente. No entanto, a perceção de diferença pode variar de acordo com as necessidades individuais, velocidades contratadas e uso da conexão.

Obrigado

Boas malta,

Além me consegue explicar porque é que o sinal wifi do meu novo router 6 a 2m do mesmo perde uma barra de sinal, e no quarto ao lado cai para um terço.

É que com o serviço anterior estava habituado a ter o sinal total no quarto ao lado a 5m separado por uma parede de pladur.

Obrigado.

Cpts.

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Boa tarde @JMGR,

Agradecemos a sua mensagem.

Refere-se à rede 2.4Ghz ou 5Ghz do router?

Obrigado

Boa tarde @JMGR,

Agradecemos a sua mensagem.

Refere-se à rede 2.4Ghz ou 5Ghz do router?

Obrigado

Boa tarde João.

Estou-me a referir à rede 2.4, mas a 5G também não está como estava habituado.

Será possível dar mais potencia aos sinais a nível de configurações do router? 

Cpts.

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Boa tarde @JMGR,

Agradecemos o seu testemunho. 

Recomendamos que faça um diagnóstico ao serviço através da App NOS:

Caso a situação persista sugerimos que faça um teste de cobertura:

Recomendamos ainda que coloque o router num local elevado e desobstruído de outros objectos para melhorar a propagação do sinal Wi-Fi.

Obrigado

Bom dia a todos,

Gostava de informar a minha experiência com este router.

Faz mais ou menos um ano experimentei fazer a troca, dado que sou utilizador frequente da PS5.

Sendo gamer, dou importância extrema a valores de ping. O que me acontecia com este suposto router “melhor” era que quando abria ou fechava uma simples porta de madeira que perfaz uma distância bastante curte ao router o meu ping saltava de forma ridícula, mas consistente. 
Tentei várias espessuras de banda e diferentes canais, mas nada funcionava. Fui obrigado temporariamente a trocar de router.

A tal promessa de um serviço com

menos interferência ficou pelo caminho, e foi-me dito “todo o gamer deve usar um cabo de rede” o que não considero ser mentira de forma alguma! Concordo plenamente sejamos claros! Mas daí à utilização de um router por Wifi ser horrível a esse ponto, vai uma diferença enorme! O Router Wifi5 não tem esse problema, o router que agora utilizo não tem esse problema (Netduma R3), portanto gostava de ter na minha posse este router, porém foi um autêntico filme de terror a minha experiência, e espero bem que já tenham resolvido a situação para quem o possui- eu nem quero arriscar! (Hardware experimental?)

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Boa tarde @ORestodoMundoPT, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Compreendemos, no entanto, a a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS.

Deste modo, e para garantir que não há dificuldades com o serviço NOS, pedimos que, por favor, faça um teste de velocidades, por cabo, ligado diretamente ao router e diga-nos qual foi o resultado. 
Obrigado,

Boa noite @Mário P. 

Como referi anteriormente, já não me encontro em posse do router em questão, pois decidi voltar ao router anterior devido a esta interferência no sinal referida.

As velocidades eram perfeitamente normais, porém quando abria ou fechava uma porta de madeira ocorria uma quebra na qualidade do sinal. Não se tratavam de velocidades baixas, acredito que o problema seria derivado de alguma  quebra no sinal que ocorria especificamente com este modelo de router, e que necessitava portanto de uma melhor atenção e um estudo no local.
Chamei um técnico que apenas me apresentou a resolução anterior, que é a utilização de um cabo de rede, porém não é correto apresentar a um cliente uma solução que este considera pouco prática e desnecessária no contexto apresentado. 
Comprei na altura um router que transmitia um sinal equivalente sem quaisquer quebras, e entretanto troquei para outro, também compatível com WIFI6, e encontram-se exatamente no mesmo local, nas mesmas condições - e não verifico quebras nenhumas. 
Em suma, espero 🤞 que este modelo seja melhorado, e poderei voltar a tentar utilizar este modelo caso sejam realizadas melhorias internas no hardware, pois nunca tive tal experiência com um router da NOS. Mas farei questão de ter um hardware alternativo enquanto não verifico que a situação se encontra resolvida. 
Encontro-me disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre esta experiência!

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Boa tarde @ORestodoMundoPT,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do seu testemunho.

O seu parecer e detalhe são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal analisado internamente junto das equipas responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão ou tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Caro Diogo,

Desde o meu obrigado pela sua análise ao router, no entanto gostaria que me esclarecesse, por favor, de como posso usufruir da vantagem da porta de USB 2 referida na lista de especificações do hardware?

A nível de hardware estas são as especificações:

  • 2.4 (máximo a nível teórico 1.2Gbps) e 5Ghz (4.8Gbps);
  • 3 portas Ethernet 1Gb para acesso à internet por cabo;
  • 2 entradas para conectarem os telefones fixos;
  • Porta USB 2.0;
  • Botão WPS (a password deixa de ser necessária para se ligarem à WWW);
  • Ligação para o cabo coaxial;
  • Entrada power destinada ao transformador;
  • Orifício destinado ao reset manual na base;
  • Interruptor ON/OFF

Desde já grato pela atenção

MRoberto

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Olá @MRoberto,

Obrigado eu por ter dedicado algum do seu tempo a ler o meu artigo. Se quiser deixar um Like não me oponho. 😊

Consulte neste tópico a resposta do moderador @Mário P. sobre esse assunto:

 

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Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @MRoberto assim como a ajuda do @Diogo a esclarecer.

De momento as portas USB não possibilitam a transmissão de dados.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde 

Instalei recentemente um router Wi-Fi 6 em HFC, e não consigo visualizar os canais de downstream ,existe alguma maneira de saber os sinais do meu router?

Obrigado 

Delfim Braga 

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