Header

Dificuldades no GiGA Router


Boa tarde,

Tenho desde há 15 dias o novo "GiGA Router" que está associado a um pacote de 400mb/s. Não identifico problemas com os dispositivos que estão directamente ligados ao router, mas tenho tido dificuldades de ligação com outros equipamentos.
O problema é que basta estar ligeiramente distante do novo router para o sinal ficar fraco. Esta situação ocorre nas frequências todas (2.4 e 5.5) e no meu caso agrava-se por viver num apartamento duplex. Tendo o router no piso de baixo (sala), é altamente frustrante aceder à internet no piso de cima (escritório, quartos). Esta situação é especialmente inaceitável porque não tinha problemas destes com o router anterior, sendo que o GiGA router é supostamente uma melhoria(?). Alguém saberá dizer como posso resolver esta situação?

Melhores cumprimentos,
Gonçalo Antunes

26 Comentários

Melhoria, sim!
Mas no Wi-fi tambem? 🤔😏
Reputação 7
Crachá +2
Podes tentar por o router um bocado mais ao centro do duplex (ok que são 2 andares ,mas pode estar na ponta de um andar).

Em último caso, por extenders.
A questão é que o router GIGA está na sala que fica precisamente em baixo do quarto principal, mas mesmo assim o sinal é muito fraco....
Tenho um extender da pt-link instalado no escritório que dava uma boa ajuda com o router anterior, mas com este novo router nem com o extender vai lá..
O problema é que o sinal é à partida muito fraco. Não existirão opções internas para que o sinal fique mais forte?
Reputação 7
Crachá +5
A questão é que o router GIGA está na sala que fica precisamente em baixo do quarto principal, mas mesmo assim o sinal é muito fraco....
Tenho um extender da pt-link instalado no escritório que dava uma boa ajuda com o router anterior, mas com este novo router nem com o extender vai lá..
O problema é que o sinal é à partida muito fraco. Não existirão opções internas para que o sinal fique mais forte?

Boa noite, tem que dar uma volta aí pelo manual do Router, especificações técnicas etc., Diz que tem WiFi Inteligente. Veja nas perguntas frequentes: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/giga-router.aspx
Reputação 7
Crachá +2
É possivel fazer um teste velocidade por cabo?
Reputação 7
Crachá +2
Boa tarde,

Tenho desde há 15 dias o novo "GiGA Router" que está associado a um pacote de 400mb/s. Não identifico problemas com os dispositivos que estão directamente ligados ao router, mas tenho tido dificuldades de ligação com outros equipamentos.
O problema é que basta estar ligeiramente distante do novo router para o sinal ficar fraco. Esta situação ocorre nas frequências todas (2.4 e 5.5) e no meu caso agrava-se por viver num apartamento duplex. Tendo o router no piso de baixo (sala), é altamente frustrante aceder à internet no piso de cima (escritório, quartos). Esta situação é especialmente inaceitável porque não tinha problemas destes com o router anterior, sendo que o GiGA router é supostamente uma melhoria(?). Alguém saberá dizer como posso resolver esta situação?

Melhores cumprimentos,
Gonçalo Antunes


2.4 e 5Ghz (não 5.5!)

Agora vejamos... qual era o Router anterior? Era o ROUTER 4?

O router 5 tem 8 ANTENAS 😃 e é um STATE OF the ART de tecnologia... como é possível o router "anterior" ser melhor? :\

  • Smart antenna steering combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5GHz, que permite maior ganho e consequentemente maior velocidade em todas as direções.
  • Airtime fairness garante o mesmo tempo de transmissão a todos os equipamentos ligados via Wi-Fi ao Router permitindo uma maior performance.
  • Beamforming concentra e dirige o sinal Wi-Fi para onde estão ligados os equipamentos melhorando o alcance e a velocidade.
  • Wi-Fi Dual band, 2,4GHz 802.11 b/g/n MIMO 3x3 e 5GHz 802.11 a/n/ac Wave2 MU-MIMO 4x4
FONTE: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/giga-router.aspx

Com tudo isto e com pior cobertura? Hummm.... Parece que a teoria mais uma vez é bonita no papel...

De qualquer forma, a REDE WIFI 5GHZ mal atravessa uma ou duas paredes de tijolo, imagino uma placa de betão armado! Com ferro na estrutura, será muito pior!

Tentou na REDE 2.4Ghz? FORCE os equipamentos a ligarem-se à rede 2.4 (configure as REDES com NOMES distintos. Pessoalmente uso sempre o nome_da_rede2 e nome_da_rede5)

FAÇA também 1 teste ligado a cada uma das redes WIFI (2.5 e 5GHZ) PERTO do ROUTER, afastado mas no mesmo piso, e depois no piso superior, para tirar as teimas!

Pode usar a APP SPEEDTEST: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest&hl=pt_PT
estou com o mesmo problema em ligar dispositivos como lâmpadas Wi-Fi ou interruptores/ tomadas também Wi-Fi. O router nas deteta nenhum deles, interação entre dispositivos não existe!!! No antigo router 3.0 não tinha nada destes problemas
Coincidências... acabei de adquirir um Smart Wi-Fi Plug. Foi chegar a casa e liga-lo as easy as PnP.
A diferença: o router também é smart 😁
Reputação 7
Crachá +2
Coincidências... acabei de adquirir um Smart Wi-Fi Plug. Foi chegar a casa e liga-lo as easy as PnP.
A diferença: o router também é smart 😁


Qual é o router? 😃
Smart Router.
Reputação 7
Crachá +2
Smart Router.

ah! Uma obra de arte! Tanto de estética como de funcionalidades! (e ainda mantém os maravilhosos LEDs informativos que a NOS decidiu remover... fazendo a vida dos utilizadores um inferno com uma luz multicolor!) 😃
Pode haver quem se queixe do consumo de tantos LEDs 😂
Reputação 7
Crachá +2
Já agora, deixo uma pergunta ao @Goncalo Manuel :

Se tem o GIGA ROUTER (ROUTER 5) é porque subscreveu um pacote de 400 Mbits ou 1000 Mbits de DOWNLOAD. Que razões o levaram a optar por tamanha velocidade de download? Sabe qual é o UPLOAD que contratou?

É que eu acho surreal a NOS estar a vender pacotes de 200 Mbits e de 1000 Mbits de download (em que situações é que alguém os usa? 10 elementos da família a fazer STREAMING em 4K ao mesmo tempo??) enquanto que, por outro lado, a preciosa velocidade de UPLOAD (essa sim importante) fica limitada a 20Mbits!

Consegue dizer-me se a NOS o informou CLARAMENTE quais seriam as velocidades, e se os valores de download e UPLOAD estão no documento de VENDA (pode consultar na ÁREA de CLIENTE (INFORMAÇÃO da CONTA -> DOCUMENTOS) qual a velocidade de download e UPLOAD?

Obrigado!
Já agora, deixo uma pergunta ao @Goncalo Manuel :

Se tem o GIGA ROUTER (ROUTER 5) é porque subscreveu um pacote de 400 Mbits ou 1000 Mbits de DOWNLOAD. Que razões o levaram a optar por tamanha velocidade de download? Sabe qual é o UPLOAD que contratou?

É que eu acho surreal a NOS estar a vender pacotes de 200 Mbits e de 1000 Mbits de download (em que situações é que alguém os usa? 10 elementos da família a fazer STREAMING em 4K ao mesmo tempo??) enquanto que, por outro lado, a preciosa velocidade de UPLOAD (essa sim importante) fica limitada a 20Mbits!

Consegue dizer-me se a NOS o informou CLARAMENTE quais seriam as velocidades, e se os valores de download e UPLOAD estão no documento de VENDA (pode consultar na ÁREA de CLIENTE (INFORMAÇÃO da CONTA -> DOCUMENTOS) qual a velocidade de download e UPLOAD?

Obrigado!


Caro Marco, claro que sei / sabia a velocidade de upload que estava a contratar. É a mesma que tinha anteriormente com 200mb/s, apenas mudou o limite de download (que funciona bem). Julgo que para o assunto aqui em questão não é minimamente pertinente o porquê de ter aderido a esta velocidade, mas já que pergunta foi porque necessitava de fazer algumas alterações ao meu pacote e este update de Internet ficava praticamente ao mesmo valor.


Falando do que interessa, de facto parece que existem outros utilizadores com problemas em conectar correctamente a este novo router. A ligação 5.0 é para esquecer fora da divisão onde está o router e a 2.4 não se liga muito bem, por exemplo, ao extensor que utilizava anteriormente no piso superior. Além do mais, nestes últimos dias tive problemas com o serviço da HBO, tendo eu a smarttv directamente ligada ao router... Algo que nunca tinha acontecido no router anterior, pelo que começo a duvidar da real smartness deste novo router...
Reputação 7
Crachá +2

Falando do que interessa, de facto parece que existem outros utilizadores com problemas em conectar correctamente a este novo router. A ligação 5.0 é para esquecer fora da divisão onde está o router e a 2.4 não se liga muito bem, por exemplo, ao extensor que utilizava anteriormente no piso superior. Além do mais, nestes últimos dias tive problemas com o serviço da HBO, tendo eu a smarttv directamente ligada ao router... Algo que nunca tinha acontecido no router anterior, pelo que começo a duvidar da real smartness deste novo router...


Já tinha perguntado qual era o router anterior... para termos comparativos, mas acho que nunca aqui foi dito. Era o ROUTER 4? Ou o Router 3 (se era o router 3, qual a versão, o redondo com os LEDS ou o modelo de design igual ao Router 4?)
--

Falando do que interessa, de facto parece que existem outros utilizadores com problemas em conectar correctamente a este novo router. A ligação 5.0 é para esquecer fora da divisão onde está o router e a 2.4 não se liga muito bem, por exemplo, ao extensor que utilizava anteriormente no piso superior. Além do mais, nestes últimos dias tive problemas com o serviço da HBO, tendo eu a smarttv directamente ligada ao router... Algo que nunca tinha acontecido no router anterior, pelo que começo a duvidar da real smartness deste novo router...Já tinha perguntado qual era o router anterior... para termos comparativos, mas acho que nunca aqui foi dito. Era o ROUTER 4? Ou o Router 3 (se era o router 3, qual a versão, o redondo com os LEDS ou o modelo de design igual ao Router 4?)


O anterior era o Router 4.0.
Reputação 7
Crachá +2
O anterior era o Router 4.0.

A informação que tenho de diversos utilizadores é que o ROUTER 5 é melhor do que o Router 4 em termos de cobertura da REDE Wireless 5Ghz, o que vai de encontro com a literatura técnica que descreve as vantagens deste equipamento...
Reputação 1

Pessoalmente passei do router V3 para o V5 (GiGa Router) e a nível de cobertura de ambas as bandas (2.4 e 5 ghz) apanho bem tanto dentro de casa como mesmo no exterior. Ter em conta que a banda 2.4 é um sinal mais abrangente (ou seja por exemplo no exterior é o sinal com mais "potência  ) e o 5 é um sinal direccional (mais pobre em cobertura  por se centrar diretamente nos equipamentos ligados) .

Poderá estar a haver alguma incompatibilidade dos seus equipamentos com o router? Ou possivelmente alguma comparação que não esteja bem feita? 

Boa noite,

 

Aderi ao serviço NOS Fibra 200/100 com a tecnologia FTTH e a segunda intervenção no espaço de duas semanas apos a instalação, foi instalado um sagem que a NOS apelida de smart router 5.0. Trata-se de uma ONT+HGW à semelhança do Fibergateway da MEO de do Huawei da Vodafone. Deixem me dizer que dos 3, o da NOS é de longe o mais fraquinho a nível do wireless. Como já aqui foi dito e muito bém, basta não estar na mesma divisão em que se encontra o pobrezinho e lá se degrada o sinal com muito mais facilidade do que na concorrência,  tanto no 2.4Gz como no 5... O Fiber da Meo e o Huawei da VDF dão 10-0 a este pobre equipamento. 

A NOS podia aprender com a MEO no que toca ao wireless do FGW. Mesmo a mais de 20 metros e 3 paredes de tijolo pelo meio, o 5G que têm mais debito mas menos alcance, permite num tarifário de 100/100 usufruir de praticamente 100% da velocidade contratada. Enfim, NOS = tarifario mais barato - qualidade.  MEO = tarifario mais caro + qualidade.

Abraços 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @HugoGil , :slight_smile:


Queremos ajudá-lo.

Assim, para o podermos fazer e perceber melhor o que nos conta, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

​​​​​​​Muito obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite,

 

Aderi ao serviço NOS Fibra 200/100 com a tecnologia FTTH e a segunda intervenção no espaço de duas semanas apos a instalação, foi instalado um sagem que a NOS apelida de smart router 5.0. Trata-se de uma ONT+HGW à semelhança do Fibergateway da MEO de do Huawei da Vodafone. Deixem me dizer que dos 3, o da NOS é de longe o mais fraquinho a nível do wireless. Como já aqui foi dito e muito bém, basta não estar na mesma divisão em que se encontra o pobrezinho e lá se degrada o sinal com muito mais facilidade do que na concorrência,  tanto no 2.4Gz como no 5... O Fiber da Meo e o Huawei da VDF dão 10-0 a este pobre equipamento. 

A NOS podia aprender com a MEO no que toca ao wireless do FGW. Mesmo a mais de 20 metros e 3 paredes de tijolo pelo meio, o 5G que têm mais debito mas menos alcance, permite num tarifário de 100/100 usufruir de praticamente 100% da velocidade contratada. Enfim, NOS = tarifario mais barato - qualidade.  MEO = tarifario mais caro + qualidade.

Abraços 

 

 

 

Também sou da mesma opinião…

Então se colocarmos os routers da NOS (fracos) com uma ligação 100/10 (que é o mais comum na rede da NOS) temos dois grandes “senão”… mas cada um sabe de si!

Bem-vindo ao Fórum NOS @HugoGil , :slight_smile:


Queremos ajudá-lo.

Assim, para o podermos fazer e perceber melhor o que nos conta, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Muito obrigado.

Boa noite,

Feito.

Cumprimentos 

Trocaram-me de equipamento para o router 5.0 mas igualmente fiquei sem as minhas lampadas inteligentes…. Consegui configurar interruptores e ate agr 1 camera mas lampadas tem sido impossivel.

Alguma solução para este (pelo que descobri hoje) antigo problema ou ainda vou a tempo de cancelar o serviço pois estou dentro dos 14 dias porque, com toda a certeza não vou ficar sem lampadas inteligentes por causa do operador de internet??

Agradecido

Reputação 7
Crachá +2

Trocaram-me de equipamento para o router 5.0 mas igualmente fiquei sem as minhas lampadas inteligentes…. Consegui configurar interruptores e ate agr 1 camera mas lampadas tem sido impossivel.

Alguma solução para este (pelo que descobri hoje) antigo problema ou ainda vou a tempo de cancelar o serviço pois estou dentro dos 14 dias porque, com toda a certeza não vou ficar sem lampadas inteligentes por causa do operador de internet??

Agradecido

 

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 V2 (isto é, se estivermos a falar dos ROUTER HFC - Cabo)

Presumo que esteja a falar do ROUTER V1 (ASKEY - o redondo)

O V1 tem uma série de problemas CONSTATADOS por muitos utilizadores relativamente ao WiFi e SMART DEVICES

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881
Router Wifi - wireless isolation https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605

Comentário