Header
Respondido

Acesso a Apple (App Store, Find My Phone, Conta Apple, etc) em WI-FI NOS restringido


Reputação 1

Boa noite,

 

Estou com um problema bem estanho:

  1. com o iPhone ligado à rede Wi-Fi de casa não consigo aceder a nada que seja Apple em que seja necessário autenticar. Exemplos: consigo adicionar artigos a um carro de compras em Apple.com, mas na hora de pagar não avança; na App Mapas da Apple, não permite fazer uma busca e navegação; nas definições não consigo aceder à minha conta; Find My Phone não funciona; atualização de aplicações não funciona; instalar aplicações não funciona.
  2. se aceder com dados móveis consigo ter acesso a tudo. Com a mesma conta, pelo que não é um problema da conta Apple.
  3. se aceder num PC a Apple.com ou a iCloud.com, não chega à fase de autenticar. Fica a moer e não avança no site.
  4. se aceder com o PC via dados móveis tudo funciona.
  5. ja testei com outra conta Apple e outros dispositivos (outro iPhone, iPad, iPad Mini) e o comportamento é o mesmo.
  6. o FaceTime funciona (não necessita de autenticação)
  7. todas as outras aplicações e acessos a servidores não Apple funcionam (Google, Microsoft, etc).
  8. ja liguei para a linha de apoio ao cliente e não me conseguiram resolver. Deitámos o router abaixo e nada. Coisa que já fiz dezenas de vezes.

A sensação que dá é o router estar a bloquear o acesso a servidores de autenticação da Apple.
 

Já alguém passou por algo semelhante?

 

Alguma solução?

 

Obrigado!

icon

Melhor resposta por Bruno M C Lima 10 June 2020, 12:24

Ver pergunta inicial

77 Comentários

Reputação 1

@Ana P. 
Este problema dura há mais de uma semana! A nossa conta é e NOS Empresas e estamos a ser MUITO prejudicados! Não temos acesso a nada a Apple, não podemos actualizar nem instalar e não temos acesso à nossa conta de Developer !!!!
Após novo contacto com a NOS foi-nos dito que este problema estaria resolvido até o dia de hoje às 17h.

Se tal não acontecer … daremos indicações ao banco para cancelar a autorização do pagamento da mensalidade e não pagaremos o serviço até que ele nos seja prestado nas condições acordadas! E cá estaremos para irmos até às últimas acções legais decorrentes dessa decisão!
É por estas e por outras que embora nos liguem constantemente optámos por não estar fidelizados após os 24 meses iniciais e assim ter toda a liberdade!

Sejam profissionais e não brinquem com os vossos clientes!

Reputação 2

Boa tarde!

Continua inaceitável! Se até ao fim do dia de hoje não derem uma solução a isto vou cancelar o serviço por não fornecerem aquilo que contratei! Estão a prejudicar-me em termos profissionais. 
Não percebo como uma empresa desta dimensão não consegue resolver este problema que dura já quase uma semana. 

Reputação 3

Para quem tem problemas e ainda quer renovar os ip’s tentem fazer o que eu fix e deu certo.

(number 6 foi uma brincadeira)

 

1 - Eu desliguei o meu router da NOS as 12h30 am da noite da corrente (ontem)

2 - desligar o cabo coaxial do Router Nos

3 - reiniciar os computadores e desligar os wifi’s dos phones e tablets.

4 - 11h30 AM da manha do outro dia, confirmar se está tudo desligado dos wifi, eu voltei a reiniciar o computador para que ele falhe no pedido da internet, a seguir eu coloquei em sleep mode

5 -  Voltei a ligar o cabo coaxial e liguei o modem a corrente.  

6 - Uma reza magica e um pedido engraçado com um meu filho para que o ip se renovasse enquanto o router se ligava :) 

7 - Com a luz Azul do Router, fui ao computador que havia reiniciado 2 vezes e liguei o wifi, ei voila funcionou aqui. O ip renovou e tenho acesso ao servidores da apple novamente.

 

Funcionou  comigo espero que funcionei com vocês.

 

Isso funcionou (tal como comigo) porque tivemos a sorte de o novo ip que foi atribuído não estar bloqueado. Por isso é que esta solução não funciona com toda a gente. A NOS devia era explicar o que está a causar este problema, pois como já vem aparecendo em fóruns de tecnologia a NOS parece estar a implementar Carrier Grade NAT em vez de migrar para IPV6 o que faz com que várias pessoas estejam a usar o mesmo ip publico e dai levar a estes problemas, pois basta que o ip seja bloqueado pela Apple por razões de segurança (várias contas acederem através do mesmo ip) que a partir desse momento já nenhuma dessas pessoas consegue ter acesso aos serviços.

Eu contactei a Nos na quinta feira, e admitiram o problema com a Apple, e deram prazo até segunda feira para ficar resolvido, com uma hora exata e tudo (algo tipo 14:59h o que é ridículo), na terça ainda não estava resolvido, voltei a ligar e disseram que ficava resolvido na quarta com outra hora exata, hoje nada feito, voltei a ligar e nem reconheceram o erro, montei a feira e passei-me com o operador que não sabia dizer nada de jeito, e deu o prazo do dia 27, eu expliquei que estou em tele-trabalho e preciso de aceder á cloud e outra cenas relacionadas para poder trabalhar, uma vez que ja gastei os meus dados moveis quase todos com esta tanga, pedi que pelo menos me dessem mais dados para eu poder continuar a trabalhar até dia 27, mas nada sem resposta, ninguém pode fazer nada, não é o meu departamento etc, e não passam a ninguém que possa dar uma resposta.

Pedi para fazer o cancelamento do contrato e com galinhas mansas passaram-me para outra pessoa do departamento técnico, que fez a perguntas do costume, não admitiu nada do problema com a apple, e decidiu mudar o meu modem, porque já era muito antigo, e ainda me vão oferecer um aplicador/extensor de sinal, para ter net na casa toda (SEM CUSTOS :):):) )

Estes gajos são ridículos, no mínimo ofereciam dados moveis para podermos usar sempre que acedermos ao serviços que não estão a funcionar com a rede wireless.

A solução passa mesmo pela troca de operador…

 

 

 

 

 

 

Reputação 3

Olá a todos, 

Desde já, pedimos imensa desculpa pelo transtorno causado. :sweat:

Já identificamos a dificuldade e estamos a trabalhar continuamente para que a situação seja ultrapassada com a máxima brevidade possível. 

Obrigada 

 

Se já identificaram o problema, podem confirmar se isto está acontecer pela NOS estar a implementar Carrier Grade NAT em vez de fazer a migração para ipv6?

Reputação 1

Boa tarde.

Como tenho vindo a ler nas mensagens anteriores, o problema já é geral, e já abrange mais do que um grupo pequeno de pessoas.

Da minha experiência, a situação teve o seu começo no inicio de tarde de segunda e por questões de duvidas comecei a tentar resolver logo que possível para o caso de ser algo do telemóvel porque estamos num tempo, em que mais do que antigamente, precisamos todos de estar conectados com o mundo. Posto isto, tive até quinta a realizar várias chamadas quer para a NOS quer para a PC-MEDIC, como solução recomendada pelos próprios, sendo estas chamadas pagas, e depois de muitas insistências, sempre afirmaram que o problema não era da NOS e que seria alguma configuração do próprio telemóvel, levando a desligar o Router durante a noite, a modificar o DNS da rede, a repor as definições de rede e por fim, a repor as definições de fábrica do telemóvel.

Até ontem, tudo sem solução, ou seja, depois disto tudo o que me foi recomendado era que mandasse o telemóvel para a garantia, que era o que eu ia fazer, se não tivesse encontrada estas reclamações neste site a exemplificar o mesmo problema que eu tenho, o problema nas notificações das aplicações, a App Store, o software de atualização do próprio Iphone, como a conta do Icloud (que no meu computador com a rede de casa, mesmo não sendo um Mac não funciona, mas se for com outra rede já dá).

Sendo assim, hoje voltei a ligar para a NOS para reportar o problema visto que aqui já foi referido que a NOS admitiu ser um problema deles, entre a NOS e Apple, mas para surpresa minha, estes durante a chamada toda não admitiram conhecer este problema, estranhando a situação, e desta vez fizeram ligação com a PC-MEDIC novamente para ver se conseguiam dar mais alguma informação, e para minha surpresa, estes referem que isto já foi reportado à NOS e que estes já admitiram e estão a tentar resolver o problema.

Ou seja, passados 5 dias, continuo com o mesmo problema, e passadas todas as mensagens a reportar o mesmo problema a empresa não consegue informar os clientes lesados que já tenham conhecimento da situação e que estão pelo menos a tentar resolver.

É de lamentar que para os clientes que estão em fim de contrato estejam sempre a ligar constantemente para saber a satisfação dos mesmos, mas depois para isto, nem uma chamada ou mensagem sejam capazes de enviar.

É lógico que para além de todos os problemas, este seja aquele que faça mais pensar na mudança de operadora.

Muito obrigada.

Reputação 2

Parece-me que já ultrapassaram o problema. Não fiz nada e já comecei a conseguir descarregar apps. Vamos lá ver se assim continua. 
 

Sim o meu problema também já ficou resolvido.

Agora pergunto:

  • Qual foi o problema?
  • De futuro poderemos ter o problema novamente ou foi resolvido de vez?
  • Qual a compensação que a NOS vai dar aos clientes que foram afectados com este problema? 
Reputação 3

Sim o meu problema também já ficou resolvido.

Agora pergunto:

  • Qual foi o problema?
  • De futuro poderemos ter o problema novamente ou foi resolvido de vez?
  • Qual a compensação que a NOS vai dar aos clientes que foram afectados com este problema? 

Realmente… Espero que tenham isso em consideração na fatura mensal. É o mínimo que podiam fazer….

Mais do que conpensar por este problema (que é o minimo que devem fazer), eu gostaria de ter respostas para as duas primeiras questões.

Reputação 1

Olá a todos, 

Desde já, pedimos imensa desculpa pelo transtorno causado. :sweat:

Já identificamos a dificuldade e estamos a trabalhar continuamente para que a situação seja ultrapassada com a máxima brevidade possível. 

Obrigada 

 

Já que não tivemos um contacto por parte da NOS para nos informar do que se estava a passar, nem para nos informar que já estavam a identificar e encontrar soluções, facto que já decorre à mais de uma semana, esperava pelo menos receber um contacto a informar quando tudo estiver resolvido, porque para quem já acabou o seu contrato, o meu caso por exemplo, cada vez parece mais vantajoso mudar neste momento para outra operadora porque pelo o que vejo, demorava menos do que a tratar de um problema que já todos perceberam que é da parte deles, até porque ontem, num pc que não é da Apple, tive uma quebra de ligação e tive novamente de ligar para a NOS para conseguir trabalhar novamente, por isso...

 

Agradecia um resposta clara, para variar.

 

Muito obrigada.

Reputação 1

Ainda estou à espera que a NOS me volte a ligar com uma solução.

O problema mantém-se. Não sei fazer a renovação do IP.

Boa tarde,

Após várias pesquisas no Google, vim ter a este tópico no fórum.

Continuo com este problema à 5 dias.

Já desliguei o router durante a noite (10 horas) e não resolveu a situação.

Vão dar o feedback por este meio quando tiver resolvida esta situação?

Muito obrigado.

Atenciosamente.

Com os melhores cumprimentos,

Boa tarde!

Estou com o mesmo problema há já 4 dias!
Contactei o serviço de Clientes da NOS e confirmaram o problema... mas não dão solução!
Já tive o router desligado toda a noite e nada resolveu!

Desligando o router e ligando-me à net através dos dados móveis do meu operador de telemóvel tudo funciona. Se calhar a solução é mudar todos os serviços de televisão, telefone e internet para esse operador! :rage:

P.S.: Além da Apple, tenho também imensas dificuldades nas ligações ao servidor da Adobe, mas, neste caso não tenho confirmação se o problema também terá origem na NOS…

 

Reputação 1

Viva! Aqui o problema está resolvido.

Desliguei o router ontem à noite e voltei a ligar agora e tudo funciona.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Desde já, pedimos imensa desculpa pelo transtorno causado. :sweat:

Já identificamos a dificuldade e estamos a trabalhar continuamente para que a situação seja ultrapassada com a máxima brevidade possível. 

Obrigada 

Reputação 2

Sim o meu problema também já ficou resolvido.

Agora pergunto:

  • Qual foi o problema?
  • De futuro poderemos ter o problema novamente ou foi resolvido de vez?
  • Qual a compensação que a NOS vai dar aos clientes que foram afectados com este problema? 

Realmente… Espero que tenham isso em consideração na fatura mensal. É o mínimo que podiam fazer….

Boa tarde,
Pelo que entendi, o problema está mesmo relacionado com os IP’s públicos da NOS.
Lamentável mais uma vez, a NOS já está a par desta situação e não alerta os seus clientes. Pior, quando se liga para o apoio ao cliente, dizem que o problema é nosso. Vou desligar o router hoje á noite, para ver se tenho a mesma sorte de alguns de vocês. 
Obrigado.

Reputação 3

Hello @JEANNE KIRBY BRUNEAU and @dxnog

We move your comments to this topic where the same issue is being addressed. In this way, we maintain a greater organization of the NOS Forum.

Thank you. 

Cara Ana P.,

Continuo aguardar a explicação que ficou de dar neste forum. A mesma será dada por aqui ou terei de contactar o serviço de apoio ao cliente (por telefone) para ser resarcido pelo dias em que estive sem acesso ao serviço e obter uma justificação para este problema?

Ahahah.deixa-me rir...Pois é, pois é…

Agora quando as aselhices afectam grupos de clientes, o operador fica isento de cumprir as condiçoes gerais e especificas acordadas... Mas o que é isto?! Algum contrato colectivo?

Desde que a dificuldade na normal prestaçao do serviço seja da responsabilidade do operador e a reposiçao ultrapasse o prazo definido nas condiçoes deve o operador compensar.os clientes afectados PONTO

Para quem tem problemas e ainda quer renovar os ip’s tentem fazer o que eu fix e deu certo.

(number 6 foi uma brincadeira)

 

1 - Eu desliguei o meu router da NOS as 12h30 am da noite da corrente (ontem)

2 - desligar o cabo coaxial do Router Nos

3 - reiniciar os computadores e desligar os wifi’s dos phones e tablets.

4 - 11h30 AM da manha do outro dia, confirmar se está tudo desligado dos wifi, eu voltei a reiniciar o computador para que ele falhe no pedido da internet, a seguir eu coloquei em sleep mode

5 -  Voltei a ligar o cabo coaxial e liguei o modem a corrente.  

6 - Uma reza magica e um pedido engraçado com um meu filho para que o ip se renovasse enquanto o router se ligava :) 

7 - Com a luz Azul do Router, fui ao computador que havia reiniciado 2 vezes e liguei o wifi, ei voila funcionou aqui. O ip renovou e tenho acesso ao servidores da apple novamente.

 

Funcionou  comigo espero que funcionei com vocês.

 

Olá @Pedro Beck  e @Bruno M C Lima

Desde já, agradecemos o vosso feedback. 

Estivemos a verificar junto da equipa especializada e, de facto, a dificuldade ainda não foi ultrapassada, replicando-se novamente, nas últimas horas. :sweat:
Estamos a trabalhar continuamente para que a situação se resolva o mais breve possível. Em breve daremos feedback, através desta via. 

 

Existe alguma ETA para resolver o problema? De futuro sugiro comunicar este tipo de problemas por email para que o cliente esteja informado. É o mínimo...

 

Reputação 7
Crachá +2

Ouvi dizer que a solução aí é deixar o router desligado durante a noite e voltar a ligar no dia seguinte

Reputação 7
Crachá +6

Hello @JEANNE KIRBY BRUNEAU and @dxnog

We move your comments to this topic where the same issue is being addressed. In this way, we maintain a greater organization of the NOS Forum.

Thank you. 

Reputação 3

Após ter enviado um novo email para a NOS à cerca de uma semana, recebi hoje uma chamada. Começaram por dizer que oficialmente para a NOS o problema de bloqueio a acessos ao serviço apple nunca existiu e que este forum não é uma forma oficinal para reportar problemas. De acordo com o registo deles só tinham um contacto meu para o apoio ao cliente e que está marcado como despiste técnico e não como anomalia e por isso a única compensação que podiam dar era 10€ de desconto na próxima fatura.

Quando perguntei sobre se este forum não é um meio de comunicação oficial porque razão me foram pedidos os dados de cliente por mensagem privada disseram que não sabiam responder. Enfim, este é o serviço da NOS no seu melhor. 

Comentário