Header
Respondido

Procedimento em caso de Obito


Reputação 4
Crachá +2

Boa Tarde,

 

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 29 February 2020, 16:23

Ver pergunta inicial

196 Comentários

Boa noite,
Familiar directo, titular de contrato NOS, faleceu em Agosto. Em contacto para a linha de apoio ao cliente fui informada que teria que ir à loja com documento comprovativo do falecimento de modo a rescindir contrato de televisão e que tinha 60 dias para o fazer. Questionei se havia mais algum serviço associado ao NIF em causa, ao que foi respondido que não.
Em fim de Setembro, dirigi-me à loja e foi pedida rescisão de serviço de televisão. Mais uma vez, questionei se havia outro serviços, pois não sabia a que operadora estava associado o serviço de telefone, e foi respondido que não havia.
Em inicio de Outubro, recebemos fatura da televisão e, através do mesmo processo, fiz pedido de rescisão em loja.
Foi-me sempre confirmado que a data do óbito era a data considerada para término do contrato. Contudo, continuamos a receber faturas. As associadas ao contrato de televisão foram pagas por engano, mas as de telefone ainda não.
Fui à loja, onde não me souberam ajudar, e em linha indicam que as informações dadas inicialmente estão erradas, pelo que as faturas devem ser liquidadas.
Posto isto, qual é o procedimento?
Reputação 2
Crachá
Boa noite,

Inevitavelmente terás de contactar novamente um operador na área da faturação e verificar o que deveria ser pago, o que está por pagar e o que foi pago indevidamente e posteriormente contactar alguém competente na área dos contratos para esclareceu o que deu errado por parte deles. Aconselho-te pegar em tudo(comprovativos de pagamento) e estudares o caso antes de contactares novamente.
Infelizmente estes processos são demorados, dão dores de cabeça a quem lida com estas situações e por vezes os colaboradores não estão sensibilizados a este tipo de cenário e tratam destes assuntos como se fosse mais um...adiante.
Como enviou o documento solicitado neste caso o Assento de Óbito, a NOS deveria ter cancelado tudo o que está em nome do falecido. É estranho haver serviços separados, quando a própria empresa tem pacotes com tudo incluído... Ou será que apenas removeu o numero do falecido?
A titularidade foi transferida para outra pessoa? Isto são algumas questões que me surgiram. Serviços que lidam com o publico (Existência de vários departamentos) têm um eterno problema, (passagem de informação e falsas indicações), algo que está supostamente resolvido continuam a receber faturas como se nada tivesse acontecido? Alguém não fez o que lhe era competido. Espero ter contribuído para o esclarecimento e coragem não desanime.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @MBEN.

Lamentamos a situação que nos conta. :(

Como se trata de um assunto específico de uma conta, para conseguirmos ajudar, pedimos que nos ligue, por favor. Conheça aqui as linhas de apoio disponíveis.
@Abel Fontes, obrigada pela força.
No caso em específico, é um desligamento de serviço. Ninguém vive na habitação, contudo, já confirmaram que os serviços foram desligados. É um contrato/pacote de tv + internet (nem sabíamos) e um outro serviço apenas de telefone. Contudo, pelos vistos não fazem o cruzamento de informação de serviços associados ao NIF.
Em relação às faturas, consigo perceber o porquê da sua emissão, tendo em conta que foi solicitado desligamento/rescisão em fim de setembro de um serviço e em inicio de outubro de outro serviço, é normal que o período de faturação feche e a fatura seja emitida.
Contudo, o que me enerva, é a falta de informação em relação ao procedimento. Primeiro, dizem que a data de rescisão do contrato vai ser a data de óbito. Depois, já é a data de desligamento efectivo. Não existe um procedimento escrito? Não existem regras? Cada um inventa o que quer? Enfim...
Boa noite @Tiago C..
Conforme indiquei, já fui à loja e já liguei para a linha de apoio. Já me deram informações diferentes de ambos os lados. Neste momento, eu quero apenas confirmar qual é o procedimento. Qual a regra nesta situação?
Foi me dito que tinha determinado período de tempo para apresentar documento comprovativo do falecimento em loja (tinha que ser em loja) e que iria ser rescindido contrato com a data do óbito.
Mais tarde, com faturas já emitidas e serviços desligados, indicam que a informação inicial está errada e que as ditas faturas estão a pagamento, contando a data de desligamento para rescisão de contrato.
Não creio que seja uma situação especifica de um contrato. É, acima de tudo, um procedimento da vossa empresa que eu preciso de saber para tomar uma atitude.

Obrigada
Reputação 2
Crachá
@Abel Fontes, obrigada pela força.
No caso em específico, é um desligamento de serviço. Ninguém vive na habitação, contudo, já confirmaram que os serviços foram desligados. É um contrato/pacote de tv + internet (nem sabíamos) e um outro serviço apenas de telefone. Contudo, pelos vistos não fazem o cruzamento de informação de serviços associados ao NIF.
Em relação às faturas, consigo perceber o porquê da sua emissão, tendo em conta que foi solicitado desligamento/rescisão em fim de setembro de um serviço e em inicio de outubro de outro serviço, é normal que o período de faturação feche e a fatura seja emitida.
Contudo, o que me enerva, é a falta de informação em relação ao procedimento. Primeiro, dizem que a data de rescisão do contrato vai ser a data de óbito. Depois, já é a data de desligamento efectivo. Não existe um procedimento escrito? Não existem regras? Cada um inventa o que quer? Enfim...


Acredito que em relação ao cancelamento do contrato conte a partir da data do óbito, até porque não lhe estão a penalizar por incumprimento de contrato correto? Em relação ao serviço de telefone foi uma ponta solta, apesar de questionado 2 vezes, quem foi afetado foi você e como não havia qualquer pedido de rescisão a NOS apenas continuou a fornecer o serviço normalmente e por isso a exigência desse pagamento.

Agora lendo bem o seu primeiro post, disse que pagou as fatura da TV por engano, e a NOS o que disse em relação a isso? Vai reembolsar? Porque não usou esses valores para saldar a outra fatura?
Também me fazia sentido contar a data do óbito para fim de contrato, e foi essa a informação inicial que me deram, contudo, não é o que está a acontecer para nenhum dos serviços.
O óbito foi em agosto, pedi rescisão da TV em setembro, foi desligado em outubro e ainda foi faturado até outubro. E continuam a dizer que as faturas de setembro e outubro estão a pagamento.
Não ha incumprimento nenhum, tendo em conta que me disseram que só ia pagar até agosto. Esperei que se fizesse o estorno das faturas emitidas a mais.
Contudo, estas faturas da TV foram pagas pelo meu pai que não sabia da situação.
Com o telefone é pior, sim, pois não souberam logo dizer que havia mais este serviço e continuaram a cobrar. Pedi a rescisão mais tarde e, portanto, desligaram mais tarde.

Repare, eu até aceito a informação de que conte a data de desligamento, pois é um serviço que está a ser fornecido, apesar de não estar a ser utilizado. Contudo, o primeiro assistente da linha de atendimento (creio que da opção de rescisões ou contratos) diz-me que tenho 60 dias para apresentar certidão de óbito para terminar contrato para poder ser considerado este processo (data de óbito = data de fim de contrato) e, portanto, uma pessoa não anda a correr, pois ainda tem tempo e afazeres. E agora dizem precisamente o contrário. Além de que é um procedimento que só pode ser feito em loja, nem toda a gente tem disponibilidade de ir à lojas tratar de assuntos.

Portanto, serviços deveriam ser cobrados até agosto, mas foram faturados até outubro. Não vão fazer reembolso da fatura que paguei da TV e ainda tenho as do telefone por liquidar.

Cada um dá a informação que lhe apetece.
Reputação 2
Crachá
É mesmo desrespeitoso na situação em que está, essa correria com prazos tão curtos a cumprir, quando não há disposição para tal remar contra a maré. Sempre pode procurar uma opinião jurídica (meios gratuitos) para lhe dar o esclarecimento que necessita para poder agir.
Como desativar serviço de telefone fixo, está em nome do meu sogro que já faleceu, basta a certidão de óbito? Ou é preciso mais alguma coisa? Tenho de ir a uma loja NOS e levar o telefone fixo? Obrigado a quem puder ajudar.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Peter's :)

Como se trata de um assunto específico de uma conta, para conseguirmos ajudar, pedimos que se desloque a uma loja NOS com o comprovativo de óbito do seu sogro,por favor.

Saiba como nos encontrar aqui.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Bumblebee 🙂

Lamentamos o que nos conta, não é de todo o interesse da NOS que essas situações ocorram.

No entanto, no Fórum NOS os utilizadores devem colocar questões acerca de temas que possam ajudar mais pessoas. Esta questão que partilhou é só sua, do seu contrato, por isso, e para o podermos ajudar a resolvê-la tem que nos ligar, por favor.

Saiba como aqui.
Reputação 1
Obrigado pela atenção, contudo se já estou desagradado com as situações, pior fico! Tenho de ligar para vocês, pagar essa chamada ou perder o meu tempo, gastar combustível para resolver algo que se bem entendo também é do vosso interesse resolver.
Mas como assim o é, irei fazer um e-mail com o referido pedido.
Mais uma vez obrigado.
Pois parece que a qualidade do serviço deixa bastante a desejar
Estou sem serviço praticamente durante 12 horas por dia
E ninguém parece interessado em resolver o problema
Parece que a rescisão é o caminho a seguir, pois o problema é da rede e das respectivas células
Reputação 1
Caro @Cmp Pelo que estive a investigar, na área de Lisboa a operadora mais vantajosa é mesmo a Vodafone, está na altura de fazer o teste drive.👍
Tratam os clientes super mal, eu também sou cliente à imenso tempo, estou a pagar um pacote completo em que só utilizo os telemóveis porque o resto a Nos não tem possibilidade de me dar os serviços que contratei querem obrigar-me a ficar com satélite ou pagar para terminar o contrato. A mudança de morada é uma das poucas que dá direito ao cliente rescindir sem ter de pagar, desde que não consigam manter os serviços antes contratados, que é o meu caso. E o mais ridículo é ligarem a dizer- me que tenho razão, que a Nos prevê esses casos e umas horas depois continua tudo na mesma e tenho de pagar se quiser terminar contrato.
Reputação 1
@Sbalves vá ao sitte da Deco PROTESTE e informe-se.
O meu caso, estou a pagar uma prestação de serviço da Nos que não corresponde ao serviço contratado! Daí a querer mudar o quanto antes.
Reputação 1
Bom dia, posso rescindir o contrato ainda dentro do período de fidelização, pelo seguinte motivo?
Em janeiro trocaram o router pelo último modelo, desde essa altura tenho problema com o telefone fixo e com o wi-fi, o telefone fixo fica sem sinal e tenho muitas quebras no wi-fi. já liguei muitas vezes para a assistência, e depois de muitos testes acabo por ter que desligar o router e voltar a ligar para ter o telefone fixo a funcionar.
Já lá vão 8 meses com este problema e sem solução, já pedi n vezes para virem trocar o router ou para voltar a meterem o antigo, que durante 5 anos não tive problemas.
Como também tenho fibra da MEO no meu prédio, será que posso pedir a rescisão por justa causa?

obrigado
Pode.
Tem comprovativos da comunicaçao do problema aos serviços tecnicos do operador?
Tem copias dos relatórios tecnicos das intervençoes efetuadas? O que dizem esses relatórios? O problema foi solucionado?

Se tem comprovativos da comunicaçao dos problemas e o Operador nao conseguiu em 8 meses apresentar uma soluçao para o mesmo, tem justa causa para colocar um ponto final no martirio.
Desligar ou reinciciar o equipamento todos os dias, nao é soluçao! Nao está previsto nas condiçoes gerais e particulares dos serviços!
O que está previsto é que o Operador deve assegurar de forma continua o normal funcionamento dos serviços.
Caso o cliente nao detete que o telefone está de novo com problemas e alguem tente comunicar consigo atraves dele, perdem-se chamadas sem se apreceberem do problema, além da ideia errada com que as pessoas podem ficar de "nao quer atender"...

A recorrencia do problema mostra a incapacidade ou má vontade dos serviços técnicos em o solucionar.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Artur e @C24XXXX201 🙂 ,

@Artur , vamos ajudá-lo! Pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular.

Obrigada
Ex mos. Srs.

Há cerca de duas semanas fui à vossa loja do Forum SIntra comunicar o óbito do meu pai e simultaneamente comunicar a intenção de assumir a titularidade da conta, nomeadamente para serviço de televisão, internet, manutenção do numero de telefone fixo e de telemóvel da minha mãe
Porque estaria fora por uns dia o desligamento e ligamento foi agendado para dia 24/9 entra as 4 e 16.
Sobre o facto de o documento relativo ao novo contrato mencionar um numero de telefone fixo e não mencionar o numero de telemóvel que pretendia manter foi-me dito que o processo era mesmo assim. O numero fixo era provisório e seria substituído pelo anterior no espaço de uma ou duas horas e o telemóvel seria adicionado assim que o serviço fosse activado.
Sendo já vosso vosso sugeri que em para evitar a suspensão, ainda que temporária, do numero de telemóvel fosse transferido para a conta que já possuía, mas foi-me dito que seria mais fácil manter tudo num mesmo pacote já associado aquela morada, ao que acedi

Desde aí tudo tem funcionado mal. O desligamento aconteceu um dia antes do combinado, inclusive tornado inválido o cartão SIM relativo ao telemóvel que pretendi manter . O desligamento apesar de ter ocorrido no período previsto deixou-nos sem telefone fixo nem telemóvel (informação da qual o técnico que lá a casa se deslocou nem sequer tinha conhecimento). Quanto à questão do não funcionamento da linha de telefone fixa o técnico iria dar conhecimento aos serviços técnicos mas quanto ao telemóvel nada poderia fazer. Nesse mesmo dia, por volta das 17 horas, retornei à loja do Forum Sintra para reclamar da situação e após exposição da situação foi-me dito que nos próximos minutos alguém dos serviços técnicos entraria em contacto comigo.
Por volta das 22 horas desse mesmo dia, na ausência do referido contacto, entrei em contacto com vocês pelo 16990, e mais uma vez tive de explicar a situação. Entre outras cosias foi-me dito que não existia nenhum processo de portabilidade e que lhe iriam dar início, processo esse que demoraria até 24 horas.
No dia seguinte, 25/9 de manha recebo no telemóvel mensagem que foi registado em meu nome um INC000038956353 que ficaria resolvido ainda nesse dia. Do conteúdo do mesmo nada me foi dito.e pro isso mesmo voltei a ligar para o 16990 para confirmar que se tratava da situação que eu tinha reportada e foi-me confirmado que o processo estava em curso e dentro dos prazos previstos e que iriam fazer reforço da situação e ser contactado muito em breve.
Dia 26/9 de manha recebo nova mensagem a informar-me que o numero de telefone fixo, o provisório e não que pretendo, já se encontra activo e lá volto a telefonar para o 16990 e a explicar a situação. A operadora confirmou que existe um registo de pedido de portabilidade mas que deu erro. Iria mais uma vez reforçar o pedido e que a situação deveria estar resolvida no prazo de 24 horas.
Dia 27/9 recebo nova mensagem a informar-me que o tal INC000038956353 estaria resolvido. Seria de esperar que no mínimo a situação do telefone fixo estaria resolvido mas não, a mensagem apenas informa que a NOS deu por encerrado a questão da falha técnica reportada pelo técnico relativo à ausência de linha do fixo, mantendo-se em vigor ao numero provisório.
Voltei mais uma vez a ligar para o 16990 e mais expliquei a situação. O operador confirma que realmente existia um registo de portabilidade que deu erro mas que iria dar início a um novo pedido . Em relação a processo do telefone fixo o processo seria simples e demoraria até 24 horas. Já quanto ao processo do telemóvel propunha-se emitir e enviar-me um novo cartão com um número provisório que mais tarde seria substituído pelo numero por mim pretendido, situação que recusei pois já ando há várias 24 horas a tentar substituir o numero provisório do telefone fixo. Disse então que pretendia que concluíssem o processo de portabilidade de e me enviassem então o cartão definitivo. O operador tomou nota desta informação e que iria transmitir essa informação e que mais tarde deveriam entrar em contacto comigo. Fruto deste ultimo telefonema recebi mais uma mensagem a informar-me que tinha sido aberto em meu nome um novo pedido INC000039107688.
Mais de 24 horas passados desta mensagem continuo, mais uma vez, à espera de que o numero do telefone fixo por mim pretendido seja reactivado e que qualquer informação relativo à situação do numero de telemóvel por mim pretendido me seja dada.

E digo "por mim pretendido" porque é exactamente isso que eu sempre disse desde que iniciei este processo e sempre me informaram que tal era possível ser feito. Para obter uns quaisquer números, perdendo contactos familiares e institucionais facilmente consigo resolver a situação.

É pois, após horas ao telefone sem qualquer resultado e, como o disse ao ultimo operador, farto de uma linguagem polida e educada do "desculpe senhor", "obrigado senhor" ou do "há mais alguma coisa que posso fazer?" usada individualmente mas inconsequente enquanto empresa, farto de termos como "o pacote deu erro", " a encomenda deu erro" ou a "portabilidade deu erro", farto de esperar pelos tais contacto que me disseram que vos venho questionar sobre o que é preciso fazer para que tal situação se concretize e quanto tempo tal pode demorar.

Como qualquer um pode calcular, inerente ao falecimento de um familiar existe a necessidade de cumprir uma série de requisitos burocráticos onde, entre outros, existe a necessidade de fornecer/actualizar números de contacto telefónico e fornecer, como já me aconteceu, números para os quais começo a ter sérias duvidas de serem os correctos é algo que não me interessa manter.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Figueira
@Miguel Figueira , os meus pêsames pelo infortúnio.

Existem diferenças legais entre uma Transferencia de Titularidade e uma Caducidade por óbito do cliente.
Como é obvio, a transferencia é um processo essencialmente burocrático, autorizado pelo titular original. Alguns operadores dispoem de formularios proprios para o efeito.
"Autorizo a transferência do(s) serviço(s) acima identificados para o cliente identificado no ponto 1 deste documento"
"No caso de transferências de titularidade de serviços em período de fidelização, a indemnização correspondente ao não cumprimento do período mínimo de permanência só não é devida pelo cliente que cede a titularidade, caso o novo cliente efetivamente concretize a sua adesão aos serviços..."

Ja em caso de óbito do cliente, o codigo civil preve a caducidade dos contratos. Quer isto dizer que os contratos cessam no momento em que o óbito seja conhecido do operador com a apresentação da respetiva certidão de óbito, não fazendo sentido a aplicação de quaisquer penalizaçoes por cessação antecipada do contrato.
Nestes casos, como nao é possivel transferir a titularidade, caso um familiar se mostre interessado em conservar os mesmos serviços em seu nome, havera a necessidade de iniciar um novo contrato. Razao pela qual o processo passa de meramente burocrático para toda a complicaçao que aqui relatou, com a atribuiçao de novos numeros e posterior alteraçoes para os numeros originais. Simplesmente ridiculo...
So falta ir alguem la a casa desligar a box da tomada e voltar a liga-la, mas se calhar foi mesmo o que aconteceu... ate porque as empresas contratadas para o fazer tambem ganham com novos contratos (ja instalados)...
Tera mesmo de ser assim? Nao!
Mas os operadores para se protegerem, preferem assim... ate porque ao novo contrato esta associada nova fidelizaçao (querendo é claro! e quem nao quer?).

Quanto a demora na instalaçao(?) dos serviços, nao sendo essa da sua responsabilidade, pode exigir ao seu operador a indemnização que estiver prevista no contrato.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Miguel Figueira ,

Olá @C24XXXX201,

@Miguel Figueira , lamentamos a situação que nos conta 😥. Queremos ajudá-lo. Assim, pedimos que nos envie o número de cliente NOS associado por mensagem privada, por favor, para que possamos verificar a mesma.

Obrigada
Reputação 7
Crachá +2
E permitiram a alteração sem uma HABILITAÇÃO de HERDEIROS?

Tentei o processo na VODAFONE, para um simples telefone "fixo", e nem com certidão de óbito e todos os documentos dos titulares! Exigiram a Habilitação de herdeiros, algo que é OPCIONAL e nunca foi necessário por questões de herança...

Teve sorte da NOS não ser tão burocrática!!!
Boa tarde @marcolopes

Não lhe respondi antes porque não tinha ainda concluído o processo, algo que apenas consegui ontem.

Em resposta à sua pergunta, não lhe sei responder se a habilitação de herdeiros é obrigatória ou não. No momento em que apresentei a certidão de óbito fui também acompanhado de toda a documentação relativa ao contrato de meu pai, do meu contrato e da Habilitação de Herdeiros.

Quem me atendeu solicitou-me autorização para fotocopiar alguns desses documentos mas não tenho a certeza de entre eles estar a habilitação de herdeiros. Pressuponho no entanto que sim pois só assim faria sequer sentido eu reclamar semelhante pretensão.

Cumprimentos,

Miguel Figueira
Reputação 1
Bom dia, atualizando o meu post, ontem a assistência ligou-me e depois de alguns testes chegou á conclusão que o router tem alguma avaria, não guarda as condições / alterações feitas por eles.
Foram necessário uns 8 meses para descobrir este problema (se no meu trabalho eu tivesse 8 meses para resolver um problema, ou já não tinha trabalho ou não tinha clientes).
E pelos visto o router que vão substituir é por um igual, que traz o mesmo problema com o telefone fixo. Como o que eu tenho é 4.0 não percebo porque não substituem pelo 5.0, que parece já não trazer este problema.
Já sou cliente NOS á muitos anos, mas quando a fidelização acabar está na hora de mudar.

Comentário