Header
Respondido

Como posso cessar o contrato vindo morar para o estrangeiro?



Mostre a primeira mensagem

225 Comentários

Me contactaram por chamada e me informaram por mais que eu esteja desempregado por conta dos cortes na empresa devido ao covid, mesmo ter enviado os comprovativos da segurança social, sem ter condições de pagar a fatura não posso fazer o cancelamento e não explicou o direito o porque. 
Já não sei mais o que fazer pois não posso pagar e vou ter de acumular dívidas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @FRijo. 😊

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, a oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa Tarde! 
Como solicitar cancelamento do meu serviço online?

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Brayan.

Queremos ajudar, contudo como se trata de um assunto específico da sua conta, pedimos que nos ligue, por favor. Caso o assunto se encontre em tratamento, sugerimos que aguarde pelo nosso contacto.

Quando contratei o serviço foi informado de que havia a possibilidade de cancelar o contrato antes do período de fidelização. Liguei para a central de atendimento e me disseram que se eu quisesse cancelar o contrato teria que pagar 500 euros. Afinal, é possível cancelar o contrato sem ter que pagar esse valor? Se sim, como devo proceder?

Estou de mudança de país e meu período de fidelização já estava acabado.

Fui ao balcão da nos no dia 2 de Julho informar a nos que precisava encerrar o serviço. Me telefonaram, fiquei durante mais ou menos 30 minutos a falar com uma atendente (e a dizer as mesmas coisas que havia falado a atendente no balcão) e portanto disseram-me que eu poderia me dirigir ao balcão novamente pois o cancelamento já estava ok.

A atendente do balcão me informou que eles me ligariam em breve para agendar a busca dos equipamentos (que já estavam em minhas mãos no momento).

Ligaram-me no meio da semana para confirmar a busca dos equipamentos.

Agora no dia 22 ligamos para confirmar o cancelamento e novamente me deixaram a escutar aquela música chata por mais de 30 minutos.

Voltei novamente ao balcão para verificar e o atendente disse-me que estava tudo okay.

No dia anterior de minha viagem a Austrália, me ligaram para me colocar a escutar aquela música durante 40 minutos.

Agora estou na Austrália no dia 7 de Agosto (ou seja, 1 mês já a tentar cancelar este serviço) e chega uma fatura em meu e-mail para realização de pagamento.

Sinceramente, não entendo o CONCEITO DE CANCELAMENTO DE SERVIÇO DA NOS!
Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Lisandra lemoslemos

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deve formalizar a pedido de cancelamento fazendo prova das alterações circunstanciais para o cancelamento. Saiba mais em nos.pt

Obrigado

 

Fui informada na ocasião da minha mudança pra Inglaterra que assim que tivesse em mãos meu contrato de trabalho poderia solicitar o cancelamento do contrato baseado na mudança para trabalho para o exterior. Em dois balcões de atendimento diferentes me informaram a mesma coisa, shopping Espazio Olivais Lisboa e o mesmo aconteceu na loja do shopping Colombo. Tenho inclusive o contrato e nome dos funcionários que me deram tal informação. Quando tive a oportunidade de ter o contrato entrei em contato com a NOS para fazer a finalização do contrato novamente para ser informada que essa possibilidade não existe 3e que tenho a opção de pagar a multa de mais de €400 ou continuar pagando o plano até o final do seu tempo, uma alternativa seria encontrar um amigo que assumisse a titularidade do plano em meu lugar ou levar uma antena de 60 cm de diâmetro para o país de mudança a fim de manter o serviço . A minha pergunta é, porque dois funcionários em ocasiões e situações diferentes me fornecem a mesma informação e agora sou diga que a informação nao procede? E como
pode não haver uma alternativa de cancelamento de contrato sem pagamento da multa? Aceitaria pagar custo do aparelho e de instalação se fosse o caso mas os meses que faltam para finalização do contrato e tbm instalação e custo do aparelho geram uma despesa muro grande acima de €400 praticamente força o cliente a permanecer em um serviço que não o serve mais. A Anac diz que por situação de alteração de circunstâncias os caso deve ser avaliado e levado em consideração para cancelamento do contrato com a isenção da multa. Gostaria de saber porque o meu caso não é considerado?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Cilawhite,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá @williamrissi,

Lamentamos a demora na resposta à sua mensagem.

Vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigada

Olá,

recebi nova cobrança por email da NOS de um serviço que já era pra ter sido suspenso há 4 meses. O que acontece?

Fiz uma solicitação de cancelamento do meu serviço atual de internet fixa (aquele modem de aproximadamente 20 euros que se compra na loja e você mesmo ativa em casa) para o dia 30/07 via canal telefônico. Expliquei que o motivo do cancelamento era por mudança de país e, mesmo assim, a atendente informou que eu teria de pagar uma multa de mais de 200 euros, o que é um absurdo, pois como vou utilizar o serviço se estarei morando em outro país?

Além disso, qual a contra-partida da fidelização? São 500 euros de multa e um período de 24 meses em troca de quê mesmo? Porque quem fez a instalação do serviço fui eu mesmo, que no caso foi apenas ligar o modem na energia e seguir com o auto-atendimento.

A anacom diz:
"Desemprego, emigração ou alteração de morada: Nestes casos estamos perante uma alteração anormal das circunstâncias que estiveram na base da decisão de contratar, o que nos termos da lei civil poderá dar lugar ao cancelamento do contrato (artigo 437.º, n.º1 do Código Civil). Nestes caos o cliente terá que contactar o operador para negociar uma solução para o seu caso. A análise é sempre feita caso a caso e será exigido que prove a situação de desemprego, emigração, etc. Na alteração de morada, ocorre a mesma situação. No entanto, pode dar-se o caso de querer manter o serviço com o mesmo operador, na nova morada. Nestes casos, tenha em atenção, que o operador pode cobrar-lhe custos pela instalação do serviço na nova morada e/ou pode fazer-lhe ofertas promocionais que levem a uma fidelização."

única solução oferecida pela operadora foi encontrar outra pessoa para fazer uma mudança de titularidade, mas isso é impossível para mim já que não conheço ninguém por aqui.

Como vi outros usuários relatando o mesmo problema e a recomendação era enviar uma mensagem para este usuário, estou a a fazê-lo com o objetivo de ter uma resolução justa para o meu caso.

Enviei uma mensagem para o usuário Forum (https://forum.nos.pt/members/mid-55225) e me disseram que seria contactado em 24h, mas já passaram 48h e ainda não fui contactado. Preciso resolver esse assunto antes de emigrar.

Fico no aguardo de uma resposta.

Autorize, por procuraçao para o efeito, que alguem da sua confiança trate do assunto presencialmente.

Olá, me encontro na mesma situação. Precisei regressar urgentemente ao Brasil em meio ao surto do COVID-19 e preciso cancelar o contrato. Como devo proceder? Fui a Área de cliente > Os meus serviços > Enviar pedido > Cessação contratual e aguardo o envio do código de segurança para a antiga morada. Já estou no Brasil e não tenho previsão de retorno à Portugal.

Reputação 7
Crachá +5
Olá,

recebi nova cobrança por email da NOS de um serviço que já era pra ter sido suspenso há 4 meses. O que acontece?

Bom dia, a moderação do Fórum NOS já está de posse dos seus dados ? Enviou o seu numero de cliente ?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Helene Nilsson.

Queremos ajudar. Contudo, uma vez que se trata de uma situação específica do seu contrato, pedimos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Rodrigo Dal Bosco Fontana,

Já respondemos à sua mensagem privada.
A maioria das pessoas confunde "justa causa" (que nao existe neste caso) com a possibilidade de "Requerer a resolução" consagrada no Código Civil (Artigo 437.º - Condições de admissibilidade).
Ora "Requerer" significa neste caso, solicitar, pedir por meio de requerimento.
E se atentarem ao n° 2 do referido artigo, "a parte contrária pode opor-se ao pedido, declarando aceitar a modificação do contrato nos termos do número anterior". Significa isto que a parte a quem o PEDIDO é dirigido, pode RECUSAR A RESOLUÇAO, substituindo-a por "modificação... segundo juízos de equidade".
No limite, nao existindo acordo maior, aplicar-se-a a modificação do contrato por acordo das partes nao por "justa causa" mas por "alteração anormal das circunstancias".

Dirija ao operador, um PEDIDO de resolução/modificação do contrato, fundamentado em comprovada alteração anormal das circunstancias e aguarde a resposta ao mesmo.
Caso a resposta do operador seja negativa em relaçao a resolução e nao concordando com os termos da eventual modificaçao proposta, podera sempre recorrer a mediaçao e arbitragem de conflitos de consumo.
Boa tarde, Sou sueca e o meu contrato de trabalho termina agora em agosto e terei de voltar. na altura em que fiz o contrato com a Nos disseram-me que se esta eventualidade a acontecesse poderia com justa causa cancelar a fdelização. Liguei para a linha de apoio e agora dizem-me que nao posso fazer nada, mesmo depois de lhes ter indicado algumas ligações deste Fórum onde indicavam essa possibilidade prevista no nosso Código Civil.

Gostaria de saber qual será o melhor departamento ou personalidade a contactar ( visto que a pessoa do departamento jurídico nao sabia) para pocurar uma solução para este caso.


grata

João,

Este era o meu nr Cliente C835072453 na NOS.

Tenho um contrato com a NOS que tem duração de 13 meses para o término. 
Fiquei recentemente desempregado e estou indo embora de Portugal. 

Minha questão é: Por conta dessas duas circunstâncias posso pedir o cancelamento sem custos?
Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa Tarde! 
Como solicitar cancelamento do meu serviço online?

Boa noite, 

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

 

  • Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
  • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
  • Os documentos podem ser:
    • entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando o serviço e depois Pedidos, Enviar pedido e Cessação Contratual.

 

 

NIF xxxxxxxx

IMOVEL xxxxxxxxxxx

PREZADO ADMINISTRADOR

COMUNICO A V.EXA QUE NAO RESIDO MAIS EM PORTUGAL DESDE 14/10/2021, POIS, TIVE QUE RETORNAR AO BRASIL COM URGENCIA PARA TRATAMENTO MEDICO DE SAUDE DE EMERGENCIA. DESSA FORMA, COMUNICO O PRESENTE CANCELAMENTO POR MORAR NO BRASIL E NAO PRETENDO RETORNAR A PORTUGAL TAO CEDO. PEÇO QUE ENVIE A ULTIMA BOLETA POR E.MAIL PARA PAGAMENTO E CANCELAMENTO. MUITO OBRIGADO

Boa Tarde,

A época de contratação dos serviços NOS, avisei que estaria nomeais apenas por um ano, onde me foi garantido, pelo funcionário Bruno da loja do chiado que não haveria problema em relação a fidelização, contanto que eu demonstrasse que estaria realmente saindo do país quando fosse descontratar.
ocorre que já estou fora do país há um mês, sem pretensão de retorno, e recebi uma cobrança de 500 euros em relação ao incumprimento do período de fidelidade.
Primeiramente, a NOS deveria se organizar e verificar as informações que são repassadas por seus funcionários e se responsabilizar pelas mesmas.
Segundo, como ela pretende o pagamento desse valor absurdo se sequer me encontro no país. Gostaria que pudessem reavaliar os meu caso, visto que até demonstrei interesse em continuar com os serviços se a operadora me oferecesse o mesmo no Brasil, o que não é o caso, portanto não necessariamente minha culpa. Além de verificar a anormalidade da situação a qual alterou as circunstâncias que se baseia o contrato, já que houve uma emigração, conforme artigo 437 do Código Civil.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo mais antigo sobre o mesmo tema. 
Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Obrigado

Comentário