Header
Pergunta

cobrança de 3 euros indevidamente


Boa noite, 

Este mês recebi fatura com cobrança de 3 euros, indevidamente. Já no mês anterior aconteceu isso e disseram- me que foi por ter pago com 2 dias de atraso.  Desta vez não há motivos para tal,  uma vez que paguei até dia 1. Estou a cansar- me destas cobranças.


78 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Só um pormenor. O DD está ativo à mais de 2 anos... 

Bom dia, nesse caso o motivo para o não envio da fatura ao banco, deverá ser outro, conforme sugerido pelo moderador @João H. envie o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que possam verificar o que se passa.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JorgeFP,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Ok.

Bom dia . Num. Cliente C8xxxxx3

solicito esclarecimento sobre mais 3€ de fatura.

já em 2022 usaram a narrativa de + 2,5€ por causa da inflação para subir a fatura sem aviso prévio nem consentimento do titular.

Não é lícito cobrarem 3€ por um dia de atraso na fatura até porque a entidade manteve se válida.

agradeço um contacto via telefónico ou e-mail dado não estar minimamente satisfeito, nem família !

De 25€ passa a quase 31€ tenho de vos colocar um travão !!!

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Promano, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de cliente, sugerimos que não partilhe os seus dados privados em público. 

Compreendemos o que nos indica. Sempre que há atrasa no pagamento da fatura, 2 dias após a data limite de pagamento, é cobrado o valor de €3 na fatura imediatamente seguinte. 

Relativamente à fatura número FT 202390/1204252 esta tem um custo de €3 uma vez que houve um atraso no pagamento da fatura n.º FT 202390/940046, pelo que o valor é devido. 
Obrigado

Agradecido pelo detalhe inicial.

Não sei o que a nos ganha com 3€ Sinceramente pelo atraso de um dia no pagamento.

A nos pensa que os titulares são ricos para além da mensalidade ainda terem de pagar 3€?

É simplesmente uma forma de não fidelizacão.

existe uma forma de trato durante o período de fidelização e existe uma forma abrupta, e insensível por parte da operadora .

agora diga me lá se tiver 3 mil amigos nos e os mudar para uma operadora concorrente, acha que os 3€ justificam alguma coisa?

Simplesmente ridículo.

 

Reputação 7
Crachá +1

Agradecido pelo detalhe inicial.

Não sei o que a nos ganha com 3€ Sinceramente pelo atraso de um dia no pagamento.

A nos pensa que os titulares são ricos para além da mensalidade ainda terem de pagar 3€?

É simplesmente uma forma de não fidelizacão.

existe uma forma de trato durante o período de fidelização e existe uma forma abrupta, e insensível por parte da operadora .

agora diga me lá se tiver 3 mil amigos nos e os mudar para uma operadora concorrente, acha que os 3€ justificam alguma coisa?

Simplesmente ridículo.

 

Não percebo qual é a novidade aqui, qualquer adulto já sabe como é a vida adulta…. 

Atrasos a pagar EDP= multa 
Atrasos a pagar EPAL = multa 
Atrasos a pagar MEO ou Vodafone = multa
Atrasos a pagar EMEL = carro apreendido 
Atrasos a pagar ao fisco = prisão
 

se tiver 3 mil amigos que fazem o que voce “manda”, acho que não tem de se preocupar com nada, porque isso será a maior mafia em portugal ahahah

um bem haja 

Reputação 7
Crachá

Agradecido pelo detalhe inicial.

Não sei o que a nos ganha com 3€ Sinceramente pelo atraso de um dia no pagamento.

A nos pensa que os titulares são ricos para além da mensalidade ainda terem de pagar 3€?

É simplesmente uma forma de não fidelizacão.

existe uma forma de trato durante o período de fidelização e existe uma forma abrupta, e insensível por parte da operadora .

agora diga me lá se tiver 3 mil amigos nos e os mudar para uma operadora concorrente, acha que os 3€ justificam alguma coisa?

Simplesmente ridículo.

 

Não percebo qual é a novidade aqui, qualquer adulto já sabe como é a vida adulta…. 

Atrasos a pagar EDP= multa 
Atrasos a pagar EPAL = multa 
Atrasos a pagar MEO ou Vodafone = multa
Atrasos a pagar EMEL = carro apreendido 
Atrasos a pagar ao fisco = prisão
 

se tiver 3 mil amigos que fazem o que voce “manda”, acho que não tem de se preocupar com nada, porque isso será a maior mafia em portugal ahahah

um bem haja 

Para um atraso a pagar o fisco dar prisão é preciso ser um grande atraso. Quanto à multa sei que por exemplo a NOWO nunca me aplicou multa. A Vodafone quando era cliente também não.

Além do mais não existe no contrato nenhuma menção a essa dita multa pelo que o cliente deve recusar-se a pagar.

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos, @Promano

A NOS  cobra uma taxa por atraso no pagamento da fatura cumprindo todas as orientações da entidade reguladora das telecomunicações. Este valor visa colmatar os custos que a NOS incorre no tratamento e avaliação de faturas por pagar.

Nas condições específicas do contrato NOS prevê-se que caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo fixado, aos montantes calculados acresce o valor previsto a título de despesas a título de indemnização. 

Obrigado

Boa tarde,

Venho mostrar o meu descontentamento por terem cobrado 3€ por atraso no pagamento da fatura de Junho. Sou cliente NOS, desde 2004. É inacreditável como me cobram 3€ por atraso de 5 dias numa fatura ao fim de tantos anos.

Pelos vistos os novos clientes são mais importantes do que os que ficam estes anos todos.

Já agora agradeço que me informem quando termina o meu período de fidelização, pois parace estar na hora de mudar.

Fico a aguardar o vosso feedback à minha solicitação. 

 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Pedroooliv,

Agradecemos a sua mensagem.

O custo associado ao atraso no pagamento de faturas é transversal a qualquer cliente.
Para que não tenha de se preocupar com o pagamento de faturas NOS, sugerimos a ativação do débito direto. Saiba como o fazer:

Pode consultar o período de fidelização associado ao seu contrato através da Área de Cliente ou na sua fatura.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia,

Obrigado pela resposta,  apesar de nada acrescentar ao solicitado e apenas constatar que em nada benefício em ser cliente fidelizado.

 

E obrigado pela disponibilidade em partilhar o meu período de fidelização. Só me veio dar razão, pois nem a isso se dignaram. 

Era o que faltava para decidir a mudança, infelizmente ainda são alguns meses, mas assim será.

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos a situação, @Pedroooliv.

A NOS aplica uma taxa por atraso no pagamento da fatura cumprindo todas as orientações da entidade reguladora das telecomunicações. Este valor visa colmatar os custos que a NOS incorre no tratamento e avaliação de faturas por pagar.

Assim, 2 dias após a data limite de pagamento aplicar-se-á a cobrança de €3 na fatura imediatamente seguinte a título de indemnização quando se atrasa no pagamento da sua fatura. 

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado

Grato pela disponibilidade no esclarecimento de todas as minhas dúvidas.

 

Reputação 7
Crachá

Bom dia,

Obrigado pela resposta,  apesar de nada acrescentar ao solicitado e apenas constatar que em nada benefício em ser cliente fidelizado.

 

E obrigado pela disponibilidade em partilhar o meu período de fidelização. Só me veio dar razão, pois nem a isso se dignaram. 

Era o que faltava para decidir a mudança, infelizmente ainda são alguns meses, mas assim será.

Ser cliente à muito tempo de uma operadora não lhe trás nada a não ser prejuízo. 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @Pedroooliv
Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

@Mário P. peço desculpa induzir em erro, mas estava a ser irónico, pois não esclareceram todas as dúvidas, pois não me responderam ao período de fidelização, remeteram para a app. Isso não é um bom serviço ao cliente.

Mas também já percebi que não é esse o foco. O foco da empresa é garantir novos clientes, tal como todos os outros, fidelização só existe nas campanhas publicitárias.

Peço desculpa pelo desabafo e não vale a pena darem-se ao trabalho de responder, foi só mesmo um desabafo (esta mensagem).

 

Reputação 7
Crachá +6

Porque na App NOS consegue aceder diretamente ao período de permanência que tem, @Pedroooliv
Nós não conseguimos aceder, mas querendo podemos endereçar o seu pedido à equipa que pode ajudar e informá-lo em conformidade. No entanto, e para o podermos fazer, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum

Obrigado 

 

Concordo consigo @Pedroooliv, é mais uma forma de capitalizarem. Mas se o serviço deixar de funcionar durante um certo período de tempo eles não são penalizados em nada, está tudo bem o cliente que se amanhe! Não devolvem dinheiro, não compensam o cliente em nada. Eu já não sou fidelizado assim que apanhe uma proposta melhor que vossa, xau meus amiguinhos...

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @CRA13, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Estamos aqui para ajudar. 
Deste modo, caso tenha alguma questão, por favor, detalhe-a. 

Obrigado

Boa tarde Sr. @Mário P. 

A minha questão é: se são tão rigorosos com o cumprimento das obrigações do cliente e penalizam o mesmo com 3€ de “multa” quando existe um ATRASO no pagamento da fatura, porque é que quando o cliente fica sem serviços durante um determinado período de tempo vocês alegam clausulas contratuais que vos protegem do vossos próprios incumprimentos? Se conseguir acompanhar o raciocínio da pergunta esclareça-me por favor, caso contrário eu explico mais devagar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Mas a operadora compensa nesses casos. Parece que está mal informado

@Guimas Já liguei diversas vezes devido a essa questão e a resposta que me foi dada é que o contrato prevê falhas pontuais que não ultrapassem um determinado período de tempo (48h penso que foi o que me foi dito na altura). E nunca fui compensado por nenhuma das diversas falhas de serviço que tive.

Inclusivemente estive meses em que a minha box reiniciava todos os dias perto das 2h da manhã e não me permitia ver TV, mas como a “avaria” não durava mais do que esse determinado período de tempo diziam-me que não me podiam compensar em nada. Obviamente a dada altura deixei sequer de me queixar.

Ou seja, se de facto compensam os clientes agora vão alegar que foi o colega do call center que me deu a informação errada (como sempre), sacodem a água do capote mais uma vez e quem sai prejudicado no fim é sempre o mesmo. O que vale é que vocês próprios criaram um fórum para as pessoas exporem o serviço que vocês prestam.

Reputação 7
Crachá +6

@CRA13, este valor, da taxa de atraso, visa colmatar os custos que a NOS incorre no tratamento e avaliação de faturas por pagar.

No entanto, e conforme indicado pelo @Guimas, há sim direito a receber um crédito quanto a indisponibilidade de serviço, desde que este tenha uma duração igual ou superior a 48h, conforme estipulado na condições gerais contratuais. 

Caso tenha ficado com dúvida, por favor, fale connosco. 
Obrigado

 

@Mário P. 

Significa que se eu tiver uma avaria de 30 minutos todos os dias não sou compensado em nada?

Quer dizer que eu pago os 30 dias do mês, mas se não tiver serviço durante 12 horas tenho de as pagar à mesma porque vocês montaram um contrato que prevê a vossa incompetência?

E a questão nem é essa: a questão que é vocês penalizam o cliente à mais mínima falha. O que significa que deveriam compensar o cliente também pela mesma medida, mas não!

Preferem estipular uma regra para vos ilibar dos vossos erros e penalizar o cliente ao mínimo erro do mesmo. Eu percebo perfeitamente que vocês constroem as regras da maneira que vos da jeito, mas de um ponto de visto ético qualquer ser humano que mereça o ar que respire entende que é injusto. E você está aqui a tentar camuflar isso como se fosse o situação muito normal sabendo o quão errado está.

Comentário