Header
Respondido

Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?


Reputação 7
Crachá +2

A NOS bloqueia, propositadamente, certos números da rede telefónica NACIONAL com o intuito de privar o acesso aos mesmos.

Quem ligar, por exemplo, para o APOIO a clientes do cartão universo (938 748 410) a partir de uma rede NOS, obtém a mensagem “este número não está atribuído” (antigamente nem sequer tinha sinal de chamada!!! A tentativa de ligação era bloqueada imediatamente após a marcação!)

Quando digo "bloqueia propositadamente", baseio-me no facto de números como este estarem acessíveis a partir de OUTROS OPERADORES de comunicações nacionais! Não restam dúvidas portanto, que é um bloqueio efectuado pela NOS!

O mais estranho é que é um número começado por 93, e caso não tenha sido portado, pertence à rede da própria NOS!

A NOS bloqueia O PRÓPRIO número de APOIO a CLIENTES!!! Acessível a partir de redes VODAFONE, MEO, etc, e BLOQUEADO a partir da REDE NOS!!!!

https://www.nos.pt/particulares/contactos/Pages/linhas-de-apoio.aspx
16990
A partir do estrangeiro:
+351 929 001 799 na rede móvel
+351 929 001 699 na rede fixa
Uma vergonha!!!

Evidentemente que isto tem uma explicação: satisfazer as EMPRESAS com serviços de apoio que usam números 707 (ou seja, um serviço de APOIO PAGO ao minuto!).

Não tenho nada contra serviços pagos… cada empresa deveria PUBLICITAR os serviços que tem e o PREÇO que irá custar ao consumidor o seu uso… cada um decide! EU, pessoalmente, NÃO SOU CLIENTE de uma empresa que use números 707 (e evito quase sempre empresas com números 808, que não fazem qualquer sentido hoje em dia… excepto fazer o consumidor gastar $$$$ com a justificação de ser equivalente ao PREÇO de uma CHAMADA LOCAL!! O que é uma chamada LOCAL hoje em dia? 😃 :D)

https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219

icon

Melhor resposta por Mário P. 3 April 2024, 11:54

Ver pergunta inicial

32 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso?  

Obrigado,  

 

Reputação 7
Crachá +2

Se bem entendi, quando está com o número em anónimo/privado e tenta ligar para esses números não dá!?

Mas se fizer as chamadas para os mesmos números com o número visível dá. É isso?

 

Sim… mas não sou apenas EU!

É geral!

É um PROBLEMA da NOS.

Afecta as redes FIXA e MÓVEL.

Eu tinha sugerido ao suporte que poderia ter a ver com o CALLER ID… o estranho é tinha feito um teste com o CALLER ID ligado e não obtive resultados diferentes… uns dias depois, voltei a efectuar testes e os resultados são os que apresentei na resposta anterior. Voltei a fazer testes com o SUPORTE ESPECIALIZADO, e, os mesmos resultados. Também fizeram testes do “lado da NOS”.

Em RESUMO: Existe um problema no sistema de “RELAY” de chamadas da NOS, que não permite estabelecer as chamadas para ALGUNS números 308, seja a partir da rede FIXA ou da rede MÓVEL, caso a chamada seja efectuada SEM CALLER ID (ou com CALLER ID desligado)

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso!?  

Obrigado

 

Caro @Mário P. 

Não disponho de um telefone de outras redes a partir do qual possa efectuar os testes, como tal não posso descartar que seja um problema que envolve mais entidades que NÃO a NOS!

O que eu SEI, e ficou PROVADO com todos os testes que fiz, incluindo os testes que foram feitos pelo departamento especializado da NOS, é que, é GERAL e transversal ao serviço de TELEFONE FIXO e MÓVEL da NOS.

Existe um PROBLEMA constatado, que não permite o estabelecimento de chamadas para “alguns” números (até agora apenas detectei números começados por 308) efectuadas a partir das redes FIXAS e MÓVEL NOS, caso o telefone chamador (NOS) esteja configurado com o CALLER ID inactivo, ou a chamada seja efectuada de forma “anónima” (CALLER ID desligado apenas naquela chamada)

Facilmente o departamento técnico da NOS conseguirá concluir se o problema é TRANSVERSAL a todos os operadores do mercado e, por conseguinte, encontrar mais facilmente a causa do problema...

Reputação 7
Crachá +1

Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +1

Parece que é um velho caso de bloqueia a chamadas sem caller ID, algumas empresas fazem-no pra se precaverem de camadas falsas e spamm calling. Ai acho que não há nada a fazer, são politicas que eles podem definir, acho eu, mas não sou perito em legalidades empresariais 😅

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

@marcolopes, bom dia. 

A gestão dos números é dos detentores do mesmo, podendo estes realizar barramento a comunicações em anónimo. 

Não sendo, por conseguinte, responsabilidade da NOS, uma vez que sem estar em anónimo a chamada é realizada com sucesso, sendo o mesmo equipamento e a mesma rede. 

Sugerimos que quando pretenda contactar os números em questão mantenha o número visível.

Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +2

Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

 

É uma pena que o departamento específico da NOS não tenha chegado à mesma conclusão após 3 semanas! :D Com esse teste já é quase certo ser uma questão da chamada não ser aceite pelo número de destino devido ao caller ID.

De qualquer forma, não foi a razão pela qual este tópico foi criado… eu é que dei continuidade pensando ser um bloqueio propositado por parte da NOS também para estes números 308.

Comentário