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Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?


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A NOS bloqueia, propositadamente, certos números da rede telefónica NACIONAL com o intuito de privar o acesso aos mesmos.

Quem ligar, por exemplo, para o APOIO a clientes do cartão universo (938 748 410) a partir de uma rede NOS, obtém a mensagem “este número não está atribuído” (antigamente nem sequer tinha sinal de chamada!!! A tentativa de ligação era bloqueada imediatamente após a marcação!)

Quando digo "bloqueia propositadamente", baseio-me no facto de números como este estarem acessíveis a partir de OUTROS OPERADORES de comunicações nacionais! Não restam dúvidas portanto, que é um bloqueio efectuado pela NOS!

O mais estranho é que é um número começado por 93, e caso não tenha sido portado, pertence à rede da própria NOS!

A NOS bloqueia O PRÓPRIO número de APOIO a CLIENTES!!! Acessível a partir de redes VODAFONE, MEO, etc, e BLOQUEADO a partir da REDE NOS!!!!

https://www.nos.pt/particulares/contactos/Pages/linhas-de-apoio.aspx
16990
A partir do estrangeiro:
+351 929 001 799 na rede móvel
+351 929 001 699 na rede fixa
Uma vergonha!!!

Evidentemente que isto tem uma explicação: satisfazer as EMPRESAS com serviços de apoio que usam números 707 (ou seja, um serviço de APOIO PAGO ao minuto!).

Não tenho nada contra serviços pagos… cada empresa deveria PUBLICITAR os serviços que tem e o PREÇO que irá custar ao consumidor o seu uso… cada um decide! EU, pessoalmente, NÃO SOU CLIENTE de uma empresa que use números 707 (e evito quase sempre empresas com números 808, que não fazem qualquer sentido hoje em dia… excepto fazer o consumidor gastar $$$$ com a justificação de ser equivalente ao PREÇO de uma CHAMADA LOCAL!! O que é uma chamada LOCAL hoje em dia? 😃 :D)

https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219

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Melhor resposta por Mário P. 3 April 2024, 11:54

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32 Comentários

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Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

 

É uma pena que o departamento específico da NOS não tenha chegado à mesma conclusão após 3 semanas! :D Com esse teste já é quase certo ser uma questão da chamada não ser aceite pelo número de destino devido ao caller ID.

De qualquer forma, não foi a razão pela qual este tópico foi criado… eu é que dei continuidade pensando ser um bloqueio propositado por parte da NOS também para estes números 308.

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@marcolopes, bom dia. 

A gestão dos números é dos detentores do mesmo, podendo estes realizar barramento a comunicações em anónimo. 

Não sendo, por conseguinte, responsabilidade da NOS, uma vez que sem estar em anónimo a chamada é realizada com sucesso, sendo o mesmo equipamento e a mesma rede. 

Sugerimos que quando pretenda contactar os números em questão mantenha o número visível.

Obrigado, 

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Parece que é um velho caso de bloqueia a chamadas sem caller ID, algumas empresas fazem-no pra se precaverem de camadas falsas e spamm calling. Ai acho que não há nada a fazer, são politicas que eles podem definir, acho eu, mas não sou perito em legalidades empresariais 😅

um bem haja 

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Viva @marcolopes, está aqui o amigo bruno pra ajudar. 🤠

Testei agora do serviço da minha irmã que é MEO e acontece o mesmo.

A unica diferença é que não recebo a chamada de número não atribuído, recebo um unico “bip” e a chamada cai. Logo de seguida se ativar caller id já consigo ser atendido.

um bem haja 

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Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso!?  

Obrigado

 

Caro @Mário P. 

Não disponho de um telefone de outras redes a partir do qual possa efectuar os testes, como tal não posso descartar que seja um problema que envolve mais entidades que NÃO a NOS!

O que eu SEI, e ficou PROVADO com todos os testes que fiz, incluindo os testes que foram feitos pelo departamento especializado da NOS, é que, é GERAL e transversal ao serviço de TELEFONE FIXO e MÓVEL da NOS.

Existe um PROBLEMA constatado, que não permite o estabelecimento de chamadas para “alguns” números (até agora apenas detectei números começados por 308) efectuadas a partir das redes FIXAS e MÓVEL NOS, caso o telefone chamador (NOS) esteja configurado com o CALLER ID inactivo, ou a chamada seja efectuada de forma “anónima” (CALLER ID desligado apenas naquela chamada)

Facilmente o departamento técnico da NOS conseguirá concluir se o problema é TRANSVERSAL a todos os operadores do mercado e, por conseguinte, encontrar mais facilmente a causa do problema...

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Se bem entendi, quando está com o número em anónimo/privado e tenta ligar para esses números não dá!?

Mas se fizer as chamadas para os mesmos números com o número visível dá. É isso?

 

Sim… mas não sou apenas EU!

É geral!

É um PROBLEMA da NOS.

Afecta as redes FIXA e MÓVEL.

Eu tinha sugerido ao suporte que poderia ter a ver com o CALLER ID… o estranho é tinha feito um teste com o CALLER ID ligado e não obtive resultados diferentes… uns dias depois, voltei a efectuar testes e os resultados são os que apresentei na resposta anterior. Voltei a fazer testes com o SUPORTE ESPECIALIZADO, e, os mesmos resultados. Também fizeram testes do “lado da NOS”.

Em RESUMO: Existe um problema no sistema de “RELAY” de chamadas da NOS, que não permite estabelecer as chamadas para ALGUNS números 308, seja a partir da rede FIXA ou da rede MÓVEL, caso a chamada seja efectuada SEM CALLER ID (ou com CALLER ID desligado)

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Boa tarde @marcolopes

Aparentemente, e pelo que indica, parece-nos ser uma restrição ao receber chamadas em anónimo, podendo tratar-se de uma configuração dos números. 

Para afirmar que há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso (...)” deduzimos que se ligar de um número de outro operador, em anónimo, não apresenta a mesma dificuldade, é isso?  

Obrigado,  

 

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Se bem entendi, quando está com o número em anónimo/privado e tenta ligar para esses números não dá!?

Mas se fizer as chamadas para os mesmos números com o número visível dá. É isso?

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Esqueci-me de dar feedback sobre este assunto…

Voltei à questão do CALLER ID durante a chamada efectuada pelo apoio técnico especializado, e voltei a fazer o teste com o CALLE ID LIGADO (número identificado) et voilá!!! ZERO problemas!

Com a CALLER ID desligado (número NÃO identificado), as chamadas resultam na mensagem “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada

HOJE, voltei a testar, e o resultado nestes números foi o seguinte:

CALLER ID DESLIGADO (TELEFONE FIXO):

- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418 - SINAL de INTERROMPIDO!

CALLER ID DESLIGADO (TELEFONE MÓVEL):

- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418 - Chamada é TERMINADA imediatamente

CALLER ID LIGADO (TELEFONE FIXO E MÓVEL)

-  As chamadas foram perfeitamente efectuadas!

Portanto… há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso a chamada seja efectuada com o CALLER ID desabilitado (até agora só detectei números começados por 308)

 

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Já falei com o apoio técnico especializado (pedi para ligarem hoje se possível)

Não chegamos a conclusão alguma… mas… descobrimos mais umas pistas… não tenho problemas com TODOS os 308!

Números 308 para os quais não consigo ligar a partir da REDE FIXA (mensagem automatizada da NOS "Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada")
- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418

Números 308 para os quais consigo ligar a partir da REDE FIXA!!
Apoio a Clientes Oriflame 308 807 500
Linha MEDICARE 308 807 622

(portanto, o mistério adensa-se)

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Boa noite @marcolopes,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema.

Como o informámos aqui e através de mensagem privada, estamos a acompanhar este tema junto de uma equipa especializada, a qual o tentou contactar no presente dia pelas 17h16.

Sendo que este contacto não teve sucesso, um novo foi agendado para o dia de amanha. Caso pretenda alterar o seu contacto preferencial para este efeito, comunique-nos através de mensagem privada qual. 

Respondemos também à sua mensagem privada com mais informações sobre a questão que nos colocou sobre o serviço WTF. Verifique, por favor, a sua caixa de entrada.

Obrigado

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Pedi a um familiar para ligar para números 808 (nomeadamente aqueles com que estou a ter problemas) e efectivamente, neste caso concreto (808) parece ser um problema apenas relativo ao MEU serviço de TELEFONE fixo.

Estou neste momento com o apoio a clientes

Como se tratam de números “nómadas VOIP” (como é que esta numeração surgiu foi algo que nunca entendi perfeitamente...), lembrei-me que o CALLER ID (que no meu caso está DESLIGADO) poderia estar a interferir no estabelecimento da ligação. Não foi o caso. Continuo a não conseguir efectuar chamadas mesmo com o CALLER ID ligado.

Reiniciar o Router não resolveu nada (foi-me sugerido um RESET ao router, mas não aceitei porque não acho que vá resolver nada e vou perder todas as configurações que tenho). Como nota lembro À NOS que ainda não existe uma forma de efectuar um BACKUP DAS CONFIGURAÇÕES DO ROUTER, sugestão que já fiz diversas.

Assim sendo, o assunto foi passado a uma equipa técnica especializada.

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Outro que não me é permitido ligar pela REDE FIXA NOS!! 308 811 418 (perfeitamente funcional a partir da REDE MÓVEL NOS!)

https://universo.pt/provedora-universo/

 

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Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

 

Anormalmente estranho, pois não estou a ter qualquer problema em ligar qualquer outro número EXCEPTO 808!

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Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

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Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

 

A chamada está a ser BLOQUEADA pela NOS!

A chamada não é efectuada!

O sistema da NOS transmite a mensagem GRAVADA (“standard” nestas situações) “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada

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Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

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Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

Sim, de facto foi atendimento automático. 

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Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA? A primeira situação que me ocorre é que a NOS não gosta destes números nómadas, que são totalmente gratuitos na REDE FIXA, mas são “taxados” através do pacote de minutos ou através de SALDO na rede MÓVEL (portanto, faz todo o sentido que a NOS tenha, ao longo dos anos, “boicotado” uma série de números do APOIO a CLIENTES de diversas empresas, quando efectuadas pela REDE FIXA)

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

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NÚMERO: 308 804 692

Rede FIXA NOS: “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada” (tentei meia dúzia de vezes hoje, 2 delas agora mesmo!)

Rede MÓVEL NOS - a chamada foi perfeitamente efectuada há uns minutos atrás!

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Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

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Caro @João H. agradeço que leia este tópico para entender melhor o que se passa no seio da NOS!

A situação é SIMPLES:

A NOS BLOQUEIA determinados números nacionais! Ponto! 

No último caso em apreço (número de APOIO da empresa DEGIRO) acontece o seguinte:

  1. Tentativa de ligação através do TELEFONE FIXO da rede NOS - “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
  2. Tentativa de ligação através de TELEMÓVEL da rede NOS - a chamada é EFECTUADA com sucesso!

É tão simples quanto isso!

A NOS está a BLOQUEAR o acesso ao número 308 804 692 quando o mesmo é utilizado a partir da rede FIXA NOS! Esta prática não é nova, basta ler o tópico.

https://www.degiro.pt/helpdesk/pt-pt/contacte-nos

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Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Detalhe-nos a situação, por favor. A chamada base para o atendimento em ingles foi taxada a partir da sua sua rede fixa NOS, não o tendo sido através de telemóvel?

Obrigado 

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Mais um número 3xx (neste caso, 308 804 692 - Apoio da empresa DEGIRO) BOICOTADO pela NOS (não é possível usar o mesmo através da REDE FIXA NOS!)

Portanto, a saga relativa ao IMPEDIMENTO de UTILIZAÇÃO de NÚMEROS nacionais continua!

NOTA: É possível efectuar a chamada pela rede MÓVEL, mas tal não justifica que a NOS BLOQUEIE A UTILIZAÇÃO destes números quando utilizados a partir da rede FIXA!

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Olá @marcolopes 

Desde o dia 2 de novembro de 2021 as linhas de apoio sofreram alterações, existindo novas linhas com numeração móvel com taxação de chamada para rede móvel nacional.

Para Particulares – 931699000; Para NOS Açores – 931616100; e para NOS Madeira – 931613000.

As linhas Corporate (16109) e Empresas (16999) passam a ser gratuitas, de qualquer rede, a partir de 5 de novembro de 2021.

Consulte os contactos, horários e custos de chamada aqui

Obrigado

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