Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja fisica.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Liga-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;

       

    2. No menu Ligações, selecione a opção “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. No menu Gestor de cartão SIM, selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detetar nenhum plano, selecione a opção “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Gestão dos SIM”;

       

    3. No menu Gestão dos SIM, selecione a opção “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Clique no seu SIM para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione a opção “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     


Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


563 Comentários

Boa tarde,

 

Já têm novidades sobre a compatibilidade do eSim NOS com os novos Pixel 7 e Pixel 7 Pro?

 

Obrigado.

Temos um Google Pixel 7 pro com esim NOS a funcionar!

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Pedimos desculpa pela demora. 
Assim que tivermos feedback partilharemos convosco. 
Obrigado

No meu caso a transferência não foi possível! o próprio equipamento indica essa impossibilidade.

Descobri que o meu equipamento tem uma versão de software que deveria ter a opção de eSIM bloqueada, a versão do firmware permite introdução mas não permite remoção.

Consegui libertar o eSIM após reposição de fábrica.

O eSIM já funciona no novo equipamento! 

Obrigdo fórum!

 

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pelo seu feedback, @Joao Paulo Ruivo🤗
Ficamos contentes que tenha conseguido solucionar a situação. 

Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

 

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo sobre o cartão digital eSIM. 😊

Saibam tudo sobre o cartão eSIM neste artigo, e partilhem connosco qualquer duvida que possa surgir. 

Estamos sempre disponíveis par ajudar aqui, no Fórum NOS.

 

Boa tarde,

 

Liguei hoje para o apoio ao cliente para pedir o cartão eSim para um nº de telemóvel que já tenho e deram-me por telefone o nº para ativação do eSim.

 

No entanto não o estou a conseguir ativar no meu Pixel 7, surge o seguinte erro de comunicação:

 

Noutro tópico aqui no forum tinham indicado já ter conseguido ativar o eSim num Pixel 7 Pro. Podem ajudar por favor?

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá

Parace que o esim da nos não é compativel com esse telemóvel:

https://www.nos.pt/particulares/PublishingImages/Banners/eSIM/Equipamentos_compativeis_com_a_tecnologia_eSIM_NOS.pdf

mas já tentou a configuração manual, sem ser com qr code?

Um bem haja 

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @SCorreia e @nozyr,

Agradecemos a vossa mensagem. 

@Bruno Aleixo prestou uma boa ajudara esclarecer este tema.

A listagem de equipamentos terminais certificados para uso de eSIM na NOS está em constante evolução. 

Fique atento a novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde a todos,

A lista apresentada é de 2022 mas está certamente desatualizada 😁

 

Fui a uma loja oficial e posso garantir que o eSIM funciona com o Pixel 7. 

Infelizmente inicialmente o problema deveu-se a quem atendeu do lado do apoio ao cliente, que forneceu o número do SIM e não entendeu que eu queria era um eSIM. 

 

Obrigada a todos. 

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @SCorreia,

Agradecemos a sua mensagem e alerta.

Vamos analisar internamente este tema a fim de confirmar a listagem de terminais certificados.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia a todos. 
Adquiri recentemente um novo iPhone. Desliguei e apaguei o E-sim nos que tinha no antigo iPhone (o qual também já fiz reset) e tentei ler o QR code no novo iPhone, MAs diz que é o e-sim “não está activo”. Sendo que é a segunda vez que o uso, gostaria de obter a vossa ajuda. 
Desde já obrigado. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Ricardo Ribeiro

Lamentamos a situação. Mas ao escolher a opção “Apagar” tem de activar, agora, com uma 2.ª via do eSIM em loja. 

Obrigado

Boa tarde,

Na listagem de equipamentos compatíveis com eSim NOS não aparece o Google Pixel 6a.

O eSim da NOS é ou não compatível com este equipamento?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @alvarown,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirmamos que o eSIM NOS está certificado para utilização em alguns equipamentos, no caso do Google Pixel 6 apenas existe a certificação com Google Pixel 6 Pro

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Comentário corrigido. 

Obrigado @João H. 

Olá!

Tenho um cartão de Sim físico. Devido à mudança para o Pixel 7, foi decidido mudar para o eSim. 
No dia 15 de Dezembro visitámos um showroom no centro comercial Colombo e foi-nos dado um eSim.
O consultor disse que o cartão estaria ligado ao meu número e que ficaria activo em 2 horas. 
Após 2 horas, digitalizei o código QR com o meu Pixel 7. Mas recebi um erro - Sim não foi provisionado. 
Já passaram mais de 24 horas e ainda vejo a mensagem de que o cartão não está provisionado. O físico SIM continua a funcionar. O que devo fazer?

Muito obrigada

@João H. confirmo que o Pixel 6a é compatível com o eSim da NOS. Comprei um cartão novo para testar antes de fazer a migração do Sim físico e ficou a funcionar sem problemas. O mesmo não posso dizer da concorrência. No caso da Vodafone o eSim não é compatível.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @Zhanna​​​@alvarown,

Agradecemos a sua mensagem @Zhanna.

De momento, o Google Pixel 7 não faz parte da lista de terminais certificados para uso com o eSIM NOS.

Ainda assim, vamos ajudar a verificar. Para tal pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de telemóvel.

Agradecemos a sua partilha com a comunidade @alvarown🙂

Obrigado 

Boa tarde @João H. 

Obrigado pela sua resposta. Enviei uma mensagem para o perfil Forum. Vi anteriormente neste tópico que o eSim funciona no Pixel 7

Muito obrigada

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @Zhanna,

Agradecemos o seu testemunho,🙂

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Preciso de substituir o cartão físico que atualmente possuo, com o mesmo número e condições.

É possível? Como deve proceder para solicitar o cartão eSIM?

Obrigado.

Reputação 6
Crachá +1

Pode, o cartão tem de ser em loja.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Jorib, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

 O @atcrs deu uma excelente ajuda. 

Obrigado

Bom dia, gostaria de saber como posso converter um SIM físico que tenho em eSIM, há possibilidade de ser feito via online? Obrigada. 

Comentário