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traffic shaping nos (aqui estamos nos novamente)



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Crachá +2

Olá @HCarrilho,

Quando utiliza a Internet noutros equipamentos nota lentidão?
Fez um teste de velocidade por cabo de rede?

Obrigada

O mesmo que já foi relatado aqui, essencialmente na epic store e PSN. 

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Crachá

Olá, o que se passa com o seu serviço?

 

Em breve mais um que se vai fartar e desistir de vez desta operadora... 

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

 

Cumprimentos 

Boas Pedro, percebo o raciocínio mas se isso for o caso, continua a não fazer sentido. Eu tenho HFC mas pago o mesmo que um user FTTH. E apesar de tudo, a net ca em casa está a bombar a 500mb em qualquer dispositivo, até na PS4 que apresenta valores entre os 300-400mb no teste de velocidade. O problema é só mesmo em termos de velocidade de download prática/real, onde o bitrate fica preso a 2mb/s (menos de madrugada quando é libertado)

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 


Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

 

Das 5-6 interações que tive com o suporte telefónico, ninguém sabia nada sobre o assunto, nem sequer sabiam o que era trafic shaping. Mas enfim para todos os efeitos não considero isso uma resposta valida. Não há explicação nem lógica nenhuma do porquê desta situação

Reputação 7
Crachá

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

 

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +2

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 


Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 

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Crachá +2

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Olá @Tiago G.,

Sugerimos que faça um teste velocidade por cabo de rede, num computador, através do site NOS e partilhe connosco o resultado.

Obrigada

 

Inacreditável tal resposta da parte do suporte mas da NOS já nada me admira.

 

Não querendo ser desagradável mas vocês sequer lêem antes de responder com esses templates? Ou respondem só por protocolo? 

 

O mais provável é vocês não poderem fazer nada ao vosso nível mas pelo menos reportem este problema ou escalem para o nível superior de maneira a que isto ganhe mais visibilidade!

Tanto nós aqui neste tópico, como milhares de outros clientes estamos a ser roubados por estar a pagar um serviço que não está a ser cumprido, haja bom senso....


A situação ja foi reportada e analisada por instancias superiores. A conclusão é que estaria do lado da SONY.

 

Peço desculpa mas isso não faz sentido nenhum. Se a NOS lhe comunicou essa informação foi então a mesma resposta que obtive e a real conclusão é que a NOS está a por a culpa na Sony sem NENHUM fundamento.

 

Traffic shaping é feito por operadoras, e neste caso deverá saber que em PT apenas a NOS tem este problema.

Plataformas de serviços como a Sony, podem também impor restrições de velocidade nos seus servidores, como aconteceu no início da pandemia (e as quais foram devidamente expostas ao público)  mas são iguais a nivel mundial, em qualquer operadora.

Neste caso, a NOS sendo a única operadora a limitar o acesso aos servidores da Sony em Portugal, nao existe dúvida, até porque é possível observar o levantamento diário desta restrição (entre a 1h30 até às 6h00 mais ou menos).

 

No meu caso, com contrato 500mb, estou limitado a uma velocidade de download real de 2mb/s enquanto a velocidade normal, sem restrição, é de ~70mb/s o que é inaceitável, ter uma ligação quase 40 vezes mais lenta do que para o que estou a pagar para ter!

 

Por tanto reitero o meu apelo a assinalar isto o mais possível á NOS. Quando houver gente suficiente a queixar-se, eles não vão poder ignorar como têm feito até á data.

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Crachá +2

Olá @Tiago G.,

Sugerimos que faça um teste velocidade por cabo de rede, num computador, através do site NOS e partilhe connosco o resultado.

Obrigada

 

Inacreditável tal resposta da parte do suporte mas da NOS já nada me admira.

 

Não querendo ser desagradável mas vocês sequer lêem antes de responder com esses templates? Ou respondem só por protocolo? 

 

O mais provável é vocês não poderem fazer nada ao vosso nível mas pelo menos reportem este problema ou escalem para o nível superior de maneira a que isto ganhe mais visibilidade!

Tanto nós aqui neste tópico, como milhares de outros clientes estamos a ser roubados por estar a pagar um serviço que não está a ser cumprido, haja bom senso....


A situação ja foi reportada e analisada por instancias superiores. A conclusão é que estaria do lado da SONY.

Olá @Tiago G.,

Sugerimos que faça um teste velocidade por cabo de rede, num computador, através do site NOS e partilhe connosco o resultado.

Obrigada

 

Inacreditável tal resposta da parte do suporte mas da NOS já nada me admira.

 

Não querendo ser desagradável mas vocês sequer lêem antes de responder com esses templates? Ou respondem só por protocolo? 

 

O mais provável é vocês não poderem fazer nada ao vosso nível mas pelo menos reportem este problema ou escalem para o nível superior de maneira a que isto ganhe mais visibilidade!

Tanto nós aqui neste tópico, como milhares de outros clientes estamos a ser roubados por estar a pagar um serviço que não está a ser cumprido, haja bom senso....

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Crachá +2

Olá @Tiago G.,

Sugerimos que faça um teste velocidade por cabo de rede, num computador, através do site NOS e partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Apos mais de um ano, a NOS continua a limitar as ligações à PSN sem qualquer tipo de informação aos seus clientes. 

 

Depois de me convencerem a fazer upgrade da net de 200mb para 500mb, o próprio técnico que veio cá a casa instalar o router não fazia ideia do que se passava e tive de ser eu a explicar-lhe o que é traffic-shaping.

 

Depois de varias horas perdidas com o suporte e uma queixa escrita, enviei um email à provedoria. Passado uns dias recebi uma resposta a dizer que eles não sabem de nada e que se houver algum problema a culpa é da Sony! :rofl:

 

A única operadora em Portugal a ter este problema não quer simplesmente responder aos seus clientes.

 

A única solução neste momento passa por utilizar uma aplicação VPN para configurar a ligação da PS4 OU mudar de operadora :grinning:

 

Uma ENORME vergonha! :thumbsdown:

Isso também acontece no meu PS4 Pro no que mandei video na reclamação no livro de reclamações que abri, ainda estou a espera da provedoria me responder o que irão fazer a respeito.

 

Tenho medo de colocar essa informação aqui e a NOS adicionar a politica do PS4 de limitar seus usuarios mas no PS5 não tem traffic shaping

 

Reputação 1

Traffic shaping, já estive a ver. Este post tem muitos bons comentários acerca disto: 

 

Reputação 1

Estamos a pagar cá em casa 120Mbps de download. Tenho a minha PS4 ligada por cabo ao router e, quando faço o teste de velocidade integrado no software da mesma, as velocidades dão entre 60Mbps e 100Mbps. Porém, quando ponho para fazer o download de um jogo, o download só se faz a +/-14Mbps, com todas as aplicações fechadas e mais nada a fazer download. Ontem, por exemplo, pus a fazer o download de um jogo de 50GB e estimava 9 horas para concluir.

 

Quando ligo à linha de apoio 16990 dizem-me para fazer o teste de velocidade que está no site da NOS, num computador, por cabo; Como esse teste dá os valores esperados, dizem que não podem fazer nada e tudo fica como está.

 

Sei das situações de mais 2 amigos: um também tem nós e também tem tempos de download absurdos; outro tem Vodafone e a ele sim, já tá tudo bem.

 

Gostava de obter um esclarecimento sobre isto. Se desse para resolver, ainda melhor.

Reputação 1

Aqui continua igual. Já perdi bastante tempo com a NOS.

Desde Abril com o mesmo problema. A nos a praticar TS nos serviços da PS4. Com VPN faz download na nos 35Mb/s sem VPN nos 2Mb/s.

 

Enrolaram-me para aderir ao pacote de 500megas, onde a funcionária da NOS garantiu por telefone que ia ter os 500 megas na PlayStation, caso alterasse de pacote.

Quado fiz a mudança do pacote o técnico veio à minha casa para substituir os equipamentos todos. Na altura aproveitei para lhe mostrar o Traffic Shapping, coitado mostrou cara de comprometido e disse que isto eram políticas vindas de cima... vá lá que foi simpático e até me aconselhou a ir á praia enquanto o jogo baixava na PlayStation.

É uma vergonha reduzirem a velocidade de transferência em 90%, isto deveria ser ilegal e levarem com um processo em cima.

Todos os clientes têm de ter os mesmo direitos, pois tenho o mesmo direito em usufruir do serviço da PlayStation sem TS, como o Manel em usufruir do YouTube sem TS, o Joaquim o serviço da Netflix sem TS...

A NOS consegue ser a pior operadora que já tive até hoje. Serviço técnico 0, respeito e compromisso pelo cliente 0...  Ainda se fazem de santinhos e apagam todos os tópicos relacionados com este tema aqui no fórum. Tenham vergonha!!

Comigo já levou uma cruz. Assim que puder mudo de operadora.

 

 

 

 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, o aconselhável é realizarem um teste de velocidades em outros equipamentos para se perceber se a mesma situação acontece. 

Reputação 1

Claro que é possível, é so trocar o cabo.

 

 pode não ser possível para a NOS na minha residência, mas se contratar a Vodafone ou a Meo é isso que vai acontecer

Te falar que o melhor é mudar de operadora mesmo e deixar essa porcaria dessa NOS. 

Reputação 1

trata-se da quele traffic shaping que a NOS usa para garantir a estabilidade em hfc, 

os testes ai das imagens foram efetuados na ps4 pelo wifi, mas pelo o cabo também posso confirmar que acontece a mesma coisa, no teste de velocidade tenho a consola a reportar 150megas, mas com o mesmo tempo de download de 12h. 

testei ontem que é aquele de que a NOS só liberta a velocidade maxima para este tipo de trafego a 1h30 da manhã, a essa hora tava a sacar o jogo por cabo a velocidade dos 150megas.

Na sexta também fui testar na casa de um amigo da mesma area de residência, que tem NOS FTTH e la durante as 21h horas, a ps4 sacava a velocidade maxima que apanhava em casa dele.

agora é ver se na minha rua também existe FTTH da NOS ou não, e quando for o fim do contrato optar pela FTTH da NOS, ou pela FTTH que sei que já existem da Vodafone ou da Meo

 

Gonçalo Dias, boa noite,

Estou a passar pelo mesmo problema com a NOS!

Assino o pacote com Internet fixa de 500Mb da NOS.

 

Fui baixar o Cyberpunk 2077 no meu PS4 PRO que está ligado via cabo ao Router da NOS.

 

Quando fiz o download as 14:30 da tarde, a taxa de download estava a apenas 2 Mb/s e iria demorar aproximadamente 18 horas para baixar os 102Gb do jogo.

 

Já quando fiz o download as 02:30 da manhã a taxa de download estava a 45 Mb/s e iria demorar aproximadamente 39 minutis para baixar os 102Gb do jogo.

 

É isso acontece em tudo que tenho baixar na PS4 PRO via cabo, nos horários "comerciais" a taxa de download fica travada a 2Mb/s e de madrugada liberam a taxa de download contratada! ABSURDO ISSO

 

Ou seja a NOS pratica o famoso Traffic Shappin sim!

 

O problema é que nem o SpeedTest e nem o APP da ANACOM pega mais isso, pois a NOS deve ter liberado o IP para esses tipos de testes!

 

Ah e fazer os testes no ambiente controlado por eles nada adianta, pois não mostram a realidade

 

É eles não aceitam se for de outra forma, tenho vídeos aqui dessas taxas de downloads no PS4 PRO e também no YouTube.

No YouTube, antes quando tinha 100Mb na MEO era instantâneo o carregamento dos vídeos, agora nós 500Mb da NOS tenho que esperar carregar! 

Netflix a mesma coisa, antes nos 100Mb da MEO carregava instantâneo e imagem com muita resolução, agora nessa porcaria de 500Mb da NOS a imagem sempre fica borrada! 

Se eles não pararem com essa palhaçada o jeito vai ser sair dessa operadora horrível!

 

Antes eu estava na MEO e tinha 100Mb de Internet fixa e sempre fazia download a taxa de 10Mb/s!

 

Mudei para a NOS para ter 5 vezes mais velocidade que a MEO, mas na realidade estou tendo é 5 vezes menos!

 

Muito arrependido aqui.

Reputação 7
Crachá +2

Claro que é possível, é so trocar o cabo.

 

 pode não ser possível para a NOS na minha residência, mas se contratar a Vodafone ou a Meo é isso que vai acontecer


Sim, eu refiro-me á NOS apenas

Reputação 4
Crachá

Claro que é possível, é so trocar o cabo.

 

 pode não ser possível para a NOS na minha residência, mas se contratar a Vodafone ou a Meo é isso que vai acontecer

Reputação 7
Crachá +2

trata-se da quele traffic shaping que a NOS usa para garantir a estabilidade em hfc, 

os testes ai das imagens foram efetuados na ps4 pelo wifi, mas pelo o cabo também posso confirmar que acontece a mesma coisa, no teste de velocidade tenho a consola a reportar 150megas, mas com o mesmo tempo de download de 12h. 

testei ontem que é aquele de que a NOS só liberta a velocidade maxima para este tipo de trafego a 1h30 da manhã, a essa hora tava a sacar o jogo por cabo a velocidade dos 150megas.

Na sexta também fui testar na casa de um amigo da mesma area de residência, que tem NOS FTTH e la durante as 21h horas, a ps4 sacava a velocidade maxima que apanhava em casa dele.

agora é ver se na minha rua também existe FTTH da NOS ou não, e quando for o fim do contrato optar pela FTTH da NOS, ou pela FTTH que sei que já existem da Vodafone ou da Meo


não é possivel trocar hfc por ftth

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