Header
Respondido

traffic shaping nos (aqui estamos nos novamente)


Reputação 4
Crachá
teste na ps4 com a net de casa

 

Tempo de descarregamento na ps4 com a net de casa

 

teste na ps4 com os dados moveis 4G
Tempo de descarregamento na ps4 com dados moveis 4G

É normal numa velocidade de 200mbts(up) e 20mbps(down) contratada, o teste da própria ANACOM dar apenas metade do valor contratado?

É normal que os meus DADOS MOVEIS descarreguem mais rapidamente o jogo na consola que a minha própria NET de casa? 

È normal isto ser recorrente? eu nem sei se durante alguma fase do dia fico mesmos com a velocidade toda em algum destes testes.

 

E mais, vou sitar também este tópico que também eu lancei aqui no forum, e que não está resolvido (resposta automática da nos), e que relata os mesmos problemas traffic shapping nos serviços de descarregamento

 

e outro tópico aqui no forum que também foi lançado, mas que ja foi mandado a baixo e ja nao se encontra online -"Ps4 velocidades lentas" - onde o user reportou o mesmo, mas em vez dos dados moveis, usou uma VPN para relatar o mesmo, que existia uma diferença absurda nas velocidades.

ele acho que mandou para a provedoria NOS e resolveu-se o contrato.

 

eu talvez tenha também de fazer o mesmo mais dia menos dia  

icon

Melhor resposta por Goncalo Dias 13 December 2020, 21:42

Ver pergunta inicial

53 Comentários

Reputação 1

Aqui continua igual. Já perdi bastante tempo com a NOS.

Desde Abril com o mesmo problema. A nos a praticar TS nos serviços da PS4. Com VPN faz download na nos 35Mb/s sem VPN nos 2Mb/s.

 

Enrolaram-me para aderir ao pacote de 500megas, onde a funcionária da NOS garantiu por telefone que ia ter os 500 megas na PlayStation, caso alterasse de pacote.

Quado fiz a mudança do pacote o técnico veio à minha casa para substituir os equipamentos todos. Na altura aproveitei para lhe mostrar o Traffic Shapping, coitado mostrou cara de comprometido e disse que isto eram políticas vindas de cima... vá lá que foi simpático e até me aconselhou a ir á praia enquanto o jogo baixava na PlayStation.

É uma vergonha reduzirem a velocidade de transferência em 90%, isto deveria ser ilegal e levarem com um processo em cima.

Todos os clientes têm de ter os mesmo direitos, pois tenho o mesmo direito em usufruir do serviço da PlayStation sem TS, como o Manel em usufruir do YouTube sem TS, o Joaquim o serviço da Netflix sem TS...

A NOS consegue ser a pior operadora que já tive até hoje. Serviço técnico 0, respeito e compromisso pelo cliente 0...  Ainda se fazem de santinhos e apagam todos os tópicos relacionados com este tema aqui no fórum. Tenham vergonha!!

Comigo já levou uma cruz. Assim que puder mudo de operadora.

 

 

 

 

 

Boa tarde, este assunto anda arrastar-se já faz bastante tempo, isto começou quando foram bloquear as velocidades por causa do covid, o youtube já levantou a limitação, a netflix já levantou a limitação, acho que alguém da NOS esqueceu-se de remover essa limitação do protocolo da ps4, pelo que andei a ler com ps5 corre à velocidade normal. eu tenho todos os sintomas indicados em todos os fóruns sobre este assunto, a partir das 1 ou das 2 tenho a velocidade normal da psn, falei directamente com a sony, e eles garantem que não estão a limitar as velocidades, tenho 500 mb contractos na zona da amadora, tenho 3 clientes numa unica caixa da zona, tenho velocidades registadas de 510mb em todos os serviços incluindo epic store, steam etc. só no protocolo da ps4 é que está demasiado limitado.

Penso que se isto continuar assim terei que falar com o vosso provedor, no passado ele ajudou quando o apoio ao cliente dizia que eu não tinha razão.

 

Uma empresa com tantos anos de serviço não consegue corrigir uma única coisa? Se a culpa não é da sony, só sobra a própria NOS.

Como vosso cliente com bastante anos, encontrem alguém com capacidade de resolver este assunto, que pelo que vejo quem gere o fórum não pode fazer nada.

Mas não tratem os vossos clientes como ignorantes sem nenhuma capacidade de gestão informática.

obrigado

Reputação 1

Estamos a pagar cá em casa 120Mbps de download. Tenho a minha PS4 ligada por cabo ao router e, quando faço o teste de velocidade integrado no software da mesma, as velocidades dão entre 60Mbps e 100Mbps. Porém, quando ponho para fazer o download de um jogo, o download só se faz a +/-14Mbps, com todas as aplicações fechadas e mais nada a fazer download. Ontem, por exemplo, pus a fazer o download de um jogo de 50GB e estimava 9 horas para concluir.

 

Quando ligo à linha de apoio 16990 dizem-me para fazer o teste de velocidade que está no site da NOS, num computador, por cabo; Como esse teste dá os valores esperados, dizem que não podem fazer nada e tudo fica como está.

 

Sei das situações de mais 2 amigos: um também tem nós e também tem tempos de download absurdos; outro tem Vodafone e a ele sim, já tá tudo bem.

 

Gostava de obter um esclarecimento sobre isto. Se desse para resolver, ainda melhor.

Reputação 1

trata-se da quele traffic shaping que a NOS usa para garantir a estabilidade em hfc, 

os testes ai das imagens foram efetuados na ps4 pelo wifi, mas pelo o cabo também posso confirmar que acontece a mesma coisa, no teste de velocidade tenho a consola a reportar 150megas, mas com o mesmo tempo de download de 12h. 

testei ontem que é aquele de que a NOS só liberta a velocidade maxima para este tipo de trafego a 1h30 da manhã, a essa hora tava a sacar o jogo por cabo a velocidade dos 150megas.

Na sexta também fui testar na casa de um amigo da mesma area de residência, que tem NOS FTTH e la durante as 21h horas, a ps4 sacava a velocidade maxima que apanhava em casa dele.

agora é ver se na minha rua também existe FTTH da NOS ou não, e quando for o fim do contrato optar pela FTTH da NOS, ou pela FTTH que sei que já existem da Vodafone ou da Meo

 

Gonçalo Dias, boa noite,

Estou a passar pelo mesmo problema com a NOS!

Assino o pacote com Internet fixa de 500Mb da NOS.

 

Fui baixar o Cyberpunk 2077 no meu PS4 PRO que está ligado via cabo ao Router da NOS.

 

Quando fiz o download as 14:30 da tarde, a taxa de download estava a apenas 2 Mb/s e iria demorar aproximadamente 18 horas para baixar os 102Gb do jogo.

 

Já quando fiz o download as 02:30 da manhã a taxa de download estava a 45 Mb/s e iria demorar aproximadamente 39 minutis para baixar os 102Gb do jogo.

 

É isso acontece em tudo que tenho baixar na PS4 PRO via cabo, nos horários "comerciais" a taxa de download fica travada a 2Mb/s e de madrugada liberam a taxa de download contratada! ABSURDO ISSO

 

Ou seja a NOS pratica o famoso Traffic Shappin sim!

 

O problema é que nem o SpeedTest e nem o APP da ANACOM pega mais isso, pois a NOS deve ter liberado o IP para esses tipos de testes!

 

Ah e fazer os testes no ambiente controlado por eles nada adianta, pois não mostram a realidade

 

É eles não aceitam se for de outra forma, tenho vídeos aqui dessas taxas de downloads no PS4 PRO e também no YouTube.

No YouTube, antes quando tinha 100Mb na MEO era instantâneo o carregamento dos vídeos, agora nós 500Mb da NOS tenho que esperar carregar! 

Netflix a mesma coisa, antes nos 100Mb da MEO carregava instantâneo e imagem com muita resolução, agora nessa porcaria de 500Mb da NOS a imagem sempre fica borrada! 

Se eles não pararem com essa palhaçada o jeito vai ser sair dessa operadora horrível!

 

Antes eu estava na MEO e tinha 100Mb de Internet fixa e sempre fazia download a taxa de 10Mb/s!

 

Mudei para a NOS para ter 5 vezes mais velocidade que a MEO, mas na realidade estou tendo é 5 vezes menos!

 

Muito arrependido aqui.

Reputação 1

Traffic shaping, já estive a ver. Este post tem muitos bons comentários acerca disto: 

 

I have tried everything and checked everything, it’s been 13 days since I got the NOS internet and not even one day it has exceeded 2 mbps, I took my console to my friend’s house who has a MEO 100 mbps connection and I was getting 10 mbps download speed, there is nothing wrong with the playstation or congestion. I have a 500 mbps connection I expect at least 50-70 mbps download speed and the size has to do nothing with it either. 

The cable is connected directly into the PS4. About the available capacity, I have 1 TB space available. 

I found a lot of people having similar problems using the NOS internet, you can see the following link 

 

Isso também acontece no meu PS4 Pro no que mandei video na reclamação no livro de reclamações que abri, ainda estou a espera da provedoria me responder o que irão fazer a respeito.

 

Tenho medo de colocar essa informação aqui e a NOS adicionar a politica do PS4 de limitar seus usuarios mas no PS5 não tem traffic shaping

 

Reputação 7
Crachá +2

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 


Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

Reputação 7
Crachá

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

 

Cumprimentos 

Reputação 7
Crachá +2

A situação não está no lado da NOS. The situation is not on NOS side.

 

Em breve mais um que se vai fartar e desistir de vez desta operadora... 

 já foi muito debatido, a NOS já verificou e saiu uma informação da parte superior, eles não vão fazer mais nada neste caso.

Se assim for, é um escândalo a passividade da NOS neste assunto. Mas onde obteve essa informação já agora? Sendo que não houve nada anunciado publicamente, é interno? 

 

 


Mais ou menos, se ligar para a linha e perguntar sobre isto, é essa a resposta.

 

Das 5-6 interações que tive com o suporte telefónico, ninguém sabia nada sobre o assunto, nem sequer sabiam o que era trafic shaping. Mas enfim para todos os efeitos não considero isso uma resposta valida. Não há explicação nem lógica nenhuma do porquê desta situação

Olá,

Eu diria que não é a NOS que tem esse problema, mas sim a NOS para clientes única e exclusivamente HFC.

Clientes FTTH não têm qualquer problema desse tipo.

 

Cumprimentos 

Boas Pedro, percebo o raciocínio mas se isso for o caso, continua a não fazer sentido. Eu tenho HFC mas pago o mesmo que um user FTTH. E apesar de tudo, a net ca em casa está a bombar a 500mb em qualquer dispositivo, até na PS4 que apresenta valores entre os 300-400mb no teste de velocidade. O problema é só mesmo em termos de velocidade de download prática/real, onde o bitrate fica preso a 2mb/s (menos de madrugada quando é libertado)

Reputação 6
Crachá

Olá, o que se passa com o seu serviço?

 

O mesmo que já foi relatado aqui, essencialmente na epic store e PSN. 

Here’s the funny part, last night I was downloading at 2 am and I was getting 60 mbps download speed, this morning it was back to 2 mbps, so stop providing these useless steps! 

These steps have nothing to do with the performance of your internet. 

If I don’t receive a proper reply, I’ll be going to a lawyer.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @HCarrilho,

Quando utiliza a Internet noutros equipamentos nota lentidão?
Fez um teste de velocidade por cabo de rede?

Obrigada

Reputação 7
Crachá +1

I have already forwarded the ports, but it doesn’t help at all. If I had known that NOS would be restricting PSN speeds, I would’ve never gotten the connection. 

Use a VPN then! better choice, even cus there r a lot of kits hacking stuff nowadays through the psn servers. 

btw whats ur router? 

Reputação 7
Crachá +2

Here’s the funny part, last night I was downloading at 2 am and I was getting 60 mbps download speed, this morning it was back to 2 mbps, so stop providing these useless steps! 

These steps have nothing to do with the performance of your internet. 

If I don’t receive a proper reply, I’ll be going to a lawyer.


good luck

Here’s the funny part, last night I was downloading at 2 am and I was getting 60 mbps download speed, this morning it was back to 2 mbps, so stop providing these useless steps! 

These steps have nothing to do with the performance of your internet. 

If I don’t receive a proper reply, I’ll be going to a lawyer.


good luck

Thanks for the sarcasm, but if it NOS can show me that they mentioned in terms and conditions, I will be happy to accept that I am wrong 

Boa tarde Inês, 

Ainda ontem fiz o teste, com as velocidades a surgiram dentro do contratado e a ver o download na epic a 1.3mbs no máximo. E ainda "pausei" o mesmo, troquei para lan e a velocidade não mudou. Já não é situação nova e a prova esta no facto de se for usado uma VPN, essa situação não se coloca. Não faz sentido para mim, pagar por um serviço que não usufruo na totalidade, e para o poder usar sem limitações, ter de pagar outro serviço. 

Os outros equipamentos que uso por norma são usados para ver conteúdos em streaming, até à data sem problemas de maior. 

 

Reputação 7
Crachá +2

Here’s the funny part, last night I was downloading at 2 am and I was getting 60 mbps download speed, this morning it was back to 2 mbps, so stop providing these useless steps! 

These steps have nothing to do with the performance of your internet. 

If I don’t receive a proper reply, I’ll be going to a lawyer.


good luck

Thanks for the sarcasm, but if it NOS can show me that they mentioned in terms and conditions, I will be happy to accept that I am wrong 


As youve been told, NOS says its nothing with them. They will not assist you. So let us know if the lawyer way helps. no sarcasm.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde Inês, 

Ainda ontem fiz o teste, com as velocidades a surgiram dentro do contratado e a ver o download na epic a 1.3mbs no máximo. E ainda "pausei" o mesmo, troquei para lan e a velocidade não mudou. Já não é situação nova e a prova esta no facto de se for usado uma VPN, essa situação não se coloca. Não faz sentido para mim, pagar por um serviço que não usufruo na totalidade, e para o poder usar sem limitações, ter de pagar outro serviço. 

Os outros equipamentos que uso por norma são usados para ver conteúdos em streaming, até à data sem problemas de maior. 

 


Não é limitação da operadora

Comentário