Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica.
Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos?
Giga Router Wi-Fi 5.0
Principais funcionalidades:
Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
Possibilidade de desligar o indicador luminoso
Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019
Principais características:
Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
2 entradas telefónicas
Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
Botão para emparelhar Wi-Fi
Botão de reset
Indicador luminoso de estado
Como ligar o router:
Ligue o cabo coaxial à tomada
Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
Ligue o router à tomada elétrico
Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede
Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.
A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.
isso para ja não deve ser possivel, pois no HUB3.0 tinhamos acesso à configuração da impressora na pagina do router, o que não acontece com o 5.0, nao tem nada.
Mas a porta USB está a funcionar!
Funciona com Pen e com disco Externo.
Mas a porta USB está a funcionar!
Funciona com Pen e com disco Externo.
Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!
Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?
EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!
Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!
De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)
Oh caro @Sergio Sousa , eu já perguntei 2 ou 3 vezes QUAL é o MODELO do ROUTER!!!
Foi feita alguma configuração no Sistema operativo? QUAL é o sistema operativo?
EU já liguei PENs aos ROUTERs 5 v1 e v2 e NADA!
Acabei de ligar um disco de 4TB ao ROUTER e… NADA!
De qualquer forma, esta funcionalidade não está documentada (embora esteja anunciada) e não permite qualquer configurações pelo CASTRADOR interface da NOS (está presente no interface nativo do ROUTER, mas a NOS não permite o acesso!)
Mesmo com a perda de performance em certas alturas, como já descrito (que levam por vezes o router a “engasgar” e até a fazer um REBOOT por iniciativa própria, o que me deixa sem serviço durante uns minutos) decidi não mexer mais neste assunto.
Tendo em conta que os meus devices WiFi não se queixam a nível de conectividade, a minha TV (que se desligava do Router 5 v1 após algum tempo) também não tem mostrado qualquer problema, os DEVICES WiFi comunicam entre si na mesma rede (o que não acontece no ROUTER 5 v1 - e apenas neste modelo!), bem como o facto de NÃO perder a configuração AUTO da WiFi 5Ghz, fizeram com que eu decidisse ficar com o ROUTER 5 v2. Pode ser que um novo firmware (NÃO BETA) venha resolver os problemas de performance / estabilidade (esta era a parte boa do ROUTER 5 v1, pois não tinha grandes problemas de estabilidade).
Boas, a nível de transferência de dados na mesma rede, como se comporta, tenho um Media Player ligado ao V1 que a transmissão de dados por rede não passa dos 7Mb/s enquanto no 4.0 passava dos 30mb/s, acontece que a ver um filme de uma pasta partilhada no PC, se o ficheiro tiver um bitrate superior a 10Mb/s o filme engasga. No 4.0 isso nao acontecia.
Boas, estou a falar de transferência de dados, do PC (pastas partilhadas) para o media player por cabo de rede ligado ao router V1 (cilindro), tendo o Media Player um IP associado 192.168.1.8.
Acontece que só consigo velocidades até 7M/s, enquanto no Power Router 4.0, conseguia velocidades de transferência de dados de 20Mb/s.
Se colocar no PC um vídeo com bitrate inferior a 7Mb/s consigo ver o vídeo, se for com bitrate de 10 ou 12Mb/s o video engasga. Isso não pode acontecer no router que se diz superior ao 4.0.
Gostava de saber se é problema do router ou da NOS mesmo ou se a mudança para o V2 HFC resolve a velocidade de rede.
Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.
Update: Liguei para o 16990 apoio técnico, não conseguiram resolver o problema, a velocidade de rede em ethernet é miserável, algo está a bloquear essa ligação, o que não acontecia no Power Router 4.0, e não sabem ver o que é.
Não… o ROUTER 5 v1 pode ter todos os defeitos (e tem uma série de BUGS!!!!) MAS não “afunila” nas ligações entre devices locais ligados ao HUB de REDE! Era o que faltava… ainda se estivesse em causa a ligação NET, mas estamos a falar do HUB de rede incluído.
Assim sendo, agradeço que verifique a VELOCIDADE do LINK estabelecido pelas placas de rede. TODAS as ligações devem estar sincronizadas a 1Gbit. Caso não estejam, significa que tem placas de rede que não suportam ligações de 1Gbit ou CABOS de rede CAT 5 ou inferiores (recomenda-se CAT 5e pelo menos)
De qualquer forma, a velocidade que apresenta é ridícula, e não me parece que seja apenas um problema das placas de rede / cabos, e o assunto merece ser investigado de forma mais profunda.
Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.
Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede.
Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.
Claro que sim, mas o cabo já estava presente no router 4.0, não alterei hardware nenhum e baixou me a velocidade drasticamente. De 30Mb/s no 4.0 passou para 7Mb/s no 5.0 v1. Se fizer o teste de velocidade de Internet no pc, dá me 496/93.
Alguma coisa está a limitar essa velocidade na rede.
Atenção estou a usar dois cabos de rede, um para o pc outro para o media player. Tudo a funcionar corretamente no router 4.0.
NÃO me respondeu à PERGUNTA!!! Se eu fiz uma pergunta concreta foi por uma razão!!!
Eu explico!
Quando mudei de ROUTERS (tive quase todos os routers da ZON e da NOS) um dos equipamentos era mais “esquisito” no que toca a “gostar ou não” dos cabos! Penso que foi exactamente quando fiz UPGRADE do ROUTER 4 (e tive 4 destes routers!) para o 5 v1. Usei os MESMOS CABOS, e no ROUTER 4 estava tudo sincronizado a 1Gbit… com o ROUTER 5 o meu PC sincronizava a 100Mbits!!! Depois de DIAS de debug, a reclamar por causa do ROUTER, decidi analisar tudo do ZERO… então substitui todos os cabos, e EIS QUE a ligação passou a ser estabelecida a 1Gbit!
Sim… TUDO funcionava bem com o ROUTER 4 com os cabos anteriores… e os cabos eram CAT 5e! Mas por alguma razão o ROUTER 5 v1 era mais “sensível” a nível de corrente, etc etc, e o LINK raramente era estabelecido à velocidade máxima, e quando era (depois de ter feito mais testes) rapidamente fazia o FALL-BACK para 100Mbits!
A placa de rede suporta 1gb está incluída na board, o cabo que liga do router ao media player sempre foi CAT5e, hoje até liguei um cat6 para testar e nada, até liguei para o apoio técnico e não resolveram nada, para mim é mesmo do router que está a fazer o estrangulamento da velocidade de rede. Já que a Internet está boa. A velocidade contratada é 500/20, mas neste momento está 500/100. Por isso não é daí e os cabos o máximo que tem são 2 metros. Para mim é o router mesmo que tem essa limitação.
Pelo menos faça um TESTE DE VELOCIDADE de NET em cada uma das máquinas para ver se obtém os 500 Mbits! Isso já dirá que os equipamentos comunicam com o ROUTER pelo menos a 500Mbits…
Depois faça uma cópia de um ficheiro entre o PC e o MEDIA CENTER (no PC tem Windows? Veja na janela de cópia qual a velocidade!)
Amigo, o que tenho é um Media Player ASUS HDP R1 ligado ao router, ele comunica com o PC essa velocidade é que é baixa. O próprio player indica a velocidade de reprodução do ficheiro no player para a TV.
Alguém me ajuda a ligar um 2º router (TP-LINK Archer C2) ao novo Gigabit router da Sagem, o 3º da imagem?
Tinha-o ligado ao antigo router da nos sem problemas ...neste já tentei ativar o bridge para a porta à qual o tenho ligado (exemplo porta 4), mas nada, não “dá” IP ao 2º router….
Outro BUG entretanto, estou a tentar tb mudar os endereços de IPv4 de defeito de 192.168.1.xxx para 192.168.0.xxx e apesar do router dizer que muda, na realidade não muda nada??!
Não dá para perceber,
Ajuda pff...
Boa tarde.
Em Setembro mudei o pacote de Serviços NOS que incluiu a alteração do power Router 4.3 para o novo GIGA Router v1.
Depois de 1 semana em que parecia tudo estar a funcionar bem começaram os problemas, muitos deles partilhados por outros clientes aqui no Fòrum: menor alcance do sinal wifi (quer da rede 2,4, quer da 5) e quebras muito mais frequentes de sinal.
Quando tinha o power Router 4.0 e quando todos tivemos que ficar em casa a trabalhar, conseguia, numa casa com 2 andares mas com menos de 90m2, ter a rede 5ghz m toda a casa e ter 3 pcs a trabalhar simultaneamente, entre aulas e reuniões zoom muitas vezes simultâneas, sem grandes problemas. Tudo funcionava bem.
Com o GIGA router , que está exatamente no mesmo sítio do anterior e sem ter mudado nada na casa que pudesse prejudicar o alcance do wifi (espelhos ou estantes ou outros equipamentos), continuando n a ter as mesmas 3 pessoas a trabalhar aqui deixei de ter rede 5ghz no andar de cima, onde trabalho, e a rede 2,4 tem grande falhas, não permitindo sequer ter aulas ou reuniões zoom (mesmo na sala ao lado de onde se encontra o router) sem que as mesmas caiam 2 e 3 vezes. Para poder trabalhar sem problemas tive que comprar cabos rj45 para fazer ligações diretas entre router e pc.
Contactei o apoio técnico, ainda em Setembro, por telefone para tentar resolver o problema. Liguei uma primeira vez e resumindo os quase 30 minutos que estive ao telefone, entre informações erradas (que a rede 5ghz só funciona na mesma sala do router) e uma atitude de pouca disponibilidade a única coisa coisa feita foi mudar os canais da rede, o que eu já tinha feito. Devo dizer que não sou perito em redes wifi ou routers mas sei o suficiente para saber quando me estam a dar informações erradas e a despachar. Sei por exemplo que a rede 5ghz tem um alcance menor que a 2,4 mas claramente não funciona só na sala do router).
Nesse mesmo dia voltei a ligar porque os problemas se mantinham e não tinha ficado nada contente com o apoio recebido. A senhora que me atendeu foi muito mais solícita e tentou verdadeiramente ajudar, mas também me deu algumas informações erradas, nomeadamente sobre o Power Wi-Fi Plume, que me apresentou como solução para o problema do alcance da rede. Perguntei se os plume se baseiam no mesmo sistema de um DEVOLO (em que o sinal é distribuído entre aparelhos através da rede eléctrica) e disse-me que si, o que não acontece. Percebo que os Plume sejam uma opção ainda muito recente na NOS mas convém que os técnicos de apoio ao cliente conheçam as respectivas tecnologias para não prestarem informações erradas.
Uns dias depois voltei a ligar ao apoio técnico para pedir que me viessem mudar o router para o power router 4.0 mas informaram-me que essa alteração implica uma mudança de pacote de serviços o que eu não queria. Apesar de não querer pagar mais 3 euros/mês pelos Plume, pedi para experimentar essa solução para ver se isso resolvia os problemas. Depois de uma semana com dois Plume a funcionar, com uma rede 5gz com mais alcance continuo a ter problemas: quebras frequentes de rede e variações muito grandes na força do sinal e na rapidez da transmissão de dados. Continuo por exemplo sem conseguir que o chrome cast aceder à rede 5ghz ( o que traz grandes dificuldades no acesso aos serviços de streaming).
Gostaria muito de voltar a ter um bom serviço de WIFI. Vivo numa zona da cidade de Lisboa em que não se justificam estes problemas e apesar da minha casa ter dois andares, se com um pwoer router 4.0 tudo funcionava bem, seria expéctável que um router suostamente supeiror melhorasse o serviço e não criasse novos problemas.
Uma vez que a NOS não me parece ser capaz de resolver o meu problema, Provavelmente vou instalar cabos de rede que liguem o router diretamente aos pcs porque me parece ser essa a única solução para conseguir trabalhar sem problemas. Foi um grande erro renovar os serviços NOS por mais 2 anos e se pudesse pagaria de bom grado os 500 euros para terminar o contrato e mudaria para outro operador...
Olá @aalberto, @Guimas e @marcolopes,
@aalberto, o @marcolopes deu uma boa ajuda! Conseguiu? Ficamos aguardar o seu feedback.
Obrigada
Não, tenho o serviço da NOS há 3 dias e ja esotu arrependido, é só traffic Shapping. Nem conseguimos alterar os DNS localmente nos nossos Pc’s, caso contrario não conseguimos fazer Download’s.
É ridiculo ter contratado um serviço de 500/100 e não conseguir fazer downloads acima de velocidades 300kbs, ridiculo.
Boa tarde @LinoNunes,
Claro. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.
Ficamos a aguardar a sua mensagem. Obrigado
Boa tarde. já enviei mensagem
Alguém me sabe dizer as medidas largura x profundidade x altura do Giga Router versão 2 e versão 3.
Alguém sabe qual a marca e modelo do GigaRouter com a forma de cilindro (o primeiro que aparece nas fotos)?
É que gostaria de ter o manual mas da própria marca!
Caro batista, isso é mesmo preguiça de ler umas quantas respostas!
Coloquei lá o LINK para o manual e tudo!
Mas esse que colocou é o primeiro com a forma de cilindro? Eu vi esse e pareceu-me que é o terceiro o que tem ligação directa por fibra e não por coaxial.
É que a forma exterior do GigaRouter da NOS tem a forma cilíndrica e o da marca tem uma forma exterior diferente!
Certo?
Agora percebi porque me enganei.
É que a forma exterior do GigaRouter da NOS tem a forma cilíndrica e o da marca tem uma forma exterior diferente!
Certo?
Nem mais! A “caixa” plástica é diferente…
O manual não adianta muito, uma vez que a NOS BLOQUEIA o acesso ao interface nativo e coloca apenas as opções que querem que estejam disponíveis...
olá,
sou cliente NOS sensivelmente 4/5 meses, e colocaram-me o router 4.0, nem sempre funciona bem e o wifi tem pouco alcance , nao podem trocar pelo 5.0 v2 ?
Boa tarde Rui,
eu tenho o 5.0v2, e o Wifi continua a ser muito instavel.
não sei se ganha alguma coisa em mudar de router, para alem de que perde completamente a gestão do mesmo.
Olá pessoal. Recentemente renovei contrato e para o serviço 500/100 Mbps. Trocaram equipamentos e o Router que me atribuíram foi o Router Wi-Fi 5.0, no 1º post desta thread é o segundo router…
creio que seja HITRON CHITA HUB5
Tenho um PC antigo com entrada ethernet 1 Gbps, um PC novo com entrada ethernet 2.5 Gbps e um NAS 1 Gbps.
Estou a considerar comprar um novo NAS 2.5 Gbps, e para atingir essas velocidades, a questão de dos cabos Cat. 6 ou 6a não será problema.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.