Skip to main content

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá @tiagojbsoares ,





@ruijmonteiro , pode deslocar-se até à loja NOS Oeiras - Oeiras Parque para verificar a situação com o seu eSIM 🙂 .





@tiagojbsoares, pode deslocar-se no horário de atendimento geral da loja NOS do Nortshopping, que é das 10h às 24h , todos os dias. Não temos qualquer informação de qualquer outro horário para clientes empresariais.





Obrigada 🙂

Tendo o cartão e-sim de segunda via em posse, é uma segunda via normal. Basta ligar para a linha e pedir para ativar um cartão de segunda via.

 

Foi assim que eu fiz depois de uma longa saga.

 

A nova linha da NOS:

931 699 000


Parace que o esim da nos não é compativel com esse telemóvel:

https://www.nos.pt/particulares/PublishingImages/Banners/eSIM/Equipamentos_compativeis_com_a_tecnologia_eSIM_NOS.pdf

mas já tentou a configuração manual, sem ser com qr code?

Um bem haja 


@tiagojbsoares ,





A questão da disponibilidade em loja está associada ao número de stock. No entanto, verificamos que o e-SIM está disponível na loja NOS do Norteshopping 🙂 .





Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Bom dia. Tenho um Samsung A70 (android) e um IPhone 12 mini (iOS). O Samsung  tem um sim em cartão da NOS, posso ter o mesmo número no e-sim do iPhone, sem ter de me desfazer do cartão do Samsung? Posso usar um e outro sim conforme utilize cada um dos smartphones? Obrigado.

 

Depende do tarifário que tenha. O eSIM funciona como um cartão normal. Aquilo que pretende é um cartão gémeo.

 

Os tarifários agregados ao pacote não são compatíveis com cartão gémeo. Se for telemóvel isolado poderá eventualmente ser possível.


Olá @MANUEL PALMA,





Quer utilizar o seu número de telemóvel no Smartwatch?



Tenho um numero novo, pois não é possivel ter o mesmo numero , um fisico e outro digital.

Boa tarde @Adriano de Paula,

Agradecemos a sua mensagem. Movemos o seu comentário para organização do Fórum.

Em caso de troca de equipamento deve em primeiro lugar assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo. É possível reutilizar o mesmo voucher (QR Code) até 5 vezes.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado 


Bom dia, 

Vou regressar do estrangeiro a Portugal em breve, e ainda não sou cliente NOS. De momento apenas tenho um cartão de operadora estrangeira, e pretendo adquirir  um eSIM português, para utilizar durante um período de transição.

Sabem-me confirmar se tenho primeiro que encomendar um SIM normal e depois pedir 2ª via eSIM? Ou posso logo de início associar qualquer tarifário ao eSIM? 

Obrigado e cumprimentos,

Tiago

Bom dia, 

 

Tem as duas opções. Pode comprar diretamente por aqui: https://www.nos.pt/particulares/loja-equipamentos/pages/details.aspx?p=31802&pt=


Boa noite,

 

Eu tenho um cartão SIM da NOS que mantenho activo fora do País e que uso quando vou a Portugal no Verão. Gostaría de saber, qual a maneira mais fácil de mudar para um eSim? Posso ligar para o apoio ao cliente e pedir simplesmente uma 2a via (a ser enviada para a minha morada em Portugal) mas especificar que necessita de ser eSim?

Obrigado pela ajuda,

Migas_PT

Boa tarde, o cartão eSIM deverá ser adquirido numa loja NOS onde será ativado. 


Há sim, mas para tarifários muito limitados. Mas não sei se é compatível com eSIM, acho que tem de ser o mesmo formato de cartão 


Muito obrigado 


Boa tarde a todos,

A lista apresentada é de 2022 mas está certamente desatualizada 😁

 

Fui a uma loja oficial e posso garantir que o eSIM funciona com o Pixel 7. 

Infelizmente inicialmente o problema deveu-se a quem atendeu do lado do apoio ao cliente, que forneceu o número do SIM e não entendeu que eu queria era um eSIM. 

 

Obrigada a todos. 


@Mário P. muito obrigado.

portanto sera

pessoa 1 e 2

numero pessoal - eSim

numero empresa twin - fisico

correcto?

 

Como posso obter informações sobre o serviço Twin para empresas?

 

obrigado mais uma vez

 

cumprimentos

Fábio

 


Pode, o cartão tem de ser em loja.


Boa tarde @FábioMCN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Movemos o seu comentário para o artigo 

Sim, pode solicitar a 2ª via do número em eSIM. O custo de uma 2ª via é de €7,5. 

Obrigado


@AF Santos,





Agradecemos o seu feedback. Iremos responder à sua mensagem o mais breve possível 🙂 .

Boas!

 

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

 

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

 

Obrigado!


Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Sim, é possível utilizar o mesmo QRCode. Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Maradona Centeio.

De momento o eSIM não está disponível para Apple Watch. 


Ora essa, @Gonçalo Ribeiro
Obrigado nós. Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 


Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 
 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 
 

 

O iPhone 12 mini é compatível com eSIM, sim.

Se o telemóvel for livre de operadora, os iPhones comprados em França são os mesmos vendidos em Portugal, por isso funcionará.


Bom dia @MARTA INÊS SANTOS SILVESTRE, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

@Gonçalo Ribeiro deu uma excelente ajuda. 😎

Mas temos a indicação de que ao comprar o iPhone em determinadas operadoras, a utilização do eSIM pode estar desativada. Caso tenha adquirido o equipamento a um operador Francês, por favor, consulte-o. Saiba mais em Apple.com.

Obrigado


Se me roubarem o telefone com o E-Sim (e não tiver portanto a possibilidade de o remover diretamente no aparelho), como devo proceder?

É possível usar o QR code e registar diretamente noutro aparelho?

 

E num caso sem ser de roubo, mas apenas de pretender mudar o E-SIM entre aparelhos?

Basta cancelar primeiro o E-Sim num  e dp usar o QR code para colocar o E-Sim no novo, ou os QR codes apenas podem ser reutilizados no memo device?


Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge


Boa tarde @Paulo Castro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a esclarecer. 🙂

  • No primeiro cenário, em caso de roubo é necessário que solicite uma segunda via do cartão eSIM. Desta forma o antigo eSIM é cancelado em prol da ativação do novo.
  • No segundo cenário, tendo acesso ao QR code, pode alterar o eSIM para outro dispositivo utilizando este mesmo código até um máximo de 5 vezes. Para fazer esta alteração é sempre necessário que remova o eSIM do dispositivo anterior, nas definições.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Comentário