Header
Pergunta

Aceitar MRC


Reputação 3

Porque é que a NOS envia um MRC acompanhado de um link para aceitar se depois mesmo o cliente reclamando que o MEC não está de acordo com o negociado ele é dado como aceite e activado da mesma forma?


28 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Sempre foi assim, parece que não serve de nada mesmo, mas boa questão.

Porque é que a NOS envia um MRC acompanhado de um link para aceitar se depois mesmo o cliente reclamando que o MEC não está de acordo com o negociado ele é dado como aceite e activado da mesma forma?

Será que o @Fórum tem a amabilidade de responder?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Alberto Caeiro,

Agradecemos a sua mensagem e alerta para este tema.

Estamos a acompanhar esta situação. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Reputação 3

Boa tarde @Alberto Caeiro,

Agradecemos a sua mensagem e alerta para este tema.

Estamos a acompanhar esta situação. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Continuo a aguardar ansiosamente, mas deitado já que a provedoria não me contactam desde 09 de Agosto, ultrapassando e quadriplicando já o prazo legal.

Reputação 7
Crachá +6

Daremos feedback assim que possível como, também, será contactado pela provedoria assim que possível, @Alberto Caeiro

Obrigado!

Reputação 3

Daremos feedback assim que possível como, também, será contactado pela provedoria assim que possível, @Alberto Caeiro

Obrigado!

Parece-me a mim que é lá para dia de São Nunca à tarde. Sendo que está largamente ultrapassado o prazo legal, não me parece que aqueles 15 dias da lei sejam uma coisa tão vaga assim que permita a NOS estás sem responder desde 09 de Agosto.

Reputação 2

Daremos feedback assim que possível como, também, será contactado pela provedoria assim que possível, @Alberto Caeiro

Obrigado!

Parece-me a mim que é lá para dia de São Nunca à tarde. Sendo que está largamente ultrapassado o prazo legal, não me parece que aqueles 15 dias da lei sejam uma coisa tão vaga assim que permita a NOS estás sem responder desde 09 de Agosto.

Será que entretanto já têm feedback?

Contava que fossem breves.

Reputação 7
Crachá +6

Não, @AlbCaeiro

Assim que tenhamos, partilharemos. 

Agradecemos a compreensão. 

Obrigado

Reputação 2

E já têm algum feedback sobre esta situação?
Entretanto mais um MRC foi activado na minha conta sem consentimento, será que é padrão activar contratos sem aceitação?
Porque no próprio email diz que a aceitação é obrigatória em cumprimento do decreto-lei 24/2014.

Bom dia,

Pedi, via net, a adesão a um dos vossos tarifários. Preenchi os meus dados e fiquei de receber o cartão, no dia 16/11/2022. Recebi sms com informar que o pedido estava a ser processado. No dia seguinte, enviaram o código da encomenda e no dia 18/11 outro sms a dizer que o pedido tinha sido aceite e que o cartão seria entregue no prazo máximo de 2 dias, pronto a usar.

No dia 19/11, sábado, já depois das 23:30, começo a receber emails relativos a este pedido. Primeiro a informação contratual, seguido de outro para terminar o meu registo nas aplicações e sites NOS, e depois, já às 00:52 do dia 20/11, outro email a informar-me que o tarifário que tinha escolhido já se encontrava ativo. Nesse mesmo dia, já às 09:00 era informado que tinham ativado a fatura electrónica.

 

Como é que é possível terem ativado o serviço antes de eu confirmar e aceitar as condições contratuais que me enviaram? Eu não ativei nada, nem aceitei contrato nenhum. Além disto, como é que ativam um tarifário de telemóvel antes de eu ter recebido o cartão sim para ter acesso à vossa rede e serviços que pretendia contatar?

Tentei ligar para a linha de apoio para resolver e esclarecer a situação. Como é domingo tenho de esperar por segunda.

Que fique já aqui registada toda a situação, pois não vou pagar o que quer que seja de um contrato e de um serviço que não aceitei e que não posso usufruir. Esta situação vai ser reportada às autoridade competentes pois não podem fazer continuar a exercer tais práticas aos vossos potenciais clientes.

Foi uma experiência muito má, não é assim que as coisas funcionam e, sinceramente, não tenho vontade de vir a ser vosso cliente. Considero tudo isto má fé e um enorme desrespeito. Ficaram apresentados.

 

Melhores cumprimentos,

João Martinho

 

Reputação 3

Sim, a NOS envia as condições contratuais para aceitação mas não espera o cliente aceitar. Por sorte você recebeu email para confirmar, nem isso é garantido, por vezes só activam contratos ou alteram sem sequer informar o cliente.
Procedimento padrão, já foi questionada a moderação do @Fórum sobre o porquê de a NOS não esperar a confirmação por parte dos clientes mas nunca foi respondido.
Boa sorte!

Reputação 3

Como pode ver:

Existem tópicos já com alguma antiguidade sobre o mesmo assunto mas o procedimento mantém-se.

Sim, a NOS envia as condições contratuais para aceitação mas não espera o cliente aceitar. Por sorte você recebeu email para confirmar, nem isso é garantido, por vezes só activam contratos ou alteram sem sequer informar o cliente.
Procedimento padrão, já foi questionada a moderação do @Fórum sobre o porquê de a NOS não esperar a confirmação por parte dos clientes mas nunca foi respondido.
Boa sorte!

Olá Alberto,

Obrigado pela sua resposta. Já me aconteceu receber as condições de um serviço, antes de as aceitar, e não estarem de acordo com o que tinha sido falado. Não podem assumir que as pessoas aceitam os contratos sem terem a oportunidade de os lerem com atenção para decidirem aceitá-los, ou não.

Também considero grave o facto de estarem a ativar um serviço antes de ter a oportunidade de usufruir dele. Ainda não recebi o cartão sim e já o meu contrato está ativo, vai contar desde o dia de ontem e vão-me cobrar o serviço sem sequer poder usufruir dele.

Lamento mais isto tem que ser reportado à ANACOM, através de uma reclamação, para tentar que estas situações deixem de acontecer. Tenho a certeza que não são legais.

Melhores cumprimentos,
João Martinho

 
Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado. 
Assim que tivermos feedback partilharemos. No entanto, as condições apenas são enviadas para o email após a aceitação em chamada das condições. 

Obrigado

Reputação 3

Boa tarde, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado. 
Assim que tivermos feedback partilharemos. No entanto, as condições apenas são enviadas para o email após a aceitação em chamada das condições. 

Obrigado

Isto é pura mentira, o MRC é enviado por exemplo na adesão online e antes de qualquer confirmação.

E existem MRC que são enviados sem sequer dizer nada ao cliente. Tem MRC como os dos tarifários móveis que são activados antes de chegar o cartão e sem aceitação do cliente.

Exemplo:

[Imagem]
Nunca foi aceite, nunca recebi o cartão mas foi activado sem qualquer tipo de aceitação.

Seria bom a moderação do @Fórum rever a sua posição e não tentarem enganar os clientes.

Tal como dito pelo @João Martinho frisou as pré-condições têm que ser aceites e no caso da NOS isso normalmente não acontece.

Reputação 7
Crachá +2

“ Pedi, via net, a adesão a um dos vossos tarifários. Preenchi os meus dados e fiquei de receber o cartão, no dia 16/11/2022. “

Então se aderiu a um tarifário .. e o cartão já estava a ser enviado .. então parece-me lógico que a partir deste ponto as condições contratuais estão aceites. Não percebi mesmo o seu ponto

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Alberto Caeiro 4 , 
Editei o seu comentário eliminando o print, uma vez que tinha os seus dados pessoais. 

Como informado, o documento é enviado após a aceitação seja no site NOS como indicado, e bem, pelo @Guimas como por chamada. 

Obrigado

“ Pedi, via net, a adesão a um dos vossos tarifários. Preenchi os meus dados e fiquei de receber o cartão, no dia 16/11/2022. “

Então se aderiu a um tarifário .. e o cartão já estava a ser enviado .. então parece-me lógico que a partir deste ponto as condições contratuais estão aceites. Não percebi mesmo o seu ponto

Primeiro, tenho de ter a hipótese de ler e verificar se as condições que estão no contrato são as que me foram propostas. Já aconteceu não serem.

Segundo, ainda nem recebi o cartão e já tenho o serviço ativo. O meu contrato inicia, e começa a ser cobrado, sem sequer conseguir ter acesso aos serviços?

Reputação 7
Crachá +2

Se lhe faz tanta diferença fala com a faturação e devem lhe retirar 1 2 dias. Acho que não deve causar problemas nesse sentido.

Agora as condições lê antes do envio do cartão.

Reputação 3

Boa tarde @Alberto Caeiro 4 , 
Editei o seu comentário eliminando o print, uma vez que tinha os seus dados pessoais. 

Como informado, o documento é enviado após a aceitação seja no site NOS como indicado, e bem, pelo @Guimas como por chamada. 

Obrigado

No site não aparecem as condições contratuais completas logo não pode haver aceitação das mesmas. E o mesmo acontece nas chamadas, não se pode simplesmente dar por aceite as condições sendo as mesmas desconhecidas.

E se fosse assim de nada justificava vir então no email um link para fazer a aceitação. E mais, no próprio email diz que a aceitação é obrigatória em cumprimento da lei.

Além do mais também é de notar que o link só permite aceitar e não recusar o que também parece abusivo.

Reputação 3

“ Pedi, via net, a adesão a um dos vossos tarifários. Preenchi os meus dados e fiquei de receber o cartão, no dia 16/11/2022. “

Então se aderiu a um tarifário .. e o cartão já estava a ser enviado .. então parece-me lógico que a partir deste ponto as condições contratuais estão aceites. Não percebi mesmo o seu ponto

Por acaso o ponto é simplesmente, o site não tem as condições completas, tal como já foi denotado aqui. E como tal a aceitação das condições é obrigatória.

Também não ajuda o facto de activarem o serviço antes mesmo de o cliente receber o cartão, no entanto a questão mantém-se, se o MRC já está segundo dizem aceite, o que é mentira, mas vamos deixar passar por agora, para que vem um link de confirmação no email a informar que a aceitação é obrigatória por lei?

É complicado dizerem para finalizar o processo quando afinal pelo que afirmam já está finalizado.

Eu só vejo uma forma de ele estar finalizado que é a NOS não cumprir a lei que a própria envia.

Olá a todos,

Acabei por escrever no livro de reclamações, creio que a situação tem que ser comunicada para que mudem a forma de proceder.

No domingo pedi ajuda pelo facebook, e liguei na segunda para o apoio mas a chamada terminou a certa altura, enquanto falava com o operador, e não me voltaram a ligar.

Hoje, terça-feira, recebi uma chamada da NOS. Não sei se teve que ver com a reclamação, mas julgo que sim. Disseram-me que tinha aceitado as condições no momento em inseri os meus dados “na loja virtual”. E que essa mesma “loja virtual” tinha validado o meu contrato, e que o mesmo se encontra em vigor pelos próximos dois anos. Não me deu oportunidade de o denunciar, foi bastante intransigente nisso. Nem me falou nos 14 dias para o fazer. A única forma de ajudar seria apresentar-me melhores condições, e fez-me uma proposta melhor por um valor mais baixo. Acho que isto só aconteceu porque sabiam que não estavam corretos, como novo cliente, a aproveitar um dos pacotes da black friday, sugerirem-me propostas melhores parece-me que só aconteceu porque sabiam que não tinham outra forma de me manterem cliente. Acabei por aceitar, e por conseguir validar as novas condições durante a chamada - recebi logo tudo por email e pediu-me para ler e confirmar enquanto procedia às alterações.

Conclusão, existe um problema com a NOS na aceitação dos termos contratuais e na ativação dos serviços. Ainda não fui ler o que está na lei, mas creio que não podem ativar um tarifário sem darem a conhecer o contrato e as condições acordadas primeiro, que têm de ser aceites pelo cliente após a leitura atenta das mesmas. Ainda agora me aconteceu, com a MEO, não corresponderem ao acordado pelo linha, então não as aceitei. Também não sei como é que ativam um serviço antes mesmo de o conseguir usar, pois ainda aguardo pelo cartão.

Obrigado a todos pela ajuda. : )

 
Reputação 3

Olá a todos,

Acabei por escrever no livro de reclamações, creio que a situação tem que ser comunicada para que mudem a forma de proceder.

No domingo pedi ajuda pelo facebook, e liguei na segunda para o apoio mas a chamada terminou a certa altura, enquanto falava com o operador, e não me voltaram a ligar.

Hoje, terça-feira, recebi uma chamada da NOS. Não sei se teve que ver com a reclamação, mas julgo que sim. Disseram-me que tinha aceitado as condições no momento em inseri os meus dados “na loja virtual”. E que essa mesma “loja virtual” tinha validado o meu contrato, e que o mesmo se encontra em vigor pelos próximos dois anos. Não me deu oportunidade de o denunciar, foi bastante intransigente nisso. Nem me falou nos 14 dias para o fazer. A única forma de ajudar seria apresentar-me melhores condições, e fez-me uma proposta melhor por um valor mais baixo. Acho que isto só aconteceu porque sabiam que não estavam corretos, como novo cliente, a aproveitar um dos pacotes da black friday, sugerirem-me propostas melhores parece-me que só aconteceu porque sabiam que não tinham outra forma de me manterem cliente. Acabei por aceitar, e por conseguir validar as novas condições durante a chamada - recebi logo tudo por email e pediu-me para ler e confirmar enquanto procedia às alterações.

Conclusão, existe um problema com a NOS na aceitação dos termos contratuais e na ativação dos serviços. Ainda não fui ler o que está na lei, mas creio que não podem ativar um tarifário sem darem a conhecer o contrato e as condições acordadas primeiro, que têm de ser aceites pelo cliente após a leitura atenta das mesmas. Ainda agora me aconteceu, com a MEO, não corresponderem ao acordado pelo linha, então não as aceitei. Também não sei como é que ativam um serviço antes mesmo de o conseguir usar, pois ainda aguardo pelo cartão.

Obrigado a todos pela ajuda. : )

 

E fez muito bem, porque se esperar uma explicação razoável aqui pelo @Fórum o melhor é esperar deitado.

Reputação 2
Crachá

@Fórum Mais uma vez a NOS cria contratos sem autorização, aceitação ou mesmo conhecimento do cliente, hoje ao reclamar da factura tomei conhecimento de que existia um contrato não aceite com o número 1-41773564336. Este documento que me foi enviado após reclamar que a factura estava incorreta nem sequer está disponível na área de cliente que é uma novidade. Conseguem explicar?

Reputação 3

Um mês e o contrato activado ilegalmente na conta de cliente, sem qualquer chamada, SMS, pedido no site ou confirmação por email e o mesmo continua sem ter sido corrigido e até tem uma nova fidelização inventada.

Agradecia a correção porque já passou o prazo dado de 5 dias úteis 4x sem as devidas correções.

Comentário