Header
Respondido

Roaming UE mais de 30 dias


Boa tarde, 

Recebi a seguinte mensagem no telemovel:

 

Alertamos que nos ultimos 30 dias o seu tarifario foi utilizado exclusivamente em roaming na Uniao Europeia, o que lhe podera trazer custos adicionais. Para evitar as sobretaxas de consumo, saiba mais sobre a Politica de Utilizacao Responsavel em nos.pt/roaminglegal

 

Estive a ler a página mas não encontrei qual era a politica de utilização aceitável nem fiquei esclarecido de quando ou o porquê de irem cobrar sobretaxas.

Actualmente quando consulto o saldo informa que tenho :

 

Tem Disponíveis

3370 MIN

3462 SMS

4.1 GB 

Dados disponíveis para utilização em Roaming UE

 4.1 GB

23.1 GB Apps NOS Nacional

1.9 GB Apps NOS Roaming UE

 

Só após esgotar este plafond base é que será cobrado taxas correcto?

A minha permanência no estrangeiro deve-se actualmente a questões profissionais e pelo covid-19 .

Obrigado

Com os melhores cumprimentos

Hugo

 

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 20 March 2020, 16:13

Ver pergunta inicial

28 Comentários

Estará o alerta relacionado com algo parecido?

“...prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses.

…”

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Favas.

O @C24XXXX201 já respondeu à sua pergunta. Saiba mais aqui.

mas eu só estou em roaming desde metade de fevereiro faz 1 mês não faz 4 meses.

Ao fim de 4 meses fora é que vão cobrar aqueles valores?

chamadas

O que paga em Portugal para outras redes móveis nacionais + 3,93cêntimos/minuto

SMS

O que paga em Portugal para outras redes móveis nacionais + 1,23 cêntimos/SMS

 

Ai o português… 

Vamos lá tentar fazer o pino…

Se no espaço de 4 meses,

  • o consumo em roaming no EEE for superior ao consumo em Portugal e noutros países

e

  • a presença no EEE for superior à presença em Portugal e noutros países

Admitindo que no mês que já leva num país do EEE já efectuou mais consumo do que o efectuado nos 3 meses anteriores em Portugal, está verificada a primeira das condições.

Os moderadores que esclareçam se as duas condições são comutativas ou se basta apenas uma ou outra. 

Lembro ainda que a presença em determinada zona é detectada por exemplo quando se recebem comunicações.

Reputação 6
Crachá

olá, tem o roaming contratual ativo? o seu número é integrado na fatura?

o roaming é o automático.. não fiz nada… o nr de telemovel é o normal que vem com o pacote da NOS 5

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Favas, @C24XXXX201 e @oTonyStark

@Favas, vamos ajudá-lo! Qual é o seu tarifário? Sendo um telemóvel integrado na fatura deverá ter o roaming contratual ativo. 

Sugerimos que consulte este tópico no que toca à informação do roaming contratual. 

Obrigada 

Boa tarde a todos, também recebi hoje a mesma mensagem e fala em 30 dias fora de Portugal, o que é verdade dado os voos terem sido cancelados por causa da atual pandemia, não refere a comparação com os consumos dos últimos 4 meses, dentro e fora do nosso país:

Alertamos que nos ultimos 30 dias o seu tarifario foi utilizado exclusivamente em roaming na Uniao Europeia, o que lhe podera trazer custos adicionais. Para evitar as sobretaxas de consumo, saiba mais sobre a Politica de Utilizacao Responsavel em nos.pt/roaminglegal

Também não é claro a partir de quando são aplicados os novos tarifários

Obrigado 

@José Gorgulho , leu a nota (3) na página do link que lhe enviaram?

@C24XXXX201 , está a referir -se a está?

3Condições aplicáveis a clientes com residência habitual ou laços estáveis que impliquem uma presença frequente e significativa em Portugal. Assim, a NOS reserva-se o direito de, perante a existência de comportamentos abusivos ou anómalos não relacionados com viagens periódicas, solicitar evidências que demonstrem a existência de um estabelecimento e/ou desenvolvimento de atividades comerciais em Portugal que comprovem uma presença frequente e significativa em território nacional. Valores aplicáveis a cada serviço – voz, SMS e dados - caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. Não é ainda permitida inatividade prolongada de um determinado cartão SIM, associada a uma utilização principal, se não exclusiva, em roaming, assim como a assinatura e utilização sequencial de vários cartões SIM pelo mesmo cliente, quando em roaming.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que é isso mesmo. Para evitar essas cobranças mais vale comprar um cartão do pais onde estão.

Boa noite, agradeço desde já a ajuda no esclarecimento desta questão mas o que espero da NOS e dos restantes operadores de comunicações móveis, nacionais e internacionais, é a suspensão destas cobranças enquanto se mantiver a impossibilidade de deslocação normal dos seus clientes durante a presente pandemia.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @José Gorgulho

Desde já, lamentamos a demora na nossa resposta :sweat:.

Agradecemos a partilha da preocupação. A NOS está a acompanhar a evolução da situação e tomará as medidas que no contexto se justificarem.

Obrigada 

Olá

 

Tenho um problema muito semelhante. Acontece que estou mesmo a residir no estrangeiro, mais especificamente na Holanda mas vou 2 ou 3 vezes a Portugal. Com o Covid tive que adiar a minha ida a Portugal em Abril. Comecei entao a receber as mensagens que falam neste post.

Tenho um pacote Iris com 2 telemoveis.

Como não sei quando irei a Portugal pela situação presente, gostaria de saber como passar a ter roaming na internet movel. Que tipos de soluçoes existem? 

 

Reputação 7
Crachá +2

Tens que ativar um tarifário pós pago na internet móvel. Mas sinceramente, talvez seja mais vantajoso teres um cartão holandês.

Olá @Ana P. , eu já me encontro em Roaming na Rep. Checa desde fim de Janeiro. Infelizmente cancelaram-me voo de regresso a Portugal em Maio e só tenho novo voo marcado para fim de Agosto (...a correr bem). Já há 5 anos entre a Rep. Checa e Portugal, nunca abusei e sempre tive uma utilização responsável do meu tarifário. Já recebi 4 mensagens da NOS a indicar que “...o seu tarifário foi utilizado exclusivamente em roaming na Uniao Europeia,…” e considero isto uma forma de bullying. Se o que a NOS pretende é perder um cliente que há anos paga todos os meses 13,99 Eur, não me custará muito rever as minhas prioridades. É incompreensível esta atitude por parte da NOS, ainda mais numa altura de pandemia, na qual temos o nossa movimentação condicionada...

Reputação 6
Crachá

Olá, começou a utilizar com mais frequência, agora, nesta altura?

Olá, começou a utilizar com mais frequência, agora, nesta altura?


Em termos de Chamadas em 1000 min tenho gasto entre 100 a 200m nestes últimos meses, em termos de dados, visto ter estado mais tempo por casa, reduzi imenso o consumo, sendo quase residual (Em 6Gb gasto entre 100 a 200 MB. Julgo assim que o meu consumo está longe de ir contra ou exceder os limites da malfadada Política de Utilização Responsável...

Tenho também um cartão Vodafone Directo e durante toda esta pandemia NÃO recebi uma única mensagem com o mesmo carácter intimidatório que a NOS envia… para já...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @PAULO J SOUSA e @oTonyStark

@PAULO J SOUSA, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@PAULO J SOUSA , que fique claro que não me compete a defesa de nenhum dos operadores, apenas pretendo informar…

As condições relativamente ao tráfego em roaming são idênticas e respeitam a legislação comunitária. Má ou boa, é a que temos.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:

...”

in Viajar para Fora, 24Jun2020

Se outros operadores não avisam antecipadamente o cliente da previsível alteração das condições quanto ao tráfego em roaming, isso será razão para se considerar “...mensagem com ... carácter intimidatório...”?

@PAULO J SOUSA , que fique claro que não me compete a defesa de nenhum dos operadores, apenas pretendo informar…

As condições relativamente ao tráfego em roaming são idênticas e respeitam a legislação comunitária. Má ou boa, é a que temos.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:

...”

in Viajar para Fora, 24Jun2020

Se outros operadores não avisam antecipadamente o cliente da previsível alteração das condições quanto ao tráfego em roaming, isso será razão para se considerar “...mensagem com ... carácter intimidatório...”?

@C24XXXX201 esta limitação de 4 meses parece-me uma novidade de 2020, a ser verdade, escolheram mal o ano para a lançar e pior, mantê-la em tempo de pandemia…

Como já disse num post atrás, em 5 anos entre Portugal e a Rep. Checa, usando maioritariamente como operador em roaming os alemães da T-Mobile.cz e com consumos devidamente controlados via app da NOS, nunca tive nenhum alerta.

Relativamentes às mensagens, serem de carácter informativo ou intimidatório, que venha o Diabo e escolha… :)

Desculpe @PAULO J SOUSA , as medidas que visam prevenir a itinerância permanente e outros abusos relacionados, constam do Regulamento comunitário (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Eventualmente estara a referir-se ao período de transição na aplicaçao das regras e tarifas de roaming no Reino Unido após o Brexit - 01.02.2020 – 31.12.2020

Boa tarde. 

Isto só é uma forma de cobrar mais dinheiro aos clientes. 

Sou cliente NOS ainda do tempo da Optimus, à quase 20 anos, e agora vou ter que mudar de operadora, porque lembraram-se de taxar o roaming.

Tenho um emprego que me faz sair do país para Espanha a 2ª e chegar à 6ª e como é óbvio gasto mais tudo roaming, no entanto quando renovei contrato com a NOS (net, TV, tlf e 3 tlm) falei na situação de estar fora durante a semana e que queria mais dados e foi feita a minha vontade, só que ninguém me falou de sobre taxas, e estou muito desagradado com isto tudo e já recebi a fatura com mais 20 e tal €. Falei com a operadora e não há nada a fazer…

Os meus colegas são da Vodafone e não pagam mais por isso. Logo vou ter de acabar com este laço de quase 20 anos.

Sei que poderia comprar um cartão espanhol mas eu não quero ter 2 cartões e quero ser de uma operadora nacional, já que não me arranjam soluções, a solução é mudar de operadora.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Cristiano MSS,

Lamentamos o transtorno.

Em Espanha a taxação de dados é feita de acordo com as condições do seu tarifário em Portugal. Alguns tarifários estão sujeitos a uma Política de Utilização Responsável em roaming.

Consulte os Dados Móveis disponíveis no *111# ou na App NOS.

Saiba mais sobre o roaming aqui.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sou cliente NOS desde o seu lançamento como OPTIMUS.

Tenho na minha família 6 números ativos desta operadora(5 livres).

2 uso muito, 1 uso regularmente e 3 uso muito raramente.

Existe algum tarifário que unifique estes nºs. todos por um preço aceitável sem fidelização?

Comentário