Header
Respondido

Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?



Mostre a primeira mensagem

32 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

https://www.jn.pt/nacional/operadoras-de-telecomunicacoes-com-linhas-telefonicas-gratuitas-a-partir-de-hoje-14276721.html

Esta obrigação decorre do novo regime de disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor, publicado em meados de junho para entrar em vigor esta segunda-feira, 1 de novembro, que se aplica a todas as entidades prestadoras de serviços públicos essenciais, como serviços de fornecimento de água, eletricidade, gás natural, comunicações eletrónicas, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos ou transporte de passageiros.

"O fornecedor de bens ou o prestador de serviços está obrigado a disponibilizar ao consumidor uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel", lê-se no decreto-lei que entra hoje em vigor.

Reputação 7
Crachá +2

Alguém me sabe dizer porque razão “ninguém” está a cumprir com o estipulado na LEI do OE 2021 no que toca ao FIM das linhas de VALOR acrescentado (707) e “chamadas locais” (808)?

Tendo em conta que o OE foi aprovado e entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2021, estou perplexo por não ver qualquer mudança prática...

https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

https://www.dn.pt/dinheiro/linhas-de-valor-acrescentado-de-apoio-ao-cliente-acabam-em-2021-13065741.html

"Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos '808' e '30' terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo '2', dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.
Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021."

Reputação 7
Crachá +2

MAIS um número BLOQUEADO pela NOS!

Apoio a clientes FNAC!

221 544 039

Isto é vergonhoso, cara NOS!

Reputação 7
Crachá +2

Mais 2 NÚMEROS BLOQUEADOS PELA NOS!!!

911 691 200 • Apoio Vodafone
911 691 300 • Apoio Vodafone

As condições da VODAFONE são claras... Ligar em Roaming – (ou a partir de equipamentos que não suportem numeração curta)

O interessante é a NOS ser o ÚNICO OPERADOR que faz estes bloqueios!

E é isto legal? Interessa à NOS fazer isto? É um acordo de cavalheiros com estas empresas para que o cliente tenha de ligar outros números que são, à partida, taxados?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,

O número 938748410 é uma linha exclusiva a clientes que necessitem de apoio e estejam fora de Portugal (Roaming). As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas.

 

As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas PELA NOS. (porque não são bloqueadas pela VODAFONE ou pela MEO, e presumo que não são bloqueadas pela NOWO)

 

Este e outros números de diversos sistemas de apoio a clientes…

 

Porquê? Existe alguma LEGISLAÇÃO que obrigue a NOS a bloquear números que até lhe são COMPLETAMENTE alheios? É um acordo de cavalheiros entre as empresas para que os clientes da REDE NOS sejam obrigados a ligar os números de VALOR acrescentado (707)?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes,

O número 938748410 é uma linha exclusiva a clientes que necessitem de apoio e estejam fora de Portugal (Roaming). As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas.

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, fica aqui a resposta (anedótica) da NOS ao LIVRO de RECLAMAÇÕES…

RESPOSTA da NOS ao LIVRO de RECLAMAÇÕES:

-------- Message --------
Subject:     ROR00000000000xxxxxx.
Date:     Mon, 29 Jul 2019 09:15:13 +0000
From:     Notificacao LRO <notificacao.lro@nos.pt>
To:     marcolopes

Caro Cliente, 

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

O que gostávamos de lhe transmitir é que não nos é possível ir ao encontro da sua solicitação, uma vez que o número 938748410 é a linha de apoio do cartão universo Sonae, mas serve apenas para contactar em Roaming. Daí que efetuando chamadas em território nacional as mesmas sejam bloqueadas.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Margarida Proença
Serviço ao Cliente

 

Comentário