Header
Pergunta

Porque razão a NOS bloqueia propositadamente números de telefone PÚBLICOS e úteis?


Reputação 7
Crachá +2

A NOS bloqueia, propositadamente, certos números da rede telefónica NACIONAL com o intuito de privar o acesso aos mesmos.

Quem ligar, por exemplo, para o APOIO a clientes do cartão universo (938 748 410) a partir de uma rede NOS, obtém a mensagem “este número não está atribuído” (antigamente nem sequer tinha sinal de chamada!!! A tentativa de ligação era bloqueada imediatamente após a marcação!)

Quando digo "bloqueia propositadamente", baseio-me no facto de números como este estarem acessíveis a partir de OUTROS OPERADORES de comunicações nacionais! Não restam dúvidas portanto, que é um bloqueio efectuado pela NOS!

O mais estranho é que é um número começado por 93, e caso não tenha sido portado, pertence à rede da própria NOS!

A NOS bloqueia O PRÓPRIO número de APOIO a CLIENTES!!! Acessível a partir de redes VODAFONE, MEO, etc, e BLOQUEADO a partir da REDE NOS!!!!

https://www.nos.pt/particulares/contactos/Pages/linhas-de-apoio.aspx
16990
A partir do estrangeiro:
+351 929 001 799 na rede móvel
+351 929 001 699 na rede fixa
Uma vergonha!!!

Evidentemente que isto tem uma explicação: satisfazer as EMPRESAS com serviços de apoio que usam números 707 (ou seja, um serviço de APOIO PAGO ao minuto!).

Não tenho nada contra serviços pagos… cada empresa deveria PUBLICITAR os serviços que tem e o PREÇO que irá custar ao consumidor o seu uso… cada um decide! EU, pessoalmente, NÃO SOU CLIENTE de uma empresa que use números 707 (e evito quase sempre empresas com números 808, que não fazem qualquer sentido hoje em dia… excepto fazer o consumidor gastar $$$$ com a justificação de ser equivalente ao PREÇO de uma CHAMADA LOCAL!! O que é uma chamada LOCAL hoje em dia? 😃 :D)

https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219


26 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, fica aqui a resposta (anedótica) da NOS ao LIVRO de RECLAMAÇÕES…

RESPOSTA da NOS ao LIVRO de RECLAMAÇÕES:

-------- Message --------
Subject:     ROR00000000000xxxxxx.
Date:     Mon, 29 Jul 2019 09:15:13 +0000
From:     Notificacao LRO <notificacao.lro@nos.pt>
To:     marcolopes

Caro Cliente, 

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

O que gostávamos de lhe transmitir é que não nos é possível ir ao encontro da sua solicitação, uma vez que o número 938748410 é a linha de apoio do cartão universo Sonae, mas serve apenas para contactar em Roaming. Daí que efetuando chamadas em território nacional as mesmas sejam bloqueadas.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para si.

Informamos que, para a resolução de conflitos de consumo, os clientes consumidores têm ao seu dispor as entidades de Resolução Alternativas de Litígios de Consumo, cujos contactos podem ser consultados em www.nos.pt.

Obrigado,

Margarida Proença
Serviço ao Cliente

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @marcolopes,

O número 938748410 é uma linha exclusiva a clientes que necessitem de apoio e estejam fora de Portugal (Roaming). As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @marcolopes,

O número 938748410 é uma linha exclusiva a clientes que necessitem de apoio e estejam fora de Portugal (Roaming). As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas.

 

As chamadas efetuadas em território nacional para este número são bloqueadas PELA NOS. (porque não são bloqueadas pela VODAFONE ou pela MEO, e presumo que não são bloqueadas pela NOWO)

 

Este e outros números de diversos sistemas de apoio a clientes…

 

Porquê? Existe alguma LEGISLAÇÃO que obrigue a NOS a bloquear números que até lhe são COMPLETAMENTE alheios? É um acordo de cavalheiros entre as empresas para que os clientes da REDE NOS sejam obrigados a ligar os números de VALOR acrescentado (707)?

Reputação 7
Crachá +2

Mais 2 NÚMEROS BLOQUEADOS PELA NOS!!!

911 691 200 • Apoio Vodafone
911 691 300 • Apoio Vodafone

As condições da VODAFONE são claras... Ligar em Roaming – (ou a partir de equipamentos que não suportem numeração curta)

O interessante é a NOS ser o ÚNICO OPERADOR que faz estes bloqueios!

E é isto legal? Interessa à NOS fazer isto? É um acordo de cavalheiros com estas empresas para que o cliente tenha de ligar outros números que são, à partida, taxados?

Reputação 7
Crachá +2

MAIS um número BLOQUEADO pela NOS!

Apoio a clientes FNAC!

221 544 039

Isto é vergonhoso, cara NOS!

Reputação 7
Crachá +2

Alguém me sabe dizer porque razão “ninguém” está a cumprir com o estipulado na LEI do OE 2021 no que toca ao FIM das linhas de VALOR acrescentado (707) e “chamadas locais” (808)?

Tendo em conta que o OE foi aprovado e entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2021, estou perplexo por não ver qualquer mudança prática...

https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

https://www.dn.pt/dinheiro/linhas-de-valor-acrescentado-de-apoio-ao-cliente-acabam-em-2021-13065741.html

"Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Assim os fornecedores de bens e prestadores de serviço que disponibilizam linhas telefónicas com prefixos '808' e '30' terão de criar uma alternativa com números telefónicos que comecem pelo prefixo '2', dispondo de um prazo máximo de 90 dias para o fazer.
Aquele prazo de 90 dias é contado a partir da data de entrada em vigor do OE2021."

Reputação 7
Crachá +2

https://www.jn.pt/nacional/operadoras-de-telecomunicacoes-com-linhas-telefonicas-gratuitas-a-partir-de-hoje-14276721.html

Esta obrigação decorre do novo regime de disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor, publicado em meados de junho para entrar em vigor esta segunda-feira, 1 de novembro, que se aplica a todas as entidades prestadoras de serviços públicos essenciais, como serviços de fornecimento de água, eletricidade, gás natural, comunicações eletrónicas, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos ou transporte de passageiros.

"O fornecedor de bens ou o prestador de serviços está obrigado a disponibilizar ao consumidor uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel", lê-se no decreto-lei que entra hoje em vigor.

Reputação 7
Crachá +5

Olá @marcolopes 

Desde o dia 2 de novembro de 2021 as linhas de apoio sofreram alterações, existindo novas linhas com numeração móvel com taxação de chamada para rede móvel nacional.

Para Particulares – 931699000; Para NOS Açores – 931616100; e para NOS Madeira – 931613000.

As linhas Corporate (16109) e Empresas (16999) passam a ser gratuitas, de qualquer rede, a partir de 5 de novembro de 2021.

Consulte os contactos, horários e custos de chamada aqui

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Mais um número 3xx (neste caso, 308 804 692 - Apoio da empresa DEGIRO) BOICOTADO pela NOS (não é possível usar o mesmo através da REDE FIXA NOS!)

Portanto, a saga relativa ao IMPEDIMENTO de UTILIZAÇÃO de NÚMEROS nacionais continua!

NOTA: É possível efectuar a chamada pela rede MÓVEL, mas tal não justifica que a NOS BLOQUEIE A UTILIZAÇÃO destes números quando utilizados a partir da rede FIXA!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Detalhe-nos a situação, por favor. A chamada base para o atendimento em ingles foi taxada a partir da sua sua rede fixa NOS, não o tendo sido através de telemóvel?

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Caro @João H. agradeço que leia este tópico para entender melhor o que se passa no seio da NOS!

A situação é SIMPLES:

A NOS BLOQUEIA determinados números nacionais! Ponto! 

No último caso em apreço (número de APOIO da empresa DEGIRO) acontece o seguinte:

  1. Tentativa de ligação através do TELEFONE FIXO da rede NOS - “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
  2. Tentativa de ligação através de TELEMÓVEL da rede NOS - a chamada é EFECTUADA com sucesso!

É tão simples quanto isso!

A NOS está a BLOQUEAR o acesso ao número 308 804 692 quando o mesmo é utilizado a partir da rede FIXA NOS! Esta prática não é nova, basta ler o tópico.

https://www.degiro.pt/helpdesk/pt-pt/contacte-nos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Reputação 7
Crachá +2

NÚMERO: 308 804 692

Rede FIXA NOS: “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada” (tentei meia dúzia de vezes hoje, 2 delas agora mesmo!)

Rede MÓVEL NOS - a chamada foi perfeitamente efectuada há uns minutos atrás!

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA? A primeira situação que me ocorre é que a NOS não gosta destes números nómadas, que são totalmente gratuitos na REDE FIXA, mas são “taxados” através do pacote de minutos ou através de SALDO na rede MÓVEL (portanto, faz todo o sentido que a NOS tenha, ao longo dos anos, “boicotado” uma série de números do APOIO a CLIENTES de diversas empresas, quando efectuadas pela REDE FIXA)

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @marcolopes eu liguei do fixo para o numero e atenderam informando que só em inglês.

Essa mensagem é apresentada automaticamente FORA do horário de atendimento (já passa das 16 horas)

A questão aqui é… há uma discriminação entre telefones FIXOS / CLIENTES? Porque razão não consigo efectuar a chamada pela rede FIXA

E como nota lembro que em situações anteriores descritas neste tópico, eu pedi a outros clientes NOS para tentarem as chamadas para os números “boicotados”, e o resultado era exactamente o mesmo. Quando eu não conseguia, outros utilizadores também não conseguiam. Acho estranho neste momento um cliente NOS conseguir ligar para um determinado número e outro não!

Sim, de facto foi atendimento automático. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Pelo que compreendemos, @marcolopes não conseguiu chegar sequer ao atendimento automático, como partilhado pelo José Rodrigues? 

Obrigado

 

A chamada está a ser BLOQUEADA pela NOS!

A chamada não é efectuada!

O sistema da NOS transmite a mensagem GRAVADA (“standard” nestas situações) “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Agradecemos o seu testemunho @marcolopes

Nesse sentido, aparenta que a situação seja individual no seu serviço, sendo que o @Jose Rodrigues confirmou que o mesmo não se replica no seu serviço de telefone fixo.

Vamos ajudar a analisar este tema também, junto das equipas responsáveis. Partilhamos consigo logo que que tenhamos mais informações.

Obrigado

 

Anormalmente estranho, pois não estou a ter qualquer problema em ligar qualquer outro número EXCEPTO 808!

Reputação 7
Crachá +2

Outro que não me é permitido ligar pela REDE FIXA NOS!! 308 811 418 (perfeitamente funcional a partir da REDE MÓVEL NOS!)

https://universo.pt/provedora-universo/

 

Reputação 7
Crachá +2

Pedi a um familiar para ligar para números 808 (nomeadamente aqueles com que estou a ter problemas) e efectivamente, neste caso concreto (808) parece ser um problema apenas relativo ao MEU serviço de TELEFONE fixo.

Estou neste momento com o apoio a clientes

Como se tratam de números “nómadas VOIP” (como é que esta numeração surgiu foi algo que nunca entendi perfeitamente...), lembrei-me que o CALLER ID (que no meu caso está DESLIGADO) poderia estar a interferir no estabelecimento da ligação. Não foi o caso. Continuo a não conseguir efectuar chamadas mesmo com o CALLER ID ligado.

Reiniciar o Router não resolveu nada (foi-me sugerido um RESET ao router, mas não aceitei porque não acho que vá resolver nada e vou perder todas as configurações que tenho). Como nota lembro À NOS que ainda não existe uma forma de efectuar um BACKUP DAS CONFIGURAÇÕES DO ROUTER, sugestão que já fiz diversas.

Assim sendo, o assunto foi passado a uma equipa técnica especializada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @marcolopes,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema.

Como o informámos aqui e através de mensagem privada, estamos a acompanhar este tema junto de uma equipa especializada, a qual o tentou contactar no presente dia pelas 17h16.

Sendo que este contacto não teve sucesso, um novo foi agendado para o dia de amanha. Caso pretenda alterar o seu contacto preferencial para este efeito, comunique-nos através de mensagem privada qual. 

Respondemos também à sua mensagem privada com mais informações sobre a questão que nos colocou sobre o serviço WTF. Verifique, por favor, a sua caixa de entrada.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Já falei com o apoio técnico especializado (pedi para ligarem hoje se possível)

Não chegamos a conclusão alguma… mas… descobrimos mais umas pistas… não tenho problemas com TODOS os 308!

Números 308 para os quais não consigo ligar a partir da REDE FIXA (mensagem automatizada da NOS "Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada")
- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418

Números 308 para os quais consigo ligar a partir da REDE FIXA!!
Apoio a Clientes Oriflame 308 807 500
Linha MEDICARE 308 807 622

(portanto, o mistério adensa-se)

Reputação 7
Crachá +2

Esqueci-me de dar feedback sobre este assunto…

Voltei à questão do CALLER ID durante a chamada efectuada pelo apoio técnico especializado, e voltei a fazer o teste com o CALLE ID LIGADO (número identificado) et voilá!!! ZERO problemas!

Com a CALLER ID desligado (número NÃO identificado), as chamadas resultam na mensagem “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada

HOJE, voltei a testar, e o resultado nestes números foi o seguinte:

CALLER ID DESLIGADO (TELEFONE FIXO):

- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418 - SINAL de INTERROMPIDO!

CALLER ID DESLIGADO (TELEFONE MÓVEL):

- Apoio a Clientes DEGIRO 308 804 692 “Lamentamos, mas neste momento a sua chamada não pode ser efectuada
- Apoio a Clientes Universo 308 811 418 - Chamada é TERMINADA imediatamente

CALLER ID LIGADO (TELEFONE FIXO E MÓVEL)

-  As chamadas foram perfeitamente efectuadas!

Portanto… há um problema TÉCNICO do lado da NOS, que impede o estabelecimento de chamadas  efectuadas da REDE FIXA OU MÓVEL para determinados destinos caso a chamada seja efectuada com o CALLER ID desabilitado (até agora só detectei números começados por 308)

 

Reputação 7
Crachá +2

Se bem entendi, quando está com o número em anónimo/privado e tenta ligar para esses números não dá!?

Mas se fizer as chamadas para os mesmos números com o número visível dá. É isso?

Comentário