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eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja fisica.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Liga-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione a opção “Ligações”;

       

    2. No menu Ligações, selecione a opção “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. No menu Gestor de cartão SIM, selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detetar nenhum plano, selecione a opção “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. No menu definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Gestão dos SIM”;

       

    3. No menu Gestão dos SIM, selecione a opção “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione a opção “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. No menu Definições, selecione a opção “Rede Móvel”;

       

    2. No menu Rede Móvel, selecione a opção “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione a opção “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Clique no seu SIM para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. No menu definições, selecione a opção “Dados Móveis” e clique na opção “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione a opção “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     


Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


565 Comentários

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Bom dia @sandrabarrosa, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Ao alterar o formato de um cartão SIM para um eSIM pode manter o mesmo tarifário NOS e o número que já tem connosco. É apenas necessário deslocar-se a uma Loja NOS com o equipamento compatível com esta tecnologia e pedir uma 2.ª via em eSIM. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado

Boa noite!  Gostava de saber se é possível manter o mesmo número e plano ao mudar do cartão físico para o eSIM? obrigada!

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Bom dia @alvesdiogo, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Para garantirmos a boa organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado.

Sim, desde que tenha um equipamento compatível é possível. Não existe nenhuma restrição ao tipo de tarifário. 😊

Obrigado,

É possível utilizar o eSim se o cartão tiver o tarifário Livres Dia?

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Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Agradecemos também a ajuda do @Bruno Aleixo sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Obrigada pela dica @Bruno Aleixo !
Logo após remover o eSIM do iPhone ainda não era possível adicioná-lo ao Pixel, mas o erro já não era o mesmo.
Depois de vários minutos de espera consegui finalmente adicionar o eSIM.

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Tentei transferir um eSIM de um iPhone SE (2020) para um Pixel 6a mas o serviço não pode ser ativado (Subject Code: 8.2.6; Reason Code: 3.8).
O objetivo é continuar a usar dois SIM em simultâneo (SIM de outra operadora + eSIM NOS).

Vejo em comentários anteriores que o Pixel 6a parece funcionar com o eSIM da NOS (ainda que de forma algo oficiosa), portanto suponho que o problema não seja com o novo equipamento.
O eSIM só foi usado no iPhone SE, suponho também que ainda possa ser transferido 4x antes de ser necessária uma 2ª via.

Neste momento estou a utilizar a rede NOS em roaming, mas é importante que consiga transferir o eSIM entre dispositivos antes de regressar a Portugal.
Por ter receio de perder acesso à rede tanto no iPhone como no Pixel, não removi o eSIM do primeiro (opção “Delete eSIM”), apenas desliguei o respetivo SIM (opção “Turn On This Line”).

Será que alguém me consegue ajudar transferir o eSIM com sucesso e sem necessidade de me deslocar a uma loja?

Obrigada!

Mas para fazeres ativação no novo equipamento tens de fazer Delete eSIM no antigo. podes usar o mesmo qrcode 5 vezes. 

um bem haja 

Tentei transferir um eSIM de um iPhone SE (2020) para um Pixel 6a mas o serviço não pode ser ativado (Subject Code: 8.2.6; Reason Code: 3.8).
O objetivo é continuar a usar dois SIM em simultâneo (SIM de outra operadora + eSIM NOS).

Vejo em comentários anteriores que o Pixel 6a parece funcionar com o eSIM da NOS (ainda que de forma algo oficiosa), portanto suponho que o problema não seja com o novo equipamento.
O eSIM só foi usado no iPhone SE, suponho também que ainda possa ser transferido 4x antes de ser necessária uma 2ª via.

Neste momento estou a utilizar a rede NOS em roaming, mas é importante que consiga transferir o eSIM entre dispositivos antes de regressar a Portugal.
Por ter receio de perder acesso à rede tanto no iPhone como no Pixel, não removi o eSIM do primeiro (opção “Delete eSIM”), apenas desliguei o respetivo SIM (opção “Turn On This Line”).

Será que alguém me consegue ajudar transferir o eSIM com sucesso e sem necessidade de me deslocar a uma loja?

Obrigada!

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Bom dia @vvvalente

Sim, de momento, esta solução apenas está disponível para tarifários não integrados num pacote e tem de ser um tarifário pré-pago. 
Sugerimos que fique atento às novidades. 
Obrigado

Boa noite @vvvalente

@Olaf deu uma boa ajuda. 
De momento o serviço TWIN (cartão gémeo) apenas prevê as seguintes versões:

  • SIM /SIM
  • USIM / USIM
  • USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Nano SIM

Em alternativa, tem a possibilidade, querendo utilizar o mesmo número num SmartWatch, a possibilidade de adquirir o SMART NUMBER. 

Obrigado

Obrigado pelo esclarecimento mas, segundo percebi através da leitura aqui noutros tópicos do fórum, o serviço Twin não está disponível para tarifários pós-pagos como o NOS Quatro, ou entendi mal? 

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Boa noite @vvvalente

O @Olaf deu uma boa ajuda. 
De momento o serviço TWIN (cartão gémeo) apenas prevê as seguintes versões:

  • SIM /SIM
  • USIM / USIM
  • USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Micro USIM
  • Micro USIM / Nano SIM

Em alternativa, tem a possibilidade, querendo utilizar o mesmo número num SmartWatch, a possibilidade de adquirir o SMART NUMBER. 

Obrigado

Há sim, mas para tarifários muito limitados. Mas não sei se é compatível com eSIM, acho que tem de ser o mesmo formato de cartão 

Pois, pelo que percebi do que li no fórum, para tarifários pós-pagos não é possível utilizar o serviço, enfim. Não entendo a razão, visto que a Vodafone tem este serviço disponível para todos os clientes e tarifários. 

Obrigado pela resposta.

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Crachá

Há sim, mas para tarifários muito limitados. Mas não sei se é compatível com eSIM, acho que tem de ser o mesmo formato de cartão 

Boa noite,

Gostava de esclarecer uma dúvida. A adesão ao eSIM anula o cartão físico pelo que percebi, certo? A minha questão é se é possível usar o eSIM num telemóvel compatível e usar o cartão fisico do mesmo número e tarifário num outro telemóvel.

Pelo que percebi,  a NOS não dispõe de nenhum serviço para clientes particulares que possam usar o mesmo número e dados incluídos em dois telemóveis em simultâneo. Correcto?

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Boa tarde @Eunice Afonso, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

De momento, para pedir a 2.ªvia do cartão, em eSIM, sugerimos que seja feito diretamente numa loja NOS. 

Obrigado

Bom dia, gostaria de saber como posso converter um SIM físico que tenho em eSIM, há possibilidade de ser feito via online? Obrigada. 

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Boa tarde @Jorib, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

 O @atcrs deu uma excelente ajuda. 

Obrigado

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Pode, o cartão tem de ser em loja.

Preciso de substituir o cartão físico que atualmente possuo, com o mesmo número e condições.

É possível? Como deve proceder para solicitar o cartão eSIM?

Obrigado.

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Boa tarde @Zhanna,

Agradecemos o seu testemunho,🙂

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Boa tarde @João H. 

Obrigado pela sua resposta. Enviei uma mensagem para o perfil Forum. Vi anteriormente neste tópico que o eSim funciona no Pixel 7

Muito obrigada

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @Zhanna​​​@alvarown,

Agradecemos a sua mensagem @Zhanna.

De momento, o Google Pixel 7 não faz parte da lista de terminais certificados para uso com o eSIM NOS.

Ainda assim, vamos ajudar a verificar. Para tal pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de telemóvel.

Agradecemos a sua partilha com a comunidade @alvarown🙂

Obrigado 

@João H. confirmo que o Pixel 6a é compatível com o eSim da NOS. Comprei um cartão novo para testar antes de fazer a migração do Sim físico e ficou a funcionar sem problemas. O mesmo não posso dizer da concorrência. No caso da Vodafone o eSim não é compatível.

Olá!

Tenho um cartão de Sim físico. Devido à mudança para o Pixel 7, foi decidido mudar para o eSim. 
No dia 15 de Dezembro visitámos um showroom no centro comercial Colombo e foi-nos dado um eSim.
O consultor disse que o cartão estaria ligado ao meu número e que ficaria activo em 2 horas. 
Após 2 horas, digitalizei o código QR com o meu Pixel 7. Mas recebi um erro - Sim não foi provisionado. 
Já passaram mais de 24 horas e ainda vejo a mensagem de que o cartão não está provisionado. O físico SIM continua a funcionar. O que devo fazer?

Muito obrigada

Obrigado @João H. 

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