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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Na página Web da NOS, posso pedir um cartão E-SIM para substituir o meu cartão atual (na prática migrar o meu SIM para ESIM) ou via WEB o pedido é apenas para quem quiser pedir um novo cartão e-sim standard?


Boa tarde @Paulo Castro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a esclarecer. 🙂

  • No primeiro cenário, em caso de roubo é necessário que solicite uma segunda via do cartão eSIM. Desta forma o antigo eSIM é cancelado em prol da ativação do novo.
  • No segundo cenário, tendo acesso ao QR code, pode alterar o eSIM para outro dispositivo utilizando este mesmo código até um máximo de 5 vezes. Para fazer esta alteração é sempre necessário que remova o eSIM do dispositivo anterior, nas definições.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Se me roubarem o telefone com o E-Sim (e não tiver portanto a possibilidade de o remover diretamente no aparelho), como devo proceder?

É possível usar o QR code e registar diretamente noutro aparelho?

 

E num caso sem ser de roubo, mas apenas de pretender mudar o E-SIM entre aparelhos?

Basta cancelar primeiro o E-Sim num  e dp usar o QR code para colocar o E-Sim no novo, ou os QR codes apenas podem ser reutilizados no memo device?


Boa tarde @Ruben Neves

O mesmo número é necessário contratar o serviço TWIN que permite ter um cartão gémeo. Mas depende do tarifário que tem contratado. 
Consegue indicar-nos, por favor, o nome do tarifário?

Obrigado


Olá a todos, sou cliente nos e gostaria de ter algumas informacoes sobre o e-sim.

Adquiri um telemóvel pela loja nos mas irei manter o meu equipamento antigo para usar no trabalho.

Queria saber se esta solução e-sim permite ter dois telemóveis usando o mesmo número da operadora.

Recordo me que já à uns anos valentes tive dois cartoes fisicos com o mesmo número e que tinha de ter o telemóvel que nao usava no momento desligado para nao ter conflito ao receber chamadas, sms…

 

 


Agradecemos o seu feedback, @Renan Gonçalves

O mesmo vai, de certo, ajudar outros utilizadores. A possibilidade de utilizar mais que um eSIM depende, de facto, do modelo do equipamento. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 


Bom dia @João H. tudo bem?

O eSIM que está a tentar ativar já foi ativo em algum outro dispositivo? 

Não estava.

 

Entretanto, consegui solucionar o problema excluindo o esim que estava cadastrado, mesmo que desativado.

Li em algum site, já não me lembro qual, que o modelos acima do Iphone 13, incluíndo o 13, consegue armazenar mais de um esim. No caso, pude perceber que o XR não permite isso. Informação que nem indo a loja da Apple obtive. Mas o importante é que está contornada a situação.

 

Obrigado a todos.


Boa noite @Renan Gonçalves,

Agradecemos o seu testemunho.

O eSIM que está a tentar ativar já foi ativo em algum outro dispositivo? 

Obrigado 


O físico funciona, nenhum momento disse diferente disso.


O sim Físico que estou a utilizar é de Portugal, Vodafone.

Se nenhum cartão dá, é problema do iphone. deve estar preso a at&t ou assim

um bem haja 


O sim Físico que estou a utilizar é de Portugal, Vodafone.


Sim, compreendemos @Renan Gonçalves
O cartão SIM que tem inserido no iPhone é de um operador do Brasil ou dos Estados Unidos?

Obrigado


Já testei Vodafone e NOS.

O esim que desejo colocar da NOS é de um plano da empresa, que ofereceu a mim com objetivo profissional. Para pessoal, tenho da outra operadora (Vodafone).

 

Já tentei colocar o esim do número pessoal e da NOS (empresa) e nenhum serviu.

 


Mesmo sendo um equipamento adquirido nos Estados Unidos, desde que desbloqueado, ao ativar um cartão ou um eSIM, este vai recuperar as funcionalidades disponibilizadas pela NOS em iPhones, @Renan Gonçalves
O cartão que indica que funciona é do operador onde adquiriu? Na loja NOS fizeram o teste com um cartão SIM? 

Obrigado


Iphone XR 64GB

Modelo: MRYR2LL/A

Versão IOS: 16.3.1


Diga-nos, por favor, qual o modelo do iPhone como, também, a versão de iOS, @Renan Gonçalves
Obrigado


Nenhuma informação conclusiva, não percebe o que pode ser.

PS. com esim de outra operadora ocorre o mesmo erro.


Qual foi a informação dada em Loja, @Renan Gonçalves

É necessário testar com uma 2.ª via de eSIM, uma vez que esse que tem não permite a ativação. 
Obrigado


Já fiz isso, não sei a quem recorrer.


Sugerimos que, por favor, se desloque  a uma loja para verificar o estado do QRCode, @Renan Gonçalves
Lamentamos não conseguir ajudar de imediato. 😥

Obrigado 


Sim, especificamente em Lisboa.


Muito obrigado. Encontra-se em território Português, @Renan Gonçalves?

Obrigado


Olá @Mário P. 

 

Sim, estou seguindo as etapas conforme o procedimento necessário. Ressalto que, com chip físico não há problema e que já tenho sim atribuído de outra região (BR) mas encontra-se desativado.

 

 

 

 


Agradecemos a confirmação, @Renan Gonçalves
Diga-nos, por favor, se está a utilizar a rede Wireless durante o processo de ativação do QR Code do eSIM. 
Obrigado


Bom dia @Mário P. 

 

Sim, está configurado para região Portugal.

 

Obrigado


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