Header
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação



Mostre a primeira mensagem

168 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Olá, @MMs, bem-vindo ao Fórum NOS.

De facto, o cancelamento do serviço pode ser feito como o moderador @Tiago C. referiu, no entanto, se no seu caso não foi possível fazê-lo, pedimos que nos ligue de maneira a percebermos o que se passa e, assim, podermos ajudá-lo a ultrapassar esta situação. Veja aqui para onde pode ligar.
Boa Noite

Pelos comentários que li, afinal não sou o único a ser burlado, ja lá vao 3 meses que tento cancelar um serviço que nunca foi activado (logo impossível de desactivar pelas caixas ATM, balcão do banco e inclusive na operadora) claro está que desde o 1º mes, tenho reclamado junto da Nos, por todas as vias que disponibilizam e a situação mantém-se. O caricato nesta situação é que continuam a empurrar de um lado para o outro, dizem no mês passado, que vão encaminhar para uma equipa especializada nestas situações e o cliente fica a aguardar...... surpresa.... mês seguinte.... o mesmo.
Estou descontente com o serviço desde o primeiro dia, cansado de reclamar..., sou chato?! Não me importo de pagar o acordado, com os serviços que são CONTRATADOS, não pago pelo que me é imposto. Ainda hoje reportei esta situação, à NOS, não obtendo resolução irei proceder à resolução do contrato por má qualidade do serviço (comprovada) e burla.

Bom dia, assunto complicado esse, se a Empresa se recusa ou nao consegue resolver o (problema) e para que essa questão tenha uma solução breve, coloque a dificuldade ao provedor da NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/ e exponha o caso no Livro de Reclamações https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

 

@Mário P. lamento mas não é verdade. DEsde Março que já tinha cancelado no multibanco e a NOS continuava a cobrar. Cansado, hoje voltei a ligar e para surpresa minha, mas agradeço, cancelaram a subscrição. Lamentável perder tanto tempo por algo que bem sabemos bem como funciona. E o problema não é do cliente, pois basta ver os comentários das outras pessoas. 

 

Estão a ver,  @Mário P. e restantes moderadores?

A isto é que a equipa devia responder e esclarecer de uma vez por todas, ainda que em prejuízo de algum do tempo que despendem a classificar óptimas ajudas e melhores respostas…

Também já lhe resolveram a dificuldade, @dituy ?

@dituy , reúna os comprovativos necessários e possíveis (serviço MB Phone cancelado, impossibilidade de o cancelar via terminal MB, contactos com os prestadores de serviços, etc) e comunique aos reguladores (ANACOM e BdP) a dificuldade no cancelamento dos débitos relativos à taxa de utilização do serviço MB Phone, através do Livro de Reclamações.

Em 15 dias ambas os prestadores (NOS e Banco) deverão responder com conhecimento ao respectivo regulador

Exactamente como já disse anteriormente, @dituy . Relativamente ao cartão bancário, a única entidade que lhe pode e DEVE responder a essas questões é o prestador de serviços de pagamento (aka, BANCO). Recordo-me (aka, ainda sou do tempo) que num passado distante, quando os cartões bancários eram substituídos por vetustez, alguns serviços deixavam automaticamente de estar activos no cartão substituto. Recordo-me bem, p.ex., que assim era nos primeiros anos do MB Net. Havia a necessidade de voltar a activar o serviço com o novo cartão. Entretanto as coisas foram evoluindo e inclusivamente os cartões substitutos passaram a usar o mesmo PIN do vetusto, deixando assim de serem enviados em envelopes próprios.

Portanto, o BANCO, melhor do que outra entidade qualquer, DEVE informar o titular do serviço sobre o eventual cancelamento do serviço MB Phone e em que condições (substituição do cartão?) ocorreu o mesmo. Caso se recuse a fazê-lo, deve comunicar essa recusa ao BdP.

Se o serviço MB Phone continua activo, deve também ser o BANCO a explicar ao titular a razão de não ser possível cancela-lo num terminal MB ou aos balcões…

Cancelar o serviço MB Phone é coisa diferente de cancelar o débito da taxa cobrada pelo Operador móvel pela utilização do serviço na sua rede.

Acabei de ligar para o banco.

De lá disseram que o serviço foi cancelado no dia 1/junho, data em que foi cancelado o débito direto. Para o banco, cancelar o débito direto é cancelar o serviço segundo me informaram. Disseram ainda que tenho que entrar em contacto com a NOS para os débitos pararem de ser cobrados, pois o serviço não está ativo.

Vou esperar até 2a feira para ver o que me dizem da NOS.

O que diz disto @C24XXXX201 ?

(A mim parece-me que estou numa pescadinha de rabo na boca. Não como pescadinha de rabo na boca há anos,  mas lembro-me que da última vez que comi tive muito mais prazer do que esta….)

@RAUL FRANCO , tal como escrevi antes, terá de questionar as entidades envolvidas.

Apenas esclarecer que a opção MB Phone está disponível nos terminais MB (tal como mostram as fotos). Poderá não estar disponível em todos os terminais? Talvez…

O que poderá não estar disponível é a opção “Cancelar”, no caso do cartão bancário em uso não ter aderido ao serviço.

Salvo algumas excepções (alguns bancos não permitem a adesão via MB) a adesão ao serviço MB Phone implica:

  1. a existência de um cartão bancário aceite pela rede MB;
  2. a adesão ao serviço num terminal MB usando um cartão referido em 1;
  3. a associação de um n.º móvel na operação referida em 2;
  4. acesso às operações disponibilizas pelo serviço a partir de um terminal móvel com o cartão do serviço móvel com n.º associado em 3;
  5. pagamento da taxa de acesso ao serviço MB Phone ao operador da rede móvel onde está registado o n.º associado em 3.

Será possível alguém ter associado por “engano” o seu n.º móvel na adesão ao serviço MB Phone?

Tal como tem vindo ultimamente a acontecer com o MB Way, há alguns anos também aconteceram muitas burlas como o MB Phone. Ainda se podem consultar alguns relatos disso na net...

Não faço ideia como é o processo de confirmação do n,º móvel que se associa no ato da adesão…

Mas se nunca aderiu ao MB Phone usando um cartão bancário associado à uma sua conta bancária, nenhum operador móvel lhe pode cobrar qualquer taxa de acesso ao serviço.

Os 7 anos a pagar sem questionar por um serviço que nem sabia estar ativo só vão complicar a obtenção de esclarecimentos dos diversos prestadores de serviços...

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

 

Segundo entendi nas diversas pesquisas que efetuei aqui no Fórum, sobre o MB PHONE, há imensas queixas sobre esta situação de cobrança do serviço MB Phone e, que as pessoas reclamam não ter solicitado pedindo o cancelamento e estorno dos valoers cobrados inadevertidamente.

 

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Muito boa tarde

Eu aderi ao mb phone ainda no tempo da optimus na altura queria ter o serviço.mas a cerca de 4 anos deixei de o utilizar pensando que ao desinstalar a aplicaçao e nao utilizando parava com a subscriçao tal nao aconteceu.So dei conta quando passei o meu numero para um pacote nos.Na fatura tem a subsciçao semanal de 0’54 centimos,ja fui ao multibanco tentar desativar mas nao tem opçao de desativar,ja falei 2 vezes com a linha de apoio nos,o primeiro contacto no inicio de junho disse que estava resolvido que na fatura de junho ja nao iria aparecer faturado,hoje a operadora disse que nao consegue fazer nada tem de ser no mb,fico sem perceber uns dzem que sim outros dizem que nao e ando eu a pagar sem usufruir do serviço.

Agradeçia a vossa ajuda se possivel

 

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

....

 

 

Olá C24XXXX201

A Taxa  cobrada relativamente ao MB Phone, é efetuada sob o crédito do cartão e não debitada na minha conta bancária associada ao cartão MB.

Conforme expliquei, o tarifário do meu cartão de telemóvel é livre, inclusive livre de fatura. É sob o saldo existente que é feita a cobrança porque não tenho qualquer cobrança de taxas do serviço MB Phone na conta bancária CGD, a única que sempre tive.

Continuo a não entender a razão do operador NOS retirar a taxa do MB Phone no meu saldo de cartão.

...

Obrigado.

 

Atentamente,

Raul Franco

 

Alguem lhe disse o contrario? Eu nao, certamente. Para o operador poder debitar a taxa de utilizaçao do MB Phone na conta bancaria associada ao serviço teria de existir uma autorizaçao de debito assinada pelo titular da conta e entregue ao credor NOS.

Tratando-se de um serviço por carregamentos, sem fatura, a unica forma de debitar quaisquer valores sera atraves do saldo.

A nao existencia de fatura nao invalida que o consumidor controle os debitos efetuados atraves de outros meios.

Ja experimentou demonstrar aos serviços do operador se o seu n.° movel esta ou nao autorizado a efetuar operaçoes bancarias e em que conta? Tente fazer uma consulta de saldo por MB Phone a partir do seu telemovel. Consegue? E a que conta tem acesso?

 

Caro C24XXXX201

Não tenho instalada a aplicação MB Phone, para consultar o saldo no meu telemóvel, por isso penso que não me seja possível fazê-lo a não ser que haja outro procedimento que desconheço.

Desculpe a minha ignorãncia, mas como posso eu demonstrar aos serviços do operador se o meu telemóvel está, ou não, autorizado a efetuar operações bancárias?

Ha alguns anos nao era necessaria a Aplicaçao. Podia utilizar-se o serviço por SMS ou chamada de voz.

Alias, continua disponivel essa mesma informaçao no site Multibanco - MB Phone ... embora atualmente alguns operadores ja nao disponibilizem alguns meios (12980 nao atribuido; SMS p/ 1700 nao testado).

"…

A qualquer hora e em qualquer lugar estas operações podem ser realizadas através da aplicação Java ou por serviços de voz ou SMS.

..."

"...

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE CHAMADA TELEFÓNICA
Contacte o seu operador móvel ligando para o número abaixo indicado e siga as instruções que lhe forem sendo dadas:
NOS – 12980; MEO – 12900; Vodafone – 12980.

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE SMS
Envie um SMS para o número indicado, consoante o seu operador móvel:
NOS – 1700; MEO – 12900; Vodafone – 62980.
Esse SMS deve ter o seguinte formato:
[telecódigo] [cod. da operação] [n.º de seq. da conta] [outros]
Posteriormente, receberá uma mensagem escrita com a informação solicitada ou de confirmação de operação realizada.

..."

 

No site da NOS- Gestão de saldo existe informaçao sobre como utilizar o serviço MB Phone. Continua a nao ser necessaria a Aplicaçao, bastando aceder atraves da rede 3/4G ao site http://l.nos.pt/mbphone

Mesmo nao tendo o codigo de acesso (telecodigo), o sistema tera que efetuar varias verificaçoes, entre elas:

  • o n.° movel ja aderiu ao serviço?
  • o n.° movel esta a aceder por dados moveis (3/4G)?

Caso nao se verifique alguma dessas condiçoes ser-lhe-a apresentada uma mensagem do tipo:

"Caro utilizador, de momento o acesso ao serviço MB Phone está indisponível. Se está a aceder através de outras redes móveis ou de Wi-Fi, o acesso não é possível. Actualmente o serviço está apenas disponível através da rede NOS. Agradecemos a sua compreensão."

Reputação 7
Crachá +5
Qeria saber porquê o MB phone não da nada e antes dava?!
Está a ser cobrada alguma taxa sobre esse serviço ?
"Outros modos de pagar e carregar
MB Phone

Com o serviço MB Phone da NOS pode realizar várias das operações disponíveis no Multibanco, sempre que quiser, a partir do seu telemóvel. O serviço MB Phone tem o preço semanal de €0,54 no qual estão incluídas 20 operações. Na primeira semana, as 20 operações são gratuitas."

Ate ver continua a ser uma opçao para o operador...
A conta/cartao/associaçao com o n.° de telemovel continuam ativos?
O operador continua a debitar o valor semanal pelo serviço?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Ana Tomás neto.

Quando tenta utilizar o serviço, surge alguma mensagem de erro?
Reputação 7
Crachá +2

Olá @Sandro Neves,

A desativação do Serviço é realizada exclusivamente através do Caixa Automático Multibanco, podendo escolher se quer desativar todas as contas ou apenas uma determinada conta, seguindo estes passos:

  • “Outras operações"
  • “Serviço MB Phone"
  • “Cancelar Serviço MB Phone"

Estas opções não surgem no multibanco?

Obrigada

Olá Inês,

Antes de mais agradeço a sua disponibilidade para me ajudar com este assunto.

Conforme eu disse no post original, já tentei essa opção, mas não é possível completar a operação (não permite aceder ao último menu). Já fiz diversas tentativas em balcões diferentes e o resultado é sempre o mesmo.

Receio que a resolução esteja do lado da NOS.

O que é que pode ser feito a partir deste ponto?

 

Melhores cumprimentos,

Sandro

Não quero deitar foguetes, mas a fatura deste mês de agosto já veio a 0…

Ai ai ai… Será que já está tudo resolvido!?

Mais um mês, tudo a 0.

Olá,

O banco em questão é o ABanca.

Num outro tópico que me esqueci de referir no meu post inicial, percebi que o MIllenium pode ser diferente.

Honestamente o que mais me preocupa ainda é o serviço estar associado àquele cartão que num futuro pode ir para um outro colaborador daquela empresa e o serviço nunca ser desativado, mas não é ao mesmo tempo cobrado porque eu já cancelei o débito.

Ou seja, tenho receio que no futuro o colaborador/empresa seja importunado por uma dívida que não é deles e depois poderei ter que ser eu a pagar e eu não quero. Não quero pagar porque não quero que o serviço esteja mais relacionado com aquele cartão. Quero desativar tudo por completo e até agora a única coisa que foi desativar o débito direto que não tenho garantia que o serviço esteja desativado para o cartão da empresa.

Não sei se me fiz entender :)

@dituy , um pouco confuso…

Tentou cancelar num terminal MB e não conseguiu? Usou para isso o cartão da empresa? O tal cartão que entregou em Abril quando saiu da empresa?

O serviço MB Phone foi activado no seu telemóvel pessoal, associando o cartão bancário da empresa?

Significa que mesmo tendo devolvido o cartão à empresa (o tal que diz poder vir a ser entregue a outro colaborador) pode continuar a ter acesso àquela conta através do seu telemóvel, caso entretanto ninguém proceda ao cancelamento da associação cartão/telemóvel ou altere as credenciais de acesso?

Apesar das dúvidas, existem dois aspectos a ter em consideração:

  1. Importa cancelar a associação do cartão bancário ao numero móvel no serviço MB Phone. Isto faz-se normalmente num terminal MB inserindo o respectivo cartão bancário e seleccionando a opção cancelar. Caso se trate de um prestador de serviços que não autorize este tipo de acções nos terminais MB, terá de o solicitar aos balcões da instituição.
  2. A taxa de utilização do serviço MB Phone é facturada pelo operador móvel na conta do número associado ao serviço, pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.

Caro @dituy , se o banco diz que esta cancelado que o ateste atraves de documento para apresentar no Operador NOS.

Excepto o facto de ter sido eventualmente cancelado no mesmo dia,  o Debito Directo nada mais tem a ver com o cancelamento do serviço MB Phone.

Temo no entanto que a pescadinha se enrole de novo, porque me parece que alguem esta a confundir o que foi realmente cancelado...

Se o titular do serviço diz...

"...Quem pode cancelar o serviço? Eu nunca cancelei nada, mas quero cancelar...."

... porque que o banco cancelou o serviço MB Phone sem o cliente o solicitar??

Cancelar um meio de pagamento como o DD nao cancela mais nada por simpatia, nem mesmo o serviço da NOS que era pago por aquela via.

Repito: se o banco diz que o MB Phone esta cancelado que emita declaraçao para o tiular entregar no Operador NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @RAUL FRANCO e @C24XXXX201

@RAUL FRANCO, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta :disappointed_relieved: .

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Obrigada 

@oTonyStark espero que seja isso mesmo!
daí estar ainda com o pé atrás.

 

Nunca se sabe!

o tópico não vai morrer sem uma resposta da minha parte, mas este mÊs de Agosto já n\ao fui taxado pelo serviço.

A ver vamos nos próximos.

Reputação 7
Crachá +2

Lamentamos que não tenha conseguido, @Sandro Neves.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Queremos ajudar.

Obrigada

Ora muito bem…

Até já liguei para a SIBS !!!! 😂😂😂😂😂

 

Voltei a ligar para a NOS:

Surpresa…….. Foi-me emitida uma nota de crédito porque a operador entendeu que fui cobrado indevidamente no mês de junho, uma vez que o serviço foi cancelado no dia 23/junho e conseguiu perceber que é assunto recorrente e ainda sem solução.

 

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

 

AH! da SIBS dizem que o serviço é do banco porque foi aderido através de uma ATM.

 

Tento sempre encontrar algum ponto para me motivar com isto, e até rir… Porque não se pode chorar nesta vida quando não é preciso.

 

Se é um assunto que me consome energia? É, e não é pouca! Bastante, até!

 

Próximo passo:

Esperar por um telefone do rapaz até 2a feira (ontem o operador disse que me ia ligar até 2a para confirmar a desativação do serviço por parte da supervisão)

E depois terei que me dirigir a um balcão do banco para poder pedir um comprovativo.

Pelo sim pelo não, o melhor é recuperar energias para o início do próximo mês.

 

Já fiz um pedido online através da minha conta à NOS. Disseram que dentro de 48h me ligam.

 

Talvez esteja a disparar em todas as direções, mas não consigo conceber o quão difícil é cancelar este serviço...

Vou tentar resumir:

Ativei o serviço MBPhone com o cartão de débito X para o cartão NOS Y no telemóvel Z.

Em Abril devolvi o cartão NOS Y, e mantive o cartão de débito X e telemóvel Z, mas agora com o meu cartão pessoal W de outra operadora.

 

Quando me desloco a um multibanco com o cartão de débito Y não consigo desativar o serviço MBPhone  porque não tenho as opções disponíveis

Se tentar fazer o download da app MBphone da NOS não consigo porque a minha operadora é diferente

 

Posso não saber ao certo como desativar o serviço, simplesmente não quero inconvenientes no futuro.

Relativamente ao ponto 2 acima, “ pelo que será necessário dissociar tal número móvel de qualquer cartão bancário.”, posso fazer isto online nas configurações?
Esta conta que utilizo, está associada ao email da empresa, bem como ao cartão/número da empresa que devolvi em Abril.

Comentário