Header
Respondido

Wi-fi fraca/inexistente


Reputação 1

Boa tarde,

 

Sou um cliente relativamente recente da NOS. Anteriormente, fui cliente da MEO por alguns anos, mas por diversos motivos optei por experimentar o serviço da NOS. 

No entanto, encontro -me desiludido com a rede Wi-Fi de minha casa. Um dos vossos argumentos de promoção do serviço, estava relacionado com o router 3.0, que seria muito melhor que os routers da concorrência, mas para mim, está a ser muito pior.

1- Apesar de o router estar exactamente no mesmo sítio em que estava o router da MEO, apresenta um sinal muito mais fraco e instável;

2- Com frequência a partir do telemóvel (IOS), tenho muita dificuldade em ligar-me e/ou manter a ligação wi-fi;

3- Para incrementar o alcance do router da MEO, adquiri um Powerline, que funcionava de maneira excelente, levando sinal a todo o lado onde eu ligava o router PowerPoint. No entanto, com este router, simplesmente não consigo aceder. Ligo o powerline, exactamente do mesmo modo, o router powerline apresenta um sinal forte, mas depois não acede à net;

4- Já aceso ao router NOS por cabo, tentei pesquisar em toda a configuração, mas não consigo ter um Wi-Fi estável no telemóvel, nem consigo ter net na powerline.

 

Já alterei o canal, para não conflitar com outras redes, mas mesmo assim, continuo sem ter sucesso.

Uma das aplicações que mais uso no telemóvel, para além da navegação e FB, é a NOS TV, mas torna-se quase impossível de assistir em casa, dada a (falta de) qualidade da rede wi-fi.

 

Indago se existe algum manual de configuração para leigos, que me permita ter wi-fi em condições e poder estender a rede com a powerline.

 

Agradecido pela ajuda.

icon

Melhor resposta por Daniel Teixeira 15 April 2020, 02:12

Ver pergunta inicial

26 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Pedro Miguel dos Santos Capão  Boa tarde, relativamente à rede WiFi leia este Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618

Reputação 7
Crachá +2

Faça este teste , por cabo de rede se possivel e veja como compara com a velocidade contratada.

Reputação 7
Crachá +6

 Bem-vindo ao Fórum NOS @Pedro Miguel dos Santos Capão

Olá @Guimas e @Guimas

@Pedro Miguel dos Santos Capão, para que nos seja possível ajudá-lo, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 

Reputação 1

@Pedro Miguel dos Santos Capão  Boa tarde, relativamente à rede WiFi leia este Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618

Boa tarde,

 

Agradeço a sua colaboração, ainda assim, o tópico indicado não me permitiu corrigir a situação que reportei, mas efectivamente agradeço a sua atenção.

 

Com os melhores cumprimentos.

Reputação 1

Faça este teste , por cabo de rede se possivel e veja como compara com a velocidade contratada.

Boa tarde,

 

Conforme indicação, efectuei o teste indicado, com os seguintes resultados:

Download: 23.37 Mbps

Upload: 13.33 Mbps

Ping: 119.94 ms

Jitter: 63.47 ms

 

O meu contrato é IRIS, com tarifário de Internet Fixa 120 Mbps / 10 Mbps…

 

Considero que este serviço se encontra num estado realmente sofrível, sendo o pior que tenho tido nos últimos anos.

Se não existir uma alteração substancial à qualidade deste serviço (ou modem/router), terei que ponderar seriamente cancelar este serviço a mudar de fornecedor, porque estou farto de dentro da minha casa, por vezes, na própria divisão, deixar de ter sinal…

 

Agradecido pela atenção dispensada.

Reputação 1

 Bem-vindo ao Fórum NOS @Pedro Miguel dos Santos Capão

Olá @Guimas e @Guimas

@Pedro Miguel dos Santos Capão, para que nos seja possível ajudá-lo, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular por mensagem privada, por favor.

Obrigada 

Boa tarde,

 

Conforme indicado, já lhe enviei o meu NIF, por PM.

 

Agradeço os bons préstimos numa rápida resolução dos problemas já indicados.

 

Com os melhores cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +2

Realmente não parecem bons os valores. Tente fazer um reset de fábrica ao router, orificio do lado direito, veja se melhora.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedro Miguel dos Santos Capão, @Jose Rodrigues e @Guimas

@Pedro Miguel dos Santos Capão, desde já, pedimos desculpa pela demora.
Já respondemos à sua mensagem :blush: .

Obrigada 

Reputação 1

Realmente não parecem bons os valores. Tente fazer um reset de fábrica ao router, orificio do lado direito, veja se melhora.

Boa tarde,

 

Já fiz o reset ao router mas os valores não se alteraram substancialmente…

Download: 39.07 Mbps (Ontem 23.37)

Upload: 15.46 Mbps (Ontem 13.33)

Ping: 96.91 ms (Ontem 119.94)

Jitter: 23.56 ms (Ontem 63.47)

 

A resolução desta situação já era premente, mas tendo em casa uma criança que passou a necessitar da internet, para poder estar ligado às aulas em teleconferência com a Professora da sua escola primária, a premência desta questão passou para URGENTE!

 

Será que tenho que aguardar pelo fim da pandemia, para voltar a ter serviço ao nível do fornecido pelo operador anterior?!

 

Estranhamente, estando este problema reportado e não solucionado, começam-me a surgir propostas (por parte dos serviços da NOS), para prorrogar o serviço contratado… Obviamente, que continuar como cliente da NOS, está bastante dependente da qualidade do serviço fornecido!

Reputação 7
Crachá +2

A velocidade agora está normal. Falta só a questão do ping mas isso deve notar mais para jogar.

Reputação 3

A velocidade agora está normal. Falta só a questão do ping mas isso deve notar mais para jogar.

A velocidade ali indicada, não está normal, continua bastante fraca a meu ver

Reputação 3

A velocidade agora está normal. Falta só a questão do ping mas isso deve notar mais para jogar.

A velocidade ali indicada, não está normal, continua bastante fraca a meu ver

E deixe dizer que a minha como ja disse noutro topico está bastante mal, portanto amigo @Pedro Miguel dos Santos Capão  acho que nao resolver o seu problema, ja veio um tecnico a duas semanas a minha casa, foi rude na minha propria casa e nao resolveu nada.
Como prova do serviço que a nos tem mostrado: 

download.png

Download

3.87 Mbps

upload.png

Upload

7.65 Mbps

ping.png

Ping info

568.48 ms

jitter.png

Jitter info

618.25 ms

E isto testado por cabo, pago por 100 mbps

 

Reputação 7
Crachá +2

Veja se não está a usar vps ou extensores que estejam a causar problemas. E sim 39mbps é velocidade normal.

Reputação 3

Veja se não está a usar vps ou extensores que estejam a causar problemas. E sim 39mbps é velocidade normal.

não estou a usar, e é velocidade normal se tiver contratado 40 mbps, ele contratou 120, acho que não é normal.

Reputação 7
Crachá +2

Peço desculpa pensei que fosse wifi. Já percebi que é por cabo. Tem que falar com o 16990 então.

Reputação 1

Peço desculpa pensei que fosse wifi. Já percebi que é por cabo. Tem que falar com o 16990 então.

Bom dia,

 

Os valores que indiquei são TODOS em testes COM cabo, para que fique claro.

 

É óbvio que tendo contratado um tarifário de 120, não me parecem valores correctos...

Reputação 1

Tenho ainda a dizer que acho muito “redutor”, que alguém coloque neste tópico a indicação de “Respondido”.

 

Em termos prácticos e concretos, a questão que eu coloquei permanece em aberto e sem resolução!

Ter tido comentários/respostas, não solucionou nada (apesar de agradecer a quem colocou o seu comentário, no intuito de ajudar!), pelo que o correcto seria colocar a indicação “Em aberto”, até que a situação esteja resolvida.

 

Qualquer pessoa que possa/pudesse cabalmente resolver esta questão, será induzida em erro ao ler que a questão está  “Respondida”...

@Pedro Miguel dos Santos Capão , a indicação de “Respondido” que refere, so pode ser colocada pelo autor do topico ou pela moderaçao do forum.

Como a moderaçao do forum apenas o costuma fazer decorridos +/- 30 dias apos a criaçao do topico se entretanto o autor do topico nao o tiver feito, pergunto-lhe: nao tera tocado inadvertidamente no botao "melhor resposta" ou algo do genero?

 

E tem razao, ha por ca alguns caçadores de "Melhores respostas" ou "respostas marcadas como solução" que podem ser desincentivados a comentar topicos onde ja nao podem ser eleitos :grinning:

Reputação 1

@Pedro Miguel dos Santos Capão , a indicação de “Respondido” que refere, so pode ser colocada pelo autor do topico ou pela moderaçao do forum.

Como a moderaçao do forum apenas o costuma fazer decorridos +/- 30 dias apos a criaçao do topico se entretanto o autor do topico nao o tiver feito, pergunto-lhe: nao tera tocado inadvertidamente no botao "melhor resposta" ou algo do genero?

 

E tem razao, ha por ca alguns caçadores de "Melhores respostas" ou "respostas marcadas como solução" que podem ser desincentivados a comentar topicos onde ja nao podem ser eleitos :grinning:

Bom dia e agradeço o esclarecimento.

 

Nesse caso assumo a minha culpa, por

ter marcado um comentário como “Melhor resposta”. Fi-lo porque foi um comentário pertinente efectivamente!

No entanto, o problema permanece...

Reputação 7
Crachá +5

@Pedro Miguel dos Santos Capão Bom dia, na questão do WiFi, a solução pode passar pela instalação de um, ou mais, repetidores de sinal, eu tenho contratadas as mesmas velocidades e não tenho problemas nem de internet nem de WiFi com o mesmo Router WiFi Hitron o que leva a crer que o comportamento dos Routers tem a ver com as zonas onde estão instalados, mais ou menos população, redes mais ou menos congestionadas. 

@Pedro Miguel dos Santos Capão , solicite à moderação que desmarque a melhor resposta, se assim o desejar, já que não é possível ao autor faze-lo  Acontece aos melhores e com mais frequência do que possa parecer.

 

Relativamente à dificuldade com o acesso à Internet, o PowerLine dispõem de ficha Ethernet ou apenas tem wi-fi? Verifica as mesmas dificuldades usando a ficha Ethernet do PowerLine?

Já tentou fazer reserva de IP para o MAC Adress do Wi-fi do PowerLine?

Como estão os níveis dos SNR, down/upstream, consultando a pagina interna do router?

Reputação 1

@Pedro Miguel dos Santos Capão , solicite à moderação que desmarque a melhor resposta, se assim o desejar, já que não é possível ao autor faze-lo  Acontece aos melhores e com mais frequência do que possa parecer.

 

Relativamente à dificuldade com o acesso à Internet, o PowerLine dispõem de ficha Ethernet ou apenas tem wi-fi? Verifica as mesmas dificuldades usando a ficha Ethernet do PowerLine?

Já tentou fazer reserva de IP para o MAC Adress do Wi-fi do PowerLine?

Como estão os níveis dos SNR, down/upstream, consultando a pagina interna do router?

Bom dia,

Mais uma vez, agradeço a sua participação e colaboração.

Sim, o powerline dispõe de fichas, mas os aparelhos que lhe acedem, só têm acesso Wi-Fi (não têm possibilidade de ligar o cabo).

 

Quanto às duas questões seguintes que me coloca, digamos que o meu conhecimento sobre esse nível de informática, equipara-se aos meus conhecimentos sobre mandarim… ;)

 

Agradecido

 

Cumprimentos

@Pedro Miguel dos Santos Capão , assim sendo, dificilmente alguém o vai conseguir ajudar a melhor perceber a dificuldade. Resta-lhe a disponibilidade da moderação para encaminhar o assunto para a área técnica e eventual agendamento de intervenção, o que nesta altura pode estar sujeita a uma demora para alem do normal.

Peço desculpa pensei que fosse wifi. Já percebi que é por cabo. Tem que falar com o 16990 então.

...Os valores que indiquei são TODOS em testes COM cabo, para que fique claro….

Testes com cabo??

Reputação 1

Peço desculpa pensei que fosse wifi. Já percebi que é por cabo. Tem que falar com o 16990 então.

...Os valores que indiquei são TODOS em testes COM cabo, para que fique claro….

Testes com cabo??

Peço desculpa se a terminologia não foi a correcta.

pareceu-me que existia a dúvida se os valores apresentados se referiam a testes via Wi-Fi ou por cabo ligado ao pc. Quis apenas esclarecer que os valores indicados foram obtidos em testes com o pc ligado ao router por cabo (Ethernet, penso que seja a designação)

 

Agradecido

Comentário