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Powe Router - Desilusão , Frustração entre outras



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40 Comentários

em todos os aparelhos que faço teste Tablet com capacidade de recepção wi-fi 5Ghtz , PS4 , por cabo ou wifi , telemóveis e nos Pc que tenho recente por cabo nunca ultrapassa os 90mbps . não sei se tem essa placa , mas já vou ver .
A unica coisa que tem de melhor em relação ao outro é que tenho sinal melhor na casa . mas em velocidade , esqueçam é igual ou pior que o outro .
E por cabo de ethernet , é igual . Não deveria chegar mais perto dos 200 mgps ? E os testes que já fiz por wi-fi é mesmo a lado do router 4.0 .
Em upload tenho quase sempre os 18/19/20 , por acaso nos testes todos que fiz deu-me sempre resultados de upload muito idênticos . Vá lá nem tudo é mau 😁😁😁😁
Bem-vindo ao Fórum NOS, @PEDROFERREIRA1973.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.


E que tal voces me ligarem a mim ? é que cada vez que eu vos ligo gasto 1€ . para uma empresa que fornece serviços de telecomunicações estão a esticar-se um bocado .
reuni 2 aparelhos a apanhar largura de banda 5 ghz e fiz o teste ao mesmo tempo , para ver se dava na mesma velocidades entre 80/90 , para cada um deles . cheguei a conclusão o que eu já suspeitava , dividiu o mal pelas aldeias . +- 45Mbps de download para cada um e +-10 Mbps de upload para cada um.
Agora mais difícil ainda . os mesmo 2 para a banda de 5Ghz e 1 para a banda de 2,4Ghz . os mesmos resultados para o download em 5ghz e 40 mbps para a banda de 2.4ghz , no entanto o UPLOAD foi dividido pelos 3 +- 6Mbps .
Mais difícil ainda . 2 para 5ghz e 2 para 2.4 ghz . resultados 40 mbps para cada um de 5ghz , e 20mbpz para a banda de 2.4 , e o upload de 5mbps para cada um dos aparelhos .

Resumindo isto tudo junto nunca passa dos 120 mbps de download e de 20mbps de upload .

Aqui a questão é que o contrato é de 200 Mbps :?:?:?:?:?
paga-se aquilo que não se tem
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Tinha fibra dentro de casa e aderiu à NOS? Mas que grande asneira!!!!
(e já deveria saber que o POWER router de power nada tem... informe-se primeiro antes de tomar uma decisão destas!)

Rescinda imediatamente contrato e adira à Vodafone!
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MarcoLopes,

Agradeço o seu conselho no entanto as alternativas não são muitas. Como já tive oportunidade de escrever neste Fórum não há operadores perfeitos e nós os utilizadores bem sabemos o porquê em minha opinião a entidade reguladora deveria ter outros poderes que não só fazer recomendações.
Também tenho opinião formada sobre o serviço de outros operadores e sem mencionar o nome, há um que se destaca pelo menos tem um endereço de email para o Serviço de Apoio a Clientes e respondem por escrito, não pedem sistematicamente aos Clientes para ligar para o nº XXXXX mas, também não são perfeitos no entanto, são muito melhores em 4 anos nunca tive uma quebra de serviço nem problemas dignos de registo mesmo quando procedi à denuncia do contrato não fui questionado do porquê e fui sempre bem tratado como fosse um novo cliente.
Não faz parte de mim virar as costas a um problema se há um problema ele deve/tem que ser resolvido preferencialmente sem recorrer à litigante mas se tiver que ser...
Tecnicamente as coisas estão mais calmas mas fora isso, continuo a ver coisas neste operador que se não guarda-se provas poucos acreditariam que era verdade, mesmo aqueles que já viram um porco a andar de bicicleta..


Já vi que é "teimoso" como eu... no entanto, aviso-o que estou há 7 anos a aguardar velocidades de upload decentes na NOS! E há oiço promessas de aumentos há mais de 2 anos! Agora, é até final do ano! NÃO ACREDITO! Pelo menos nas zonas DOCSIS. Serão necessários NOVOS MODEMS, a infraestrutura está sobrecarregada, etc etc

Quando ao Power Router, já aqui foi discutido, e até mesmo nos anúncios de publicidade no facebook, etc, é uma FALÁCIA! Tenho-o há meses e é uma TORTURA a nível de configurações, principalmente wireless. Aliás, a NOS deveria ser obrigada a retirar a publicidade enganosa relativamente ao 10x mais rápido, pois a única coisa que o router adiciona é Wi-fi na banda dos 5Ghz, que por sua vez, necessita de equipamentos com as normas mais recentes, e practicamente COLADOS ao router! (as pessoas pensam que a velocidade da NET é 10x mais rápida!)

Se já teve FIBRA de outro operador em sua casar, VOLTE a esse mesmo operador. Irá libertar-se de um grande calvário que só o vai desgastar... acredite em mim!
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MarcoLopes,

Agradeço o seu conselho no entanto as alternativas não são muitas. Como já tive oportunidade de escrever neste Fórum não há operadores perfeitos e nós os utilizadores bem sabemos o porquê em minha opinião a entidade reguladora deveria ter outros poderes que não só fazer recomendações.
Também tenho opinião formada sobre o serviço de outros operadores e sem mencionar o nome, há um que se destaca pelo menos tem um endereço de email para o Serviço de Apoio a Clientes e respondem por escrito, não pedem sistematicamente aos Clientes para ligar para o nº XXXXX mas, também não são perfeitos no entanto, são muito melhores em 4 anos nunca tive uma quebra de serviço nem problemas dignos de registo mesmo quando procedi à denuncia do contrato não fui questionado do porquê e fui sempre bem tratado como fosse um novo cliente.
Não faz parte de mim virar as costas a um problema se há um problema ele deve/tem que ser resolvido preferencialmente sem recorrer à litigante mas se tiver que ser...
Tecnicamente as coisas estão mais calmas mas fora isso, continuo a ver coisas neste operador que se não guarda-se provas poucos acreditariam que era verdade, mesmo aqueles que já viram um porco a andar de bicicleta..


Já vi que é "teimoso" como eu... no entanto, aviso-o que estou há 7 anos a aguardar velocidades de upload decentes na NOS! E há oiço promessas de aumentos há mais de 2 anos! Agora, é até final do ano! NÃO ACREDITO! Pelo menos nas zonas DOCSIS. Serão necessários NOVOS MODEMS, a infraestrutura está sobrecarregada, etc etc

Quando ao Power Router, já aqui foi discutido, e até mesmo nos anúncios de publicidade no facebook, etc, é uma FALÁCIA! Tenho-o há meses e é uma TORTURA a nível de configurações, principalmente wireless. Aliás, a NOS deveria ser obrigada a retirar a publicidade enganosa relativamente ao 10x mais rápido, pois a única coisa que o router adiciona é Wi-fi na banda dos 5Ghz, que por sua vez, necessita de equipamentos com as normas mais recentes, e practicamente COLADOS ao router! (as pessoas pensam que a velocidade da NET é 10x mais rápida!)

Se já teve FIBRA de outro operador em sua casar, VOLTE a esse mesmo operador. Irá libertar-se de um grande calvário que só o vai desgastar... acredite em mim!


Meu Caro,
Sobre a campanha publicitária muito haveria a dizer principalmente para aqueles que percebem um pouco menos do que nós. Penso que qualquer cliente pode proceder à denuncia do contrato quando quiser não querendo chamar os bois pelo nome também já dei a minha opinião sobre o assunto. Não sei efectivamente onde foram buscar o 10x mais rápido nem a Net em toda a casa e muito menos a Fibra apesar de ter sido um dos primeiros clientes a ter fibra (já devem ter passado mais de 15 anos) com a Clix agora NOS e dai a minha surpresa quando ver o instalador com o cabo na mão.
Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado.
No que diz respeito ao Power Router 4.0 então a historia é ainda pior, uma interface gráfica que nem sequer vou comentar, a limitação abusiva da gestão do equipamento a falta de informação/registos/logs etc...como costumo a dizer quem não tem acesso à configuração da Firewall é como entregar a chave da nossa porta de casa a um estranho e esperar que seja uma pessoa séria.
Haveria muito mais a dizer mas para já ficamos por aqui e continuar a ver a bolha a crescer.


Concordo com tudo o que disse... no entanto uso o Router 4.0 e estou "caladinho" porque a minha solução é aguardar pela concretização das promessas de DOCSIS 3.1, altura em que os modems 4.0 ficarão obsoletos (excepto, claro, para os clientes que a NOS continuará a "enganar" com velocidades de upload ridículas). Lançar um modem apenas para permitir um WIFI 5Ghz cuja configuração é um inferno, não me parece ser uma boa aposta, quando o mesmo apenas suporta DOCSIS 3.0.

OU... mudar para a VODAFONE ou MEO (já pedi a ligação ao prédio, a fibra passa à minha porta...)
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MarcoLopes,
Em abono da verdade, devo dizer que não tinha lido muito sobre DOCSIS, e do que já consegui ler, não me parece assim tão má, por outro lado devemos de pensar nos custos/benefícios para os utilizadores/operadores.
Naquela Sexta-Feira 13, sinceramente de raiva e frustração, pois não conseguia que o wireless funciona-se correctamente, depois do que já se tinha passado(e ainda não está resolvido passagem do cabo coaxial) só me faltou dar cabo do tablet ao fazer um update de Firmware na tentativa de resolver alguns problemas já relatados com equipamento pensava eu que o problema só podia estar no Tablet.
Fiquei efectivamente espantado como era possível não conseguir aceder à configuração/gestão de um router através de uma porta local tendo que permitir portas abertas (e sei lá quais são as portas que neste momento estão abertas e a confiança que posso ter no Operador) para fazer essa gestão via WAN. Este tipo de gestão terá que ser feita pelo utilizador cabendo a ele apenas essa responsabilidade no entanto pode ser que um dia a NOS venha a ser chamada à responsabilidade por essa decisão.
Conforme já referi nem tudo é mau, neste momento todos os serviços técnicos estão estabilizados TV,Telefone,Internet, outros estou a prever que venha a ter problemas pois o Serviço de Apoio a Clientes parece que não funciona mesmo...ainda à pouco tentei enviar um email/formulário e só à 10ª tentativa é que o consegui enviar (tenho provas). Algo que acho ainda mais caricato foi na passada semana ao tentar enviar o email o formulário apareceu com os dados de outro cliente,sinceramente....Pode até parecer brincadeira mas não é, para além de questionar a NOS afinal que raio de conta era aquela, também guardei o feito para mais tarde recordar. Afinal com que segurança guardam dados dos clientes.
Enfim, o LowCost, acaba por ter os seus custos...


Atenção que eu nunca disse que o DOCSIS é mau!!! Antes pelo contrário!!! EU PREFIRO o DOCSIS no que toca à infraestrutura, uma vez que "todas as casas" estão preparadas com cabo COAXIAL! Quando um dia estiverem preparadas com FIBRA (de raíz) então mudo de ideias! :D

O problema é que a tecnologia SATURA com carga de utilização... e neste momento está limitada a uma largura de banda ridícula de upload. O DOCSIS 3.1 vem resolver muitos dos problemas, MAS... está prometido há anos!!!!!

Talvez a NOS consiga mesmo fazê-lo chegar este ano (tanto mais que o espectro analógico de TV foi libertado por alguma razão... a passagem dos canais para DVB-C tem 2 objectivos... melhorar finalmente o serviço de TV sem box - passou a ser o melhor dos 3 operadores, e libertar largura de banda para as portadoras DOCSIS).

Quanto ao MODEM 4.0, foi uma jogada interessante colocar a página de configuração num sistema remoto, acessível de qualquer local, principalmente pela NOS! Por outro lado, o acesso é mais lento e não existem tantas ferramentas como nos modems anteriores. Perdi muito, muito tempo com este modem (talvez por ser piloto) e sou "entendido" na matéria... Não quero imaginar um utilizador inexperiente a passar pelo que eu tenho passado :\\\\ Quanto a mim este modem tem diversos problemas no que toca a wireless, e eu preferia ter um MODEM com boas ANTENAS e qualidade de ligação em 2.4ghz, do que este, com dual band em que tenho de usar um EXTENDER a 5 metros para ter cobertura!
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Também eu... estou FARTINHO deste router 4... a NOS deu um tiro no pé com este equipamento.

Entretanto a Wireless 5Ghz AVARIOU esta semana (estou há 7 dias sem Wi-Fi 5Ghz, porque continua em análise... claro que em desespero de causa, até reset por hardware já fiz, e pensei que ia ficar sem equipamento, pois demora uma eternidade para sincronizar após o reset...)
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liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ... Como isto pode ser .

PODER pode! O router faz uma PÉSSIMA gestão da qualidade dos canais (ou seja, o estar em AUTO ou não estar vai dar ao mesmo...). Ainda hoje tinha qualidade 90%, comecei um STREAMING de video na rede 2.4. e passados uns poucos minutos a qualidade caiu para 50% e começaram as falhas!!

Mesmo com o canal em AUTO, lá tive de fazer uma optimização manual...

NO router anterior NUNCA tive falhas e não precisava de fazer optimizações!!
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Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.


Já o fiz... a mais recente foi esta semana! Fixei, em desespero de causa, o canal 11! Impecável... até verificar que depois de gravar a configuração (apenas a troca de canal) fiquei sem Wireless 5Ghz (está MORTA, definitivamente) e o canal fixo de nada adianta, pois no dia seguinte estava "saturado"!!!!
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Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.


Não há "um" problema, há diversos! Este Router 4 é problemático! PONTO!!!

Já agora, fica aqui a minha info:

Modelo HW: PUMA6-D7EC
Versão SW: 6.4.69.1.4
Versão VSAF: 3.0.82.3.1840-db987e5
Versão Página: 1.0.2

NOTA: também optei, em desespero, por dar SSIDs diferentes a cada rede, para poder saber exactamente quem se liga onde, e para evitar "conflitos" com um extender de wireless...
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Já tinha dado a minha opinião sobre este equipamento neste tópico:

"Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado."


A NOS vive de propaganda "enganosa"... 10x mais rápido... sem especificar EXACTAMENTE que se trata de Wi-Fi, e na banda 5Ghz, a qual tem pouquíssimo alcance (básicamente não a consigo usar cá em casa, excepto se estiver colado ao router).

Depois temos as campanhas de NET a 1Gbps... claro que não divulgam as velocidades de UPLOAD VERGONHOSAS nas campanhas comerciais!!!! Preferia ter 50/50Mbps do que 1Gpbs/20Mbps que a NOS quer dar no pacote mais extravagante e sem sentido alguma vez criado!!!!

Infelizmente, os consumidores parecem estar tão mal informados que aderem a um ISP que pratica os mesmos preços da concorrência, com qualidade de serviços muito inferior (em NET e BOX não há termo de comparação possível!!!!!!!!)
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bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )
quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado


Claro que quando temos de chegar ao ponto de usar estratégias deste género (Separar SSIDs, e efectuar as configurações com "pézinhos de lã" não vá o router não gostar, dar erro, não as aplicar, entrar em parafuso, etc, algo já está muito errado!)

A verdade é que, piloto ou não, beta firmware ou não, sempre tive problemas com este modem. É um sacrifício fazer um streaming. A NOS não devia instalar este produto em lado algum, simplesmente deveria aceitar que fez uma péssima decisão em adquirir este equipamento e seguir em frente, escolhendo um equipamento DOCSIS 3.1 já preparado para o futuro, com uma WIRELESS de qualidade.

Estoua considerar mudar brevemente para a Vodafone (tenho fibra na minha morada)

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