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Powe Router - Desilusão , Frustração entre outras


Ao ver todos os dias a excelente campanha da NOS enchi-me de coragem e celebrei o contrato. Todo contente e cheio de expectativas Fibra a 100 Mb um Router WIFI 10 X mais rápido ,etc, etc.
Imaginem o meu espanto hoje, quando vejo o técnico chegar com uma bobine de Cabo Coaxial na mão. Completamente espantado pergunto ao Técnico se não se tinha engado pois à mais de 10 anos já a Clix me tinha colocado fibra na casa…
Perante a resposta do técnico que era fibra mas só na rua, dentro do prédio e na minha habitação era em cabo...de imediato tive a vontade de não querer autorizar a instalação no entanto em face de mais alguns argumentos permiti a Instalação.
Para além de outros pormenores que não vale a pena para já relatar finalmente o tal Super Router WIFI foi ligado e não sei se vos diga, se vos conte mas, que não funciona não funciona, pelo menos com os equipamentos que tenho (são norma n) ao que parece e segundo os teste que o técnico fez com a norma AC parece que as coisas funcionam.
Presentemente ainda há poucos clientes que tenham equipamentos(smartphones, tablets ou portáteis com placas wifi) que permitam a utilização dessa norma sendo provavelmente essa a ideia que a NOS quer transmitir pois caso contrário achava grave poderia ser considerado publicidade enganosa, algo que para já não quero querer…
Resumindo, procedi à denuncia de um contrato com outro operador (fibra) por causa deste maravilhoso Router e neste momento a velocidade maxima de download que consigo ter é de 9 Mb quando a ligação não "cai" e estou apenas a +/- 5 metros de distancia do router e não é só este equipamento em todos os outros acontece o mesmo (smartphone, tablet,etc)
Logicamente que vou pedir a denuncia do contrato (com pena minha) pois as espectativas eram as melhores, assim lá vamos nós arranjar mais uma chatice com cartas para aqui depois reclamações no Livro Amarelo, ANACOM e por fim provavelmente acabar no Tribunal Arbitral enfim…
Que esta minha história os leve a pensar duas vezes antes de aderirem com espectativas à fabulosa e bombástica campanha publicitária da Nos

40 Comentários

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reuni 2 aparelhos a apanhar largura de banda 5 ghz e fiz o teste ao mesmo tempo , para ver se dava na mesma velocidades entre 80/90 , para cada um deles . cheguei a conclusão o que eu já suspeitava , dividiu o mal pelas aldeias . +- 45Mbps de download para cada um e +-10 Mbps de upload para cada um.
Agora mais difícil ainda . os mesmo 2 para a banda de 5Ghz e 1 para a banda de 2,4Ghz . os mesmos resultados para o download em 5ghz e 40 mbps para a banda de 2.4ghz , no entanto o UPLOAD foi dividido pelos 3 +- 6Mbps .
Mais difícil ainda . 2 para 5ghz e 2 para 2.4 ghz . resultados 40 mbps para cada um de 5ghz , e 20mbpz para a banda de 2.4 , e o upload de 5mbps para cada um dos aparelhos .

Resumindo isto tudo junto nunca passa dos 120 mbps de download e de 20mbps de upload .

Aqui a questão é que o contrato é de 200 Mbps :?:?:?:?:?
paga-se aquilo que não se tem


Realmente é estranho não ter os 200Mbps de download (e ainda bem que tem os 20Mbps de UPLOAD!). Geralmente a NOS não tem grandes problemas com a largura de banda de download...

Use 2 serviços diferentes tipo:
http://speedtest.googlefiber.net/
http://www.speedtest.net

um em cada equipamento
reuni 2 aparelhos a apanhar largura de banda 5 ghz e fiz o teste ao mesmo tempo , para ver se dava na mesma velocidades entre 80/90 , para cada um deles . cheguei a conclusão o que eu já suspeitava , dividiu o mal pelas aldeias . +- 45Mbps de download para cada um e +-10 Mbps de upload para cada um.
Agora mais difícil ainda . os mesmo 2 para a banda de 5Ghz e 1 para a banda de 2,4Ghz . os mesmos resultados para o download em 5ghz e 40 mbps para a banda de 2.4ghz , no entanto o UPLOAD foi dividido pelos 3 +- 6Mbps .
Mais difícil ainda . 2 para 5ghz e 2 para 2.4 ghz . resultados 40 mbps para cada um de 5ghz , e 20mbpz para a banda de 2.4 , e o upload de 5mbps para cada um dos aparelhos .

Resumindo isto tudo junto nunca passa dos 120 mbps de download e de 20mbps de upload .

Aqui a questão é que o contrato é de 200 Mbps :?:?:?:?:?
paga-se aquilo que não se tem
Bem-vindo ao Fórum NOS, @PEDROFERREIRA1973.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.


E que tal voces me ligarem a mim ? é que cada vez que eu vos ligo gasto 1€ . para uma empresa que fornece serviços de telecomunicações estão a esticar-se um bocado .
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Bem-vindo ao Fórum NOS, @PEDROFERREIRA1973.

A comunidade tem dado uma boa ajuda.

Caso a dificuldade se mantenha, como se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Em upload tenho quase sempre os 18/19/20 , por acaso nos testes todos que fiz deu-me sempre resultados de upload muito idênticos . Vá lá nem tudo é mau 😁😁😁😁
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E por cabo de ethernet , é igual . Não deveria chegar mais perto dos 200 mgps ? E os testes que já fiz por wi-fi é mesmo a lado do router 4.0 .

Ao lado do router, na rede 5Ghz, com um equipamento recente, tenho 90Mbps! Não vai obter mais do que isso!

Por cabo, depende como está ligado! A sua placa de rede tem de ser de 1Gbps, caso seja mais antiga, de 100Mbps, também não vai obter mais do que isso!

Pode é fazer o teste ao mesmo tempo em ambos os equipamentos e ver o resultado! se obtiver 90 em cada é sinónimo que a sua NET está oferecer uma boa largura de banda, e no fundo é isso que importa: que ao acederem diversos equipamentos, todos eles partilhem a largura da banda TOTAL.

Mais importante é ainda o UPLOAD... veja se tem os 20Mbps. Esses sim, terão de ser obtidos em qualquer um dos testes (seja por cabo ou wireless). A concorrência oferece 200Mbps! No mínimo 100Mbps... a NOS é uma desgraça em upload. Eu estou com 10Mbps de UPLOAD e não consigo fazer absolutamente nada de jeito com esta velocidade. É uma vergonha. A própria NOS ESCONDE as informações do UPLOAD porque tem vergonha... veja comparativos na revista ou site da Worten, por exemplo. A NOS é o único operador que não revela as velocidades de UPLOAD.
E por cabo de ethernet , é igual . Não deveria chegar mais perto dos 200 mgps ? E os testes que já fiz por wi-fi é mesmo a lado do router 4.0 .
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em todos os aparelhos que faço teste Tablet com capacidade de recepção wi-fi 5Ghtz , PS4 , por cabo ou wifi , telemóveis e nos Pc que tenho recente por cabo nunca ultrapassa os 90mbps . não sei se tem essa placa , mas já vou ver .
A unica coisa que tem de melhor em relação ao outro é que tenho sinal melhor na casa . mas em velocidade , esqueçam é igual ou pior que o outro .


NÃO vai obter maior performance do que 90Mbps em 5Ghz!

Há que distinguir as possibilidades técnicas das ligações, das possibilidades REAIS. No papel é tudo muito bonito, mas na prática são é muito diferente: https://www.speedguide.net/faq/what-is-the-actual-real-life-speed-of-wireless-374

Fiou-se o 10x mais rápido? 😃 :D

Below is a breakdown of the various 802.11 WiFi standards and their corresponding maximum speeds. Theoretical wireless speeds (combined upstream and downstream) are as follows:
802.11b - 11 Mbps (2.4GHz)
802.11a - 54 Mbps (5 GHz)
802.11g - 54 Mbps (2.4GHz)
802.11n - 600 Mbps (2.4GHz and 5 GHz) - 150Mbps typical for network adapters, 300Mbps, 450Mbps, and 600Mbps speeds when bonding channels with some routers
802.11ac - 1300+Mbps (5 GHz) - newer standard that uses wider channels, QAM and spatial streams for higher throughput

Below is a breakdown of actual real-life average speeds you can expect from wireless routers within a reasonable distance, with low interference and small number of simultaneous clients:
802.11b - 2-3 Mbps downstream, up to 5-6 Mbps with some vendor-specific extensions.
802.11g - ~20 Mbps downstream
802.11n - 40-50 Mbps typical, varying greatly depending on configuration, whether it is mixed or N-only network, the number of bonded channels, etc. Specifying a channel, and using 40MHz channels can help achieve 70-80Mbps with some newer routers. Up to 100 Mbps achievable with more expensive commercial equipment with 8x8 arrays, gigabit ports, etc.
802.11ac - 70-100+ Mbps typical, higher speeds (200+ Mbps) possible over short distances without many obstacles, with newer generation 802.11ac routers, and client adapters capable of multiple streams.
em todos os aparelhos que faço teste Tablet com capacidade de recepção wi-fi 5Ghtz , PS4 , por cabo ou wifi , telemóveis e nos Pc que tenho recente por cabo nunca ultrapassa os 90mbps . não sei se tem essa placa , mas já vou ver .
A unica coisa que tem de melhor em relação ao outro é que tenho sinal melhor na casa . mas em velocidade , esqueçam é igual ou pior que o outro .
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O PC onde fazes o teste tem placa gigabyte?
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instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .


Eu tenho avisado... não mudem! Mas toda a gente vai na cantiga da publicidade...
instalaram-me o serviço UMA com power router 4.0 com 200 Mbps ontem dia 1-10-2018 . en substituição do Iris e do anterior power router 3.0 e passei de 100mbps para 200mbps
também eu fique fiquei desiludido , primeiro não consigo velocidades superiores a 85mbps , que era o que eu tinha antes , nem mesmo por cabo dá superior a 90mbps .
Para quê 200 mbps se nem aos 100 mbps chega , para quê tanta publicidade enganosa do router xpto que afinal toda a gente se queixa .
Apenas a Box UMA parece ser boa .
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Depois de tantos problemas com o router 4.0 a respeito de velocidades e quebras da mesma e de passar horas e horas ao telefone com a nos , resolvi en telefonar para a parte comercial para retroceder ao contrato antigo ou colocarem o router antigo ou arranjarem uma solução rapida sem pagar mais nada 
Entao vou ser contactado ate ao dia 20 para que o assunto seja resolvido

Ja nao tinha contrato quando aderi a este pacote ,ao retroceder nao tinha que voltar como estava SEM CONTRATO?
Falei nesta situacao disseram que nao tinha volta porque ja tinha um contrato
Relembrai a eles que tinha telefonado dentro dos 15 dias a falar no retroceder de contrato se o problema nao fosse resolvido
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bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )
quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado


Claro que quando temos de chegar ao ponto de usar estratégias deste género (Separar SSIDs, e efectuar as configurações com "pézinhos de lã" não vá o router não gostar, dar erro, não as aplicar, entrar em parafuso, etc, algo já está muito errado!)

A verdade é que, piloto ou não, beta firmware ou não, sempre tive problemas com este modem. É um sacrifício fazer um streaming. A NOS não devia instalar este produto em lado algum, simplesmente deveria aceitar que fez uma péssima decisão em adquirir este equipamento e seguir em frente, escolhendo um equipamento DOCSIS 3.1 já preparado para o futuro, com uma WIRELESS de qualidade.

Estoua considerar mudar brevemente para a Vodafone (tenho fibra na minha morada)
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de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...

Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.


bom dia
obrigado pela ajuda
Mas essa situaçao ja foi feita na sexta -feira tive quase 3 horas com a Nos ao telefone e ficou na mesma ou ainda pior , porque o 5g agora nao apanho em lado nenhum , e as velocidades ainda baixaram mais , este ja e o segundo Router como esta descrito aqui no forum ( https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/novo-contrato-power-router-4-0-vergonha-de-servico-8499 )

quanto a versao Firmware/software esta tudo igual esta actualizado
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Já tinha dado a minha opinião sobre este equipamento neste tópico:

"Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado."


A NOS vive de propaganda "enganosa"... 10x mais rápido... sem especificar EXACTAMENTE que se trata de Wi-Fi, e na banda 5Ghz, a qual tem pouquíssimo alcance (básicamente não a consigo usar cá em casa, excepto se estiver colado ao router).

Depois temos as campanhas de NET a 1Gbps... claro que não divulgam as velocidades de UPLOAD VERGONHOSAS nas campanhas comerciais!!!! Preferia ter 50/50Mbps do que 1Gpbs/20Mbps que a NOS quer dar no pacote mais extravagante e sem sentido alguma vez criado!!!!

Infelizmente, os consumidores parecem estar tão mal informados que aderem a um ISP que pratica os mesmos preços da concorrência, com qualidade de serviços muito inferior (em NET e BOX não há termo de comparação possível!!!!!!!!)
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Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.


Não há "um" problema, há diversos! Este Router 4 é problemático! PONTO!!!

Já agora, fica aqui a minha info:

Modelo HW: PUMA6-D7EC
Versão SW: 6.4.69.1.4
Versão VSAF: 3.0.82.3.1840-db987e5
Versão Página: 1.0.2

NOTA: também optei, em desespero, por dar SSIDs diferentes a cada rede, para poder saber exactamente quem se liga onde, e para evitar "conflitos" com um extender de wireless...
de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...

Luis,
Pode haver mais algum problema no router, veja as versões de Firmware/software no meu caso são as seguintes:
Modelo HW:
PUMA6-D7EC
Versão SW:
6.4.69.1.4
Versão VSAF:
3.0.82.3.1840-db987e5

Eu, optei por dar nomes diferentes aos SSID. Ex: SSID Rede 2,4 Ghz SSID-Rede 5 Ghz, assim, forço os equipamentos a ligarem-se a pontos diferentes, aqueles que só têm norma n 2,4Ghz ligam-se ao SSID 2,4 (Pois nem "vêm" o SSID 5 Ghz) os restantes ligam-se à Rede 5Ghz.
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de facto e verdade, ando nesta brincadeira a 2 semanas , desde que fiz um novo contrato. nunca tive problemas , tenho um portátil com a norma AC e telemóvel S8 e mais alguns a trabalhar na 5 g e nada nem consigo aceder as paginas da net , tenho que passar para a 2,4 g e se passo nao jogo com o meu filho PS nem vejo Netflix etc porque nem va le a pena falar mais , agora ate a Uma ando com problemas ...

liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ...
Como isto pode ser .


Luís,
Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.


Vizinhos , somos so 5 inclinos, com o Router 3.0 a minha velocidade andava perto dos 70 , todos em casa andavam a vontade com a net , Agora nem na PS 4 consigo jogar


Luis,

Já tinha dado a minha opinião sobre este equipamento neste tópico:

"Acho que a NOS ainda se vai arrepender muito desta campanha 1º porque todos os clientes vão acreditar que o Router é mesmo mais rápido e vão começar a exigir a troca do equipamento depois quando o mesmo for instalado será mais uma chuva de reclamações porque não vão ter melhoria nenhuma pelo contrário se não tiverem o mínimo de conhecimento sobre o que é uma rede Wifi e uma Norma 802.11 n ou ac então vai ser mesmo uma loucura não vai haver Call Center que aguente pois o famigerado Router 4.0 não se dá muito bem com a "atribuição" de frequências 2.4 GHz vs 5 GHz ou somos nós a dizer quem se liga ao quê ou o caldo está entornado."
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liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ...
Como isto pode ser .


Luís,
Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.


Vizinhos , somos so 5 inclinos, com o Router 3.0 a minha velocidade andava perto dos 70 , todos em casa andavam a vontade com a net , Agora nem na PS 4 consigo jogar, a minha velocidade agora anda sempre perto dos 10

Já o fiz... a mais recente foi esta semana! Fixei, em desespero de causa, o canal 11! Impecável... até verificar que depois de gravar a configuração (apenas a troca de canal) fiquei sem Wireless 5Ghz (está MORTA, definitivamente) e o canal fixo de nada adianta, pois no dia seguinte estava "saturado"!!!!


Já verificou outros canais menos utilizados?Não quer experimentar por exemplo o seguinte software Free.

Windows - Acrylic Wi-Fi Home
https://www.filehorse.com/download-acrylic-wifi-free/

Android - KEUWLSOFT
http://www.keuwl.com/apps/wifianalyser/
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Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.


Já o fiz... a mais recente foi esta semana! Fixei, em desespero de causa, o canal 11! Impecável... até verificar que depois de gravar a configuração (apenas a troca de canal) fiquei sem Wireless 5Ghz (está MORTA, definitivamente) e o canal fixo de nada adianta, pois no dia seguinte estava "saturado"!!!!
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liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ... Como isto pode ser .

PODER pode! O router faz uma PÉSSIMA gestão da qualidade dos canais (ou seja, o estar em AUTO ou não estar vai dar ao mesmo...). Ainda hoje tinha qualidade 90%, comecei um STREAMING de video na rede 2.4. e passados uns poucos minutos a qualidade caiu para 50% e começaram as falhas!!

Mesmo com o canal em AUTO, lá tive de fazer uma optimização manual...

NO router anterior NUNCA tive falhas e não precisava de fazer optimizações!!

liguei agora a a pagina de minha net , e como nao estava em casa , verifiquei que a rede 2.4 GHZ , estava em amarelo a qualidade do sinal a 56 % , nao tinha nenhum equipamento la ligado ...
Como isto pode ser .


Luís,
Provavelmente o mal dos 2,4 Ghz, muitos equipamentos na zona (vizinhos) a utilizar o mesmo canal.
Verifique com um Wifi analyzer qual o canal menos "sub-carregado" e coloque o mesmo como fixo.

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