Header
Respondido

Portas LAN - GiGA Router Wi-Fi 6 e GiGA Router


Olá,

Alguém sabe me dizer se as portas LAN dos “GiGA Router Wi-Fi 6” e “GiGA Router” são 10/100/1000 ou apenas 10/100 ?

Obrigado

icon

Melhor resposta por Mário P. 21 July 2022, 10:55

Ver pergunta inicial

37 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Todas as portas de qualquer router são 10/100/1000

Reputação 2

Onde é possível encontrar esta informação “oficialmente”?

Obrigado,

Márcio

Acho que em lado nenhum … mas pensa se os pacotes são de 500 ou 1000mbps, como é que o router seria limitado a 100mbps?

Se alterar para 500MB ou 1Gb tem obrigatoriamente de trocar para Router 4.0 ou superior. 

Os routers abaixo desse não atingem essas velocidades. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Marco AA., seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Confirma que o equipamento que tem instalado é o que se encontra abaixo, correto?

Se sim, por favor, sugerimos que verifique a página interna do mesmo ao aceder ao link http://192.168.1.1 e inserir os seguintes dados: 

  • User: admin
  • Password: admin

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Em um momento a porta onde tinha ligado o pc, ficou limitado a 100/100mbps. Lembrei de trocar a porta e ficou 1000/1000 mbps. Pergunta: Os portos ethernet do router tem especificações  diferentes. Não se compreende quando esse porto debitava 1000/1000 mbps, e bloqueou? Problemas com o router? Não sei. Eu só pago as faturas...

Boa tarde @Mário P. , obrigado pela resposta.

 

Sim, confirmo, trata-se desse router, o F@st 5657

Abri o link indicado, para aceder ao site de adminstração. Encontrei a informação abaixo.

Quando abri, tinha os portos 1, 2 e 4 com 100Mbs e o porto 3 com 1Gbps. Aproveitei e experimentei mudar o NAS do porto 2 para o porto 3 e ficou conforme o screenshot abaixo:

 

Neste momento, só o porto 3 está com a 1Gbps, ontem tinha o NAS ligado no porto 2 e estava com essa velocidade também, mas mais tarde passou para 100 Mbps.

Deixo abaixo as versões de software e hardware do meu router:

Hardware Version 1.00
Software Version SGFc10000471
Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @FERNANDO JOSÉ SOARES SEABRA

Não temos conhecimento que a situação ainda permaneça, pelo que pedimos que nos diga qual o Router que tem instalado como, também, a versão de firmeware do mesmo. 
Obrigado

Onde é possível encontrar esta informação “oficialmente”?

Obrigado,

Márcio

Reputação 5
Crachá

Onde é possível encontrar esta informação “oficialmente”?

Obrigado,

Márcio

Todos os routers anteriores a partir do 3.0, se não estou enganado, já tinham todas as portas gigabit e agora este router está a ser colocado apenas em pacotes de 500mbps+ em FTTH pelo que tem necessariamente de ter portas gigabit de outro modo nunca poderia fornecer as velocidades contratadas e acabaria em rescisões por incumprimento  contratual. A MEO é que tinha por mau hábito ter routers com apenas 1 porta gigabit mas a NOS nunca o fez que me lembre.

Boa tarde…

Já entrei em contacto com a central para fazer o pedido de troca do meu router, pois as 4 portas lan estão a dar problemas, mencionado o problemas para as atendentes,os mesmo ainda não fizeram a solicitação de troca, fizeram testes de velocidade, não sei por qual motivo, mais o problema ainda persiste...tenho equipamentos com baixa velocidade, mesmo porque sou técnico de rede e de campo, e sei verificar as conexões e a velocidade que os mesmos estão a funcionar…

Então peço que enviem um técnico para a troca do router wifi 6…

Agradeço a compreensão!!!

Obrigado!!!

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde…

Já entrei em contacto com a central para fazer o pedido de troca do meu router, pois as 4 portas lan estão a dar problemas, mencionado o problemas para as atendentes,os mesmo ainda não fizeram a solicitação de troca, fizeram testes de velocidade, não sei por qual motivo, mais o problema ainda persiste...tenho equipamentos com baixa velocidade, mesmo porque sou técnico de rede e de campo, e sei verificar as conexões e a velocidade que os mesmos estão a funcionar…

Então peço que enviem um técnico para a troca do router wifi 6…

Agradeço a compreensão!!!

Obrigado!!!

Não há solicitação de troca nesse caso. Se achas que está com problemas fazes um reset de fábrica ao router.

Não há solicitação de troca porque a atendente não o fez…

E reset já foi efetuado por mim e pela atendente, e não resolveu….todas a portas Lan estão a dar somente 100 megas…..já foi verificado tudo, e ainda continua o mesmo problema.

Reputação 7
Crachá +2

Não há solicitação de troca porque a atendente não o fez…

E reset já foi efetuado por mim e pela atendente, e não resolveu….todas a portas Lan estão a dar somente 100 megas…..já foi verificado tudo, e ainda continua o mesmo problema.

Reset de FÁBRICA? E de certeza que não e´do cabo ou equipamento que está a utilizar?

Tenho toda certeza que não é problemas nos cabos e nem nos equipamentos...

Reputação 1

Boa tarde, tenho exactamente este problema, velocidades por cabo variam de porta para porta (500 para 100)  aleatoriamene, alem disso ainda há o bonus de as vezes ficar sem sinal nenhum.

alguma solução já encontrada para este problema neste router?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Marco AA.

Agradecemos o seu feedback.
Refere-se à limitação apenas com a box UMA, certo?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pgmss, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Agradecemos o seu comentário. Graças aos vossos alertas, conseguimos identificar a situação e já se encontra em resolução. 
Muito obrigado

Bom dia,

 

Sim, neste momento continua a acontecer esta limitação somente com a Box UMA. Mas já aconteceu no passado também com o outro dispositivo que tenho ligado ao router. E os portos 2 e 4, apesar de não terem nada ligados de momento, conforme pode ver no screenshot que enviei no post anterior, estão com os 100 Mbps em vez de 1Gbps.

 

Obrigado,

Marco

Reputação 7
Crachá +6

Pedimos desculpa pelo nosso lapso, @Marco AA.

Mas a box UMA encontra-se limitada a 100Mbps, pelo que é suposto verificar que a ligação é 100 ao invés de 1000. No entanto, e uma vez que refere que com a NAS existe alteração, é porque pode existir dificuldades com o Porto NAS. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos,

O @Misadu deu uma boa ajuda. 

Dependendo do trafego contratado para o serviço de internet é atribuído um equipamento compatível com o trafego contratado. 

Obrigado

Olá,

Sou cliente NOS há 2 dias, com o serviço de fibra FTTH, e reparei que estou com um problema similar no router.

Tenho 2 dispositivos ligados por Ethernet: a Box UMA no porto 1 e um NAS no porto 2. A Box está com um cabo Cat6 e o NAS com um cabo Cat5e.

Contudo, estão ambos com 100 Mbps, mesmo que troque os portos ou reinicie o router. No início, verifiquei que o NAS chegou a estar com 1000 Mbps mas depois passou para 100 e nunca mais voltou para os 1000.

Seguem abaixo screenshots da app NOS Net:

 

Vim consultar essa dúvida.

O apoio por telefone e o comunity manager do FB não responderam de forma clara.

Consulta-se os manuais e fica-se na mesma, seja um ou outro.

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/router-giga-v6-mai21.pdf

 

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/Manual_RouterV4.pdf

 

Afinal contrata-se uma velocidade de 200 Mbps  com um Power Router , em que porta ? só uma ?

 

Eu não sou grande artista e vejo algumas questões super técnicas.
Mas não indicar de forma clara qual a velocidade de Wi.fi no equipamento face à velocidade contratada e em cada dual band acho pouco transparente.

Não me parece que seja desta vez que mude de ISP.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JOMAPE
Pedimos que nos diga qual o router que tem instalado, por favor. 

Não temos conhecimento de que existam limitações quanto aos Giga Routers. 
Obrigado 

Bom dia @JOMAPE
Pedimos que nos diga qual o router que tem instalado, por favor. 

Não temos conhecimento de que existam limitações quanto aos Giga Routers. 
Obrigado 

Mas há...

Reputação 7

Bom dia @JOMAPE
Pedimos que nos diga qual o router que tem instalado, por favor. 

Não temos conhecimento de que existam limitações quanto aos Giga Routers. 
Obrigado 

Mas há...

 

Boa tarde @FERNANDO JOSÉ SOARES SEABRA,

Por favor faculte informação detalhada sobre o problema, se possível com imagens.

Obrigado

Comentário