Header
Destaque

Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet


Reputação 7
Crachá +2

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

 

 


76 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Lamentamos a demora na resposta. 

@MÓNICA PINELA, a comunidade deu uma boa ajuda!

Para que nos seja possível ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. Vamos verificar o que se passa. 

Obrigada 
 

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

 

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

 

1)Cabo de Rede

Se essa imagem é da placa está ligada a 1Gbps logo deveria conseguir os 200M sem grandes problemas, mas, porque existe sempre um mas..

Caso o PC já tenha alguma idade poderá não conseguir suportar esse valor, posso dar-lhe um exemplo, um PC com 2Gb/4Gb de Ram e com disco mecanico (não SSD) não muito recente pode não conseguir suportar mais que esse valor, e visto que o download e upload são muito similares iria nessa direção, falo por experiência própria de testes que fiz.

Abra o gestor de tarefas do windows e enquanto faz o teste de velocidade veja os graficos do CPU e RAM, caso algum deles chegue aos 100% é provavelmente essa a limitação que impede a velocidade de subir até aos 200Mb.

 

2) Wifi

Quanto ao WIFI ter os mesmos resultados.

Se for wifi 2.4G dificilmente vai conseguir mais de 50/60Mb limitação da própria tecnologia.

Já se for com wifi 5G ai sim, dependendo do telemóvel poderia conseguir, mas mais que o telemóvel também o ruído dos router dos vizinhos, se viver em um prédio com muitas redes nunca o vai conseguir.

O máximo que consegui em 5G foi cerca de 280Mb mas o normal é andar nos 150Mb, já o 2.4G é mais estável e anda sempre nos cerca de 40Mb.

 

Boa sorte :)

 

 

 

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

 

Boa tarde. 

Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado. 

Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano... 

 

 

Isso parece-me mesmo haver problemas graves, possivelmente perda de pacotes.

 

Faça o teste em speedtest.nos.pt

Quando faz o teste ele gera um ID, depois ligue o 16990 e fale com um operador e explique a situação e pode indicar esse mesmo ID para eles verificarem.

Diria que deve ter pouca potencia a chegar ou muito ruido no cabo, mas eles certamente saberão avaliar melhor pois conseguem aceder remotamente ao seu router para ver os valores e se tal não for possivel como me aconteceu uma vez, enviam um tecnico a sua casa para analisar o que se passa.

 

 

Obrigado. 

A minha Internet não é fibra, é satélite. 

Irei tentar.

Já da outra vez fizeram isso, de telefonar para resolver a situação, mas passados poucos dias voltou ao mesmo. 

Obrigado pela sua resposta. 

 

Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.

Obrigado

Enfrento o mesmo problema sempre.

Reputação 7
Crachá +5

@PATRICK ARTHUR PAIVA Boa noite, pode fazer um teste num pc ligado por cabo de rede ao router aqui? Testes de Velocidades - NOS

Verifique também se a sua placa de rede é de 1 GB

Abra o centro de rede e partilha

Carregue em ligação de Área Local

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @PATRICK ARTHUR PAIVA,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Partilhe connosco o teste de velocidade. Não se esqueça de o fazer por cabo de rede.

Obrigada

Olá boa tarde, tenho um aparelho de internet fixa pronta a usar com um tarifário de 100megas e está a funcionar muito mal, está muito lento. Oque posso fazer para melhorar? 


 

 

Reputação 7
Crachá +2

32 mbps não parece lento

Reputação 7
Crachá +2

Olá @JULIANA ALVES DA SILVA,

Lamentamos a demora na resposta.

Diz-nos que está lento porque quando utiliza o serviço demora a aceder a páginas ou por causa da velocidade que aparece no teste que nos enviou?

Obrigada

Boa tarde.

É feita uma proposta de aumento de velocidade  a que quero aderir. No entanto apresenta várias incongruências:

  • Diz que mantém o período de fidelização e apresenta mais 2 anos
  • Os minutos de telemóvel são reduzidos (de 8000 para 7000)
  • Nada refere sobre o resto do pacote, onde a internet móvel (kanguru) não aparece

É de confiança fazer a atualização ou posso apanhar uma surpresa?

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde.

É feita uma proposta de aumento de velocidade  a que quero aderir. No entanto apresenta várias incongruências:

  • Diz que mantém o período de fidelização e apresenta mais 2 anos
  • Os minutos de telemóvel são reduzidos (de 8000 para 7000)
  • Nada refere sobre o resto do pacote, onde a internet móvel (kanguru) não aparece

É de confiança fazer a atualização ou posso apanhar uma surpresa?

Fidelização é sempre 2 anos. O resto é ler.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @F Vieira
Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente para verificarmos, detalhadamente, a proposta. 

Obrigado

Bem-vindo ao Fórum NOS @F Vieira
Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente para verificarmos, detalhadamente, a proposta. 

Obrigado

Lixei-me.

Num ano vou na terceira reversão. Esta está difícil.

Neste caso posso agradecer ao forum e às mensagens privadas.

Revelou-se uma inutilidade perigosa e trabalhosa.

E não era uma questão de ler a proposta, como foi sugerido. A proposta continha contradições e omissões. Funcionaram todas contra o cliente.

Boa treta.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde  @F Vieira,

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos o transtorno.

Caso surja alguma questão, detalhe-nos, por favor. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

A velocidade não corresponde ao contratado e andamos assim há mais de 1 ano.

 

 

Ou arranjam solução ou arranjo eu.

Reputação 7
Crachá +2

A velocidade não corresponde ao contratado e andamos assim há mais de 1 ano.

 

 

Ou arranjam solução ou arranjo eu.

Isso foi teste cabo de rede? Tem contrato 200mbps?

A velocidade não corresponde ao contratado e andamos assim há mais de 1 ano.

 

 

Ou arranjam solução ou arranjo eu.

Isso foi teste cabo de rede? Tem contrato 200mbps?

1000 Mbps - é o que pago não o que tenho

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @anasmelo,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

O teste foi realizado pro cabo de rede ou Wi-Fi? 

Sugerimos que efetue o teste num computador com placa de rede Gigabit, através de cabo de rede cat 5E ou superior. Para o efeito desative VPN, caso utilize uma.

Obrigado

Boa tarde @anasmelo,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

O teste foi realizado pro cabo de rede ou Wi-Fi? 

Sugerimos que efetue o teste num computador com placa de rede Gigabit, através de cabo de rede cat 5E ou superior. Para o efeito desative VPN, caso utilize uma.

Obrigado

Okay e agora,já vão mudar alguma coisa, andaos nisto há tempo demais, vou mudar e pronto

Reputação 7
Crachá +6

Olá @anasmelo

Consegue, por favor, partilhar connosco o teste de velocidades feito após seguir as sugestões do @João H. ?

Obrigado,

Reputação 2

Bom dia, para quando o aumento de velocidade no pacote de 1Gbits, para 500Gbits no upload?

 

Obrigado

Comentário