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Hotspot NOS 4G simplesmente não é fiável


Escrevo este tópico graças ao 4G do meu telemóvel, pois com o hotspot da NOS é impossível obter uma conexão estável o bastante para abrir qualquer página web.

Resido em uma região em que ainda não há fibra (CP 2425-458) e na qual, segundo informações dos moradores, o satélite não é fiável. Assim, foi-me aconselhado adquirir um tarifário hotspot 4G na NOS. 

Assim, no dia 16/04/24 fui à loja NOS e adquiri o aparelho Kanguru 4G e o cartão SIM com o contrato de um ano. Porém, em nenhum momento a rede funcionou como deveria: a internet é desconectada a cada poucos minutos (fato constatado no PC, em diferentes telemóveis e num iPad) e, quando funciona, a conexão é extremamente lenta (uma ferramenta da internet mediu-lhe a velocidade de 60 kbps - sim, kbps, e não mbps!!!

Trabalho em casa e dependo da internet para isso - preciso de uma conexão fiável, estável e rápida. O hotspot da NOS não proporciona nenhuma dessas coisas. Tenho sido obrigada a trabalhar redirecionando o 4G do meu telemóvel. 

Gostaria de saber se há alguma solução viável ou se, na falta disso, é possível desfazer o contrato e devolver o aparelho sem custos, para que eu possa encontrar outra solução. Obrigada.


36 Comentários

A velocidade mínima alcançada pelo router no período que indiquei não permite abrir sequer uma página, não me passem atestados de estupidez que ainda nem iptv havia, nem fibra já eu facultava suporte técnico. Essa resposta pode ser muito boa para um leigo, não para mim. Ou resolvem a situação o a mesma será exposta à Anacom.

 

Boa tarde @GSLynn,

Penso que não entendeu, a minha intenção é ajudá-lo a entender quais são as respostas oficiais.

Existe a informação oficial aqui que sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

No entanto a empresa também afirma que poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4).

Espero ter ajudado.

Obrigado

Bom dia, 

Penso que quem não entendeu foi o Sr. Eu sei perfeitamente o que estou a dizer pois trabalhei 8 anos na área e utilizo a internet desde o tempo em que se chamava BITNET. Acha que restringir a velocidade e obter velocidades como as da imagem abaixo tem justificação? O cliente paga e nem 1 mega tem e sempre no período 17h-22h, o resto do dia está-se bem! Acha que tem justificativa? Ontem disseram-me que era do modem, hoje o mesmo modem está com velocidades normais, mas logo as 17h lá se vai o serviço. O vosso problema é que acham que todos andamos a comer gelados com a testa, raciocínio lógico é preciso.

 

O mesmo equipamento fora do horário indicado (é obvio que a dificuldade reside no modem, o mesmo depois das 17h resolve entregar a alma ao criador, mas ao contrário de Jesus Cristo o equipamento ressuscita depois das 22h). poupem-me 

Entretanto a reclamação junto da Anacom já foi feita.

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Boa tarde, @JULIAV.

Agradecemos o seu testemunho. O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Partilhe, por favor, connosco o resultado.

Obrigado

Olá, João e Jorge

Fiz o teste algumas vezes e os resultados variaram bastante. Às vezes a conexão está ótima, às vezes péssima. Compartilho algumas capturas de tela, dentre as quais uma tirada agora (hoje a conexão está razoável, felizmente - estou a trabalhar com edição e publicação de vídeos). Tenho a impressão de que a conexão piora muito quando há chuva e vento, mas talvez seja coincidência. Ainda não sei se há algo a fazer quando as velocidades de download e upload são pífias, o que acontece com razoável frequência.

 

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Agradecemos o seu testemunho e partilha @GSLynn.

A mensagem que cita é direcionada ao utilizador @darkthorn.

Confirmamos ter recebido a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

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O seu 4g do telemovel é da NOS também?

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Boa noite @JULIAV,

Testou o cartão noutro equipamento em diferentes localidades e a situação mantém-se? 

Obrigado

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Boa tarde, @JULIAV

Agradecemos desde já o seu comentário. 

De momento, não identificámos dificuldades com a cobertura 3G ou 4G na localidade que refere. 

O seu equipamento que tem o número francês, é desbloqueado? Se sim, por favor, experimente o acesso através dele e dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,   

Boa tarde, Jorge

Quanto à velocidade mínima, não sei se ela é anunciada, mas é difícil ser mais baixa que 0,00 como em um dos exemplos dados. A velocidade normalmente disponível varia tanto que eu não sei qual seria. Posso dizer que em 70% do tempo tenho uma velocidade correta e consigo trabalhar sem grandes preocupações. O preocupante são os outros 30%.

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Bom dia @JULIAV,

Na minha opinião o serviço não deveria ser comercializado sem a garantia da velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima.

Obrigado

Boa tarde, @JULIAV
Não temos conhecimento de que existam dificuldades com o tarifário atualmente comercializado, pelo que para podermos ajudar, e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos confirme o código postal da localidade em questão. 

Obrigado, 

Meu código postal foi dado na primeira mensagem desta thread.

A velocidade mínima alcançada pelo router no período que indiquei não permite abrir sequer uma página, não me passem atestados de estupidez que ainda nem iptv havia, nem fibra já eu facultava suporte técnico. Essa resposta pode ser muito boa para um leigo, não para mim. Ou resolvem a situação o a mesma será exposta à Anacom.

 

Boa tarde @GSLynn,

Penso que não entendeu, a minha intenção é ajudá-lo a entender quais são as respostas oficiais.

Existe a informação oficial aqui que sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

No entanto a empresa também afirma que poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4).

Espero ter ajudado.

Obrigado

Bom dia, 

Penso que quem não entendeu foi o Sr. Eu sei perfeitamente o que estou a dizer pois trabalhei 8 anos na área e utilizo a internet desde o tempo em que se chamava BITNET. Acha que restringir a velocidade e obter velocidades como as da imagem abaixo tem justificação? O cliente paga e nem 1 mega tem e sempre no período 17h-22h, o resto do dia está-se bem! Acha que tem justificativa? Ontem disseram-me que era do modem, hoje o mesmo modem está com velocidades normais, mas logo as 17h lá se vai o serviço. O vosso problema é que acham que todos andamos a comer gelados com a testa, raciocínio lógico é preciso.

 

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Boa tarde @darkthorn,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Boa tarde @darkthorn,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Bom dia, 

A informação que solicitaram já foi enviada, ontem depois da reclamação junto da entidade reguladora a ligação no período indicado melhorou um pouco, pelo menos deu para abrir páginas. As politicas da NOS têm de ser revistas pois o cliente paga por um serviço 24h e não por momentos de menos tráfego na rede. Se não têm capacidade é simples, não aceitem clientes até tê-la, pois é preferível disponibilizar um serviço de excelência do que um serviço medíocre. Cliente satisfeito traz muitos clientes, o oposto também se verifica.

 

Melhores cumprimentos

LSantos

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Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JULIAV. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Agradecemos o seu testemunho e partilha @GSLynn.

A mensagem que cita é direcionada ao utilizador @darkthorn.

Confirmamos ter recebido a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Eu sou o utilizador darkthorn, infelizmente tinha uma conta antiga no forum de outro serviço que tive, dai a confusão, acham que responderia a uma questão que não fosse minha? 

Agradecemos o seu testemunho e partilha @GSLynn.

A mensagem que cita é direcionada ao utilizador @darkthorn.

Confirmamos ter recebido a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Eu sou o utilizador darkthorn, infelizmente tinha uma conta antiga no forum de outro serviço que tive, dai a confusão, acham que responderia a uma questão que não fosse minha? 

Infelizmente até para apagar uma conta no fórum temos de solicitar que o façam. Podem apagar esta conta @GSLynn e deixar a darkthorn

Reputação 7

Boa tarde @JULIAV,

Acha que os testes que fez estão conforme a a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel?

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @GSLynn,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Como deverá compreender não é realizada uma verificação no sentido de compreender se está a utilizar mais do que um registo no Fórum NOS.

Não recebemos qualquer mensagem privada no perfil @Fórum proveniente do perfil @darkthorn, pelo que caso pretenda prosseguir apenas com essa conta recomendamos que primeiramente nos envie uma mensagem privada a partir da mesma com:

  • O seu número de cliente NOS e NIF associado ao contrato, de forma a verificarmos a situação apresentada inicialmente;
  • O email do registo @GSLynn, de forma a confirmar a identidade e proceder à eliminação da conta.

Muito obrigado

O seu 4g do telemovel é da NOS também?

Não, ainda estou a usar meu telemóvel francês, que cá em Portugal está conectado à Vodafone.

Comprei um cartão SIM da NOS mas ainda não recebi meu novo aparelho de telemóvel para testá-lo.

Se for o mesmo fiasco terei perdido tempo e dinheiro ¬¬

Reputação 7

Boa tarde @JULIAV,

Conforme sugerido anteriormente, envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @JULIAV.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Olá a todos,

 

Peço desculpas pela falta de resposta; estive fora de casa nos últimos dois dias. 

Hoje tive uma aula online e a internet funcionou de maneira aceitável. Em alguns momentos a conexão ficava lenta (causando cortes na fala do professor), mas não chegou a cair em nenhum momento. A ver como será com uma utilização mais intensiva conforme retorno às minhas atividades profissionais normais: upload e download de vídeos, edição de imagens, produção de atividades interativas, reuniões por vídeo com diferentes softwares, etc.

Caso os problemas retornem, testarei o cartão em outro aparelho como recomendado.

Agradeço a todos pelos conselhos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @JULIAV.

Partilhe connosco, por favor, caso sinta alguma dificuldade na utilização.

Obrigado

Olá, João e Jorge

Fiz o teste algumas vezes e os resultados variaram bastante. Às vezes a conexão está ótima, às vezes péssima. Compartilho algumas capturas de tela, dentre as quais uma tirada agora (hoje a conexão está razoável, felizmente - estou a trabalhar com edição e publicação de vídeos). Tenho a impressão de que a conexão piora muito quando há chuva e vento, mas talvez seja coincidência. Ainda não sei se há algo a fazer quando as velocidades de download e upload são pífias, o que acontece com razoável frequência.

 

Boa tarde, não é a única com este problema, desde há vários dias que o belo do Kanguru morre a partir das 17h até as 22h. Obtenho velocidades miseráveis e nem uma página consigo abrir.

Boa tarde, tenho o mesmo problema desde há vários dias e sempre entre as 17h e 22h. O router pura e simplesmente obtém velocidades miseráveis que me recordam quase um 56k pois nem uma página consigo abrir. 

O problema é do vosso lado, uma pessoa paga e depois tem de usar o telemóvel como hotspot.

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