Header

Hotspot NOS 4G simplesmente não é fiável


Escrevo este tópico graças ao 4G do meu telemóvel, pois com o hotspot da NOS é impossível obter uma conexão estável o bastante para abrir qualquer página web.

Resido em uma região em que ainda não há fibra (CP 2425-458) e na qual, segundo informações dos moradores, o satélite não é fiável. Assim, foi-me aconselhado adquirir um tarifário hotspot 4G na NOS. 

Assim, no dia 16/04/24 fui à loja NOS e adquiri o aparelho Kanguru 4G e o cartão SIM com o contrato de um ano. Porém, em nenhum momento a rede funcionou como deveria: a internet é desconectada a cada poucos minutos (fato constatado no PC, em diferentes telemóveis e num iPad) e, quando funciona, a conexão é extremamente lenta (uma ferramenta da internet mediu-lhe a velocidade de 60 kbps - sim, kbps, e não mbps!!!

Trabalho em casa e dependo da internet para isso - preciso de uma conexão fiável, estável e rápida. O hotspot da NOS não proporciona nenhuma dessas coisas. Tenho sido obrigada a trabalhar redirecionando o 4G do meu telemóvel. 

Gostaria de saber se há alguma solução viável ou se, na falta disso, é possível desfazer o contrato e devolver o aparelho sem custos, para que eu possa encontrar outra solução. Obrigada.


15 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

O seu 4g do telemovel é da NOS também?

O seu 4g do telemovel é da NOS também?

Não, ainda estou a usar meu telemóvel francês, que cá em Portugal está conectado à Vodafone.

Comprei um cartão SIM da NOS mas ainda não recebi meu novo aparelho de telemóvel para testá-lo.

Se for o mesmo fiasco terei perdido tempo e dinheiro ¬¬

Reputação 7

Boa noite @JULIAV,

Testou o cartão noutro equipamento em diferentes localidades e a situação mantém-se? 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @JULIAV

Agradecemos desde já o seu comentário. 

De momento, não identificámos dificuldades com a cobertura 3G ou 4G na localidade que refere. 

O seu equipamento que tem o número francês, é desbloqueado? Se sim, por favor, experimente o acesso através dele e dê-nos o seu feedback. 
Obrigado,   

Olá a todos,

 

Peço desculpas pela falta de resposta; estive fora de casa nos últimos dois dias. 

Hoje tive uma aula online e a internet funcionou de maneira aceitável. Em alguns momentos a conexão ficava lenta (causando cortes na fala do professor), mas não chegou a cair em nenhum momento. A ver como será com uma utilização mais intensiva conforme retorno às minhas atividades profissionais normais: upload e download de vídeos, edição de imagens, produção de atividades interativas, reuniões por vídeo com diferentes softwares, etc.

Caso os problemas retornem, testarei o cartão em outro aparelho como recomendado.

Agradeço a todos pelos conselhos.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha @JULIAV.

Partilhe connosco, por favor, caso sinta alguma dificuldade na utilização.

Obrigado

Olá,

Retorno a este fórum após alguns dias de uso do hotspot para, infelizmente, confirmar que ele não é totalmente fiável. Funcionou de maneira aceitável nos últimos dias (embora não excelente), mas hoje fui obrigada a conectar-me o dia inteiro por meio de meu telemóvel francês pra ser possível trabalhar.

Ou seja, pago dois planos de 4G mas só um deles funciona - e não é o da NOS (meu telemóvel português é da NOS e a conexão nele também estava capenga). Espero sinceramente que as operadoras tenham planos de trazer a fibra para este canto de Portugal, porque não sei o que fazer da vida se a coisa continuar assim.

Reputação 7

Olá,

Retorno a este fórum após alguns dias de uso do hotspot para, infelizmente, confirmar que ele não é totalmente fiável. Funcionou de maneira aceitável nos últimos dias (embora não excelente), mas hoje fui obrigada a conectar-me o dia inteiro por meio de meu telemóvel francês pra ser possível trabalhar.

Ou seja, pago dois planos de 4G mas só um deles funciona - e não é o da NOS (meu telemóvel português é da NOS e a conexão nele também estava capenga). Espero sinceramente que as operadoras tenham planos de trazer a fibra para este canto de Portugal, porque não sei o que fazer da vida se a coisa continuar assim.

 

Boa tarde @JULIAV,

Sugiro que faça um teste de velocidade em speedtest.nos.pt e partilhe o resultado.

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @JULIAV.

Agradecemos o seu testemunho. O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Partilhe, por favor, connosco o resultado.

Obrigado

Olá, João e Jorge

Fiz o teste algumas vezes e os resultados variaram bastante. Às vezes a conexão está ótima, às vezes péssima. Compartilho algumas capturas de tela, dentre as quais uma tirada agora (hoje a conexão está razoável, felizmente - estou a trabalhar com edição e publicação de vídeos). Tenho a impressão de que a conexão piora muito quando há chuva e vento, mas talvez seja coincidência. Ainda não sei se há algo a fazer quando as velocidades de download e upload são pífias, o que acontece com razoável frequência.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JULIAV. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @JULIAV,

Acha que os testes que fez estão conforme a a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel?

Obrigado

 

Boa tarde, Jorge

Quanto à velocidade mínima, não sei se ela é anunciada, mas é difícil ser mais baixa que 0,00 como em um dos exemplos dados. A velocidade normalmente disponível varia tanto que eu não sei qual seria. Posso dizer que em 70% do tempo tenho uma velocidade correta e consigo trabalhar sem grandes preocupações. O preocupante são os outros 30%.

Reputação 7

Boa tarde @JULIAV,

Conforme sugerido anteriormente, envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @JULIAV.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Comentário