Header

1Gbps em bridge


  • Kilobyte
  • 20 comentários

Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge?

Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada?

Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM?

O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS, tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, ficando sempre na ordem dos 200 Mbps, sem mais nenhum equipamento ligado no router NOS e com WiFi desligado, acontece com mais alguém?


40 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

A comunidade deu uma boa ajuda, @SCosta72, e o @Olaf fez uma questão pertinente.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 😊

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Mas e quais os valores que tem se fizer o teste de velocidades ligado diretamente ao route NOS?

Reputação 7
Crachá +1

Boa noite

A questão da velocidade fornecida é independente do router: é velocidade fornecida na instalação pelo menos nas portasde rede do router fornecido pela NOS, uma vez que não se permite o uso exclusivo de equipamentos próprios do cliente (modems cabo HFC ou routers com entrada apropriada para FTTH. Se funcionar a concorrência em pleno até deveria ser garantida a velocidade do wifi mas ainda não parece ser o caso.

Uma vez que o modo bridge é autorizado e não sáo divulgadas quaisquer limitações à velocidade permitida pressuponho que esta não é limitada.

Garanto que usando o modo bridge em routers NOS há bastantes anos nunca senti limitações na velocidade disponível, nem quando tinha 120Mbps, 200 Mbps ou agora 500Mbps. Sobre o giga (1Gbps) não me posso ainda pronunciar pois nunca o tive contratado. Sei que com configuração adequada se consegue garantir os valores de entrada em qualquer equipamento interno - enquanto possível - mas isso ultrapassa a questão colocada

Suponho que os valores limitados se deverão a outros fatores da ligação, do router NOS  ou do router próprio.

Reputação 7

Boa noite @SCosta72,

 

Claro que a NOS apenas garante no router fornecido com o serviço.

Sugiro que faça um teste no mesmo, de acordo com as condições mencionadas aqui.

 

Obrigado

 

Reputação 2

Boa tarde,

@Mário P. o modelo do equipamento que tenho instalado é CHITA-Hub5

 

Obrigado.

Estás a medir através do 2 router ou direto ao router da nos?

um bem haja 

A velocidade é medida pelo próprio router(2º), ou seja, nem passa sequer por ligar um pc ao 2º ou 1º router.

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde,

@Mário P. o modelo do equipamento que tenho instalado é CHITA-Hub5

 

Obrigado.

Estás a medir através do 2 router ou direto ao router da nos?

um bem haja 

Reputação 2

Boa tarde,

@Mário P. o modelo do equipamento que tenho instalado é CHITA-Hub5

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Confirme-nos, por favor, o modelo do equipamento que tem instalado, @SCosta72
Muito obrigado

Reputação 2

Boa tarde @SCosta72
Agradecemos o seu feedback. 
De momento, não temos conhecimento de que existam limitações de velocidade ao utilizar modo bridge. Assim, para ajudarmos, pedimos que aceda à App NOS e que utilize o assistente virtual, que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como o fazer em: 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Boa tarde Mário P.,

 

Os testes ao router não detectaram nenhum problema. Mas a internet através do router ligado á porta bridge nunca passa dos 260Mb.

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @SCosta72
Agradecemos o seu feedback. 
De momento, não temos conhecimento de que existam limitações de velocidade ao utilizar modo bridge. Assim, para ajudarmos, pedimos que aceda à App NOS e que utilize o assistente virtual, que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como o fazer em: 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado

Reputação 2

Boa tarde @jrm
Indique-nos, por favor, qual o router NOS que tem instalado. 
Obrigado

Olá Mário, eu tambêm estou na mesma situação. Tenho um router CHITA-Hub5 da NOS em modo Bridge. E tenho um segundo router da Asus ligado á porta 4. O teste de velocidade com a tool da Asus diretamente do próprio router só  me dá velocidade de download de 260Mbps. O upload está OK 100Mbps

Reputação 2

Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge?

Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada?

Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM?

O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS, tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, ficando sempre na ordem dos 200 Mbps, sem mais nenhum equipamento ligado no router NOS e com WiFi desligado, acontece com mais alguém?

Viva,

Eu tenho o meu Router em Bridge com um router Asus ligado. Infelizmente não passa dos 260Mb de download. O upload de 100Mb está OK. Tenho contratado 1Gbps. desconfio que a velocidade de download em modo bridge fica limitada.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @jrm
Indique-nos, por favor, qual o router NOS que tem instalado. 
Obrigado

Tenho este problema. 200 contratados. O Asus na porta 4 em modo AP tem os 200. Ligo o modo bridge no modem da Nos, a velocidade passa para 60~100.

Aí não conseguiria utilizar a VPN do router Asus, presumo.

Reputação 7
Crachá +1

@LVPS Como já escrevi experimente não usar a porta Wan no router em bridge, com as configurações de expansão de rede.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @LVPS
​​@Bruno Aleixo deu uma boa sugestão. 

Sendo uma questão de microinformatica, e atendendo ao método de ligação, sugerimos que entre em contacto com a parceira para este efeito, a PCMedic (16991). A chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Se, no entanto, a dificuldade que apresenta for da responsabilidade da NOS, após o envio do relatório, creditamos o valor em factura NOS. 

Lamentamos não conseguir ajudar de imediato. 

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +1

Escrevi cedo de mais, hoje de manhã, router Asus AX sem IP atribuído na WAN... Durou uma semana... Ainda não consegui perceber o porquê.

Nos Logs do router da NOS fica indicado também que não tem resposta da WAN durante uns segundos, deve ser isso que gera o AX ficar sem IP na WAN, no entanto com o AC por vezes demorava mas acho que nunca ficava horas sem IP.

Como isso envolve equipamentos próprios, é ligar pra pcmedic, a nos não vai conseguir ajudar sem o relatório deles. 

um bem haja 

Escrevi cedo de mais, hoje de manhã, router Asus AX sem IP atribuído na WAN... Durou uma semana... Ainda não consegui perceber o porquê.

Nos Logs do router da NOS fica indicado também que não tem resposta da WAN durante uns segundos, deve ser isso que gera o AX ficar sem IP na WAN, no entanto com o AC por vezes demorava mas acho que nunca ficava horas sem IP.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a partilha com a comunidade, @LVPS.
A sua experiência pode ajudar outros utilizadores que pretendam o mesmo género de ligação. 
Obrigado

Atualização: reset ao router NOS, reset ao Router Asus AX, reset ao router AC e cabo RJ45 Cat6A. 1 semana sem problemas, sucesso! (Pelo menos para já)

Está configurado como Bridge.

Reputação 7
Crachá +1

O router da nos para FTTH é modem/router pelo que, mesmo que desligue o Wi-Fi, não consegue desligar o router. Dito isto, todo o router tem uma série de regras configuráveis para o que se quer dele, router ou extensor, veja no manual dos equipamentos ou na página de configurações como proceder. Não dá para ter dois router sem ter dois serviços activos.

Não está configurado como extensor de sinal. O router da NOS está apenas a servir como Modem. WiFi desligado e e apenas o Router Asus ligado na porta 4 com Bridge ativo. Não sei como verificar o bloqueio de velocidade que fala no Router da NOS. Com o AX55 da ASUS a velocidade já fica dentro do patamar que considero aceitável. Várias medições, grande maioria perto dos 900Mbps. Se não perder o IP está tudo bem... Acho estranho existirem quebras de serviço que façam o router perder o IP, mas até acontecerem tudo funciona bem. Com o AC66 da ASUS, as perdas de IP eram facilmente suprimidas mas o Router não passava dos 400Mbps na porta WAN, com configurações equivalentes.

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia, por acaso verificou se existe algum bloqueio do router da NOS para a velocidade? No outro router respeitou as regras quando este é utilizado como extensor de sinal? Em condições de respeito pelas definições a velocidade devia ser a mesma. Uma última nota, para essas velocidades esqueça cabos 5E, recomendo cabos Cat7

Comentário