Header

1Gbps em bridge


  • Kilobyte
  • 20 comentários

Quem tem contratado 1Gbps, qual é a velocidade que atinge?

Com o router em modo Bridge, sentem que a porta 4 fica limitada?

Porque diferem tanto os valores medidos na página da NOS e nos medidores recomendados pela ANACOM?

O meu router, que está ligado ao modo Bridge no router da NOS, tem sistema de medição de velocidade e os valores nunca se aproximam de 1Gbps, ficando sempre na ordem dos 200 Mbps, sem mais nenhum equipamento ligado no router NOS e com WiFi desligado, acontece com mais alguém?


40 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @LVPS,

Agradecemos a sua mensagem. 

A velocidade entregue no seu router NOS é a contratada. Em contratos de 1Gbps, a velocidade é de 1Gbps.

Sugerimos que efetue a ligação entre o router NOS e o seu router utilizando um cabo de rede CAT5e ou superior.

Obrigado

O cabo utilizado é um 5E. As medições indicam sempre aproximadamente 250Mbps. 

Em sistemas de medição que não o site da Nos este valor costuma ser habitual, atinge os 900 Mbps apenas no sistema de medição da página da NOS o que me parece estranho.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @LVPS,

Sugerimos que efetue o teste de velocidade ligado diretamente ao router da NOS, partilhe connosco os resultados, por favor.

Obrigado

Segue o que consegui apurar, 1 computador com porta GIGABIT ligado por cabo de rede à porta do Router NOS, tudo o resto desligado, incluindo WIFI do Router NOS:

  • Ligado à porta 1: 780Mbps Download;
  • Ligado à porta 4 com Bridge Mode ativo: 179,3 Mbps Download
  • Foi utilizado o mesmo PC, o mesmo cabo… apenas foi alterada a porta onde estava ligado o PC.

 

O Router ao fazer medição directa gerlamente mede:

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @LVPS. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 

 

Isto é consistente com o router  não ser capaz de utilizar velocidade total disponivel pelo o “Router” da NOS, muitos routers hoje em dia são gigabit e no entanto quando têm outras funções ligadas (ex: Traffic shapping, Monitorização activa, Firewall, etc...) tem limitações da total largura de banda que conseguem utilizar no momento.
Por exemplo eu inclusive tenho um Edgerouter 8 instalado na porta 8, e com o overhead dos serviços e limitações embutidas na configuração pelo mesmo tenho um limite de 800 mbits/s (em full duplex) menos quando a rede esta mais ativa devido a trafico local o que é normal.

So por curiosidade qual é o router que tem ligado na porta 4?

Asus RT-AC66 B1 

O valor medido pelo PC na porta 4 também me parece anormal. Os valores indicados em bloco são medidos pelo próprio router.

Asus RT-AC66 B1 

O valor medido pelo PC na porta 4 também me parece anormal. Os valores indicados em bloco são medidos pelo próprio router.

Desculpa la mas o teu router esta a funcionar exatamente dentro dos limites do mesmo, é como eu mencionei anteriormente tu nunca vais conseguir 1 gbit/s com o RT-AC66 B1 alias se fores procurar na internet vais ver que toda a gente não consegue passar os 220 mbit/s sem desligar muitas das funcionalidades do mesmo porque os processadores , neste caso o BCM4708C0 ,não tem capacidades de chegar essas velocidades sem aceleradores que este não têm.

Se quiseres chegares as velocidades da NOS tens que comprar um Router melhor por exemplo Unifi Dream Machine que tem um throuput de 850 mbit/s atravez da porta WAN com todos os serviços ligados.

Não vou jurar, mas tenho ideia que atingia os 800Mbps quando tinha fibra da MEO... Mas agora estou na dúvida se era com o AC 66 ou com o AX55 que no caso da nos não consigo utilizar, porque como serviço tem quebras ele demora muito a renovar os IPS.

Não vou jurar, mas tenho ideia que atingia os 800Mbps quando tinha fibra da MEO... Mas agora estou na dúvida se era com o AC 66 ou com o AX55 que no caso da nos não consigo utilizar, porque como serviço tem quebras ele demora muito a renovar os IPS.

So pode ter sido o AX55 que o AC66 não tem capacidades disso, quanto as velocidades da NOS em si, a que ter em conta que a NOS tal como qualquer operadora em Portugal que providenciar a velocidade contratada com um espaço de manobra de ±20% dentro da própria rede nos seus equipamentos (Modem/Router ate ao Servidor NOS) não contando serviços terceiros porque obviamente eles não tem controlo dos mesmo.

No FDS vou tentar colocar novamente o AX para experimentar, se o serviço já não tiver quebras. Também não consigo perceber porque o AX demora imenso a renovar os IPS quando tem quebra no serviço e o AC66 são uns segundos... Mas aí já não deve ser problema do operador, excepto as quebras na ligação, claro. Só acho estranho porque com a MEO nunca tive estes problemas, tinha sim problemas de rede nos tlm em casa, mas a internet fixa era TOP, tinha 200Mbps e a Internet era mais rápida que a Nos com 1Gbps, e não estou a falar de medições, mas percepção real. Instalei o serviço em Novembro e tudo funcionava bem, desde Março ou Abril, já não me recordo bem, começaram os problemas de quebras e comecei aperceber-me da lentidão também.

Ligação por WiFi ao router da Nos com WiFi a 866Mbps, netmede: 308,4.

Medição site da NOS: 270

 

Sem mais nada ligado no Router NOS, o único equipamento associado é o tlm e desliguei o router que estava ligado no Bridge.

Ligação por WiFi ao router da Nos com WiFi a 866Mbps, netmede: 308,4.

Medição site da NOS: 270

 

Sem mais nada ligado no Router NOS, o único equipamento associado é o tlm e desliguei o router que estava ligado no Bridge.

Wifi, sem ser a nova tecnologia WIFI 6 e com equipamento com o mesmo não vai chegar nem perto da capacidade total da velocidade contratada decerto que vou repetir o que todo o mundo já disse a toda a gente.
Mas para chegar ao limite de velocidade do contrato precisa de estar ligado por cabo no minimo cat5E para garantir de 1gbit/s do equipamento ao Router( Sem contar com o serviço) velocidade e ter um processador moderno com 4gb de ram e um disco rigido ou ssd com um cache igual ou superior 125 MB/s.

André, repare que o WiFi da ligação estava estável a 866 Mbps, mas de qualquer forma não esperava ter 1Gbps, apenas se aproxima dos valores que o router obtém ligado na porta 4. Com PC, cabo CAT 5E os valores sobem, não percebo é porque apenas com PC e no site da NOS o valor se aproxima.

Atualização, de uns dias para cá o AC66 rondava os 400Mbps. Instalei o AX55 e o serviço já oscila entre os 600Mbps e os 900 e MTS Mbps.

O serviço melhorou e aparentemente o Router também não estava ajudar.

Agora voltando ao problema do AX, que já me aconteceu uma vez desde ontem, quando fiz substituição do AC, por vezes existe quebra no serviço e o router deixa de conseguir assumir o IP na Wan. Nunca me aconteceu na MEO e por isso tive que voltar ao AC na NOS. Tenho configurado WAN como IP automático, existe alguma configuração específica necessária? O IP da WAN na NOS mantém-se fixo durante quanto tempo em média? Estou a ponderar configurar como IP fixo... De salientar que está ligado na porta 4 do Router NOS com Bridge ativo.

Reputação 7
Crachá +1

Bom dia, por acaso verificou se existe algum bloqueio do router da NOS para a velocidade? No outro router respeitou as regras quando este é utilizado como extensor de sinal? Em condições de respeito pelas definições a velocidade devia ser a mesma. Uma última nota, para essas velocidades esqueça cabos 5E, recomendo cabos Cat7

Não está configurado como extensor de sinal. O router da NOS está apenas a servir como Modem. WiFi desligado e e apenas o Router Asus ligado na porta 4 com Bridge ativo. Não sei como verificar o bloqueio de velocidade que fala no Router da NOS. Com o AX55 da ASUS a velocidade já fica dentro do patamar que considero aceitável. Várias medições, grande maioria perto dos 900Mbps. Se não perder o IP está tudo bem... Acho estranho existirem quebras de serviço que façam o router perder o IP, mas até acontecerem tudo funciona bem. Com o AC66 da ASUS, as perdas de IP eram facilmente suprimidas mas o Router não passava dos 400Mbps na porta WAN, com configurações equivalentes.

Reputação 7
Crachá +1

O router da nos para FTTH é modem/router pelo que, mesmo que desligue o Wi-Fi, não consegue desligar o router. Dito isto, todo o router tem uma série de regras configuráveis para o que se quer dele, router ou extensor, veja no manual dos equipamentos ou na página de configurações como proceder. Não dá para ter dois router sem ter dois serviços activos.

Está configurado como Bridge.

Atualização: reset ao router NOS, reset ao Router Asus AX, reset ao router AC e cabo RJ45 Cat6A. 1 semana sem problemas, sucesso! (Pelo menos para já)

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a partilha com a comunidade, @LVPS.
A sua experiência pode ajudar outros utilizadores que pretendam o mesmo género de ligação. 
Obrigado

Escrevi cedo de mais, hoje de manhã, router Asus AX sem IP atribuído na WAN... Durou uma semana... Ainda não consegui perceber o porquê.

Nos Logs do router da NOS fica indicado também que não tem resposta da WAN durante uns segundos, deve ser isso que gera o AX ficar sem IP na WAN, no entanto com o AC por vezes demorava mas acho que nunca ficava horas sem IP.

Reputação 7
Crachá +1

Escrevi cedo de mais, hoje de manhã, router Asus AX sem IP atribuído na WAN... Durou uma semana... Ainda não consegui perceber o porquê.

Nos Logs do router da NOS fica indicado também que não tem resposta da WAN durante uns segundos, deve ser isso que gera o AX ficar sem IP na WAN, no entanto com o AC por vezes demorava mas acho que nunca ficava horas sem IP.

Como isso envolve equipamentos próprios, é ligar pra pcmedic, a nos não vai conseguir ajudar sem o relatório deles. 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @LVPS
​​@Bruno Aleixo deu uma boa sugestão. 

Sendo uma questão de microinformatica, e atendendo ao método de ligação, sugerimos que entre em contacto com a parceira para este efeito, a PCMedic (16991). A chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Se, no entanto, a dificuldade que apresenta for da responsabilidade da NOS, após o envio do relatório, creditamos o valor em factura NOS. 

Lamentamos não conseguir ajudar de imediato. 

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +1

@LVPS Como já escrevi experimente não usar a porta Wan no router em bridge, com as configurações de expansão de rede.

Comentário