Header
Pergunta

Porque atrasam o envio da factura electrónica?


Reputação 1
Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!

27 Comentários

Reputação 1
Esta "conversa" é de há 2 anos atrás, e a situação mantém-se!
Acabei de receber a 27/06 uma factura emitida a 18/06 = há 9 dias atrás!!

E isto não é excepção! É a regra!
Reputação 7
Crachá +5
Esta "conversa" é de há 2 anos atrás, e a situação mantém-se!
Acabei de receber a 27/06 uma factura emitida a 18/06 = há 9 dias atrás!!

E isto não é excepção! É a regra!

Boa tarde. Mas, ao consultar a sua Área de Cliente, a fatura terá aparecido disponível para consulta mais cedo, a m/fatura emitida a 27/4 recebi no email a 29/4, Fatura de Maio emitida a 27/5 recebi no email a 29/5, a de Junho ainda não foi emitida. Parece-me normal.
Reputação 7
Crachá +5
Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!

No meu caso, como tenho debito direto, a fatura da NOS é sempre debitada no dia 19 de cada mês, independentemente da data de emissão.
Reputação 1
1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato!

2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois...

3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!
Reputação 1

Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!
No meu caso, como tenho debito direto, a fatura da NOS é sempre debitada no dia 19 de cada mês, independentemente da data de emissão.


O meu caso é diferente; já não vivo em Portugal, mas como ainda estou presa ao período de permanência, o meu inquilino está a usufruir do pacote da nos; a factura q eu recebo, depois reencaminho para o inquilino. E ao inquilino faz diferença para em 15 dias ou pagar em 1 mês.
Um media de 10-11 dias para enviar um email é um absurdo!! Se alguém fosse a pé da sede da NOS em Lisboa, até minha casa no Porto entregar a factura... chegava primeiro do q o email!!
Reputação 7
Crachá +5
1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato!

2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois...

3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!

Aguardo até com impaciência a fatura de Junho para ver se já vem lá o Detalhe Mínimo.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Célia Correia 2018 e @Jose Rodrigues ,

Antes demais, movemos as suas publicações para um tópico mais antigo, onde vários utilizadores esclarecem a sua dúvida. Desta forma, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade.

@Célia Correia 2018 , relativamente ao acesso à sua factura eletrónica, o @Jose Rodrigues fez uma sugestão relevante. O acesso à Área de Cliente NOS permite que situações de atraso como a que ocorrem sejam evitadas.
Desta forma, a sua fatura é primeiramente disponibilizada na Área de Cliente garantindo o acesso à mesma.

Para consultar a sua fatura siga os passos abaixo:
  1. Gerir Serviço
  2. Faturas e Pagamentos
  3. Faturas




Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco. ☺️
Reputação 1
Repito: eu não tenho de ir a área de cliente nenhuma. O contratado foi "envio de factura por email" e não ir à área de cliente.
A NÓS é super picuinhas com as condições gerais e particulares do contrato quando o cliente tenta denunciar... Por isso, sejam picuinhas também no momento de envio de facturas por email.
Eenviar a factura com 9-14 dias de atraso versus a emissão e depois pedirem o pagamento com base na emissão e não no envio do email é absurdo, ridículo e anti-contratual!!
@Célia Correia 2018 , nao deixa de ter razao no que diz respeito a demora no envio de faturas relativamente a sua data de emissao.
Porem, parece-me que os prestadores de serviços estao obrigados a fazer chegar as faturas aos clientes com uma determinada antecedencia relativamente a data de liquidaçao prevista nas mesmas que penso ser de 10 dias (pelo menos em relaçao aos debitos diretos assim ditam as regras).
Reputação 1
@C24XXXX201 Eu não tenho débito directo; pago via multibanco. E o contrato diz 25 dias para pagamento da factura, da data de emissão. O meu problema é q a NÓS emite, mas depois demora entre 9 e 14 dias para fazer chegar a factura até mim!
Por exemplo, hoje, 27/06 recebi uma factura emitida a 18/06. Vou ter de pagar 25 dias depois da data de emissão, que na realidade, são 16 dias depois de eu ter recebido o documento...
No q me diz respeito, a NÓS pode até ter emitido só hoje a factura, mas colocado uma data de há 9 dias, para receber mais cedo o pagamento...!
Por DD ou por MB, 16 antes da data limite é mais do que suficiente e nao viola nenhuma regra!

A Operadora emite faturas de acordo com os ciclos de faturaçao dos clientes e estes podem solicitar a alteraçao desses ciclos para outros que lhes dêm mais geito.
Nao me parece que tenha razao quando refere "...para receber mais cedo o pagamento...". Talvez apenas uma percepção errada que a leva a atribuir significado diferente aquilo que sao processos normais.
Reputação 1
@C24XXXX201 O contrato fala em pagamento a 25 dias. Logo, 16 dias é errado. Ponto final.
Reputação 7
Crachá
@C24XXXX201 Eu não tenho débito directo; pago via multibanco. E o contrato diz 25 dias para pagamento da factura, da data de emissão. O meu problema é q a NÓS emite, mas depois demora entre 9 e 14 dias para fazer chegar a factura até mim!
Por exemplo, hoje, 27/06 recebi uma factura emitida a 18/06. Vou ter de pagar 25 dias depois da data de emissão, que na realidade, são 16 dias depois de eu ter recebido o documento...
No q me diz respeito, a NÓS pode até ter emitido só hoje a factura, mas colocado uma data de há 9 dias, para receber mais cedo o pagamento...!

Bom dia,
De facto eu verifico a mesma situação no meu serviço. Factura com emissão a 20 de Junho, hoje ainda não recebi por email.
Embora pague por débito direto, já quando era por MB acontecia o mesmo.



No entanto consultei a mesma no dia 21 de junho (1 dia depois da emissão), pelo que a alteração de datas de emissão com a pretensão de receber a factura a horas não está correcta, pois a mesma é de facto emitida na data indicada na factura.
No passado e porque não me davam jeito as datas do pagamento, contactei a NOS e escolhi um ciclo de facturação de meu agrado, sem grande dificuldade pode pedir tal alteração.

A NOS é o operador (na minha opinião) mais "user friendly" do mercado, pelo que, embora seja uma empresa grande, pode cometer erros, tal como nós clientes ás vezes fazemos, mas temos por vezes de tentar minimizar estas situações de "confronto", para que possa haver uma relação comercial saudável.

Confesso que no passado já tive algumas dificuldades no cumprimento de alguns pagamentos com a NOS e a empresa podia ter resolvido o contrato e me penalizar, está no contrato e previsto no código civil português, mas não o fez, entramos em acordo e a situação resolveu-se.

Isto apenas para dizer que por vezes não precisamos de ser picuinhas ao contrato, pois este é mais um "guia" que protege ambas as partes. A falar a situação resolve-se, talvez a alteração do ciclo resolva a situação.

Cumprimentos
Reputação 1
@Pedro Rios
Basta não demoraram 10-15 dias a enviar o email com a factura, depois da sua emissão. O meu problema não é o ciclo de facturação, q me é indiferente. O meu problema são os 10 dias (em média) q existem entre a emissão da factura, e o envio do email com mesma.
Se alguém saísse da sede da NÓS em lisboa, e fosse a pé até minha casa ao Porto, eu ia receber a factura 5 dias antes do q recebo através de um email...
Reputação 7
Crachá
@Pedro Rios
Basta não demoraram 10-15 dias a enviar o email com a factura, depois da sua emissão. O meu problema não é o ciclo de facturação, q me é indiferente. O meu problema são os 10 dias (em média) q existem entre a emissão da factura, e o envio do email com mesma.
Se alguém saísse da sede da NÓS em lisboa, e fosse a pé até minha casa ao Porto, eu ia receber a factura 5 dias antes do q recebo através de um email...

Para maior celeridade e visto que a situação não se deverá alterar na emissão/envio das facturas, o melhor é de facto efectuar o download na área de cliente.
Sabendo que não tem obrigatoriedade de o fazer, mas pode facilitar a vida ao seu inquilino se o fizer e posteriormente lhe enviar a factura ou dados de pagamento.
Pelo que percebi o importante não é a data limite de pagamento, mas sim o tempo que tem para o efectuar.
Reputação 1
@Pedro Rios
Certo! Mas é uma questão de princípio exigir a uma empresa precisamente de COMUNICAÇÕES q não demore 10 dias a enviar um correio electrónico!
Ps: é o q tento fazer = ir à área cliente... mas às vezes esqueço... e este atraso da NÓS causa-me transtorno (o inquilino dps atrasa a renda, etc, etc...)
Reputação 7
Crachá +5
1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato! 2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois... 3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!Aguardo até com impaciência a fatura de Junho para ver se já vem lá o Detalhe Mínimo.
Boa tarde, conforme eu escrevi aqui, que aguardava a emissão da m/fatura relativa ao mês de Junho/2019, a mesma apareceu hoje disponível na m/ Área de Cliente. (emitida a 28/06 disponível para consulta hoje dia 28/06). Já está lá o Detalhe Mínimo que eu pedi, conforme demonstro na transcrição que anexo. A discussão agora reiniciada acerca do tema (porque atrasam o envio da fatura eletrónica?)

Reputação 1
@Jose Rodrigues O q me interessa a mim a sua factura e o seu detalhe?!?
A minha factura TODOS os meses (inclusive no PRESENTE mês) é enviada com 9 a 14 dias de atraso.
Sendo q este é uma conversa sobre atraso no envio de facturas, e eu estou a comentar p facto de que este é um problema que se arrasta há anos (o comentário original com esta queixa foi feito há mais de 2 anos)... porq raios é q não são posts pertinentes, adequados ou úteis?!
Tenha juízo!
Reputação 7
Crachá +5
@Jose Rodrigues O q me interessa a mim a sua factura e o seu detalhe?!?
A minha factura TODOS os meses (inclusive no PRESENTE mês) é enviada com 9 a 14 dias de atraso.
Sendo q este é uma conversa sobre atraso no envio de facturas, e eu estou a comentar p facto de que este é um problema que se arrasta há anos (o comentário original com esta queixa foi feito há mais de 2 anos)... porq raios é q não são posts pertinentes, adequados ou úteis?!
Tenha juízo!

O seu comentário feito no Fórum sem qualquer problema já que á para isso que foi criado o Fórum, já mereceu a atenção, o comentário e resposta da moderadora. Para reclamar do tempo exagerado que demora a emissão da fatura e a receção da mesma no email deve contatar a NOS por telefone, por email ou apresentar uma reclamação ao provedor da NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/ ou reclamar no livro amarelo https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
@Célia Correia 2018 ,
Creio que lhe foram prestadas suficientes ajudas para que melhor possa entender a realidade, nomeadamente quanto à obrigaçao de comunicaçao prévia dos valores a liquidar (10 dias antes da data limite de liquidaçao).

No entanto, e apesar do seu "...Ponto final" 😉 , gostaria de perceber de onde retirou os 25 dias e a que se referem concretamente. Indique se possivel o documento e onde encontra-lo.
Antecipadamente grato pela sua colaboraçao.
Reputação 1
@C24XXXX201 Nas condições particulares do meu contrato diz explicitamente 25 dias de prazo de pagamento.
Eu é q não faço ideia de onde é q você foi buscar esses 10 dias... O meu prazo de pagamento nunca foi 10 dias! E repito: NÃO pago por débito directo.
Reputação 1
@Jose Rodrigues Vá lamber as botas à NÓS pra outro lado, e sff não me incomode....
+2500 comentários em 2 anos e meio aqui no fórum? Lol! Get a life!!
Reputação 7
Crachá +5
@Jose Rodrigues Vá lamber as botas à NÓS pra outro lado, e sff não me incomode....
+2500 comentários em 2 anos e meio aqui no fórum? Lol! Get a life!!

É assim, o Fórum NOS tem como objetivo a troca de ideias e de ajuda entre os utilizadores. No Fórum, devem ser colocadas questões de interesse comum a outros intervenientes ou clientes, quer dizer, devem ser postas dúvidas que interessem a todos. Neste caso, a indagação que colocou aqui, apenas lhe interessa a si, é do seu âmbito pessoal, já para não falar da insinuação que publicou acerca da falta de honestidade da NOS. Que me interessa a mim ou aos outros que a fatura demore 15 dias a chegar por email? Conforme já foi informada a fatura está disponível para consulta na Área de cliente no próprio dia em que é emitida. Nesta conformidade, assuntos que não têm interesse para os demais clientes, devem ser tratados por uma linha de apoio.
@Célia Correia 2018 ,
Ok. Admito como possível...
Uma vez que desconheço quais as condições particulares em vigor à data de celebração do seu contrato com a NOS, admito como possível, mas com muitas duvidas...
Fui cliente NOS durante muitos anos e sinceramente não me recordo...
E nas atuais condições particulares não consegui encontrar qualquer evidência!

Quanto aos 10 dias...

“Atenção! Independentemente do ciclo de faturação do seu operador, a fatura mensal deve ser-lhe enviada com a antecedência mínima de 10 dias em relação à data limite de pagamento.”

Podem ler mais em ANACOM – Portal do Consumidor – Emissão de Faturas

Quanto à linguagem que usa (lamber botas, etc) para com quem só pretende ajudar, é bem indicadora...
Reputação 1
@C24XXXX201 Essa frase do regulamento da ANACOM só diz q não pode ser inferior a 10 dias... Não diz nada sobre limite superior. No meu caso, como expliquei, o meu acordo foram 25 dias entre data de emissão da factura, e data de pagamento (e é o q diz nas facturas... 25 dias! O problema é q as facturas demoram a chegar até mim).

Quanto ao outro indivíduo, a quem respondi anteriormente... ele está longe de estar somente a "tentar ajudar". Ele foi insultuoso, e sim, lambe-botas da NOS. Mantenho o q escrevi.

E agora, fico-me por aqui.

Comentário