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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Boa noite,

Gostava de esclarecer uma dúvida. A adesão ao eSIM anula o cartão físico pelo que percebi, certo? A minha questão é se é possível usar o eSIM num telemóvel compatível e usar o cartão fisico do mesmo número e tarifário num outro telemóvel.

Pelo que percebi,  a NOS não dispõe de nenhum serviço para clientes particulares que possam usar o mesmo número e dados incluídos em dois telemóveis em simultâneo. Correcto?


Boa tarde @Eunice Afonso, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

De momento, para pedir a 2.ªvia do cartão, em eSIM, sugerimos que seja feito diretamente numa loja NOS. 

Obrigado


Bom dia, gostaria de saber como posso converter um SIM físico que tenho em eSIM, há possibilidade de ser feito via online? Obrigada. 


Boa tarde @Jorib, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

 O @atcrs deu uma excelente ajuda. 

Obrigado


Pode, o cartão tem de ser em loja.


Preciso de substituir o cartão físico que atualmente possuo, com o mesmo número e condições.

É possível? Como deve proceder para solicitar o cartão eSIM?

Obrigado.


Boa tarde @Zhanna,

Agradecemos o seu testemunho,🙂

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.


Boa tarde @João H. 

Obrigado pela sua resposta. Enviei uma mensagem para o perfil Forum. Vi anteriormente neste tópico que o eSim funciona no Pixel 7

Muito obrigada


Boa tarde @Zhanna​​​@alvarown,

Agradecemos a sua mensagem @Zhanna.

De momento, o Google Pixel 7 não faz parte da lista de terminais certificados para uso com o eSIM NOS.

Ainda assim, vamos ajudar a verificar. Para tal pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de telemóvel.

Agradecemos a sua partilha com a comunidade @alvarown🙂

Obrigado 


@João H. confirmo que o Pixel 6a é compatível com o eSim da NOS. Comprei um cartão novo para testar antes de fazer a migração do Sim físico e ficou a funcionar sem problemas. O mesmo não posso dizer da concorrência. No caso da Vodafone o eSim não é compatível.


Olá!

Tenho um cartão de Sim físico. Devido à mudança para o Pixel 7, foi decidido mudar para o eSim. 
No dia 15 de Dezembro visitámos um showroom no centro comercial Colombo e foi-nos dado um eSim.
O consultor disse que o cartão estaria ligado ao meu número e que ficaria activo em 2 horas. 
Após 2 horas, digitalizei o código QR com o meu Pixel 7. Mas recebi um erro - Sim não foi provisionado. 
Já passaram mais de 24 horas e ainda vejo a mensagem de que o cartão não está provisionado. O físico SIM continua a funcionar. O que devo fazer?

Muito obrigada


Obrigado @João H. 


Boa tarde @alvarown,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirmamos que o eSIM NOS está certificado para utilização em alguns equipamentos, no caso do Google Pixel 6 apenas existe a certificação com Google Pixel 6 Pro

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Comentário corrigido. 


Boa tarde,

Na listagem de equipamentos compatíveis com eSim NOS não aparece o Google Pixel 6a.

O eSim da NOS é ou não compatível com este equipamento?

Obrigado.


Bom dia @Ricardo Ribeiro

Lamentamos a situação. Mas ao escolher a opção “Apagar” tem de activar, agora, com uma 2.ª via do eSIM em loja. 

Obrigado


Bom dia a todos. 
Adquiri recentemente um novo iPhone. Desliguei e apaguei o E-sim nos que tinha no antigo iPhone (o qual também já fiz reset) e tentei ler o QR code no novo iPhone, MAs diz que é o e-sim “não está activo”. Sendo que é a segunda vez que o uso, gostaria de obter a vossa ajuda. 
Desde já obrigado. 


Boa tarde @SCorreia,

Agradecemos a sua mensagem e alerta.

Vamos analisar internamente este tema a fim de confirmar a listagem de terminais certificados.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde a todos,

A lista apresentada é de 2022 mas está certamente desatualizada 😁

 

Fui a uma loja oficial e posso garantir que o eSIM funciona com o Pixel 7. 

Infelizmente inicialmente o problema deveu-se a quem atendeu do lado do apoio ao cliente, que forneceu o número do SIM e não entendeu que eu queria era um eSIM. 

 

Obrigada a todos. 


Boa tarde @SCorreia e @nozyr,

Agradecemos a vossa mensagem. 

@Bruno Aleixo prestou uma boa ajudara esclarecer este tema.

A listagem de equipamentos terminais certificados para uso de eSIM na NOS está em constante evolução. 

Fique atento a novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Parace que o esim da nos não é compativel com esse telemóvel:

https://www.nos.pt/particulares/PublishingImages/Banners/eSIM/Equipamentos_compativeis_com_a_tecnologia_eSIM_NOS.pdf

mas já tentou a configuração manual, sem ser com qr code?

Um bem haja 


Boa tarde,

 

Liguei hoje para o apoio ao cliente para pedir o cartão eSim para um nº de telemóvel que já tenho e deram-me por telefone o nº para ativação do eSim.

 

No entanto não o estou a conseguir ativar no meu Pixel 7, surge o seguinte erro de comunicação:

 

Noutro tópico aqui no forum tinham indicado já ter conseguido ativar o eSim num Pixel 7 Pro. Podem ajudar por favor?

 

Obrigado.


Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo sobre o cartão digital eSIM. 😊

Saibam tudo sobre o cartão eSIM neste artigo, e partilhem connosco qualquer duvida que possa surgir. 

Estamos sempre disponíveis par ajudar aqui, no Fórum NOS.

 


Obrigado nós pelo seu feedback, @Joao Paulo Ruivo🤗
Ficamos contentes que tenha conseguido solucionar a situação. 

Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

 


No meu caso a transferência não foi possível! o próprio equipamento indica essa impossibilidade.

Descobri que o meu equipamento tem uma versão de software que deveria ter a opção de eSIM bloqueada, a versão do firmware permite introdução mas não permite remoção.

Consegui libertar o eSIM após reposição de fábrica.

O eSIM já funciona no novo equipamento! 

Obrigdo fórum!

 


Boa tarde a todos, 
Pedimos desculpa pela demora. 
Assim que tivermos feedback partilharemos convosco. 
Obrigado


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