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5G data throttling


I subscribed to a 5G contract Mais Gigas-Ilimitado for 47,99 euro per month and the promise is: dados moveis ilimimitado, velocidade 1Gbps and Acesso 5G Incluido.

For 6 weeks it was ok. Speeds measured at 60-80Mbps (far far away from the 1Gbps) but ok. Data up/download without restrictions.

Then on the 26 june this suddenly changed to 3-10Mbps up and download which is barely enough to make a decent video call or watch netflix for that matter. Since nothing was changed in my setup I expect some serious data throttling by NOS. I have made a complaint but it has never been concluded satisfactory. 3 hours I spent with them on the phone but nothing was achieved. 

I suspect that data throttling (reducing either speed or data cap limitations) is common practice in NOS and I would like to know if there are others experiencing the same annoying drop in speed. I do understand that there are peak periods which are limiting the bandwidth but this is happening 24/7.

Since I pay the for the most expensive subscription for high quality internet I am very dissappointed and I like to really know if I am the only one with this problem.

 

Portugues:

Subscrevi um contrato 5g Mais Gigas-Ilimitado por 47,99 euros por mês e a promessa é: dados movimentos ilimitados, velocidade 1Gbps e Acesso 5g incluído.

Por 6 semanas foi ok. Velocidades medidas a 60 - 80Mbps (muito longe dos 1Gbps), mas ok. Dados up / download sem restrições.

Então, no 26 de junho, isso mudou repentinamente para 3-10Mbps e download, o que mal é suficiente para fazer uma videochamada decente ou assistir à netflix. Uma vez que nada foi alterado na minha configuração, espero alguma limitação séria dos dados pela NOS. apresentei uma queixa, mas nunca foi concluída de forma satisfatória. 3 horas passei com eles no telefone, mas nada foi alcançado. 

Suspeito que a limitação de dados (redução das limitações de velocidade ou de limite de dados) é uma prática comum na NOS e gostaria de saber se existem outros que experimentam a mesma queda irritante na velocidade. Compreendo que existem períodos de pico que limitam a largura de banda, mas isso está a acontecer 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Desde que eu pagar o para a Assinatura mais cara para internet de alta qualidade estou muito decepcionado e eu gostaria de realmente saber se eu sou o único com este problema.

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Melhor resposta por Mário P. 19 July 2023, 09:14

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57 Comentários

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Bom dia a todos, 

Cada cartão tem uma APN configurada para que garanta os padrões anunciados no site NOS, pelo que como partilhado, é necessário que o cartão cumpra as regras e as boas práticas de utilização do serviço. 

A NOS monitoriza o serviço para o cumprimento das condições de acesso ao serviço e ao utilizar o serviço de forma contrária do estabelecido, são aplicadas medidas necessárias para salvaguardar o serviço.

@Jorge C, o serviço de telemóvel destina-se unicamente a permitir a utilização dos serviços que estejam expressamente indicados, não lhe podendo ser dada qualquer outra utilização, nomeadamente para conversão ou reencaminhamento, sob qualquer forma, de tráfego, independentemente da sua origem. 

@Ed van Willegen, quanto à possibilidade de alterar o tarifário para um de internet móvel e conseguir aceder ao serviço como, também, a possibilidade de verificarem se a sua localidade tem ou não 5G da NOS, endereçámos o seu pedido. O mesmo encontra-se registado com o número 000136919444. 
Obrigado

 

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Obrigado pela compreensão @mjksilva e @Utilizador123456!

Obviamente a NOS consegue ver que equipamento está a usar (atraves de IMEI do equipamento). Você não recebe um aviso, eles apenas restringem seus limites de dados e velocidades a níveis inutilizáveis (de 1GBps → < 10Mbps). Mas você tem que continuar pagando. Nem uma solução é proposta. Errei e selecionei de boa fé o serviço errado e agora sou tratado como criminoso!

Eu sei que a NOS consegue saber o equipamento que estamos a usar, mas não tem permissão para usar essa informação a não ser com autorização judicial visto que o IMEI tal como a torre em que se está a aceder ou mesmo um IP são dados pessoais que carecem de autorização legal para utilizar.

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Try using the service in another location if possible to see if the problem persists.

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Não consegui perceber, o utilizador usa um cartão móvel (chamadas) num router e ficou com o serviço barrado, é isso?

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Bom dia a todos, 
Como indicámos o serviço contratado é para uma utilização no respectivo equipamento, ou seja, sendo um tarifário de telemóvel com uma dotação de minutos, sms e dados móveis é necessário utilizá-lo num Smartphone. A NOS fornece uma variedade de ofertas de serviços como por exemplo: 

Se pretende utilizar o serviço de internet num equipamento como Router, escolha o serviço adequado, ou seja, internet Fixa ou móvel. 

Obrigado

 

Boa noite a todos,

Como curiosidade o que acontece se a pessoa fizer tethering dos dados para wifi?

Está a  usar os dados no equipamento mas ao mesmo tempo também partilha.

Conheço outros países que usam práticas em que vendem esta opção, ou seja monitorizam.

Aguardo um esclarecimento.

Obrigado

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Boa tarde @Ed van Willegen,

Agradecemos a sua mensagem. 

Consideramos ter esclarecido o tema por si anteriormente partilhado.
Detalhe-nos, por favor, caso tenha alguma outra questão em que possamos ajudar.

Obrigado

Ótimo!

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Não consegui perceber, o utilizador usa um cartão móvel (chamadas) num router e ficou com o serviço barrado, é isso?

@mjksilva  Bastante limitado aparentemente. Parece que a NOS quer que o cliente continue a pagar 49€ ( porque foi enganado ) e não tenha o serviço. Mesmo estando nas letras do contrato a verdade é que o cliente tem razão, dados são dados, o dispositivo que ele está a usar não deveria fazer diferença alguma.
Além do mais para a NOS saber que dispositivo o cliente está a usar provavelmente teve que fazer sniffing a dados de rede que muito provavelmente não está autorizada a fazer.
Como é que a NOS detecta o dispositivo que o cliente está a usar @Mário P. ?

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So what you are saying is that you broke a rule and admit it, so the bad guy is NOS here

Sim mas nao tem impacto nada. Infelizmente. 

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It’s hidden in the terms of service. One thing is clear. I am out!  You guys win👍👍👍 

Yes, its hidden, even because you only agree with terms of service without being given the terms to you, and yes, its ilegal, yet you agreed. You just dont know what you agreed with.

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Bom dia a todos, 

@Ed van Willegen, movemos o seu comentário para o artigo onde já abordou o tema e a comunidade deu uma boa ajuda. 

O Tarifário Mais Gigas é para o serviço móvel e não para o serviço fixo, ou seja, tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima e estimativa da velocidade máxima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

Se pretende utilizar o serviço numa televisão ou noutro dispositivo que não tenha relação com o serviço móvel, sugerimos que contrate o serviço para o efeito. 

Obrigado

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Bom dia @Ed van Willegen
Tentámos entrar em contacto consigo 3 vezes, no entanto, não foi possível manter contacto, pelo que o assunto foi fechado. 

Infelizmente não conseguimos entrar em contacto consigo pelos meios que refere, ou seja, a comunicação tem de ser por chamada. Assim, e para conseguirmos endereçar novamente o pedido, confirme-nos o melhor horário para lhe ligarmos. 
Muito obrigado

Tell me my friend exactly where is says in the advertisement that I am not allowed to use it in a router?  Where is that disclaimer stated execatky on the same page where price and speed are offered?  Where?

Secondly my router is mobile (movel) as much as a telemovel. It doesn’t state what and what cannot be used in section 3!

Still NOS is taking people for a ride. 

Even the announced speeds are far from reality!

Finally if you guys are so good why did I talk for 3 hours with your technical team and no-one could resolve the issue??  Because you are throttling speed and telling half truths  making unclear announcements and fooling people.

 

Section 3:

 

But here and everyone is warned now:

O tarifário com dotação de dados ilimitada é apenas para utilização pessoal e exclusiva do utilizador final do serviço telefónico móvel da NOS e no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento, nem para qualquer fim de natureza comercial. Destina-se unicamente a permitir a utilização dos serviços que estejam expressamente indicados, não lhe podendo ser dada qualquer outra utilização, nomeadamente para conversão ou reencaminhamento, sob qualquer forma, de tráfego, independentemente da sua origem ou para estabelecimento de comunicações permanentes e/ou ininterruptas. O Cliente não pode, ainda que de uma forma meramente tentada, atacar a rede ou os sistemas da NOS ou de terceiros, nem utilizar ilicitamente recursos de sistemas de terceiros, ainda que não provoque quaisquer danos. A NOS poderá monitorizar a utilização do serviço para verificação do cumprimento das condições de acesso e utilização. No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

This is where they are hiding it!!

 

Obrigado! Nao sabia isso!

@Mário P.   Fico em Haiti agora e vou voltar para Portugal dia 14 Agosto. Pode me ligar aqui mas so por Whatsapp.

 

Em caso vcs tentaram me ligar com  numero de conta nao vai pq esse sim fica no meu roteador.

 

Mas meu numero de telemovel esta incluido na minha conta de NOS (Dados de envio fatura)

@Mário P. Obrigado, espero que possamos encontrar uma solução rapidamente para o problema!

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Não temos essa possibilidade, @Ed van Willegen.😥

Apenas por chamada tracional. 

Não estamos a utilizar o número do cartão que está no router mas sim o que termina em “309”. 
Obrigado

@Utilizador123456  mas eles fazem essa informação:

 Vc pode ver isso na sua conta. Bem claro! Mas é impossivel provar que eles usam essa informação para restringir a velocidade!

Sim o numero termina com 309!

So now tell what the difference is between the solution I have and the solution which is presented:

Internet Movel:

 

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@Ed van Willegen, não somos nós moderadores que fazemos essas alterações, até porque há questões contratuais associadas que têm de ser informadas e que cabe à equipa em questão. Como, também, como indicado por si neste tópico pretende saber se pode usar o 5G infelizmente, e de momento, não conseguimos confirmar a cobertura 5G devido à sua evolução constante. 

Assim, precisamos de endereçar o seu pedido à equipa que o pode ajudar e informar em conformidade. 

Podemos endereçar novo pedido para que lhe liguem?

Obrigado

@Mário P.  Se nada mudou e vcs nao podem resolver essa problema entao quero cancelar meu contrato!  Nao posso pagar para nada!

 

Entao resolver essa situação e o melhor solução!

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