Header

A televisão mudou na região do Minho e Douro Litoral



Mostre a primeira mensagem

87 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Boa noite
Tenho uma LG 37LF75, pelo que li é uma tv cuja tecnologia é dvb-t e não dvb-c. Ja esperimentei mudar o país, para finlandia ou suécia, e apesar do menu mudar, nem sequer os 23 canais que com o setup “Portugal” consigo sintonizar. A unica solução que tenho é alugar um sintonizador? É possivel comprar?

Obrigado

Boa noite @silvanos
Aparentemente este televisor não tem sintonizador cabo (dvb-c) e tenho algumas dúvidas que seja capaz de sintonizar os canais da nossa TDT (DVB-T com mpeg4). Mas essa questão já estará resolvida desse lado pois deves ter experimentado.
Confirmei aqui

Pode ser uma menos valia porque também não serve para o RF da concorrência pelo menos para o HD, salvo erro. (pelo menos a Vodafone avisa da necessidade de receptor dvb-t com mpeg4 ou compatível com a TDT portuguesa)

Em relação aos analógicos deverás continuar poder a ver - suponho que vias e só foram reduzidos e alterados alguns. Deves ter de sintonizar em modo analógico - o outro não servirá de muito.

A mudança de país - que é "ensinada" nos manuais dos produtos que muitas vezes não lemos serve apenas para colocar alguns modelos no modo em que prefere a sintonia digital de cabo em relação à chamada terrestre (TDT). Normalmente chegam as duas a uma tomada de parede igual mas a forma de recepção da terrestre é por via aérea e a de cabo vem ... pelo cabo da NOS.
Boa noite
Tenho uma LG 37LF75, pelo que li é uma tv cuja tecnologia é dvb-t e não dvb-c. Ja esperimentei mudar o país, para finlandia ou suécia, e apesar do menu mudar, nem sequer os 23 canais que com o setup “Portugal” consigo sintonizar. A unica solução que tenho é alugar um sintonizador? É possivel comprar?

Obrigado
Reputação 7
Crachá +1
Olá @Henrique Moreira
Fico satisfeito que tenha conseguido e agradeço que tenha partilhado para outros saberem.

Eu so acho muito estranho é certas pessoas so agora chegar à conclusão que a tv que tem não tem dvb-c, quando este assunto se fala e os canais digitais estarem abertos e disponíveis desde maio 2017 onde podiam testar a tv nos últimos 8 meses. Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto?

Percebo e concordo com o seu ponto de vista.
Mas pela mesma ordem de ideias nenhum cliente deveria reclamar, por exemplo, de pacotes com dados móveis, pois estão mais do que avisados pelos muitos relatos aqui no forum… se o lessem antes de subscrever…(...)
Os Portugueses reclamam mais e isso ate pode ser bom sinal... sinal de maior informaçao, mas tambem maior facilidade em... a partir do sofá, da cama, etc

Apesar de concordar que apesar de haver informação muitos só se aperceberam/apercebem quando a situação lhes toca e de considerar que há muita informação disponível neste fórum (e noutros lados), acho - e é uma opinião pessoal - que apesar do extraordinário trabalho que muitos clientes têm feito aqui para resolver os problemas de outros e muito trabalho que os moderadores têm tido para coordenar isto e ouvir as muitas queixas dos clientes pelos problemas que surgem a NOS não está isenta de culpas pois, tendo feita uma grande e difícil operação que pelo menos em parte parece ter sido bem sucedida, esqueceu-se de colocar informação útil e importante no seu próprio site, mais acessível ao cliente normal - que não tem que ser especialista na matéria ou ter jeito - para facilitar a parte de casa.
Assim como o fez com a ajuda do site podia ser feito para este tema, explicando passo a passo de forma genérica como o fazer. Até podia aproveitar o trabalho dos que foram escrevendo sobre isso.

Mas também temos aqui a aplicação da ideia que todos nascemos ensinados, com grandes conhecimentos tecnológicos e com jeito para decifrar emaranhados de informação que por vezes pela repetição desmotivam os leitores.
Contra mim falo que às vezes ao tentar ajudar complico sem querer.

Já agora tinha ficado bem uma palavra de enquadramento da questão(*)no email (sim porque pelo menos eu não tive direito a carta - já sabia muito...) para não terem de ser os utilizadores a adivinhar e explicar aos outros os porquês disto tudo, pois como se lê em muitos posts o que passou foi o corte de analógicos, alguma hesitação no anúncio dos canais "variáveis" - cujo critério de escolha ainda estou para perceber... e a nota saliente e bem presente do custo de aluguer de mais um aparelho para quem ficasse sem o serviço...
A resistência à mudança fez o resto e o descontentamento por desaparecerem canais do analógico ajudou.

Esperemos que a contrapartida que venhamos a ter seja válida e o serviço melhore, embora tenha algumas reticências, pelo menos para os locais mais congestionados.

(*)Cai especialmente mal porque para os investidores que levam os lucros há sempre umas palavras explicativas do que projeta - apesar de por vezes serem repetidas anos a fio...
Obrigado! Sim confirma-se.
Alterei o país da minha LG 32Lh4000 para a Finlândia e fiz a sintonia por "Cabo" e já tenho 120 canais + 21 rádios o que nunca tive anteriormente.

Olá @Henrique Moreira
Não tenho de defender a NOS, mas lembro que a opção pelo sistema não é nova - só a "descodificação" de muitos canais com muito melhor sinal que o analógico. Há muito que alguns o pediam, em comparação com outros operadores internacionais e nacionais. A opção para emitir em DVB-T teria forçosamente custos para o utilizador, mais tarde ou mais cedo, porque implicaria equipamentos na estrutura para toda a rede... E espaço nas frequência que é um bem escasso que a NOS parece querer aproveitar para o DOCSIS 3.1 ou algo mais...

Quando se mudou para a televisão livre digital em Portugal foi ainda pior e só é pena que tenha sido uma oportunidade perdida para proporcionar melhor/maior serviço a todos, também por influência das operadoras. Algumas aproveitaram depois a disponibilidade de equipamentos DVB-T para o RF.
Enquanto na fibra FTTH (única tecnologia concorrente em Portugal em que há RF "livre") o sinal modulado em RF é um serviço adicional modulado em DVB-T, no cabo da NOS é exactamente o mesmo sinal da box que, dizem alguns, é de melhor qualidade que o da concorrência... Quando há bom sinal...

Por fim um alerta: como no caso de outro utilizador @Ribas o televisor que menciona está no grupo dos abrangidos pelo manual da minha LG, sem indicação alguma de que as instruções de sintonização DVB-C não se lhe apliquem.
No seu caso eu tentaria a solução indicada no manual e tentaria a opção por um país de "sintonia" "--", "Finlândia" ou "Suécia" que, com mais ou menos limitações, são os que permitem a utilização do sintonizador de cabo DVB-C nos modelos abrangidos.

Espero que se confirme.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @M3PF.

A nova restruturação da grelha digital oferece 110 canais, mais do dobro do que tinha anteriormente. Para ter acesso, apenas precisa de ter uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C. No caso da sua não ser compatível, pode alugar um sintonizador pelo valor de 0,99€.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jose_Ribeiro,

Para ter acesso a mais de 110 canais de TV e rádio, só precisa de ter uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable). Caso a sua não tenha esta tecnologia, é possível alugar um sintonizador.
[Guimarães ]
NÓS e a arte de roubar...até parece que NOS está no sangue!
Estaremos alguns de nós a ter conhecimento que foi alterado incorrectamente e sem nosso consentimento o serviço de televisão contratualizado, na oferta de canais nas televisões sem “box”. O serviço base contratado pressupunha e sempre esteve em funcionamento até dia 8 de Janeiro, 35 canais, neste momento a grelha foi alterada e reduzida para 23 canais sobretudo apra alguns equipamentos (TVs). Feitos os devidos contactos com imenso tempo espera, qual a solução
que apresentam para repor o serviço?
-Aluguer de um sintonizador por mais 1€ por mês.
-Há sempre a solução de comprar um sintonizador no mercado ( 40€)
- Comprar uma TV com sintonizador DVB incorporado.
Para já escolhi reclamar por escrito pedindo a reposição da grelha de TV e cumprimento do contratado, seguirá para ANACOM e por último Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, só porque não me apetece mudar de operadora para já, sobretudo porque considero um abuso.
Alguém conseguiu resolver o problema de outra maneira?

Ficam alguns contactos interessantes.
http://portaldaqueixa.com/
http://www.anacom-consumidor.com/
triave@gmail.com
https://www.deco.proteste.pt/
...Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto? ...

Percebo e concordo com o seu ponto de vista.
Mas pela mesma ordem de ideias nenhum cliente deveria reclamar, por exemplo, de pacotes com dados móveis, pois estão mais do que avisados pelos muitos relatos aqui no forum… se o lessem antes de subscrever…
A maioria dos utilizadores vêm ao forum apenas quando veem o seu status-quo alterado… pimenta no cu dos outros é refresco… uma significativa parte dos clientes que receberam as comunicações sobre o tema “sem box”, perceberam patavina do que se pretendia… até não conseguirem ver o canal favorito…
Outra significativa parte, a avaliar pela forma como se expressam nos seus comentários, terao tambem alguma dificuldade em entender a valiosa ajuda do forum, ainda que muitas vezes na forma de bê-á-bá…
Os Portugueses reclamam mais e isso ate pode ser bom sinal... sinal de maior informaçao, mas tambem maior facilidade em... a partir do sofá, da cama, etc
@Oscar7 Assim o fiz.
Dia 9, verifiquei problemas nos canais digitais que, repito, até então funcionavam na perfeição.

Foi sugerido fazer nova sintonização.

Assim o fiz.

Daí surgiram os problemas relatados. Por exemplo, SIC Caras, posição 14, imagem pixelizada, com falhas, com perda. SIC Caras HD, perfeita. Disney Channel, posição 40, com os mesmos problemas.

Não vi todos os canais.

Também as rádios, que apareciam logo depois do ultimo canal, deixaram de aparecer nessas posições. Aparecem mais à frente e com qualidade duvidosa.
Reputação 7
Crachá +2
@Manuel Camarinha provavelmente só tens de fazer uma nova sintonização. Como tinhas feito da outra vez.
Reputação 7
Crachá +1
Eu so acho muito estranho é certas pessoas so agora chegar à conclusão que a tv que tem não tem dvb-c, quando este assunto se fala e os canais digitais estarem abertos e disponíveis desde maio 2017 onde podiam testar a tv nos últimos 8 meses. Se conhecem este forum para vir cá se queixarem, não leram os poste aqui durante 8 meses para saber tudo sobre este assunto?
Para saber que o DVB-C é utilizado desde os tempos da tvcabo, que o dvb-c existe muito antes da tdt e dvb-t, que as box da NOS, powerbox, iris, UMA utilizam todas dvb-c desde sempre, que o dvb-c não foi descoberto so agora, depois há aquelas pessoas que fazem um sintonização na tv e à primeira não conseguem receber os canais digitais e ficam por ali, não deu à primeira e pronto onde em muitos casos a tv até consegue mas os donos não se dão ao trabalho de se informarem como fazer, queixar dá menos trabalho. à portuguesa, queixar e deixar até o ultimo dia :8
Bom dia,
Após nova atualização dos canais fora da box, divulgada com pela NOS e que no seu comunicado, transmitiam a mensagem de melhorar a sua qualidade, pergunto: como podem afirmar que é para melhorar a qualidade quando se perde inúmeros canais?
Por exemplo, o canal discovery, canal história, TLC, entre outros deixaram de estar disponíveis.
Podem confirmar esta situação?
Reputação 7
Crachá +1
Olá @Henrique Moreira
Não tenho de defender a NOS, mas lembro que a opção pelo sistema não é nova - só a "descodificação" de muitos canais com muito melhor sinal que o analógico. Há muito que alguns o pediam, em comparação com outros operadores internacionais e nacionais. A opção para emitir em DVB-T teria forçosamente custos para o utilizador, mais tarde ou mais cedo, porque implicaria equipamentos na estrutura para toda a rede... E espaço nas frequência que é um bem escasso que a NOS parece querer aproveitar para o DOCSIS 3.1 ou algo mais...

Quando se mudou para a televisão livre digital em Portugal foi ainda pior e só é pena que tenha sido uma oportunidade perdida para proporcionar melhor/maior serviço a todos, também por influência das operadoras. Algumas aproveitaram depois a disponibilidade de equipamentos DVB-T para o RF.
Enquanto na fibra FTTH (única tecnologia concorrente em Portugal em que há RF "livre") o sinal modulado em RF é um serviço adicional modulado em DVB-T, no cabo da NOS é exactamente o mesmo sinal da box que, dizem alguns, é de melhor qualidade que o da concorrência... Quando há bom sinal...

Por fim um alerta: como no caso de outro utilizador @Ribas o televisor que menciona está no grupo dos abrangidos pelo manual da minha LG, sem indicação alguma de que as instruções de sintonização DVB-C não se lhe apliquem.
No seu caso eu tentaria a solução indicada no manual e tentaria a opção por um país de "sintonia" "--", "Finlândia" ou "Suécia" que, com mais ou menos limitações, são os que permitem a utilização do sintonizador de cabo DVB-C nos modelos abrangidos.

Espero que se confirme.
Tenho uma LG32LH4000 e não tem DVB-C.
E agora? Vou comprar uma televisão nova? Vou pagar feito burro um descodificador a Nos?
Pois ficam desde já a saber que vou mudar para a MEO
Olá @Ribas
Não contestando o que o @C24XXXX201 indicou para ajudar, eu , no seu caso também tentava a mesma técnica que ele indica no LG 32LH5000.
Tenho um modelo mais modesto da linha que partilha o manual com o seu e na lista que presumo foi utilizada para as especificações também consta como só tendo DVB-T e também tem DVB-C.

As opções na pesquisa são as que foram indicadas embora eu prefiro as "Finlândia" por respeitar a nossa língua no guia e por permitir a ordenação posterior dos canais. (Opções no menu de sintonia e não de linguagem do televisor)


Boas,
no LV5500 mudei o pais para Espanhol e resoltou, no LH5000 não, mas vou testar o Finlândia.:)
Obrigado.

Resultou! Muito obrigado 😉
Olá @Ribas
Não contestando o que o @C24XXXX201 indicou para ajudar, eu , no seu caso também tentava a mesma técnica que ele indica no LG 32LH5000.
Tenho um modelo mais modesto da linha que partilha o manual com o seu e na lista que presumo foi utilizada para as especificações também consta como só tendo DVB-T e também tem DVB-C.

As opções na pesquisa são as que foram indicadas embora eu prefiro as "Finlândia" por respeitar a nossa língua no guia e por permitir a ordenação posterior dos canais. (Opções no menu de sintonia e não de linguagem do televisor)


Boas,
no LV5500 mudei o pais para Espanhol e resoltou, no LH5000 não, mas vou testar o Finlândia.:)
Obrigado.
LG 32LV5500 LED-LCD TV specifications: Digital Tuner > DVB-C (MPEG4), DVB-T (MPEG4)

LG 32LH5000 specifications: Digital Tuner > DVB-T

O problema mais comum com os televisores LG em relaçao ao DVB-C, reside no facto de apenas se conseguir acesso aos menus de sintonia desta norma quando configurado o televisor para determinados paises ou entao selecionando Outros ou "---".

Tente mudar o pais no LV5500, pois parece ser o unico com a norma indicada para as redes NOS.


Boa noite,
consegui sintonizar no LV5500,
no LH5000 não consegui,mas vou tentar novamente.
Obrigado
Reputação 7
Crachá +1
Olá @Ribas
Não contestando o que o @C24XXXX201 indicou para ajudar, eu , no seu caso também tentava a mesma técnica que ele indica no LG 32LH5000.
Tenho um modelo mais modesto da linha que partilha o manual com o seu e na lista que presumo foi utilizada para as especificações também consta como só tendo DVB-T e também tem DVB-C.

As opções na pesquisa são as que foram indicadas embora eu prefiro as "Finlândia" por respeitar a nossa língua no guia e por permitir a ordenação posterior dos canais. (Opções no menu de sintonia e não de linguagem do televisor)
Eu ja sabia. Foram mexer no dia 9 e estragaram tudo. Tinha as minhas LG a funcionar na perfeiçao. Todos os canais com excelente qualidade, radios após o ultimo canal, etc etc. Agr tenho canais com problemas. Com instabilidade. Radios que nao funcionam. Enfim...
LG 32LV5500 LED-LCD TV specifications: Digital Tuner > DVB-C (MPEG4), DVB-T (MPEG4)

LG 32LH5000 specifications: Digital Tuner > DVB-T

O problema mais comum com os televisores LG em relaçao ao DVB-C, reside no facto de apenas se conseguir acesso aos menus de sintonia desta norma quando configurado o televisor para determinados paises ou entao selecionando Outros ou "---".

Tente mudar o pais no LV5500, pois parece ser o unico com a norma indicada para as redes NOS.
Boa noite,
tenho dois lcd´s , um é o modelo LG LV5500 a outra LG LH5000, em nenhum
deles consigo sintonizar os novos canais digitais.
obrigado:(
Consulte a Lista de frequencias dos canais digitais sem box .
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Maria Isabel da Costa Pinheiro. :)

A frequência do canal SIC Radical HD é:
  • Frequência - 296,5
  • SR - 6000
  • Modulação - QAM256

Pode consultar as frequências dos canais digitais disponíveis sem box aqui.
Reputação 2
Alguém me sabe dizer por favor a nova frequência da SIC Radical HD no Minho e Douro Litoral, ou seja no porto, estou em paços de ferreira.

Cumprimentos.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda à comunidade, @Raquel Barbosa.

Os canais da grelha analógica foram escolhidos tendo em conta os mais vistos nas regiões do Minho e Douro Litoral. Para ver o TLC, caso a sua televisão não seja compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable), pode alugar um sintonizador.

Comentário