Header
Pergunta

Fiselizacao sem meu consentimentk


Eu comecei na nos com um plano sem fidelidade e queria colocar mais internet sem alterar meu contrato, quando fui cancelar meu plano da nos uma rapariga me ligou da operadora e me ofereceu um plano pagando mais barato com mais internet eu aceitei, quando eu fui olhar meu contrato estava la um plano de fidelidade de 24 meses, quero saber si isso é permitido aqui em Portugal de colocar plano de fidelidade em uma pessoa estrangeira?


17 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Rafael Ramalho do Nascimento,

 

Se aceitar o contrato por telefone é permitido mas teria concordar com as condições.

 

Segundo a ANACOM “(...) nos contratos por telefone, o operador deve enviar ao consumidor as condições que foram acordadas telefonicamente, no prazo máximo de 5 dias (seguidos) e num suporte que este possa guardar e servir de prova (por exemplo, em papel, por SMS ou e-mail). O consumidor deve sempre verificar as condições que recebe do operador.”

  • Se o telefonema for feito pelo operador, o contrato só será válido depois de o consumidor o assinar ou enviar o seu consentimento por escrito ao operador. Se as condições que o consumidor receber não forem as que combinou por telefone não deve dar o seu consentimento. Se o consumidor não der o seu consentimento escrito, o operador não lhe pode exigir o cumprimento de quaisquer obrigações, por exemplo de pagamento de faturas ou de pagamento de encargos pelo incumprimento do período de fidelização.
  • Se o telefonema for feito pelo consumidor, o contrato é válido mesmo sem o seu acordo escrito. Se as condições que o operador enviar ao consumidor não forem as combinadas por telefone, é possível pedir ao operador a gravação da chamada.

 

Por favor informe se concordou com as condições que lhe foram enviadas.

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, @Rafael Ramalho do Nascimento
Não foi informado de que teria um vinculo para com a empresa ao aceitar a oferta que lhe foi feita? Diga-nos, por favor, há quanto tempo foi feita a alteração contratual. 
Obrigado, 

Reputação 7

Boa tarde @Mário P.,

Mesmo após ter sido informado das condições do contrato via telefone (neste caso o cliente recebeu o telefonema), o consumidor tem de ter acesso ao documento, para verificar se as condições são as mesmas e comunicar por escrito se aceita ou não.

Obrigado

Nao me foi enviado contrato nenhum ela mandou um codigo pra eu confirmar, confirmei sem contrato nenhum apos o plano ja estava efetivado.

Reputação 7

Nao me foi enviado contrato nenhum ela mandou um codigo pra eu confirmar, confirmei sem contrato nenhum apos o plano ja estava efetivado.

 

O problema não é seu, são os funcionários que pactuam com esta prática de marketing agressivo.

Os exemplos estão até aqui no Fórum NOS uma vez que próprios gestores da comunidade não esclarecem os tópicos que existem sobre o assunto, passando a ideia que não serve para nada.

Sugiro que faça uma reclamação formal, caso necessite de ajuda disponha.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rafael Ramalho do Nascimento,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Aguardamos, por favor, a sua resposta às questões colocadas pelo moderador @Mário P.. 🙂

Não foi informado de que teria um vinculo para com a empresa ao aceitar a oferta que lhe foi feita? Diga-nos, por favor, há quanto tempo foi feita a alteração contratual. 

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @João H.,

 

Parece-me que o cliente respondeu à questão ou seja foi informado que bastaria aceitar algo num SMS para o contrato ficar ativo e claro que não acedeu aos links disponibilizados.

 

É lamentável que os operadores tenham práticas que considero desleais porque omitem informação relevante aos consumidores e agradeço esclarecimento dos tópicos relacionados.

 

Obrigado

 

 

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @João H.,

 

Parece-me que o cliente respondeu à questão ou seja foi informado que bastaria aceitar algo num SMS para o contrato ficar ativo e claro que não acedeu aos links disponibilizados.

 

É lamentável que os operadores tenham práticas deste tipo que considero desleais porque omitem informação relevante aos consumidores e agradeço um esclarecimento dos tópicos relacionados.

 

Obrigado

 

 

Isso não me parece que tenha sido, nem de perto, o que os moderadores perguntaram. Mas ainda bem que está aqui o jorge para ajudar a baralhar utilizadores com coisas que ng quer saber. Deixa só a @Rafael Ramalho do Nascimento responder aos moderadores para eles ajudarem em vez de estares a mandar sardinhas pra todos os lados. 

Isso é só reverter o portfolio para o anterior e está feito, tem 14 dias pra o fazer a partir do momento da aceitação das condições.

Um bem haja 

Reputação 7

Isso não me parece que tenha sido, nem de perto, o que os moderadores perguntaram. Mas ainda bem que está aqui o jorge para ajudar a baralhar utilizadores com coisas que ng quer saber. Deixa só a @Rafael Ramalho do Nascimento responder aos moderadores para eles ajudarem em vez de estares a mandar sardinhas pra todos os lados. 

Isso é só reverter o portfolio para o anterior e está feito, tem 14 dias pra o fazer a partir do momento da aceitação das condições.

Um bem haja 

 

Claro que não interessa esclarecer a causa fundamental deste assunto 😍

Existem parcerias que são fonte de receita para muitos palhaços e convém lançar a confusão.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

Como já informado, estas são praticas com as quais não nos revemos e, dessa forma, sempre que tomamos conhecimento deste tipo de atuações, as mesmas são endereçadas internamente, junto das equipas NOS responsáveis para que sejam alvo da melhor apreciação.
Agradecemos sempre que nos façam chegar este tipo de alertas, pois os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar.

Aguardamos assim o testemunho da @Rafael Ramalho do Nascimento, sobre as questões colocadas, para que possamos prestar a melhor ajuda sobre esta questão. 🙂

Obrigado

A ligação foi gravada si voces puxarem vao escutar, pra eu nao cancelar o plano ela começou a me oferecer coisas mais baratas e ate que chegou o de 50gb que foi o plano que eu fiz, nao me foi informado de contrato de fidelidade nao me foi informou nada, porque eu nem sabia que eu podia fazer planos de fidelidade pq nem documento aqui em Portugal eu tenho, só manifestação de interesse, me enviou algo de confirmação e tal, sendo que recentemente eu entrei no app NOS e apareceu uma opção do contrato quando eu comecei a ler percebi que tinha feito um contrato de 24 meses.

Reputação 7

A ligação foi gravada si voces puxarem vao escutar, pra eu nao cancelar o plano ela começou a me oferecer coisas mais baratas e ate que chegou o de 50gb que foi o plano que eu fiz, nao me foi informado de contrato de fidelidade nao me foi informou nada, porque eu nem sabia que eu podia fazer planos de fidelidade pq nem documento aqui em Portugal eu tenho, só manifestação de interesse, me enviou algo de confirmação e tal, sendo que recentemente eu entrei no app NOS e apareceu uma opção do contrato quando eu comecei a ler percebi que tinha feito um contrato de 24 meses.

 

Boa noite @Rafael Ramalho do Nascimento,

Agradeço a divulgação destas práticas de marketing da NOS. 

No entanto o @João H. disponibilizou-se para resolver a sua situação 😊 

Vamos aguardar as orientações dos gestores da comunidade. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

@Rafael Ramalho do Nascimento, sim, os contratos podem ser celebrados com cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal, uma vez que é um contrato que depende da vontade das partes. 

No entanto, e segundo a informação que nos dá, para verificarmos a situação, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente e número de contribuinte para o perfil @Fórum
Obrigado,

Reputação 7

Boa tarde @Rafael Ramalho do Nascimento,

Caso entenda partilhe publicamente como resolveram para ajudar outras pessoas 😊

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @Rafael Ramalho do Nascimento,

Caso entenda partilhe publicamente como resolveram para ajudar outras pessoas 😊

Obrigado

Vão reverter o portefólio dela muito possivelmente, de qualquer das formas não vai haver nada que mesmo partilhado possa ajudar outras pessoas. Tem de ser sempre resolvido via apoio ao cliente… 

um bem haja 

Reputação 7

Boa tarde @Rafael Ramalho do Nascimento,

Caso entenda partilhe publicamente como resolveram para ajudar outras pessoas 😊

Obrigado

 

Vão reverter o portefólio dela muito possivelmente, de qualquer das formas não vai haver nada que mesmo partilhado possa ajudar outras pessoas. Tem de ser sempre resolvido via apoio ao cliente… 

um bem haja 

 

Agradeço a sua partilha mas o @João H. já solicitou um mensagem privada para o @Fórum portanto com certeza será resolvido dessa forma.

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Vamos responder à sua mensagem o mais rápido que nos for possível, @Rafael Ramalho do Nascimento
Agradecemos a cooperação e compreensão. 

Obrigado, 

Comentário