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exigência de cartão de cidadão


Reputação 1

Hoje aconteceu-me o ridículo de não me fazerem a troca / 2ª via do meu cartão SIM numa loja, porque não tinha o cartão de cidadão físico na minha posse, apesar de ter apresentado o meu cartão através da app id.gov.pt a qual é aceite pelas autoridades e em todos os serviços que necessitei de apresentar até à data, quer sejam públicos ou privados. 

Gostaria de obter da parte da NOS uma explicação para este procedimento, uma vez que contraria a legalidade.

Obrigado.

 

 

 


8 Comentários

Não sei o que na NOS é considerado uma explicação, mas no meu quotidiano, uma resposta por IA não é nem de perto uma explicação, muito menos no que a atendimento ao cliente diz respeito.

É até ofensivo 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @hugo.vieira, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a sua sugestão. De momento, e como indicado, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar. 

Obrigado

É ridiculo não aceitarem o cartão de cidadão virtual e LEGAL, sendo que em operações stop, entidades bancárias, aeroporto é aceite, nem sequer aceitam a impressão do mesmo feito através da APP e depois querem fotocopiar o nosso cartão de cidadão físico!!!???? Para nós proteger de fraudes????

Podem especificar que fraudes??? Se ficam com cópia do nosso CC???

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos a situação, @Margarida GMG

De momento, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar.

A sugestão foi endereçada e se houver novidades partilharemos aqui. 
Obrigado,  

Boa tarde aconteceu me exactamente o mesmo. Tive de ir buscar o documento físico sendo que utilizo an app em todo os sítios sem problemas. Inacreditável 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @José Luzia,

Agradecemos o a sua partilha e sugestão sobre este tema.

Os testemunhos da comunidade são importantes para que possamos continuar a melhorar.

Iremos endereçar esta sugestão internamente de forma a que seja analisada junto das equipas apropriadas.

Por favor, fale connosco se surgir alguma dúvida ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

Reputação 1

Boa tarde, @Mário P. 

Agradeço a vossa preocupação com a minha protecção contra eventuais fraudes. 

No entanto, gostaria de referir que a app em questão tem a mesma validade dos documentos em formato físico e permite a exportação de um ficheiro PDF cuja validade pode ser comprovado em qualquer outro dispositivo. 

Desta forma, permite fazer prova, dos mesmos, junto das entidades e autoridades, incluindo privadas, que os solicitem. Esta mesma garantia foi dada  pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que referiu que esta app substitui com todos os efeitos legais os cartões físicos e que tem suporte legislativo. 

Aproveito para vos deixar aqui um link onde podem consultar informação sobre um assunto que vigora há mais de 4 anos:

https://eportugal.gov.pt/servicos/adicionar-documentos-de-identificacao-na-app-id-gov-pt

Se assim entenderem, considerem isto como apenas um desabafo de um cliente cada vez mais descontente com o serviço prestado ou, em alternativa, como uma sugestão / recomendação de melhoria.

Obrigado pela atenção. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @José Luzia

Agradecemos a sua sugestão. No entanto, e de momento, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar. 

O pedido de digitalização do documento de identificação original serve para o protegermos de eventuais fraudes, ou erros de registo. 

Obrigado

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