Header
Destaque

Wi-Fi - Dicas & Conselhos



Mostre a primeira mensagem

62 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @maiamelo

Vamos ajudá-la! Qual é o seu Router? Ficamos aguardar o seu feedback. :blush:  

Obrigada

Eu fico sem internet várias vezes e então a noite ui …. volta MEO tas perdoada se fosse hoje jamais trocava ‘

 pago 100 e só tenho isto

para não dizer que só apanho rede wireless em alguns sítios da casa 

 

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, pode ser que no futuro todos os equipamentos possam ser actualizados com um novo firmware que suporte este tipo de solução: https://olhardigital.com.br/noticia/novo-software-promete-estender-sinal-wi-fi-em-mais-de-60-metros/92015

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Vitor Marcelino 🙂



Para o podermos ajudar pedimos, por favor, que ligue o seu PC, tablet ou smartphone à rede Wi-Fi do extender, e escolha a sua rede emitida pelo nosso Router.



Em alternativa pode também utilizar o botão “Emparelhar Wi-Fi” (WPS), na base do extender.
O meu hi-fi extender da nos, deixou de funcionar, tem as luzes todas a piscar...como posso configurar, uma vez que não deixam de piscar?

Agradeco ajuda.



Obrigado
Boa noite não sei se alguém me sabe ajudar, eu tenho 100mb de net por cabo no PC apanha sempre 80 ou 90mb no Wi-Fi com o telemóvel estou a 1m dou router e não passa nunca dos 10 mb é normal haver uma diferença assim tão grande desde já o meu obrigado a tds
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Fernando Costa40.



Já experimentou as sugestões que damos neste tópico? A dificuldade mantem-se?
Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde, provavelmente está numa zona saturada, é possível que tenha necessidade de instalar um aparelho para reforçar o sinal, há vários modelos, deve ligar o 16990 assistência técnica, tecla 3 chamada gratuita da rede NOS e um técnico procederá a despistes e aconselhará a melhor alternativa.
A minha internet através da WiFi está muito lenta, não chega a 5 metros, e falha logo
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @catea aguiar.



Já experimentou seguir os despistes que sugerimos neste tópico?
Bom dia mudei para UMA com promessa de melhoria serviço do no entanto desde então que estou constantemente sem wifi no meu movel já liguei duas vezes gastando dinheiro, no momento fica resolvido passado dois dias volta a não dar sendo assim quero cancelar serviço.
Reputação 7
Crachá +2
Ele têm um tópico com dicas sobre o wifi, vê isto. Se não resultar, também podes optar pelo extender deles, espreita isto.
Tenho um router 3.0 e tenho pouco sinal de wifi em casa.

Como posso ter a wi.fi a chegar a mais pontos de casa.

Qual é melhor, um repetidor ou um extensor ?

E marcas



Obrigada
Olá @Tiago C. EU experimentei sim, não obtive sucesso. Porém o técnico da NOS esteve aqui na minha moradia e resolveu o problema. Na verdade o problema estava na instalação que foi feita mal feita e ainda por cima a minha rede não tinha identificação, pois o técnico que instalou não o fez 😒. Quanto a questão da conexão ficar oscilando esse técnico que fez o reparo hoje me falou que estaria resolvido. Vamos ver no decorrer do dia 😊. Ele também deu-me a sugestão de por um repetidor de sinal para que o sinal do wi-fi chegue em condições até os quartos. Enfim agradeço a todos pela ajuda.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Kássia Brandão.



Já experimentou os despistes que sugerimos neste tópico?
Eu tenho muitos problemas com a conexão do wi-fi na minha moradia, principalmente a noite tem momentos que até desisto de acessar algum site.

Congestionamentos Wi-Fi





Estabelecer entre vizinhos um plano informal de utilização de canais, parece ser o procedimento mais eficaz para a melhoria das condições de utilização do Wi-Fi nas regiões mais densamente povoadas.



No espectro rádio, a região alocada para o uso de Wi-Fi (2,4 GHz), é dividida em canais de 20 a 22 MHz de largura. Embora possa parecer que o seu router Wi-Fi tem 11 ou mais canais, apenas alguns desses canais podem ser usados ao mesmo tempo sem potencialmente interferir uns nos outros.



Quando se procuram redes disponíveis num telefone ou computador e se encontram mais de três routers de 2,4 GHz (um cenário provável para quem não vive num ambiente rural), ou se encontrar apenas três, mas qualquer um deles não está no canal 1, 6 ou 11, existirá interferência certamente.



Temos assim um número definido de canais que não interferem.

À medida que mais e mais routers são colocados on-line e mais e mais dispositivos se ligam a eles, a interferência torna-se a norma.

No mundo Wi-Fi, quando duas conversas colidem, todos os dispositivos ficam em silêncio e, em seguida, tentam conversar novamente mais tarde. A quantidade de tempo que eles esperam é determinada por um atraso de tempo exponencialmente crescente, conhecido como backoff. Com mais colisões, o backoff aumenta e o Wi-Fi fica mais lento e menos confiável.



Hoje, o congestionamento em muitas regiões é tal que praticamente impossibilita o uso da banda de 2,4 GHz para transferência de dados a taxas elevadas.



Portanto, temos um número limitado de faixas na auto-estrada Wi-Fi em que os sinais podem viajar sem diminuir o tráfego geral. Mas não são apenas os dispositivos que contribuem para o congestionamento. São as próprias redes.



Mover as comunicações Wi-Fi de 2,4 GHz para 5 GHz, inicialmente ajudou no congestionamento, mas sacrificou a cobertura. Então, muitos consumidores recorreram a soluções simples, como extensores de alcance de rede ou redes mesh, para obter Wi-Fi em todos os cômodos das suas residências. Esses extensores ou redes mesh são colocados nos limites de alcance de um router, onde os sinais de transmissão desaparecem. Esses dispositivos ouvem todas as transmissões e depois retransmitem-nas num nível de potência mais alto, às vezes num canal diferente. Assim, acabamos todos com mais sinais Wi-Fi sobrepostos nas mesmas faixas de frequência.



Há muito que reina a anarquia nos 2,4 Ghz, com os mais diversos equipamentos a usarem canais muito próximos ou sobrepostos (telemóveis, routers, câmaras, consolas de jogo, TV's, portáteis, ratos, impressoras, micro-ondas e até mesmo microfones sem fios).



No mundo do aeromodelismo, onde também se usam os 2,4 Ghz para RC, perder o controlo por interferência de sinais, pode resultar na perda total do modelo. Aqui, é elementar adotar procedimentos que garantam a separação suficiente de canais nos casos em que se verifiquem voos em simultâneo.



Melhor do que o seu ISP, seja ele qual for, os seus vizinhos são quem o podem ajudar a estabelecer uma zona livre de interferências em redor das vossas habitações.
Reputação 7
Crachá +1
@Ana_Pires já experimentaste fazer alguns dos conselhos que estão neste tópico?
Boa Tarde

Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.

Obrigado.




Tem me acontecido exactamente o mesmo... há uma semana que não tenho wi-fi nas outras partes da casa quando sempre tive. E o que me sugerem por telefone é adquirir hardware que permita ter internet em outras partes da casa... Alguém sabe de outra solução?
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Joao felix.



Queremos ajudar, contudo uma vez que se trata de uma situação específica do seu serviço, pedimos que nos ligue para fazermos alguns despistes técnicos. Saiba aqui para onde ligar.
Reputação 4
Crachá
Bom dia



Eu gostaria de saber porque é que existe uma diferença tão grande a nivel de velocidade wireless para cabo, tenho um serviço com 200mbs, por cabo tenho 170mbs e os vossos serviços dizem que é normal, logo aqui começa mal porque não é isso que estou a pagar, e por wireless tenho apenas 50mbs, já para não falar na qualidade de sinal do router que é uma valente porcaria.




As velocidades wifi não são de todo comparáveis com as de cabo. Se estiveres a usar uma rede 2.4Ghz (a mais habitual nos routers antigos), o valor de 50Mb é o normal para este tipo de ligaçao.

Quanto à ligaçao por cabo, era conveniente fazeres um teste neste site: https://dslreports.com/speedtest/, e postares aqui os resultados.
Reputação 7
Crachá +5
Bom dia, faça uma revisão ao Router, verifique se as 2 extremidades do cabo de rede estão bem apertadas, faça Reset, na parte lateral do Router por cima da porta USB há um buraquinho, introduza um palito e pressione durante 10 segundos para repor os parâmetros originais, Reinicie o Router, se não melhorar clarifique a situação com o fornecedor ligando para o apoio técnico. Cumprimentos.
Bom dia



Eu gostaria de saber porque é que existe uma diferença tão grande a nivel de velocidade wireless para cabo, tenho um serviço com 200mbs, por cabo tenho 170mbs e os vossos serviços dizem que é normal, logo aqui começa mal porque não é isso que estou a pagar, e por wireless tenho apenas 50mbs, já para não falar na qualidade de sinal do router que é uma valente porcaria.
Reputação 7
Crachá +2
Talvez não seja a solução mais prática, mas podes esquecer a rede nos wi-fi.
Reputação 1
Boas,



Tenho um ZonHub 3.0, e atualmente existe um comportamento que continua a não me fazer sentido:



- existe demasiados equipamentos Wifi a utilizar o mesmo Canal / Banda (já está optimizado com o apoio técnico da NOS, Obrigado),

- tenho nos meus dispositivos móveis a AP da Nos Wifi, que permite utilizar a ZON-FON;

- tenho o meu Hub a rede ZON-FON ativa;



Quando chego a casa, e apesar ter como opção dar prioridade às redes privadas e guardadas, muitas das vezes liga-se a ZON-FON, porque não encontra a rede NOS do ZonHub. Até eu desligar e forçar nova procura de redes (e lá ela aparece).



Alguma Dica?

Comentário