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Agora que compreende melhor o que é o Wi-Fi e de falarmos sobre as normas e bandas queremos partilhar consigo algumas dicas e conselhos sobre o Wi-Fi.

  • Coloque o router no melhor lugar possível - escolha um local alto e sem obstáculos. O ideal é pedir aos técnicos que deixem o equipamento no local mais central da casa e numa posição alta, para garantir a melhor cobertura de sinal. Evite esconder o router atrás de móveis, televisões ou aquários.
  • Aumente a segurança da rede - mantenha a palavra passe que bem configurada, ou altere para uma que cumpra todos os requisitos de segurança, para evitar que outras pessoas utilizem a sua rede. Se alterar o padrão de segurança, escolha a opção WPA2 ou WPA.
  • Verifique os acessos à rede - se muitos dispositivos utilizarem a rede, é possível que um deles consuma grande parte da largura de banda disponível. Torrents, jogos online ou streaming de vídeo estão entre os acessos que consomem grande parte da largura de banda. Para saber quem está ligado à sua rede aceda à página aminhanet.nos.pt.
  • Reinicie o router regularmente - tal como o PC, é recomendável reiniciar regularmente o router para que este esteja sempre atualizado e com o melhor desempenho.
  • Utilize equipamentos de reforço - para aumentar a cobertura Wi-Fi em sua casa, pode utilizar repartidores, extensores ou powerlines que, dependendo do que precisa, vão emitir ou reproduzir o sinal Wi-Fi. Conheça a solução Wi-Fi Total e tenha internet em toda a casa.
  • Utilize uma ligação por cabo - sabendo como funciona o Wi-Fi, sabe que existem limitações e interferências. Se precisar de uma ligação com condições ideais de velocidade, ligue o seu equipamento diretamente ao router por cabo de rede (cabo RJ45).
  • Mantenha os equipamentos "limpos" – por vezes, o motivo da velocidade lenta não é da rede, mas do dispositivo utilizado. Se utilizar um computador, faça um scan como seu antivírus de forma a indentificar e eliminar malware. Num telemóvel android, procure por apps que consumam memória RAM e force o encerramento das mesmas através das definições.
  • Procure um canal de transmissão livre – Aceda à página aminhanet.nes.pt e aceda ao menu Wi-fi. Aqui pode escolher um canal Wi-Fi específico para a sua rede. Procure aquele que tem um valor mais próximo de 0dBm, este é aquele canal com menos interferências. Contudo se reiniciar regularmente o router, este fará automaticamente esta pesquisa e atualziação. Saiba como o fazer aqui.
  • Configure as bandas do router - se tiver um equipamento que emita nas duas frequências (2.4GHz e 5GHz), mude o nome das redes para saber sempre a qual se está a ligar. Assim, se estiver perto do router ligue-se à rede de 5Ghz, estando mais longe, escolha a rede 2.4GHz. Saiba como o fazer aqui.
  • Torne o browser mais leve - é normal que ao longo do tempo adicione extensões ao seu browser. Contudo, a certa altura estas ferramentas serão o problema e não uma solução. Veja regularmente se ainda utiliza os add-ons e remova os que não utiliza.

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Conheça aqui mais sobre a rede de Internet Fixa da NOS. 
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@José Jorge, o problema reside apenas na visibilidade da rede, ou tambem nao consegue aceder?


O problema acontece com qualquer device?


Na configuraçao dos devices, opçoes como:


"Ligar mesmo que a rede nao esteja a difundir"


"Apenas redes com ponto de acesso (infraestrutura)"


"Ligar automaticamente as redes nao-preferidas"


"Liga quando esta rede estiver ao alcance"


nao teem qualquer efeito?
O AP que interfere não é meu e apesar de ter tentado localizá-lo fisicamente com o Wifi Analyser, não consegui. O SSID deste AP é diferente do do meu Router.
@José Jorge, supondo que o equipamento que refere esteja configurado como AP (diferente de extender), o SSID do AP é igual ao do router?
Wifi com Router Wi-Fi 4.0 desaparece da lista de AP's


Sempre que um AP com mac 00:0a:3b (GTC Semiconductor) aparece no espectro o meu Router deixa de estar visível. A selecção automática de canal só ajuda a resolver o problema quando o Router arranca, ou seja quando há problema, re-iniciar o router permite que este procure um canal, mas isso só funciona até que o referido AP se aproxime do canal do meu Router. A melhor estabilidade de consegui foi "encostar" o meu Router ao canal 13, mas hoje nem isso foi suficiente: o meu Router ficou invisível até que mudou de canal sem que eu o tenha mudado! Voltei a entrar no Router e a mudar para o canal 13. Se não encontrar uma solução vou ter desligar o AP do Router e ligar um que compre porque este da NOS "desaparece" com a proximidade do GTC...
obrigado Oscar 7,vou fazer o teste.Na realidade parece que nao so posso usar um router da NOS como posso adquirir o cartao da Bismart numa loja NOS. Independentemente disso, e realmente um isp, no sentido em que me basta ter o serviço deles, sem qualquer ligaçao previa com outro operador..


Obrigado 🙂
@luis acacio pelo que estive a ler a bismart é um isp. Se fosse a ti contactava mesmo a empresa para esclarecer como activar o cartão e perguntar se podes usar o cartão num router que não o deles.





Se tiveres um router da nos desbloqueado em principio funciona, mas sendo uma empresa que não conheço é mesmo melhor falares com eles.
Boa tarde Oscar 7, obrigado. No seguimento... basta me ter activado o serviço Bismart? E um isp? ou tenho que ter uma ja ligaçao a internet, porv exemplo atraves da Nos, e a Bismart e apenas uma Vnp?


Obrigado
Se compraste o router há pouco tempo em principio está desbloqueado.
Eu posso usar o cartao Bismart com o router da Nos?... Nao sei activa lo e pensei q este cartao me resolveria o problema de estar sempre a perder acesso a net nas deslocaçoes.... Help
@Manuel Bartolo mudaste o router de lugar ou algo na divisão onde ele está? já o reiniciaste?
Boa tarde já pensaram realmente em rever a velocidade que dizem que teem e que nós pagamos. Mas velocidade nada, tipo carro dos anos 60 a 80 e tem de ser a descer. Pois é tenho 2 contratos com vocês e estou desejoso que acabe a fidelização o que falta pouco tempo. E depois XAU
Boa Tarde


Ultimamente tenho andado com problemas no modem, basta-me sair da divisão onde está e perco logo sinal, quais seriam as melhores configurações para o aparelho.


Obrigado.

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