Header
Destaque News

Atualização do serviço de TV da NOS - Nova grelha de canais 2024


Reputação 7
Crachá +6

A televisão da NOS está a evoluir.
Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV e a atualizar a grelha de canais da NOS. 😉

A nova grelha de canais vai privilegiar a melhor qualidade de imagem, por isso, os canais em alta-definição (HD) vão estar em primeiro lugar na grelha. ​ :tv: :blush:

 

Atualização da grelha de TV - O que acontece​

Agora é mais fácil e rápido aceder aos canais em alta-definição. Com a atualização da grelha de televisão, os canais HD passam para o início da grelha e a estar organizados por temáticas.😎 
Consulte aqui a nova grelha.
 

Os clientes podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos IRIS, box HD 1.0, Descodificador Digital (DTA) e TV sem box, a partir das seguintes datas e zonas:

  • Santarém – 9 de abril de 2024
  • Aveiro, Coimbra, Covilhã e Viseu – 7 de maio de 2024
  • Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vendas Novas – 16 de maio de 2024
  • Lisboa – 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases)
  • Beja, Évora, Portalegre, Santiago do Cacém, Leiria, Caldas da Rainha e Faro – 28 de maio de 2024
  • Porto A (Barcelos, Esposende, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia), Mirandela (Chaves, Peso da Régua, Lamego, Vila Real) e pequenas localidades em todo o território de Portugal continental – 4 de junho de 2024
  • Porto B (Braga, Espinho, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Paços de Ferreira, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira e Santo Tirso)  6 de junho de 2024
  • Madeira e Açores – 13 de junho de 2024

A partir de dia 13 de junho de 2024, os clientes já podem ver a nova grelha de televisão nos equipamentos UMA, Apple TV, Android TV e na aplicação NOS TV em todo o país.

❗️Atenção ❗️ A atualização da grelha de canais está a ser feita de forma faseada e brevemente estará disponível no serviço de televisão por satélite
 

Conheça a nova grelha de canais

Descubra as novas posições dos canais por temáticas:

  • Generalistas

     

     

  • Desporto

     

     

  • Infantis

     

     

  • Filmes e Séries

     

     

  • Entretenimento

     

     

     

     

  • Internacionais

     

     

     

  • Adultos

     

     

  • Rádios

     

💢 Consulte a grelha de Fibra completa 💢
💢 Consulte a grelha da NOS TV 💢
📃


Como aceder à nova grelha de canais

A grelha de canais é atualizada automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando ou, se estive a ver numa televisão sem box, faça uma sintonia de canais, seguindo as instruções indicadas abaixo:

 

Sintonia de canais na sua televisão sem box

Para fazer a sintonia de canais, siga os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, siga os passos indicados em sintonia genérica.
 

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

Assista ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

Sintonia genérica

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Menu”, “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Inicie a pesquisa de canais e aguarde que os canais fiquem sintonizados.

Assista ainda ao vídeo-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

 

Troca de Powerbox

A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais em alta-definição, pelo que é necessário trocar de equipamento.♻

Saiba mais sobre a troca de Powerbox:

 

 

Respostas às perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Como posso ver a nova grelha na minha box?

    Caso tenha uma box UMA, Apple TV, Android TV, IRIS, uma box HD 1.0 ou um descodificador digital, a sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando para que a nova grelha fique disponível. Se continuar sem ver a nova grelha, fale connosco no Fórum NOS.


    Se tiver serviço por satélite, a nova grelha fica disponível brevemente. A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada e receberá atempadamente uma comunicação com a data da alteração nesse serviço​.

  2. Como posso ver a nova grelha na minha TV sem Box?

    A sua grelha deverá atualizar automaticamente. Caso isto não aconteça, faça uma pesquisa de canais. Saiba como nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS.

  3. Posso ver a nova grelha na minha Powerbox?

    A Powerbox não é compatível com a nova grelha de canais, pelo que para continuar a ter acesso aos canais alvo desta atualização, é necessário trocar de equipamento.
    Se possui uma Powerbox efetue a troca da mesma por um modelo mais recente, de forma gratuita.
    Saiba mais em:

  1. Porque é que fiquei sem canais?

    Se estiver a ver numa Powerbox, este equipamento não é compatível com a nova grelha de canais em alta definição, pelo que é necessário trocar de equipamento por um modelo mais recente. Fale connosco no Fórum NOS para trocar de box gratuitamente.
     

    Caso esteja  a ver noutra box, desligue e volte a ligar a box no comando. Caso esteja a ver numa TV sem box, faça uma pesquisa de canais. Veja como fazer a pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima. Caso tenha dificuldades, fale connosco no Fórum NOS

  1. Porque é que não consigo ver alguns canais?

    Desligue e volte a ligar a box no comando ou faça uma pesquisa de canais na sua TV sem box. Veja como fazer uma pesquisa de canais nos vídeos explicativos acima.

  2. Quando posso ver a nova grelha na UMA?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na box UMA em todo o país.

  3. Quando posso ver a nova grelha na Apple TV e Android TV?

    A partir de dia 13 de junho de 2024 já pode ver a nova grelha de televisão na aplicação NOS TV, incluindo nas boxes Apple TV e Android TV.

  1. Quando posso ver a nova grelha de canais no serviço de televisão por satélite?

    A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada, e brevemente fica disponível no serviço de televisão por satélite. Antecipadamente, vai receber uma comunicação com a data da alteração nesse serviço.

     


Continuamos a trabalhar para oferecer a melhor experiência de televisão. 😎

Partilhe connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 🤗


215 Comentários

Reputação 4

Boa tarde a todos, 😊

Atualizámos o nosso artigo e a partir de 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases) os clientes na zona de Lisboa podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos Iris, box HD 1.0, DTA e Televisão sem box. 😎

Obrigado

“Zona de Lisboa” inclui os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa ou só mesmo o concelho de Lisboa?

EDIT: Já percebi que pelo menos Carcavelos e Mafra são zonas abrangidas.

As gravações agendadas sofrem alterações?????

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha @Carla Francisco.

Agradecemos também a sua questão @geproeve. As gravações não são alvo de qualquer atuaização.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Aqui tambem chegou hoje, zona Estoril.

Para quando a atualização da grelha na UMA e NOSTV? Podiam ter sido atualizadas também...

BOA TARDE

 

TENHO UMA POWER BOX QUE NÃO APANHA OS CANAIS HD, POSSO TRCAR A POWER BOX NUMA LOJA NOS? OU TENHO QUE AGENDAR UMA VISITA TECNICA PARA A SUBSITITUIR, E PAGASSE ALGUMA COISA PELA SUBSTITUIÇÃO?

AGUARDO RESPOSTA. AGRADECENDO DESDE JÁ.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que é devido a atualização que estão a fazer. Atualização do serviço de TV da NOS - Nova grelha de canais 2024 | Forum NOS

Reputação 7

BOA TARDE

 

TENHO UMA POWER BOX QUE NÃO APANHA OS CANAIS HD, POSSO TRCAR A POWER BOX NUMA LOJA NOS? OU TENHO QUE AGENDAR UMA VISITA TECNICA PARA A SUBSITITUIR, E PAGASSE ALGUMA COISA PELA SUBSTITUIÇÃO?

AGUARDO RESPOSTA. AGRADECENDO DESDE JÁ.

 

Boa tarde @JIRC,

Segundo o tópico que partilho, a Powerbox, por ser um equipamento sem capacidade de processar e transmitir canais em Alta Definição, necessita de ser substituída e atualizada para outro equipamento mais recente: uma box Iris ou um Descodificador Digital (DTA).

Basta que ligue para agendar a troca da box  que é completamente gratuita, uma vez que é efetuada por auto-instalação. No caso de ser necessária uma deslocação técnica não é debitado qualquer valor.

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Uma muito boa decisão. A NOS está de parabéns e já não era sem tempo.

 

A Eurosport não devia estar junto dos outros canais de desporto? Parece perdida no fim da grelha. E porque metem um canal de sinal de aberto como a RTP Memória no 130? Espero também que tenham acautelado que muitos clientes têm listas de canais favoritos na box 1.0, Iris e Descodificador Digital… Têm de dar uma instrução informática para os canais novos serem incluídos nessa lista senão muitos clientes vão ligar a queixar-se de não saber onde páram os canais RTP1, SIC, TVI

 

Espero que os canais SD desapareçam da grelha. Só estão lá a estorvar e mesmo nas TVs SD não são precisos porque a box faz o downscale (todas as box da NOS o fazem). Para quê os canais SD? Vão apagar finalmente? 
 

Getty images/iStock

Boa tarde, também sou da opinião que os canais SD, deveriam sair das box android e Apple, pois estão repetidos escusadamente, obrigado. 

Quando chega a atualização da nova grelha de canais zona de Leiria?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @JIRC e ajuda do @Jorge C e @Olaf em esclarecer.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Agradecemos também o seu testemunho @jppo e as vossas questões @dxnog e @CUSTODIO MENDES.
De momento não temos novidades sobre o tema, contudo, logo que surjam, serão partilhadas pelos meios habituais.

Fiquem atentos a todas as novidades.

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Boa noite.

Tenho a UMA como box primária, mas tenho 2 boxes secundárias associadas à minha conta UMA que são boxes "IRIS 2.0 HD+DVR" (já sem a função de gravação manual disponível).

Resido em Lisboa e recebi (só) no dia 22 um SMS da NOS a alertar para a alteração de canais a partir de dia 23 (desagradável).

Tenho duas questões:

1 - Vai haver alteração de canais amanhã, dia 23 de Maio, na Box UMA para quem reside em Lisboa? Lendo a informação que consta do início do tópico parece que as alterações na UMA só irão suceder mais tarde.

2 - O que vai acontecer amanhã à grelha de canais das boxes secundárias IRIS 2.0 HD+DVR, dado que estão associadas à minha conta UMA?

 

Obrigado.

Reputação 2
Crachá

 

Desculpem, mas não sei como apagar o comentário adicional que escrevi e que agreguei num só. Aproveito, já agora, para informar que quando recebi o vosso SMS no dia 22 de maio sobre a mudança de grelha, ao abrir o mesmo surgiu a seguinte mensagem no telemóvel: “o cartão SIM pré-definido foi alterado”. Nunca me tinha sucedido, nem percebo (só tenho um cartão SIM). Depois recebi mais dois SMS da NOS com informação sobre faturação e voltou a surgir a mesma mensagem. Alguma pista sobre a razão desta situação? Só acontece com os SMS’s enviados pela NOS. Obrigado.

Reputação 7

Boa noite.

Tenho a UMA como box primária, mas tenho 2 boxes secundárias associadas à minha conta UMA que são boxes "IRIS 2.0 HD+DVR" (já sem a função de gravação manual disponível).

Resido em Lisboa e recebi (só) no dia 22 um SMS da NOS a alertar para a alteração de canais a partir de dia 23 (desagradável).

Tenho duas questões:

1 - Vai haver alteração de canais amanhã, dia 23 de Maio, na Box UMA para quem reside em Lisboa? Lendo a informação que consta do início do tópico parece que as alterações na UMA só irão suceder mais tarde.

2 - O que vai acontecer amanhã à grelha de canais das boxes secundárias IRIS 2.0 HD+DVR, dado que estão associadas à minha conta UMA?

 

Obrigado.

 

Boa noite @Luis B,

O que vai acontecer é que nova grelha de canais vai privilegiar a melhor qualidade de imagem, por isso, os canais em alta-definição (HD) vão estar em primeiro lugar na grelha.

A grelha de canais é atualizada automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando ou, se estive a ver numa televisão sem box, faça nova sintonia.

That’s All folks!

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Boa noite.

Tenho a UMA como box primária, mas tenho 2 boxes secundárias associadas à minha conta UMA que são boxes "IRIS 2.0 HD+DVR" (já sem a função de gravação manual disponível).

Resido em Lisboa e recebi (só) no dia 22 um SMS da NOS a alertar para a alteração de canais a partir de dia 23 (desagradável).

Tenho duas questões:

1 - Vai haver alteração de canais amanhã, dia 23 de Maio, na Box UMA para quem reside em Lisboa? Lendo a informação que consta do início do tópico parece que as alterações na UMA só irão suceder mais tarde.

2 - O que vai acontecer amanhã à grelha de canais das boxes secundárias IRIS 2.0 HD+DVR, dado que estão associadas à minha conta UMA?

 

Obrigado.

 

Boa noite @Luis B,

O que vai acontecer é que nova grelha de canais vai privilegiar a melhor qualidade de imagem, por isso, os canais em alta-definição (HD) vão estar em primeiro lugar na grelha.

A grelha de canais é atualizada automaticamente. Caso isto não aconteça, desligue e volte a ligar a box no comando ou, se estive a ver numa televisão sem box, faça nova sintonia.

That’s All folks!

Obrigado

Compreendo, mas podem dizer-me se a nova grelha de canais vai surgir já no dia 23 na Box UMA ou a alteração nestas Boxes vai ocorrer numa fase posterior? Não vejo a Box UMA incluída nos equipamentos que vão estar sujeitos a mudança de grelha no dia 23 (Lisboa).

Reputação 7

Desculpem, mas não sei como apagar o comentário adicional que escrevi e que agreguei num só. Aproveito, já agora, para informar que quando recebi o vosso SMS no dia 22 de maio sobre a mudança de grelha, ao abrir o mesmo surgiu a seguinte mensagem no telemóvel: “o cartão SIM pré-definido foi alterado”. Nunca me tinha sucedido, nem percebo (só tenho um cartão SIM). Depois recebi mais dois SMS da NOS com informação sobre faturação e voltou a surgir a mesma mensagem. Alguma pista sobre a razão desta situação? Só acontece com os SMS’s enviados pela NOS. Obrigado.

 

Sugiro que não clique em links enviados através de SMS mesmo quando parece que é oficial.

Pode usar a App my NOS para verificar imensas situações.

Obrigado

Reputação 7

Compreendo, mas podem dizer-me se a nova grelha de canais vai surgir já no dia 23 na Box UMA ou a alteração nestas Boxes vai ocorrer numa fase posterior? Não vejo a Box UMA incluída nos equipamentos que vão estar sujeitos a mudança de grelha no dia 23 (Lisboa).

 

Segundo o tópico oficial em baixo “A nova grelha ainda não está disponível na box UMA. A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada e brevemente fica disponível neste equipamento. Antecipadamente, vai receber uma comunicação a avisar da data de alteração.”

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Compreendo, mas podem dizer-me se a nova grelha de canais vai surgir já no dia 23 na Box UMA ou a alteração nestas Boxes vai ocorrer numa fase posterior? Não vejo a Box UMA incluída nos equipamentos que vão estar sujeitos a mudança de grelha no dia 23 (Lisboa).

 

Segundo o tópico oficial em baixo “A nova grelha ainda não está disponível na box UMA. A alteração da grelha está a ser feita de forma faseada e brevemente fica disponível neste equipamento. Antecipadamente, vai receber uma comunicação a avisar da data de alteração.”

Obrigado

 

OK. Obrigado. Também percebi isso. A minha dúvida passa então a ser o que sucede às boxes IRIS que tenho associadas à conta UMA: vão sofrer já alteração de grelha? Parece estranho, dado que estas boxes estão interligadas à UMA a tantos níveis… mas pode ser que sim.

Em todo o caso, recebi ontem um SMS de alerta da NOS a anunciar a alteração da grelha para dia 23, o que me deixa na dúvida, precisamente perante a informação de que “A nova grelha ainda não está disponível na box UMA”.

Reputação 7

 

OK. Obrigado. Também percebi isso. A minha dúvida passa então a ser o que sucede às boxes IRIS que tenho associadas à conta UMA: vão sofrer já alteração de grelha? Parece estranho, dado que estas boxes estão interligadas à UMA a tantos níveis… mas pode ser que sim.

Em todo o caso, recebi ontem um SMS de alerta da NOS a anunciar a alteração da grelha para dia 23, o que me deixa na dúvida, precisamente perante a informação de que “A nova grelha ainda não está disponível na box UMA”.

 

A informação está toda no inicio do tópico 😅

Os clientes podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos IRIS, box HD 1.0, Descodificador Digital (DTA) e TV sem box, a partir das seguintes datas e zonas:

  • Santarém – 9 de abril de 2024
  • Aveiro, Coimbra, Covilhã e Viseu – 7 de maio de 2024
  • Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vendas Novas – 16 de maio de 2024
  • Lisboa – 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases)

Obrigado

Reputação 2
Crachá

 

OK. Obrigado. Também percebi isso. A minha dúvida passa então a ser o que sucede às boxes IRIS que tenho associadas à conta UMA: vão sofrer já alteração de grelha? Parece estranho, dado que estas boxes estão interligadas à UMA a tantos níveis… mas pode ser que sim.

Em todo o caso, recebi ontem um SMS de alerta da NOS a anunciar a alteração da grelha para dia 23, o que me deixa na dúvida, precisamente perante a informação de que “A nova grelha ainda não está disponível na box UMA”.

 

A informação está toda no inicio do tópico 😅

Os clientes podem começar a ver a nova grelha nos equipamentos IRIS, box HD 1.0, Descodificador Digital (DTA) e TV sem box, a partir das seguintes datas e zonas:

  • Santarém – 9 de abril de 2024
  • Aveiro, Coimbra, Covilhã e Viseu – 7 de maio de 2024
  • Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vendas Novas – 16 de maio de 2024
  • Lisboa – 21 e 23 de maio de 2024 (2 fases)

Obrigado

 

Eu agradeço a resposta, mas obviamente eu sei ler e fiz a avaliação da situação com base nessa informação. Em nenhum lado é explicado o que sucede nos casos em que, numa habitação, as Boxes IRIS estão associadas à Box UMA… Ficam a funcionar com grelhas diferentes? Talvez… essa seria uma boa resposta. Não sabem? Também é uma boa resposta. Como sempre é esperar para ver.

De qualquer forma, uma sugestão: se há vontade de esclarecer a minha dúvida seria melhor ler a minha pergunta com cuidado. Tive três respostas consecutivas que se limitam a citar informação que está clara e disponível. Não acrescenta nada, não esclarece - em nenhum momento se fala aí de situações em que as boxes IRIS são secundárias - e desanima quem acredita que vai encontrar informação aqui. Totalmente desnecessário.

Reputação 7

@Luis B a informação que existe é que muda na box iris mas mantém-se na box uma, está escrito.

Obrigado

Reputação 2
Crachá

@Luis B a informação que existe é que muda na box iris mas mantém-se na box uma, está escrito.

Obrigado

Ok.

É isso, mesmo para quem tem Box Iris apenas como Box secundária da UMA.

A Box Uma não alterou a grelha, mas as Boxes secundárias da minha conta UMA (que são boxes IRIS) alteraram de facto a grelha. Por essa razão, a box UMA primária tem uma grelha diferente das “Umas secundárias”.

Para já o único inconveniente relevante que vi é que o agendamento de gravações que fiz na UMA não aparece nas outras Boxes no caso dos canais que mudaram de posição na grelha (por exemplo, o caso da Eurosport). Não sei se isso vai ter reflexo na visualização das gravações, mas é o principal efeito que reparei da grelha assimétrica que agora tenho entre boxes da mesma conta.

De resto, notei que alguns canais não ficaram funcionais num primeiro momento (Sic Radical , FOX...). Mas ligando e desligando a box parece tudo normal.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Luis B e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Pedimos, por favor, que nos detalhe, as gravações agendadas já efetuadas, não surgem disponíveis para visualização através das boxes secundárias, IRIS?

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Luis B e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Pedimos, por favor, que nos detalhe, as gravações agendadas já efetuadas, não surgem disponíveis para visualização através das boxes secundárias, IRIS?

Obrigado

Ainda não sei sobre a disponibilidade para visualizar. Só saberei à noite.

O que sei é que as gravações que agendei na Uma em canais que mudaram a sua posição na grelha (neste caso os Eurosports) deixaram de aparecer como agendadas nas boxes secundárias Iris.

Mais logo já confirmo a questão da visualização (pode não depender da informação de agendamento).

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Luis B,

As gravações são agendadas para realização através da cloud e disponibilizadas em todos os equipamentos, pelo que as mesmas deverão estar disponíveis após gravação.

Partilhe connosco o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Luis B,

As gravações são agendadas para realização através da cloud e disponibilizadas em todos os equipamentos, pelo que as mesmas deverão estar disponíveis após gravação.

Partilhe connosco o seu testemunho sobre este tema.

Obrigado

É isso mesmo. A visualização da gravação em causa está disponível na box Uma e secundárias.

Obrigado.

Comentário