Header
Respondido

Wake on WAN



Mostre a primeira mensagem

33 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @José Encarnação, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Quanto ao IP Fixo, a NOS Empresas disponibiliza a opção de endereçamento de IP Fixo. O serviço contrato é empresas ou particular? 
Obrigado

 

nep, não funcionou, só durante algum, depois não dá, no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??

Tive um router 4.0 durante 3 anos e nunca o IP interno na LAN mudou associado a um determinado equipamento. Foi sempre o mesmo.

 

Só muda o IP externo (WAN), mas mesmo esse muda poucas vezes. Estando a pensar aceder a partir do exterior, serve associar o IP externo a um servidor DDNS, ligar o port forwarding e depois (opcionalmente) uma solução para proteger a segurança da sua rede. Optaria por uma Virtual Private Network interna bem configurada.

O problema é que afim de algum tempo, estando o equipamento desligado o dhcp liberta o ip atribuido, mesmo alterando o tempo de lease para muitos minutos,  logo não é possivel ligar o pc remotamente através do sistema wake on lan. Eu consigo ligar mas so até o ruter não limpar o ip atribuido pelo dhcp, mesmo com ip fixo no equipamento a ligar, bastava que o sof do ruter podesse confugurar ips fixos, mas não permite. Até para configurar a porta o ip tem de ser atribuido pelo dhcp de outra forma dá  erro.

O problema é que afim de algum tempo, estando o equipamento desligado o dhcp liberta o ip atribuido, mesmo alterando o tempo de lease para muitos minutos,  logo não é possivel ligar o pc remotamente através do sistema wake on lan. Eu consigo ligar mas so até o ruter não limpar o ip atribuido pelo dhcp, mesmo com ip fixo no equipamento a ligar, bastava que o sof do ruter podesse confugurar ips fixos, mas não permite. Até para configurar a porta o ip tem de ser atribuido pelo dhcp de outra forma dá  erro.

Pode acontecer num router normal. Mas nos routers NOS nunca me alterou o IP do meu computador, para dar um exemplo. 

 

Que router NOS tem?

Não consegue alterar o DHCP do router? É só atribuir um IP diferente fora do DHCP no próprio equipamento.

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

Ah, percebi a situação. Quando o equipamento está desligado o Gigarouter da NOS não associa o seu aparelho ao IP. Só volta a associar quando o equipamento é ligado.

 

O hub 3.0 permite Wake on LAN. Usei durante vários anos. Lamento que o Gigarouter não o permita.

 

A solução é ligar um segundo router na porta 4 e ativar modo bridge.

 

Se seguiu corretamente os passos indicados neste comentário e não conseguiu

(trata-se de fixar o IP no próprio aparelho e não no router)

então nada a fazer. Só a solução que indiquei.

 

 

Com o modo brdige ligado, por uma questão de segurança, não deve ligar aparelhos comuns à LAN, apenas deve ligar routers. Como certamente sabe, qualquer router é capaz de bloquear tentativas de acesso exterior, o que não acontece com outros aparelhos em que fica exposto à internet.

Sim o router 3 primitia configuração,  no 5 limitam ao maximo. pois a solução parece que é mesmo essa ligar outro router. Tenho que exprimentar a ver se funciona.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @José Encarnação e a ajuda prestada pelo @CP001 sobre este tema. 🙂

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário