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Wake on WAN


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Boa tarde,

 

Estou a tentar ativar a função de ligar o meu NAS fora da minha rede doméstica, usando WAN (não Wake On Lan, pois estarei fora da minha LAN). De forma geral, segui os passos indicados neste link: https://community.synology.com/enu/forum/17/post/72516

1. Static IP provided by your ISP or a Dynamic Domain Name Server (DDNS).
2. Static IP for your NAS inside your LAN
3. An open Port, in the router, pointing at your NAS’s IP port 22.
4. NAS´s IP and MAC address binded in your router.
5. Software that sends a Magic Packet.

 

Creio que destes pontos, consegui fazer tudo excepto o ponto 4, que não consigo no meu router (tenho o router gigabit mais recente (Hitron CHITAHUB5), instalado em Setembro 2020). Agradecia ajuda sobre como fazer o IP - MAC binding, ou uma forma alternativa de ativar o  WOW.

 

Obrigado

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Melhor resposta por CP001 29 March 2023, 23:31

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33 Comentários

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Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @José Encarnação e a ajuda prestada pelo @CP001 sobre este tema. 🙂

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Sim o router 3 primitia configuração,  no 5 limitam ao maximo. pois a solução parece que é mesmo essa ligar outro router. Tenho que exprimentar a ver se funciona.

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

Ah, percebi a situação. Quando o equipamento está desligado o Gigarouter da NOS não associa o seu aparelho ao IP. Só volta a associar quando o equipamento é ligado.

 

O hub 3.0 permite Wake on LAN. Usei durante vários anos. Lamento que o Gigarouter não o permita.

 

A solução é ligar um segundo router na porta 4 e ativar modo bridge.

 

Se seguiu corretamente os passos indicados neste comentário e não conseguiu

(trata-se de fixar o IP no próprio aparelho e não no router)

então nada a fazer. Só a solução que indiquei.

 

 

Com o modo brdige ligado, por uma questão de segurança, não deve ligar aparelhos comuns à LAN, apenas deve ligar routers. Como certamente sabe, qualquer router é capaz de bloquear tentativas de acesso exterior, o que não acontece com outros aparelhos em que fica exposto à internet.

O router não altera o ip, liberta o ip do dhcp para poder ser usado por outro equipamento.

Se eu ligar o pc com ip fixo ele aparece novamente com o ip que foi atribuido.

Mas isso nao funciona para o wake on lan, pois o pc está desligado, logo ao fim de alguns minutos desaparece da memoria do router. Por isso não é possivel utilizar o wake on lan. So com configuração de ip fixo no jiga router que não tem para configurar.

O problema é que afim de algum tempo, estando o equipamento desligado o dhcp liberta o ip atribuido, mesmo alterando o tempo de lease para muitos minutos,  logo não é possivel ligar o pc remotamente através do sistema wake on lan. Eu consigo ligar mas so até o ruter não limpar o ip atribuido pelo dhcp, mesmo com ip fixo no equipamento a ligar, bastava que o sof do ruter podesse confugurar ips fixos, mas não permite. Até para configurar a porta o ip tem de ser atribuido pelo dhcp de outra forma dá  erro.

Pode acontecer num router normal. Mas nos routers NOS nunca me alterou o IP do meu computador, para dar um exemplo. 

 

Que router NOS tem?

Não consegue alterar o DHCP do router? É só atribuir um IP diferente fora do DHCP no próprio equipamento.

O problema é que afim de algum tempo, estando o equipamento desligado o dhcp liberta o ip atribuido, mesmo alterando o tempo de lease para muitos minutos,  logo não é possivel ligar o pc remotamente através do sistema wake on lan. Eu consigo ligar mas so até o ruter não limpar o ip atribuido pelo dhcp, mesmo com ip fixo no equipamento a ligar, bastava que o sof do ruter podesse confugurar ips fixos, mas não permite. Até para configurar a porta o ip tem de ser atribuido pelo dhcp de outra forma dá  erro.

 

nep, não funcionou, só durante algum, depois não dá, no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??

Tive um router 4.0 durante 3 anos e nunca o IP interno na LAN mudou associado a um determinado equipamento. Foi sempre o mesmo.

 

Só muda o IP externo (WAN), mas mesmo esse muda poucas vezes. Estando a pensar aceder a partir do exterior, serve associar o IP externo a um servidor DDNS, ligar o port forwarding e depois (opcionalmente) uma solução para proteger a segurança da sua rede. Optaria por uma Virtual Private Network interna bem configurada.

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Bom dia @José Encarnação, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Quanto ao IP Fixo, a NOS Empresas disponibiliza a opção de endereçamento de IP Fixo. O serviço contrato é empresas ou particular? 
Obrigado

Não sei se ainda ajuda, mas eu tenho conseguido usar WOW com consistência.

Fixei o ip do PC num endereço fixo (por exemplo 192.168.1.3) e modifiquei no router o DHCP para apenas atribuir endereços a outros dispositivos a partir do 192.168.1.10 . Assim abrindo a porta para o .3 fica sempre a funcionar.

nep, não funcionou, só durante algum, depois não dá, no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??

no jiga router o problema é não poder configurar ip fixos na lan. para quando a alteração ??

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Olá @fmbaptista,

Obrigada por partilhar com a comunidade a resolução. :blush:

 

Não sei se ainda ajuda, mas eu tenho conseguido usar WOW com consistência.

Fixei o ip do PC num endereço fixo (por exemplo 192.168.1.3) e modifiquei no router o DHCP para apenas atribuir endereços a outros dispositivos a partir do 192.168.1.10 . Assim abrindo a porta para o .3 fica sempre a funcionar.

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Olá, ligue para a PC Médic, eles ajudam. 

Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 


A porta USB serve para sharing na rede, a minha penso que está a funcionar .

Quanto ao resto penso ter encontrado uma solução , estou a testar a ver se é uma solução definitiva.

Também substitui o Zon Hub esta semana, e agora não consigo o WOW ao fim de alguns minutos…

Sempre conseguiu a solução definitiva?

Pode partilhar?

 

Obrigado desde já. 

A porta USB servia, sim, mas nos routers anteriores ao 4.0. Desde então, foi desativada. Só serve para carregar o tlm


Dê uma vista de olhos:

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-usb-nao-esta-disponivel-14951/index4.html

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A porta USB servia, sim, mas nos routers anteriores ao 4.0. Desde então, foi desativada. Só serve para carregar o tlm

Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 


A porta USB serve para sharing na rede, a minha penso que está a funcionar .

Quanto ao resto penso ter encontrado uma solução , estou a testar a ver se é uma solução definitiva.

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Okok. Sendo assim, culpa da NOS. Nada a fazer até eles decidirem atualizar os routers.

Sinceramente, não entendo o que fazem os informáticos desta empresa, que não lançam uma atualização para os novos routers há anos, nem são capazes de permitir funcionalidades tão básicas como endereços IP estáticos para os dispositivos LAN.

É como a porta USB, não sei para que serve... Já era tempo de a porem a funcionar. 

Boa tarde,

Experimente fazer o seguinte:

Na página INÍCIO, atribui um nome ao equipamento em questão (se não estiver já atribuído; caso esteja, ignore este passo)

Na página CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS → PORT FORWARDING → Criar nova regra → Seleciona o equipamento. Seleciona o serviço “A definir pelo utilizador” (pode dar um nome ao serviço). Depois é só preencher o protocolo e as portas, tal como fazia no router antigo.

Depois diga se funcionou.


Boas,

Funcionar funciona , mas 5 minutos depois de desligar o PC já não funciona porque o Router perde do cache da tabela ARP o endereço MAC associado ao endereço IP.

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Boa tarde,

Experimente fazer o seguinte:

Na página INÍCIO, atribui um nome ao equipamento em questão (se não estiver já atribuído; caso esteja, ignore este passo)

Na página CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS → PORT FORWARDING → Criar nova regra → Seleciona o equipamento. Seleciona o serviço “A definir pelo utilizador” (pode dar um nome ao serviço). Depois é só preencher o protocolo e as portas, tal como fazia no router antigo.

Depois diga se funcionou.

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema desde que mudei do Zon Hub para este Router novo ( Hitron CHITA-HUB5 ).

Com o Zon Hub o Wake on Wan funcionava sem problemas porque se conseguia fazer o binding do endereço IP com o endereço MAC do PC a  ligar/acordar nos registos da tabela ARP do Router.

Por exemplo :

O endereço IP : 192.168.1.100 era atribuído sempre para o PC com o endereço MAC :  C5-FC-15-4F-50-A9  independentemente se desligar o PC ou o Router ou do numero de PC´s na rede.

Com este Router novo ( Hitron CHITA-HUB5 ) não há forma de fazer isso nem na pagina de configuração (aminhanet.nos.pt) ou por Telnet visto que foi desactivado esse acesso neste Router.

Gostava de saber se já arranjaram ou quando é que arranjam solução para esta falha.

Basta colocarem uma opção nas configurações avançadas para ser possível fazer uma reserva de endereço IP por endereço MAC , tal como é possível de fazer reencaminhamento de portas por IP. 

Obrigado.

Angelo Cruz

 

 

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Olá @João Nos Palma,

Sugerimos que através do seu browser aceda à página interna do router, colocando o endereço 192.168.1.1.

Terá que ter o cabo de rede ligado ao computador.

Obrigada

 

Boa tarde,

Estou a tentar configurar o Wake on LAN (ou melhor, WAN no meu caso) para poder ligar um computador da rede remotamente. Configurei o reencaminhamento da porta 9 para o ip estático do computador em questão, e de facto consigo ligar o computador remotamente, mas apenas pouco tempo depois de o desligar. Pelo que pesquisei, tal deve-se ao computador deixar de estar presente no ARP pouco depois de ser desligado e por isso gostava de poder editar através do telnet o ARP para permitir que o WoL funcione sempre, mas não o consigo fazer graças ao único acesso possível às configurações do router ser através do https://aminhanet.nos.pt/. Como posso assim configurar corretamente o Wake on LAN?

 

O router é o Power Router (Router Wi-Fi 4.0)

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O @Guimas explicou muito bem! É isso mesmo

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Estas questões informáticas são sempre tratados pela empresa parceira de micro informática. Pcmedic - 16991 - 34,9 cents por minuto.

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